É comum pacientes questionarem: quem é o médico especialista em coluna? Quando devo procurar um?

Primeiramente, é importante saber que na Medicina há novidades a cada dia. Isso significa novos conceitos sobre doenças e exames diagnósticos, tratamentos modernos e novas tecnologias. Em relação à coluna vertebral não é diferente.

O especialista em coluna pode ser ortopedista ou neurocirurgião. Ambos são capacitados para tratarem de problemas de coluna.

 

 

Na ortopedia (especialidade médica que estuda o sistema locomotor) há subdivisão por áreas de interesse, como cirurgia da mão, do quadril, do joelho, da coluna, ortopedia pediátrica e outras.

O médico ortopedista especialista em coluna percorre o seguinte caminho: Graduação em Medicina (6 anos de duração); Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia (3 anos de duração); Especialização em Coluna (2 anos de duração). Além disso, durante o percurso, o médico deve fazer concursos pelas Sociedades Médicas de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e de Coluna (SBC), para certificação como especialista nas respectivas áreas.

Após isso, caso o médico tenha interesse por carreira acadêmica ou seja, trabalhar com ensino e pesquisa, pode-se estudar temas específicos e, assim, elaborar e defender teses. O primeiro nível acadêmico é Mestrado, seguido de Doutorado e Pós Doutorado. O tempo para essas etapas é variável, em geral, dura entre 3 a 5 anos cada.

Além disso, há congressos, cursos e diversos outros tipos de treinamentos, tanto no Brasil quanto no exterior, cujos objetivos são os mesmos: manter o especialista  atualizado e preparado para resolver os problemas relacionados à coluna vertebral.

Assim, o especialista em coluna trata os seguintes problemas, de acordo com a região do corpo humano:

Cervical:

Veja também:

Torácica ou dorsal:

Veja também:

Lombar:

Veja também:

Deformidades

Veja também:

Trauma

Tumores

Infecções