Descompressão tubular minimamente invasiva

Descompressão tubular microcirúrgica: solução minimamente invasiva para hérnia de disco e estenose do canal lombar.

O principal motivo de cirurgias na coluna vertebral é compressão nervosa lombar. Isso se traduz por dor no trajeto do nervo ciático, que começa na parte inferior da coluna lombar e se estende pela nádega, coxa, perna e pé. Não raramente, há sensação de formigamento, choque e amortecimento na perna.

As principais causas de compressão nervosa lombar são hérnia de disco e estenose (estreitamento) do canal lombar. Hérnias, em geral, acometem indivíduos mais jovens (20 a 40 anos), enquanto estenose é mais prevalente a partir da 5ª década de vida. Na hérnia de disco aguda, o tratamento conservador é eficaz em até 90% dos casos (medicações, infiltrações, fisioterapias etc.). Entretanto, na estenose do canal lombar a probabilidade de sucesso é significativamente menor: apenas 30% dos pacientes com sintomas de claudicação neurogênica terão sucesso sem cirurgia.

O princípio da cirurgia da hérnia de disco e da estenose de canal é o mesmo: aliviar a pressão externa sobre os nervos no interior do canal lombar. A cirurgia tradicional para descompressão lombar é a laminectomia clássica, onde a coluna é acessada por corte de 5 cm (ou mais) seguido de afastamento muscular. Apesar da técnica clássica ser eficaz no alívio dos sintomas, há inconveniente de dor no local da incisão, formação de hematomas, além do risco de instabilidade mecânica tardia que necessite de nova cirurgia para artrodese (fusão).

Descompressão Tubular Lombar Minimamente Invasiva

Descompressão Tubular Lombar
Minimamente Invasiva

Nesse contexto surgiram técnicas tubulares menos invasivas da coluna, realizadas através de pequenos tubos, que dilatam o músculo ao invés de cortá-lo. Há diversas vantagens comprovadas a favor das descompressões tubulares minimamente invasivas, dentre elas: menos dor no pós-operatório, menor uso de medicações analgésicas, retorno mais rápido às atividades cotidianas e menor risco de infecção (até dez vezes menos infecção do que a cirurgia aberta convencional). Após a cirurgia não são necessários drenos, é permitido andar no mesmo dia e a alta hospitalar ocorre no dia subsequente.

Exemplo de cicatriz cirúrgica de descompressão tubular minimamente invasiva para hérnia de disco ou estenose do canal lombar.

Assita a entrevista abaixo com o Dr. Alberto Gotfryd para o programa Bem Estar sobre Cirurgias menos invasivas da coluna

53 respostas
  1. José Eduardo
    José Eduardo says:

    Olá,sofro de hérnia na coluna lombar .já fiz de tdo e tdos os exames.
    Mas na achei ainda o tratamento.
    Preciso descomprimir o nervo.ja perdi 60 % do movimento do pé.
    Qto custa uma descompressão por vídeo?

    Responder
  2. Ricardo Pinto vieira
    Ricardo Pinto vieira says:

    Fiz a cirurgia para descomprimir o ciático, fiquei 1 ano e 2 meses com dores diárias….foi retirado a parte que estava comprimindo… levei 5 pontos… não sinto mais dores ….sinto ainda um leve desconforto na perna esquerda….estou com citoneurin 5000 e Pregabalina 75mg…..quanto tempo mais ou menos posso voltar a praticar esporte, como correr e jogar futebol?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Ricardo, o manejo pós operatório varia para cada médico cirurgião. Nos meus casos, autorizo retorno pleno aos esportes 45 dias após cirurgia de descompressão lombar.

      Responder
  3. Cremilda
    Cremilda says:

    Bom dia Dr mim ajude por favor, são muitas dores nas pernas e joelho que estou sentindo , principalmente na perna direita o pé fica dormente o joelho dói muito não tem posição de alívio, trabalhava sentada o tempo todo . Como faço moro em Salvador Ba e gostaria de uma indicação médica sua.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Sra. Cremilda, dado que você se encontra em outro estado, sugiro começarmos com uma avaliação por telemedicina. Para isso, basta acessar calendly.com/albertocoluna e seguir o passo a passo. Espero por vc.

      Responder
  4. leila silvana
    leila silvana says:

    bom dia! a minha mae uma senhora 70 anos, realizou essa cirurgia de descompressao do ciatico na L5, 40 dias depois, ao andar ficar em pe ela sente a dor da caimbra muito forte em tibia direita. oque ocasiona isso? em repouso ela nao sente absolutamente nada, em pé uma dor insoportavel que nao se sustenta em pe.
    aguardo respostas., ah! lembrando , ela ja esta realizando fisioterapia 6 sessoes, e medicada pra dor.

    Responder
  5. Elizangela
    Elizangela says:

    Boa noite, Dr. Meu pai foi diagnosticado com metástase de coluna com nódulo na lombar. Até que estágio da doença cirurgia ainda é recomendada tendo em vista que ele começou sentir espasmos na perna direita e dificuldade para caminhar?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Elizângela. O tratamento dos tumores metastáticos na coluna depende de critérios clínicos do paciente, do estadiamento da doença e também da extensão das lesões. Geralmente, a decisão entre operar, realizar radioterapia ou apenas cuidados paliativos é feita por junta médica, composta pelo oncologista e pelo cirurgião de coluna.

      Responder
  6. Luiz Carlos
    Luiz Carlos says:

    Realizei cirurgia de remoção de hérnia de disco minimamente invasiva. Tem uma semana. Nao sinto mais a dor da hérnia porém ainda sinto dormência nas pernas. Em quanto tempo passa?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Ótima pergunta a Luiz Carlos. A sensação de dormência é a última a ir embora. Isso pode levar meses, mas não costuma ser incapacitante.

      Responder
  7. Josefa Erivânia dos Santos Macedo
    Josefa Erivânia dos Santos Macedo says:

    Bom dia me chamo josefa tenho 36 anos fiz uma cirurgia de Estenose lombar havia perdido o movimento da perna esquerda e do pé, hoje tem 1 ano e um mês, ainda não recuperei todos os movimentos do pé esquerdo que seria o de levantar ainda sinto minha perna fraca, gostaria de saber quanto tempo ainda irei sentir a fraqueza na perna

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Josefa, nos casos com perda de força costumamos observar melhora no primeiro ano após cirurgias embora se descritas melhoras em até 2 anos.

      Responder
  8. Fernando
    Fernando says:

    Olá Doutor. Realizei a descompressão medular e/ou cauda equina pelo tratamento microcirurgico do canal vertebral estreito por segmento na L5S1 a 24h. Evolui bem e ja estou em casa, quase sem dor. Contudo a dormência na altura da cintura permanece, na nádega esquerda (lado onde irradiava a dor para a perna inteira) e órgãos reprodutores totalmente dormentes. Isso tende a sumir com os dias com a evolução da recuperação? Obrigado desde já.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Fernando, dormência pode demorar para desaparecer após cirurgia. De qualquer forma sugiro conversar com seu médico a respeito.

      Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa noite. É esperado melhora substancial da dor logo após cirurgia. Entretanto, ter alguma dor residual ou memória da dor não é incomum após nas primeiras semanas após cirurgia de hérnia de disco.

      Responder
  9. Lúcia Santos
    Lúcia Santos says:

    Olá.
    Tenho hérnia discal em L4, L5, S1, com indicação cirúrgica. Estou com pé caído desde novembro de 2020, quando tive a primeira crise. Acredita ser possível reaver a dorsiflexão após a cirurgia da coluna, sendo feito também fisioterapia?
    Obrigada.

    Responder
  10. Fabiani
    Fabiani says:

    Olá Doutor!
    Meu nome é Fabiani sofro com dor na lombar pôr conta de uma síndrome do piriforme que comprimi o nervo ciático.
    Doi do glúteo até o pé, quando tenho crise não consigo andar só com ajuda de outra pessoa para fazer tudo. Sinto dor o Ano inteiro, já tenho 12 Anos com essa dor. Essa cirurgia seria a melhor para o meu caso?
    Já fiz vários tratamentos como: Remédios, Fisioterapia, injeção na coluna, Pilates. Nada adianta.
    Já fui em vários ortopedista e Neuro cirurgião. Ninguém me dá uma solução, só remédios e alongamentos. Não aguento mais parece que minha perna está sendo arrancada de mim.

    Responder
  11. Julio Barros
    Julio Barros says:

    Olá Dr,
    Fiz uma artroplastia há 3 semanas na L4/L5 por razão de uma hérnia de disco. Como comprimia meu ciático, não conseguia andar de tanta dor.
    Após a cirurgia a dor no nervo é quase nula, porém ainda sinto dormência e inchaço na perna. É normal? Há um tempo estimado para essas sensações passarem?
    Obrigado!

    Responder
  12. AUGUSTO CESAR XAVIER DE BRITO
    AUGUSTO CESAR XAVIER DE BRITO says:

    Tenho compressão da medula em L4 e L5 cujo calibre normal sofre um grande estreitamento parecendo na imagem da ressonância um simples fio. A operação tubular para descompressão não correria o risco de ao drilar (com as brocar) o osso das vértebras para ampliar o canal, fazer uma secção na medula ?

    Responder
  13. Carlos
    Carlos says:

    Bom dia,
    Olá Doutor, tudo bem?
    Meu caso foi diagnosticado na ressonância como estenose lombar lado direito, tenho desconforto ao caminhar e fraqueza nas pernas, jaz fiz fisio, RPG e não resolveu .
    Tenho 61 anos e sou viciado em corrida, estou apenas pedalando, fazendo fortalecimento e muitos alongamentos c o personal.
    E que o Dr. Recomenda, tenho muito incômodo ainda? A cirurgia é a melhor opção ? Gostaria muito de voltar a correr. Grato abraços.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Carlos, de forma geral, casos de estenose lombar que não respondem bem ao tateamento conservador têm indicação cirúrgica. Não sei se seria seu caso, vale a pensa consultar com especialista em coluna.

      Responder
  14. Georgio
    Georgio says:

    Estou com hérnia extrusa em nível de C5C6. Afetando antebraço esquerdo. Realizei bloqueio. Você acha que nesse caso o procedimento que está me reportagem seria de grande eficácia?

    Responder
  15. Maria do Céu guerreiro
    Maria do Céu guerreiro says:

    Olá doutor, fiz uma cirurgia a coluna lombar por sistema serrato stryker, acontece que passou tudo o que sentia, mas ainda tenho algumas dores foi operada à 3 meses, umas vezes parece que não me dói nada, à outras que sinto dores será normal e quanto tempo é de recuperação obrigada

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Maria, não conheço em detalhes esse sistema. Se for caso de artrodese é esperado ainda estar em fase de cicatrizacão após 3 meses.

      Responder
  16. OSMAR MATEUS
    OSMAR MATEUS says:

    Bom dia Dr, tive uma espondilolistese (ânterolistese) grau 1 pelo motivo de ter feito um exercício com excesso de peso na academia (exercíico chamado Farmer Walk), também foi verificado através da ressonância que tenho uma pequena hérnia L5S1, Na ocasião isso causou estenose de canal e a compressão do nervo ciático e dores incapacitantes no glúteo, panturrilha e pé direito, com perda de força e movimentos parciais do pé (não consigo sustentar o peso do corpo no calcanhar direito). Fiquei internado com dores agudas por 7 dias sem colocar o pé no chão e fiz tratamento com diversos analgésicos e corticóides injetáveis, sem solução (só dormia com morfina). Então os médicos decidiram fazer o bloqueio nervoso com anestésico e mais corticóide. Tive uma evolução lenta mas muito boa nos 40 dias sequentes, levando uma vida “quase normal (resolveu 85% da dor), mas fui tirar meu filho da cadeirinha do carro à 3 dias atrás e senti tipo um “choque” na coluna e minhas dores parecem estar paulatinamente voltando. Hoje estou com dor grau 5. Será que a microcirurgia de descompressão seria a melhor saída pra mim? Não aguento mais as dores.

    Responder
  17. Anne Vasconcelos
    Anne Vasconcelos says:

    Olá Dr.

    A minha cirurgia de hernia de disco tem 4 anos, porém ainda sinto dores na nádegas, perna, pé, queria saber se isso é normal? Ou tem algum diagnóstico ou tratamento que possa vir a fazer. Obrigada pela atenção.

    Responder
  18. Grazielle
    Grazielle says:

    Bom dia Dr., minha avó é uma senhora de 71 anos, diabética e cardíaca, há umas duas semanas ela parou completamente de andar porque nao sente as pernas e tem sensação de dormência nas pernas e nos pés, nos exames de tomografia e eletroneuromuografia foi constatado compressao na coluna e polineuropatia, ela já está em tratamento medicamentoso e já fez três sessões de fisioterapia, no caso dela esse procedimento seria recomendado ?

    Responder
  19. Daniel Vieira Costa
    Daniel Vieira Costa says:

    Olá Dr Alberto.

    Estou com shift lateral esquerdo (cerca de duas semanas com pouca evolução com a metodologia McKenzie), pouca dor entretanto com dificuldade na mobilidade e dores causados apenas pela pinçada na lombar.

    Não se se trata de caso de cirurgia. Irei fazer ressonância para ver a situação dos discos (pois já havia registro de protrusão discal).

    Em caso de cirurgia de casos como o meu, qual é a probabilidades de colaterais com base nas cirurgias de seus clientes?

    Responder
  20. gerson
    gerson says:

    A cirurgia de descompressão do canal medular e retirada da hernia, nos níveis L3/L4 e L4/L5. Através da técnica de cirurgia minimamente invasiva microscópica tubular é indicada para pacientes com 90 anos?

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *