,

Cirurgia de estenose lombar explicada

Estreitamento do canal lombar é o principal motivo de cirurgia de coluna em idosos. Nesse caso o médico especialista em coluna realiza descompressão do canal vertebral e liberação da pressão sobre os nervos. Entenda como é feito procedimento de forma minimamente invasiva.

Sintomas comuns da estenose lombar:

  • Dor lombar baixa ou glúteos;
  • Cansaço ou sensação de peso nas pernas;
  • Dor irradiada para as pernas;
  • Choque, formigamento ou cãibras nas pernas;
  • Dificuldade para andar.

Os sintomas da estenose do canal lombar, tipicamente, pioram ao ficar em pé ou caminhar e melhoram quando sentado. Além disso, há melhora quando se inclina o tronco para frente, por exemplo, ao empurrar carrinho de supermercado.

Na estenose lombar há dor irradiada para as pernas, que melhora quando se inclina o tronco para frente.


Exames de imagem: Ressonância magnética

Ressonância magnética é o melhor exame de imagem para avaliar estenose do canal lombar. Na figura abaixo é possível observar comparação entre canal normal e com estenose.

Comparação entre canal lombar normal e estenose (ressonância magnética)


Cirurgia de estenose do canal lombar

A cirurgia é indicada quando não ocorre melhora dos sintomas neurológicos, se houver dificuldade progressiva da marcha (distâncias percorridas se tornam progressivamente menores) ou na presença de dor irradiada para os membros inferiores (lombociatalgia) que não melhoram com tratamento clínico. A cirurgia na estenose de canal lombar visa descompressão das estruturas nervosas acometidas.

Casos de estenose lombar sem instabilidade mecânica que não melhoram com tratamento clínico podem ser tratados com descompressão microcirúrgica.

Descompressão Tubular Lombar Minimamente Invasiva

Descompressão Tubular Lombar Minimamente Invasiva

Exemplo de cicatriz cirúrgica de descompressão tubular minimamente invasiva para estenose do canal lombar.


Anestesia para cirurgia de coluna
precisa ser geral? Por que?

Não obrigatoriamente, embora seja preferida na maioria dos casos. A explicação está no fato que cirurgias de coluna são delicadas e eventuais movimentações dos pacientes durante o ato operatório poderiam atrapalhar o especialista em coluna. Na anestesia geral, o paciente dorme durante todo procedimento.

Pós operatório e tempo de recuperação

A cirurgia de estenose do canal lombar dura em média 2 horas. Após a cirurgia você irá para a recuperação anestésica, onde ficará por cerca de 2 horas, antes de voltar para o quarto. No quarto poderá dormir na posição que se sentir mais confortável.

Não há necessidade de repouso. Caso sua cirurgia tenha sido pela manhã, você poderia andar à tarde. Caso tenha sido à tarde, poderá andar no dia seguinte e receber alta para casa. Você usará cinta elástica flexível lombar por 30 dias após a cirurgia. Exercícios físicos são liberados após 45 dias.

Para saber mais sobre orientações pós operatórias: Orientações Pós-operatórias

13 respostas
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Felix, caso de dor aguda que não melhoram devem ser vistas logo, por exemplo em pronto atendimento. Você já fez isso?

      Responder
  1. FLAVIA PEREIRA DE CARVALHO
    FLAVIA PEREIRA DE CARVALHO says:

    Boa tarde Doutor! Minha mãe tem a estenose medular e quase não consegue ficar em pé. Ela está na fila aguardando pela cirurgia há mais de três anos. O Senhor atende em algum hospital público onde eu possa levá-la ?
    Desde já muito obrigada.

    Responder
  2. Rosa maria fernandes lima
    Rosa maria fernandes lima says:

    Tenho 33 anos,desde os 26 tenho problemas na coluna esclerose subcortical ,hérnias de disco a pior em L4,L5s1, fiz bloqueio epidural a oito dias e ainda estou com dor na ressonância deu mais uma alteração,espondilodiscoartrose,escoliose ,fragmento ósseo. O que faço porq fiz bloqueio,mas ainda tô com dor? Não tenho indicação de cirurgia.

    Responder
  3. Alexandra
    Alexandra says:

    Tenho 26 anos e tenho estenose lombar degenerativa L4L5 , já fiz fisioterapia já tomei todos tipo de remédio e nada , estou com crise de dor , mal consigo caminhar , me disseram que a cirurgia e o último caso, mas eu não aguento mais

    Responder
  4. Dalila Isabel Basilio
    Dalila Isabel Basilio says:

    Boa Tarde, sou do sexo feminino e tenho 59 anos de idade, foi me diagosticado uma estenose foraminal grave (L4 L5 S1) estou de baixa médica, tenho dores insuportáveis, apanha me os membros inferiores, estou em lista de espera para a cirurgia (Neurocirurgia).
    Venho pedir uma segunda opinião médica, a cirurgia vai me dar melhoria de qualidade de vida, podendo voltar à minha vida profissional.
    Obrigada e cumprimentos,
    Dalila Isabel Basílio

    Responder
  5. DONIZETE B FERREIRA
    DONIZETE B FERREIRA says:

    Bom dia Dr. Tenho dormência quando fico em pé, trava tudo da cintura para baixo, oque faço, já fui em alguns médicos
    sei que tenho estreitamento de canal, Tenho 62 anos, gostaria de tentar uma cirurgia, como pode me ajudar?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Donizete, se estiver em SP venha ao meu consultório. Caso more em outra cidade a consulta pode ser por vídeo (online). No site temos todas as informações para agendamento. Abs

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *