Sacroileíte

Sacroileíte é termo usado para inflamação em uma ou ambas articulações sacroilíacas, local de comunicação entre a coluna vertebral e a bacia. O problema pode ocorrer por diferentes motivos e é tipicamente acompanhado de dor e rigidez lombar, dor nas nádegas e, eventualmente, dor irradiada para os membros inferiores.

Esquema da articulação sacroilíaca.

As articulações sacroilíacas conectam a bacia e a coluna.

O que causa sacroileíte?

  • Doenças inflamatórias: alguns tipos de doenças inflamatórias articulares como a espondilite anquilosante e a artrite psoriática promovem inflamação das articulações sacroilíacas;
  • Trauma: fraturas da pelve (geralmente por traumatismos de alta energia, como acidentes automobilísticos ou queda de altura) podem danificar as articulações sacroilíacas;
  • Gravidez: as articulações sacroilíacas podem afrouxar e se acomodar à medida que cresce o bebê. Além disso, o aumento de peso da gestante associado à mudança da postura e da marcha podem sobrecarregar as articulações;
  • Infecção: casos raros de infecção podem lesar as articulações sacroilíacas.

Quais os sintomas de sacroileíte?

O sintoma mais comum é dor lombar baixa e dor nas nádegas, acompanhando de sensação de enrijecimento da região lombar. Além disso, pode haver irradiação para as pernas (lombociatalgia), semelhante ao observado em compressões nervosas, como na hérnia de disco lombar. A dor pode aparecer mesmo em repouso, tipicamente à noite, porém pode ser agravada por:

  • Ficar muito tempo na mesma posição;
  • Correr;
  • Subir escadas;
  • Carregar peso;
  • Esforços físicos em geral.

Veja também:

Qual médico trata sacroileíte?

Sacroileítes são frequentemente tratadas por médicos reumatologistas e ortopedistas especialistas em coluna.

Qual o CID de sacroileíte?

Sacroileíte: CID M46.1

Quais exames são necessários para diagnóstico de sacroileíte?

Apesar de radiografias simples serem capazes de mostrar alterações das articulações sacroilíacas, o exame de eleição é ressonância magnética. Além disso, quando se diagnostica sacroileíte sem causa evidente, deve-se realizar investigação mais detalhada, em busca de possíveis doenças reumatológicas, como espondilite anquilosante.

Ressonância magnética da sacroilíacas.

Ressonância magnética mostrando inflamação das articulações sacroilíacas (setas brancas e pretas).

Qual tratamento para sacroileíte?

Imagem que mostra infiltração na articulação sacroilíaca

Infiltração da articulação sacroilíaca com corticóide.

Os tratamentos para sacroileíte variam de acordo com a causa e a intensidade do problema. Dessa forma, são opções frequentes:

  • Medicações (analgésicos, miorrelaxantes e antiinflamatórios);
  • Fisioterapia e exercícios;
  • Infiltrações da articulação sacroilíaca com corticosteróides;
  • Ablação articular por radiofrequência;

Em casos de distúrbio reumatológico, o tratamento deve incluir medicações específicas para a doença causadora do problema.

 

177 respostas
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Luciane, degeneração articular ocorre com o passar dos anos e realmente não tem cura. Porém, sintomas dolorosos podem ser controlados com tratamentos. Obrigado pelo comentário.

      Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Paulo, para opinar sobre determinado caso se faz preciso examinar o paciente e, após isso, analisar os exames de imagem. Venha em consulta quando possível. Abs

      Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Paulo, não é comum cirurgia para sacroileíte. Por outro lado, infiltrações podem ajudar bastante nos sintomas. Você já fez algum tratamento? Abraços

      Responder
  1. Thiago Almeida
    Thiago Almeida says:

    Dr eu tive uma fratura estavel de ramo púbico, ficou doendo muito quando recebi alta dos hospital, pois sofri um acidente de trânsito. Não vejo diferença de tamanhos entre os membros inferiores, pelo contrário o lado da batida ( lado esquerdo) a perna é mais longa. Como saber se a lesão da articulação sacroilíaca pós traumática encurtou o membro inferior?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Alexandre, o diagnóstico de sacroileíte é clínico (feito por meio de testes pelo médico) além das imagens. Assim, o fato isolado de esclerose na articulação não é suficiente para definir o diagnóstico.

      Responder
      • Alexandre Peres
        Alexandre Peres says:

        Dr. ao voltar no ortopedista ele considera sim que posso estar com a sacroileíte, sou corredor amador a 5 anos, existe a possibilidade de um sacroileíte desenvolver por anos de corrida ou somente mesmo por um problema genético de processo inflamatório ? Minha dor é grau leve moderado, estou parado a 4 meses sem correr e a dor continua igual, alguns dias doem outros não….Devo procurar um medico reumatologista ?

        Responder
  2. Thiago Almeida
    Thiago Almeida says:

    Boa tarde Dr. Tive uma fratura sem desvios no ramo púbico superior esquerdo após um acidente de trânsito, como saber se essa fratura causou uma lesão na articulação sacroilica? Apesar do membro inferior do lado esquerdo ser um pouco maior do lado direito, ou seja a perna esquerda é maior que a direita pouca coisa. Como saber se a perna esquerda ( lado da fratura ) encurtou? Obrigado.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Thiago, no seu caso, exames de imagem como podem auxiliar a detectar presença de lesão traumática da articulação sacroilíaca.

      Responder
  3. Deise Graciella Alves de Lima
    Deise Graciella Alves de Lima says:

    Bom dia Dr. Tenho um filho que está sem poder firmar os pés no chão pq dói a região lombar e o quadril. Hoje ele tem 12 anos, mas na época ele tinha 10, quando sofreu um acidente grave jogando futebol. Na época fizemos todos os exames que os médicos pediram e deu tudo normal, chegou a ficar na cadeira de rodas por 3 meses. Essa semana que passou acordou sem poder andar. Está usando novamente a cadeira. Fomos ao médico e vamos fazer a ressonância da bacia. Dr. Os médicos tratavam antes como lombalgia.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Deise, nesse caso deve haver minucioso exame físico e análise de imagens para detectar o problema. Nessa idade não é comum haver dor crônica nas lombar.

      Responder
  4. Thatielen
    Thatielen says:

    Ola, sofri um acidente de moto onde fraturou o sacro, hoje sinto os mesmo sintomas faz uns 2 meses, estava tudo tranquilo, agora nao consigo nais firmar os pes no chão e sinto muitas dores ate o tornozelo

    Responder
    • Camila
      Camila says:

      Olá Dr Alberto,tudo bem?
      Tenho sacroelite,estou fazendo tratamento a três meses tive apenas uma melhora ..
      Não consigo trabalhar, ficar sentada ou em pé por muito tempo !
      Fiz o uso de Arcoxia,tramadol e dexa citoneurin ..
      Poderia me dar a sua opinião, por gentileza 🙏

      Responder
      • Dr. Alberto Gotfryd
        Dr. Alberto Gotfryd says:

        Camila, nos casos de sacroileíte é importante diagnosticar possíveis causas, como doenças reumatológicas ou distúrbios mecânicos. Além disso, controle da dor pode ser feito com medicações orais, intramusculares ou Infiltracao local guiada por imagens.

        Responder
        • Camila
          Camila says:

          Obrigada Dr Alberto ..essas infiltrações são feitas com anestesia, pois eu fiz 4 aplicações e quase morri decanta dor 😱
          Na verdade eu moro no Japão estou muito sem saber oque fazer ..
          Pois o médico tem me tratado apenas com tramadol !
          Já não sei mais oque fazer 😌

          Responder
        • Camila
          Camila says:

          Obrigada Dr Alberto pela atenção..
          Essas infiltrações são feitas com anestesia ,fiz 4 aplicações e quase morri 😵
          Na verdade eu moro no Japão ele está me tratando apenas com o tramadol agora , eu já não sei mais oque fazer 😌

          Responder
  5. claudia
    claudia says:

    Dr. Eu fui diagnósticada com inflamacao sacroiliaca estou fazendo fisioterapias 2x na semana. Preciso voltar o tratamento com o que eumatologista para aplicacoes de injeções ou a fisioterapia me levara a recuperacao? Tive uma queda de grande impacto no box.
    Muito obrigada por sua atenção

    Responder
      • conceição ribeiro lucindo
        conceição ribeiro lucindo says:

        doutor sem,tenho dor na coluna e sempre trabalhei com serviço pesado ;estava me tratando com ortopedia e ele falava que era lombociatalgia ,a no meu rx deu esclerose nas sacroiliaca ,cisto subcondrl a esquerda na sintese pulpiana eartrose na interpositaria em l-4 l-5 l e l5 S1 e na tomografia artrose bilaterl na sacroilíaca e artrose interfacetárua em l5 eS1 meu vhs deu 8 e a proteina reativa 40 devo me preocupar

        s1

        Responder
  6. Fabiana Oliveira
    Fabiana Oliveira says:

    Prezado Dr. Alberto. Fui diagnosticada há 3 anos com sacroileíte e em tempos tenho crises, basta fazer movimentos bruscos na lombar que provoca. Não posso usar antiflamatorio porque já tive cálculo renal e sinto muita dor quando faço uso apenas utilizo injeção de corticoide nas crises. O que o Dr aconselha para que eu tenha uma vida sem precisar de medicamentos de tempo em tempo? Obrigada pela atenção!

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Fabiana, alguns casos se beneficiam de infiltrações da articulação sacroilíacas. Talvez seja interessante conversar com seu médico a respeito.

      Responder
  7. Juliana Souza
    Juliana Souza says:

    Olá Dr. Durante minha primeira gravidez aos 30 anos, desenvolvi sacroileíte, sentia dores insuportáveis no quadril e ainda sinto quando faço muito esforço físico. Se eu engravidar novamente o quadro pode piorar? Desde já obrigada.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Bruno, provavelmente seja um “defeito” ósseo comum e sem gravidade da coluna, também chamado de espinha bífida. Não há preocupação nossa com isso.

      Responder
  8. João Edson
    João Edson says:

    Boa tarde Dr. fiz alguns exames
    Imunofenotipagem para HLA B27, resultado- presente
    raiox, resultado- fusão parcial das articulaçoes sacroiliacas bilateral

    ainda tenho que voltar ao medico
    mas sou ancioso demais
    devo me preocupar?

    Responder
  9. Cristiano Oliveira
    Cristiano Oliveira says:

    Boa noite dr. Comecei a sentir muitas dores do quadril, começou a incomodar pra andar. Inclusive achei que era nervo cíatico ou algo parecido. Quando senti uma dor muito forte procurei um pronto atendimento e o médico ortopedista suspeitou de tendinite de glúteo. Pelo exame físico.
    Ele me pediu uma ressonância magnética de quadril e o resultado deu que além da tendinite glútea eu também estou com sacroileíte. Ele disse que pode ser doença reumatológica. Isso me deixou bastante preocupado. Não tenho histórico na família de doenças reumatológicas.
    Quais são os motivos que acontecem a sacroileite? Qual a incidência de ser doença reumatológica?
    Se a causa da sacroileite não for reumatológica qual o tratamento?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Cristiano, repondendo suas perguntas: sacroileíte nem sempre é relacionada com doença reumatológica, porém, uma vez diagnosticado o problema, se faz necessário investigar. Quando a causa é mecânica (não reumatológica) o tratamento pode ser fisioterápico, medicamentoso (oral) ou com infiltrações locais.

      Responder
        • Dr. Alberto Gotfryd
          Dr. Alberto Gotfryd says:

          Olá Cristiano, ter HLA-B27 não significa que vc tem doença reumatológica. Esse exame somente tem valor dentro de um contexto de sintomas clínicos e laboratoriais, que o médico reumatologista investiga. Abraço

          Responder
  10. Cristiano
    Cristiano says:

    Bom dia. Meu médico ortopedista de quadril está investigando uma sacroileite em mim. Foi sacroileite em RM. Para descartar outras causas ele solicitou PCR, VHS, e HLAb27. Porém todos os exames vieram normais. Também não tenho histórico na família de doença reumatológica. Não pratico atividade física de grande impacto como correr grandes km ou Crossfit.
    Faço musculação, aeróbico. Quando treino perna geralmente sentia câimbra e dor na região do cóccix. O exame físico também não indica doença reumatológica.
    Dentre as possíveis causas, o que acabou acarretando isso? Visto que não tenho histórico familiar de doença auto imune, não faço exercício muito pesado.
    É possível ter edema em sacro ileo por academia e exercícios mal executados?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Sim Cristiano, é possível essa hipótese, principalmente levando-se em conta que foi realizada investigação para doença reumatológica.

      Responder
  11. Rita de Cássia Bastos de Souza
    Rita de Cássia Bastos de Souza says:

    Dr. ha uns 5 anos um portão com uns 350kg caiu em cima de mim, na lateral direita. Na época não senti muitas dores, tive um corte na cabeca, mas com ponto deu certo. Depois de 40 dias apareceram dores nos ombros e coluna. Eu já tinha escoliose e lordose. Fui a vários especialistas. O Neuro pediu que eu parasse de fazer atividades físicas e por 3 anos fiz pilates, quiropraxia, osteopatia, treinamento funcional , após esse período voltei para academia com acompanhamento de Personal. De uns 3 meses pra cá minha coluna vem travando, próximas ao período menstrual e creio estar entrando na menopausa. Não sei mais a quem recorrer. Por essa matéria percebi que minhas dores são essas relatadas aqui. Você me indicaria um medico aqui em juiz de fora-MG? Ou onde você atende. Eu travo e nem consigo andar direito, parece que tem um finco na lombar. Fiz todos os exames na época.
    Obrigada,

    Responder
  12. Maria Aparecida Matias
    Maria Aparecida Matias says:

    Bom dia Dr. Um motoqueiro me atropelou eu estava de costas. Não lembro de nada. Acordei com uma forte dor nas nadegas toda roxa de hematoma. Tem mais de um ano que sinto uma dor forte que irradia para as pernas, pés, virilha e genitália. Por favor me ajude. Bati também a cabeça. Já fiz vários exames e continua a mesma coisa, muita dor que não acaba com remédios. O que devo fazer Dr.?

    Responder
  13. Lia
    Lia says:

    Olá Dr. por gentileza poderia me explicar mais sobre seguintes resultados que saíram na minha ressonância pois cai escada desde então venho sentindo dores
    • Pequena imagem nodular no corpo vertebral de S1 de aspecto inespecífico.
    • Espondiloartrose lombar incipiente
    • Leve abaulamento dos anéis discais de L4 L5 e L5 S1.
    • Pequena protrusão discal póstero-lateral esquerda em L5 S1
    •aumento em número e/ou dimensões de linfonodos nas cadeias ilíacas.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Lia, todos os resultados do laudo em questão mostram alterações degenerativas (desgaste natural da coluna). A única exceção é a última linha, sobre linfonodos ilíacos. Nesse caso, sugiro ser avaliada por clínico geral para afastar algum processo inflamatório.

      Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Edmundo,estalos não significam inflamação e, em geral, não estão ligados a programas sérios. As dores, porém, merecem ser investigadas. Abs

      Responder
  14. Marcos Nunes da Rocha
    Marcos Nunes da Rocha says:

    O ano passado tive uma Uveit anterior e ja estou na quarta crise de Uveit. Oftalmologista fez todoscexames e nao diagnosticou nada. Logo apos tive uma dor escapular lado esquerdo melhorou com fisiorerapia. Recentemente dores no quadril urina bem escura e exames nao diagnosticaram nada. A oftalmo me pediu para procurar um reumatologista. Estou sofrendo muito com essas crises de Uveit e dores na bacia.

    Responder
  15. Ana Rita Godinho
    Ana Rita Godinho says:

    Boa tarde, espero que me possa ajudar. Depois do tratamento, uma injeção na área afectada fiquei com uma covinha de Vénus mais profunda que a outra. O meu medico disse que foi redução de gordura nessa zona..E verdade? Há de voltar ao normal?

    Responder
  16. Yara Karoline
    Yara Karoline says:

    Comecei a sentir fortes dores na lombar. Principalmente quando ficava sentada ou agachada, fui no ortopedista ele pediu raio x e disse que está com desgaste na articulação do osso sacral. Tenho 28 anos e nunca sofri trauma

    Responder
  17. Isabella
    Isabella says:

    Dr. O que seria esse resultado?

    Lesão de aspecto insuflante com septos no interior no ilíaco direito junto da articulação sacro-ilíaca.
    A lesão apresenta hipossinal em T1 e hipersinal em T2, restrição à difusão e intenso realce após a
    injeção do meio de contraste; observa-se também ruptura da cortical na face posterior junto do
    glúteo máximo. As características de imagem não preenchem todos os critérios para benignidade.
    Convém correlacionar com dados de tomografia computadorizada para melhor avaliação e
    prosseguir com investigação.

    Responder
  18. Sueli Colona
    Sueli Colona says:

    Dr Alberto,

    Sofro com dores horriveis na lombar há 05 anos. Fiz ressonância e o resultado foi osteíte condensante, por sobrecarga mecânica, e os exames de sangue sempre apontam o VHS alto, e o meu ortopedista em coluna não acredita em sobrecarga, mas em uma doença reumática. Fui em 2 reumato, mas não encontraram nada nesse sentido. Disseram que poderia ser das várias cirurgias que fiz para endometriose e da histerectomia. Fiz infiltração, fiz fisio, faço pilates e tomo tramadol+ciclobenzaprina. Entretanto só melhor o com Naproxeno. Existe algum tratamento mais eficaz?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Sueli, entendo que seu caso mereça exame físico detalhado, além dos exames de imagem. Somente assim seria possível opinar.

      Responder
  19. Antonio Carlos Silva Moura
    Antonio Carlos Silva Moura says:

    Bom dia Dr. de Portugal

    Se caminhar uns 2Km fico logo com dores atrás do lado direito no tal furo da ilíaca, mas se pressionar naquela zona a dor diminui bastante. Só depois de algumas boas horas de descanso é que posso voltar a caminhar, isto dura á anos. Pergunto se terei de usar algum tipo de cinta. Já fiz infiltração de Lidocaina + depo Medrol e ajuda durante uns meses.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa tarde Deborah, o médico especialista realiza manobras durante o exame físico, podendo diferenciar os problemas.

      Responder
  20. Simone Silveira Leitzke
    Simone Silveira Leitzke says:

    Fui diagnosticada pelo clínico geral com uma inflamação na articulação do sacroiliaco. Eu tomei anti-inflamatório uns 3 meses já…e continuo com dor…o que posso fazer pra curar de vez?

    Sendo que faço exercícios físicos e jogo vôlei.

    Responder
  21. Nely
    Nely says:

    sacroilíacas com alterações crônicas de sacro-ileíte bilateral e simétrica, sem sinais que sugiram doença inflamatória em atividade inflamatória.
    O que significa ?

    Responder
  22. Viviane Barbosa
    Viviane Barbosa says:

    Muito obrigada por esclarecer doutor!
    Estou com esse problema a mais ou menos 3 meses. Ainda não consegui uma consulta por conta da pandemia.
    Tenho dor dia e noite ,até deitada sinto dor. De pé, sentada. Mas a dor piora na parte da noite. E desce para as pernas, pois em mim dói dos dois lados.
    Agora já sei oq é! Muito obrigada.

    Responder
  23. Diego
    Diego says:

    Dr , tudo bom ? Sinto uma dor a anos na região do glúteo lado esquerdo , passei por um clínico e ele solicitou uma ressonância magnética lombar, e foi diagnosticado uma hérnia de disco lomba , fui orientando a procurar um tratamento alternativo um quiroprakisista já fiz algumas seções mas a danada da dor e formigamento na perna não passa.
    Minha duvida é, será que essa dor é por causa da hérnia? O que o Sr, me aconselha ? Desde já obrigado.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa noite Diego, possivelmente os sintomas sejam de compressão nervosa pela hérnia. Sugiro ser avaliado por médico especialista em coluna.

      Responder
  24. Jonival Santos macieira
    Jonival Santos macieira says:

    Olá doutor , sinto muitas dores na coluna lombar e cervical , fiz ressonancia e fui diagnosticado com hernia discal extrusa no eixo l5 s1 , e c7 t1 . Por fazer tratamento fisioterápico e acupuntura nao apresentei melhora , o medico neurocirurgião achou estranho e mim passou para uma reumatologista que mim pediu uma nova ressonancia e exames de sangue .O resultado foi : Articulações sacroilíaca comAnquilose praticamente completa atribuível a provavel fase cicatricial de sacroileíte do aspectro das espondiloartropatias soronegativas . Continuo sentindo fortes dores no quadril e dormencia na perna direita . Por favor Dr. me de uma luz no que fazer , muito grato , um abraço !

    Responder
  25. Rosa Lima
    Rosa Lima says:

    Sacroileíte sem histórico de trauma nem sobrecarga muscular significa necessariamente espondilite anquilosante ou outra doença reumática? Ou tem outra causa para sacroileite além dessas 3 opções?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa noite Rosa, essas são realmente as principais causas de sacroileítes. Outras causas são muito mais raras, como infecção da articulação.

      Responder
  26. fabiana
    fabiana says:

    Dr gostaria de saber tenho sacroleite diagnosticada por ressonância. Fiz tratamento com antiflamatorio e não resolveu. Agora querem que eu faço medicação intravenosa, estou com medo. O senhor pode me explicar sobre esse tratamento

    Responder
  27. Oneide Aparecida Rodrigues Monteiro
    Oneide Aparecida Rodrigues Monteiro says:

    Gratidão Dr por proporcionar conhecimento em relação à doença sacroileíte fui diagnosticada com este problema que eu não sabia que eu tinha sempre falaram que é hérnia de disco existe sim hérnias de disco constatado com ressonância magnética mas também existe esse problema aí da saco e lítica eu não tinha conhecimento disso gratidão por colocar no Google tudo em relação à doença Deus te abençoe grandemente um grande beijo na Alma.

    Responder
  28. priscilla
    priscilla says:

    Dr. sou personal trainner e tenho uma aluna com sacroileite crõnica, com a gravidez piorou, e agora depois de 3 meses pós parto voltamos aos treinos bem leves e sem agachamentos, porém todos os exercícios que ela faz doe bastante. Tenho que fazer o fortalecimento dos glúteos mesmo assim? Ou nesse momento de crises suspendo e faço somente superiores e core?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Sugiro respeitar a dor nos exercícios. Alem disso, caso não esteja amamentando, poderia considerar infiltrar a articulação.

      Responder
  29. Daiana
    Daiana says:

    Olá acabei de fazer alguns raio-x apesar de sentir dores em várias parte do corpo, o único resultado que constou algum problema foi esse : discreta irregularidade e esclerose na região inferior sacroilíacas.
    Sinto muita dores nas mãos e pés mas não deu nada de irregular . O que pode ser?

    Responder
  30. Ângela Maria Vitalli Rangel
    Ângela Maria Vitalli Rangel says:

    Bom dia Dr
    Tive Covid em dezembro e há dois meses veio intensificar minha dor na região lombar irradiando para a nadega direita, até que estourou umas bolhinhas ( Herpes Zorter). Fiz ressonância e cintilografia. O resultado da ressonância apresentou nodulos na região do quadril e um cisto na região sacro , porém a cintilografia deu processos degenerativos/ inflamatórios na região lombar e sacro ! A dor é intensa e constante, principalmente a noite. Estou usando pregabalina e aciclovir. Faço dois dias de pilates no aparelho e um dia de musculação, melhora quando vou, mas depois a dor volta. Ainda não estou com ânimo para caminhar. Será que essa dor vai passar ? Tenho 67 anos e sou apaixonada pela vida ! Abraço

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Nubia, se a causa for exclusivamente inflamatória ou degenerativa da sacroilíacas, a evolução costuma ser benigna com retorno das funções após melhora da dor.

