Descompressão tubular microcirúrgica: solução minimamente invasiva para hérnia de disco e estenose do canal lombar.

O principal motivo de cirurgias na coluna vertebral é compressão nervosa lombar. Isso se traduz por dor no trajeto do nervo ciático, que começa na parte inferior da coluna lombar e se estende pela nádega, coxa, perna e pé. Não raramente, há sensação de formigamento, choque e amortecimento na perna.

As principais causas de compressão nervosa lombar são hérnia de disco e estenose (estreitamento) do canal lombar. Hérnias, em geral, acometem indivíduos mais jovens (20 a 40 anos), enquanto estenose é mais prevalente a partir da 5ª década de vida. Na hérnia de disco aguda, o tratamento conservador é eficaz em até 90% dos casos (medicações, infiltrações, fisioterapias etc.). Entretanto, na estenose do canal lombar a probabilidade de sucesso é significativamente menor: apenas 30% dos pacientes com sintomas de claudicação neurogênica terão sucesso sem cirurgia.

O princípio da cirurgia da hérnia de disco e da estenose de canal é o mesmo: aliviar a pressão externa sobre os nervos no interior do canal lombar. A cirurgia tradicional para descompressão lombar é a laminectomia clássica, onde a coluna é acessada por corte de 5 cm (ou mais) seguido de afastamento muscular. Apesar da técnica clássica ser eficaz no alívio dos sintomas, há inconveniente de dor no local da incisão, formação de hematomas, além do risco de instabilidade mecânica tardia que necessite de nova cirurgia para artrodese (fusão).

Descompressão Tubular Lombar
Minimamente Invasiva

Nesse contexto surgiram técnicas tubulares menos invasivas da coluna, realizadas através de pequenos tubos, que dilatam o músculo ao invés de cortá-lo. Há diversas vantagens comprovadas a favor das descompressões tubulares minimamente invasivas, dentre elas: menos dor no pós-operatório, menor uso de medicações analgésicas, retorno mais rápido às atividades cotidianas e menor risco de infecção (até dez vezes menos infecção do que a cirurgia aberta convencional). Após a cirurgia não são necessários drenos, é permitido andar no mesmo dia e a alta hospitalar ocorre no dia subsequente.

Exemplo de cicatriz cirúrgica de descompressão tubular minimamente invasiva para hérnia de disco ou estenose do canal lombar.

Assita a entrevista abaixo com o Dr. Alberto Gotfryd para o programa Bem Estar sobre Cirurgias menos invasivas da coluna

Dr. Alberto Gotfryd

Dr. Alberto Gotfryd é médico brasileiro referência em cirurgia de coluna vertebral. No âmbito acadêmico, possui Mestrado (2008), Doutorado (2012) e Pós Doutorado (2016) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É autor de mais de 45 publicações científicas em revistas médicas indexadas, escreveu capítulos de livros e ministrou mais de 130 aulas em congressos científicos no Brasil e no exterior.

View Comments

  • Olá,sofro de hérnia na coluna lombar .já fiz de tdo e tdos os exames.
    Mas na achei ainda o tratamento.
    Preciso descomprimir o nervo.ja perdi 60 % do movimento do pé.
    Qto custa uma descompressão por vídeo?

  • Fiz a cirurgia para descomprimir o ciático, fiquei 1 ano e 2 meses com dores diárias....foi retirado a parte que estava comprimindo... levei 5 pontos... não sinto mais dores ....sinto ainda um leve desconforto na perna esquerda....estou com citoneurin 5000 e Pregabalina 75mg.....quanto tempo mais ou menos posso voltar a praticar esporte, como correr e jogar futebol?

    • Caro Ricardo, o manejo pós operatório varia para cada médico cirurgião. Nos meus casos, autorizo retorno pleno aos esportes 45 dias após cirurgia de descompressão lombar.

  • Bom dia Dr mim ajude por favor, são muitas dores nas pernas e joelho que estou sentindo , principalmente na perna direita o pé fica dormente o joelho dói muito não tem posição de alívio, trabalhava sentada o tempo todo . Como faço moro em Salvador Ba e gostaria de uma indicação médica sua.

    • Sra. Cremilda, dado que você se encontra em outro estado, sugiro começarmos com uma avaliação por telemedicina. Para isso, basta acessar calendly.com/albertocoluna e seguir o passo a passo. Espero por vc.

  • Olá, estou sentindo muita dor na pantorilia é no glúteo,fiz tratamento para nervo ciático mas pouco adiantou ,sou motorista e estou apavorado

  • bom dia! a minha mae uma senhora 70 anos, realizou essa cirurgia de descompressao do ciatico na L5, 40 dias depois, ao andar ficar em pe ela sente a dor da caimbra muito forte em tibia direita. oque ocasiona isso? em repouso ela nao sente absolutamente nada, em pé uma dor insoportavel que nao se sustenta em pe.
    aguardo respostas., ah! lembrando , ela ja esta realizando fisioterapia 6 sessoes, e medicada pra dor.

    • Boa dia Sra Leila, isso não é esperado. Sugiro retorna com o médico cirurgião para reavaliação. abraços

  • Boa noite, Dr. Meu pai foi diagnosticado com metástase de coluna com nódulo na lombar. Até que estágio da doença cirurgia ainda é recomendada tendo em vista que ele começou sentir espasmos na perna direita e dificuldade para caminhar?

    • Olá Elizângela. O tratamento dos tumores metastáticos na coluna depende de critérios clínicos do paciente, do estadiamento da doença e também da extensão das lesões. Geralmente, a decisão entre operar, realizar radioterapia ou apenas cuidados paliativos é feita por junta médica, composta pelo oncologista e pelo cirurgião de coluna.

  • Realizei cirurgia de remoção de hérnia de disco minimamente invasiva. Tem uma semana. Nao sinto mais a dor da hérnia porém ainda sinto dormência nas pernas. Em quanto tempo passa?

    • Ótima pergunta a Luiz Carlos. A sensação de dormência é a última a ir embora. Isso pode levar meses, mas não costuma ser incapacitante.

  • Bom dia me chamo josefa tenho 36 anos fiz uma cirurgia de Estenose lombar havia perdido o movimento da perna esquerda e do pé, hoje tem 1 ano e um mês, ainda não recuperei todos os movimentos do pé esquerdo que seria o de levantar ainda sinto minha perna fraca, gostaria de saber quanto tempo ainda irei sentir a fraqueza na perna

    • Olá Josefa, nos casos com perda de força costumamos observar melhora no primeiro ano após cirurgias embora se descritas melhoras em até 2 anos.

  • Olá Doutor. Realizei a descompressão medular e/ou cauda equina pelo tratamento microcirurgico do canal vertebral estreito por segmento na L5S1 a 24h. Evolui bem e ja estou em casa, quase sem dor. Contudo a dormência na altura da cintura permanece, na nádega esquerda (lado onde irradiava a dor para a perna inteira) e órgãos reprodutores totalmente dormentes. Isso tende a sumir com os dias com a evolução da recuperação? Obrigado desde já.

    • Caro Fernando, dormência pode demorar para desaparecer após cirurgia. De qualquer forma sugiro conversar com seu médico a respeito.

  • Boa noite,tenho hérnia L 4/5 e estou com dedo hálux do pé esquerdo fraco,que devo fazer? Obrigado

    • Boa noite Renato, recomendo ser avaliado o quando antes por medico especialista em coluna.

Recent Posts

Lesões de Modic: o que é, tipos, sintomas e tratamentos

Observadas pela primeira vez pelo médico norte-americano Michael Modic, nos anos 80, as lesões de…

8 horas ago

Retificação da lordose cervical: entenda o problema

A coluna vertebral vista de lado possui curvaturas naturais. Dentre elas, a lordose cervical possui…

1 mês ago

Estenose cervical: entenda o problema

Estenose cervical é o estreitamento do canal por onde passam nervos no interior da coluna…

2 meses ago

Fratura pode tirar Yuri Alberto do Paulista; especialistas explicam lesão

Confira a matéria completa com a participação do Dr. Alberto Gotfryd no portal da UOL.…

2 meses ago

Hemangioma na coluna: o que é, sintomas e tratamento

Hemangioma na coluna é considerado como uma lesão que geralmente não evolui para um quadro…

3 meses ago

Lordose é curvatura normal da coluna: entenda

Lordose é termo médico para um tipo de curvatura da coluna observada de lado. É…

3 meses ago