      Responder
      • Junio Afonso da Cruz
        Junio Afonso da Cruz says:

        Dr. Eu fiquei meses achando que minha dor nas costas era da espondilolistese em consequência de um fratura do istimo da L5. So agora um ortopedista disse que a região da dor é na sacroiliaca. Em outubro do ano passado o primeiro ortopedista pediu raio X e como não viu nada de errado só prescreveu analgésico e relaxante muscular. Um segundo passou o encaminhamento para fazer ressonância da coluna vertebral e não da sacroliliaca e nem quis atender na pandemia pra ver o exame. O terceiro disse que era devido a um abaulamento discal em L5 com S1 que mostrava na ressonância. Mesmo apalpando não disse que era a região sacroiliaca. O quarto e ultimo não ia nem fazer a palpação e só passar remédios quando insisti que a dor era pontual. Finalmente disse que é sacroileite e indicou infiltração mas a infiltração é um absurdo na clínica dele. Ele não pediu nenhum exame. O que o Senhor acha ? O que faço se não consigo pagar uma infiltração de R $4.300.00? Não deveria ter um exame de ressonância da região para confirmar ?

        Responder
        • Dr. Alberto Gotfryd
          Dr. Alberto Gotfryd says:

          Olá Junio, não é infrequente as dores da articulação sacroilíacas se confundir com da lise (fratura) dos istmos de L5. Nesses caso, realmente a infiltração é valiosa arma para diagnóstico exato e tratamento.

          Responder
  31. Vera Leal
    Vera Leal says:

    Boa noite Dr.

    Tenho fibromialgia e espondilite artrite psoriática.
    Sou seguida em auto imunes no centro hospitalar do Porto.

    Sempre fiz fisioterapia, mas com o confinamento em 2020 parei e aumentei de peso.

    Estou medicada, porém com muitas dores.
    Agora cada vez sinto mais forte, apenas a caminhar uma dor na escala, um 9 na anca, sacroiliaca… Tenho desvio do soalho pélvico e imensas dores… Devo marcar consulta em ortopedia?
    Há algum exame que possa ser relevante para constatar o agravamento da articulação? E solução?
    Obrigada antecipadamente pela atenção dispensada,

    Vera Leal

    Responder
  32. Jennyffer
    Jennyffer says:

    Olá, boa tarde!
    Estou sentido dores compatíveis com a sacroileíte. Fui ao ortopedista e ele disse que provavelmente era sacroileíte, então pediu tc da coluna lombar, que deu normal. Não sei se minha opinião de leiga está muito errada, mas acredito q deveria ter feito uma tc das articulações sacroiliacas. O dr acha que com a tc de coluna lombar o ortopedista consegue de fato analisar presença ou não de sacroileíte?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Jennyfer, entendo que TC lombar não seja o melhor exame para avaliação de edema na articulação sacroilíaca. Acha que vale conversar novamente com seu médico.

      Responder
  33. Ana Cláudia
    Ana Cláudia says:

    Boa tarde Dr,

    Fui ao Reumatologista e ele pediu uma ressonância para confirmar o diagnóstico da Sacroileíte.
    No exame deu “Sacro na sua porção posteroinferior esquerdo e direito sugerindo focos de degeneração gordurosa.”, o que isso quer dizer?
    Eu sinto muita muita dor lombar é normal?

    Obrigada.

    Responder
  34. Henrique velasco
    Henrique velasco says:

    DR. fui diagnósticado com sacroileite bilateral, através de um exame de ressonância magnética onde o laudo pede para investigar espondilite anquilosante, não tenho a proteína hbl27 , pergunto , mesmo assim essa sacroileite poderia ser uma espondilite anquilosante?

    Responder
  35. Marcos Nunes Rocha
    Marcos Nunes Rocha says:

    Em 2019 tive uma uma uveir anterior com crises de repeticao por tres vezes maus em 2020. . Um tempo depois tive dores na escapula esquerda onde fiz fisiorerapia e melhorou. Agora estou com dores na bacia maus do lado esquerdo, no cocix, na coxa esquerda e tornozelo direito. A dor piora muito a noite. Onde as vezes tomo piroxicam. Um exame de rx apresentou problema na báscula. Estou aguardando para fazer ressonancia e exames.
    Sofrendo muito com as dores.
    Marcos Hortolandia Sp

    Responder
  36. Ane
    Ane says:

    Olá! Faço pilates e a própria professora/fisioterapeuta disse não haver contraindicação na prática do pilates por ser uma atividade sem impacto. Entretanto, tive uma breve conversa com uma outra fisioterapeuta que disse que eu posso fazer o pilates, mas que tem algumas coisas que eu devo evitar. Ela disse que eu não deveria exercitar tanto o abdômen e que o pilates mexe exatamente com ele. Isso me deixou confusa. Passei por dois médicos (reumatologista e ortopedista) que me disseram que pilates era uma boa atividade e nenhum falou de restrições, a minha professora disse que não havia contraindicação e me passa alguns exercícios que mexem bastante com o abdômen. E aí uma outra fisioterapeuta me fala que exercitar o abdômen pode piorar a sacroileíte. Afinal, existe essa restrição para a prática do pilates sendo que eu tenho sacroileíte?

    Responder
  37. Danielle Christina da Silva Santo
    Danielle Christina da Silva Santo says:

    Na gravidez as dores na lombar irradiado para as pernas começaram, após o nascimento do meu filho investigamos e fui diagnosticada com sacroileíte bilateral, iniciamos o tratamento com Cinzia, as dores diminuiram, após um ano de tratamento, engravidei novamente interrompemos o tratamento e agora iniciarei novamente a medicação, o problema é que só trata a dor, a inflamação, sem um aprofundamento das causas, o que posso fazer?
    Terei que fazer a medicação o resto da vida?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Danielle, algumas vezes sacroileítes são manifestações de problemas reumatológicos.Sugiro ser avaliada por médico reumatologista.

      Responder
  38. Gerlane
    Gerlane says:

    Dra.bom dia! Meu namorado sofre de sacroileite so do lado direito .ele pode usar uma cinta sacroiliaca para aliviar as dores ou ela só serve para ambos os lados do quadril?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Iolanda, obesidade pode predispor sobrecarga mecânica e dor nas articuilações sacrificas, embora isso não ocorra com muita frequência.

      Responder
  39. Regina Matos
    Regina Matos says:

    Doutor pôde tirar dúvida leve protrusão discal posterior eferamenal a esquerda em l4l5 leveprotrusao discal foramenal a esquerda em l5s1 esboço de alterações em ambas as sacroilíaca más evidente a esquerda o clínico vio deu só remédio prá dor depois dê más dê um ano esperando devo procurar outro médico

    Responder
  40. Alexandra Raquel Pestana Policarpo Gouveia
    Alexandra Raquel Pestana Policarpo Gouveia says:

    Olá! Obrigada pelo artigo! O que é que significa quando existe sacroileíte forte confirmada por exames, por exemplo, a centigrafia mas não havendo melhorias quase nehumas após duas ou mais infoltraçôes na articulação bem como duas radiofrequências? Só na segunda radiofrequência tive um alívio muito breve e só quando estava em repouso absoluto e esse foi o melhor resultado que obti de todos estes tratamentos. A centigrafia também revelou inflamação em várias outras articulações menos graves e a maior parte delas sem dores significativas, felizmente. No entanto tenho o HLA -B27 negativo mas com os indicadores de inflamação/infeção virtualme te semlre elevados, mesmo quando era pré-adoleacente. Comecei com dores aos 19 anos e hoje tenho 27 anos. A dor é muito localizada e intensa na articulação da sacroilíaca do lado direito mas não percebo porque não responde nem minimamente a infiltrações e radiofrequências como seria expectável. O cansaço e exaustão extremos também são sintomas muito presentes e problemáticos. Obrigada.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Alexandra, seu caso parece ser diferente da maioria. Existe algum reumatologista envolvido? Outra sugestão é procurar especialista em quadril para análise mais aprofundada.

      Responder
  41. Maria Lúcia
    Maria Lúcia says:

    Boa tarde Dr,
    Meu esposo foi diagnosticado com,
    Sinais de Espondilodiscoartrose Lombar e Anquilose anterior da articulação sacro Ilíaca direita.
    Ele trabalha dirigindo e trabalha com jardinagem, podas de árvore, gramas e etc…
    Ele sente muitas dores,principalmente nas pernas e na região lombar.
    Eu queria saber se ele tem direito a PCD e se ele pode dar entrada no INSS por ser MEI.
    Ele sai pra trabalhar e volta pior,tem perdido alguns trabalhos por sentir muitas dores e ter que diminuir o ritmo do trabalho.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Maria Lúcia, essa resposta depende de avaliação médica tanto de ortopedista quando do perito, não sendo possível, infelizmente, responder sem entender o caso.

      Responder
      • Gideoni
        Gideoni says:

        Dr, minha filha de 11 anos ficou internada por 2 vezes em menos de 1 mês com PIELONEFRITE, porém teve uma fratura no coccix há dois anos. Exames recentes por agora detectaram Processo inflamatório de sacroiliite bilateral, porém nos exames recentes de urina novamente acusou NITRITO e quantidade de bactérias além do normal. existe alguma correlação de infecção de urina com essa questão da sacro ilíaca. Vamos passar na quarta com urologista e na quinta o retorno com o ortopedista, mas estamos ainda sem saber respostas para a melhora de minha filha. Sente muitas dores, entramos com tramal todos os dias.

        Responder
  42. Lucílai
    Lucílai says:

    Bom dia, Dr.! Tive o seguinte diagnostico através da RM e o PCR HLA – B27 deu negativo.
    Qual seria o tratamento indicado?

    Extensa anquilose crônica nos terços superior e médio da sacroilíaca direita, sem edema ou
    alterações inflamatórias ósseas locais atuais. No terço inferior dessa sacroilíaca, nota-se leve
    irregularidade nas superfícies articulares, sem edema ósseo significativo.
    Articulação sacroilíaca esquerda de contornos regulares, sem áreas de edema ou erosões ósseas
    significativas, sem sinais sinovite ou entesite.
    Forames sacrais de dimensões preservadas.
    Região retrossacral sem anormalidades significativas.
    Musculatura paravertebral no nível sacral de aspecto normal.
    Demais estruturas da região analisada sem anormalidades significativas

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Lucilia, provavelmente seu caso é devido a desgaste degenerativo da articulação.Consulte ortopedista de quadril ou coluna para orientação quanto às opção de tratamento.

      Responder
  43. Katia Bonfante
    Katia Bonfante says:

    Boa noite Dr
    Fui diagnosticada com arterite de TAKAYASU, sinto muitas dores na lombar e na sacrailiaca, muito mesmo. Fico muito tempo deitada, pois sinto como uma lâmina rasgando nas nádegas dos 2 lados. Quando é feito infiltração, fico uns 10 dias bem, depois ela vai voltando. Por favor me dê uma luz

    Responder
  44. Juliana Spolidoro
    Juliana Spolidoro says:

    Oi Dr. Estou grávida de 3 meses de gêmeos. Já tenho sintomas fortes de dor e agora comecei a ter choques na coluna, estou preocupada que evolua muito na gestação, o que fazer nessa situação já que o corpo tende a mudar cada vez mais?

    Responder
  45. Hilana
    Hilana says:

    Olá Doutor, uma ressonância de bacia indicando leve tedinose do glúteo médio e edema em partes moles dos trato iliotibiais e trocantes maiores dos fêmures, além de uma do quadril direito mostrando discreto aumento volumétrico e edema focal do músculo gemelar inferior, além de exames de sangue com hbl 27 negativo e fator reumatoide negativo, e hemogramas indicando inflamações com leucócitos que variam de 9000 a mais de 18000 constantemente. Nesse caso pode ser sacroileíte ou até mesmo espondilite anquilosante? As dores não cessam e minha reumatologista ainda não fechou o diagnóstico, já passei por vários médicos e nenhum fechou o diagnóstico.

    Responder
  46. Lucia
    Lucia says:

    Boa tarde. Fiz uma ressonancia e ela constou ligeiras irregularidades e afinamento das superficiais condrais bem como esclerose laminar e alterações fibroatiposas subcordicais comprometendo o segmento anteroiferior de ambas as articulações sacroiliacas e anterossuperior a esquerda sugere alterações crônicas de sacroileite. Estou preocupada com o termo *esclerose* pois tenho já o diagnostico de fenomeno de raynoud, fribromialgia, artrose acromo clavícular rosácea. O que seria esclerose laminar? A consulta vai demorar pode falar sobre? Faço acompanhamento com reumatologista mas demora muito marcar… No início foi suspeita de lupus mas até então Deus negativo para lupus.

    Responder
  47. physiotherapy
    physiotherapy says:

    Oi Dr. Estou grávida de 3 meses de gêmeos. Já tenho sintomas fortes de dor e agora comecei a ter choques na coluna, estou preocupada que evolua muito na gestação, o que fazer nessa situação já que o corpo tende a mudar cada vez mais?

    Responder
  48. Soraya Luna
    Soraya Luna says:

    Boa tarde Dr. Aberto,
    Estou maravilhada com a sua atenção, contribuição, paciência e apoio, no esclarecimento de duvidas com o tratamento correto, de diversas anomalias da coluna vertebral entre outras. Poderia discorrer sobre o tratamento da trocanterite?
    Desde já, muitíssimo grata!
    Deus abençoe grandemente.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Muito obrigado Soraya. Bursite trocantérica é a inflamação da bursa (bolsa) trocatérica (em cima do trocaste maior), parte externa do quadril. Tem várias causas, sendo que sobrecarga mecânica é a principal. O tratamento é conservador, com mudançãs posturais, Fisio e medicações.

      Responder
  49. Ramiro Santos
    Ramiro Santos says:

    Boa tarde Dr. Gotfryd
    A minha mulher foi diagnosticada como tendo uma hérnia coxo-ilíaca. Está na fase de tomar anestésicos e anti-inflamatórios há 2 semanas, ainda sem grandes resultados.
    Falaram-lhe em usar gêlo por periodos de +- 15 minutos.
    Acha que é recomendável?
    Gratos pela sua opinião

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.