O que é dor lombar ou lombalgia?

Dor lombar ou lombalgia é dor localizada na parte de baixo das costas, entre as últimas costelas e os glúteos. 

O que causa dor lombar?

Dor na região lombar é um sintoma, assim como dor de cabeça ou dor de barriga. Há diversas doenças que podem causar dor lombar, como problemas da coluna (vértebras, discos e ligamentos), da musculatura das costas, de órgão internos (como rins, estômago, intestino e pâncreas), além de problemas emocionais. Nos casos de lombalgia aguda, muitas vezes, não é possível que médicos façam diagnóstico exato, por não haverem anormalidades nos exames de imagem. Isso, entretanto, não impede tratamento do sintoma e completa recuperação. Dentre as causas ortopédicas, é comum dor muscular decorrente de posturas viciosas do dia a dia, hábito de carregar peso e sedentarismo.

 

Dor na região lombar sem diagnóstico exato tem nome?

Sim, nessas ocasiões denomina-se lombalgia inespecífica.

Preciso fazer ressonância magnética se tiver crise de dor lombar?

Não há comprovação que fazer ressonância magnética ajude no tratamento de lombalgia aguda inespecífica. Na crise aguda, na maioria das vezes, não há correlação entre sintomas e imagens de ressonância. Além disso, nesse tipo de dor é esperado haver melhora em poucos dias em até 90% dos casos. Dessa forma, ressonância magnética deve ser solicitada apenas em casos especiais, como compressões nervosas ou suspeitas mais graves, como tumor ou infecção na coluna. Além disso, nessas situações é importante realizar avaliação e exame físico detalhado com médico especialista em coluna.

Não há comprovação que fazer ressonância ajude no tratamento de lombalgias agudas inespecíficas.

Estou em crise de dor na lombar: o que devo fazer?

Para tratamento de dor lombar aguda, recomenda-se seguir algumas etapas, da seguinte forma:

  1. Pare com a apreensão e o medo sobre algo grave na coluna. Apesar da dor ser insuportável, é pouco provável que seja problema realmente grave. Contratura muscular aguda causa muita dor.
  2. Evite posições prolongadas que pioram a dor; considere fisioterapia e uso de medicações (prescritas pelo médico). 
  3. Com dor menos intensa e suportável, volte às atividades físicas normais, porém, lembre-se de não provocar dor.

Exercícios após crise de lombalgia

Após melhora da dor aguda, devem-se iniciar exercícios leves, que evoluirão gradualmente, sob supervisão de especialista. Lembre-se que o melhor exercício é aquele que você gostaO que realmente importa é manter a coluna em movimento. Além disso, órteses (como cinta lombar) ou palmilhas são reservadas apenas para casos específicos e raramente são necessários.

O melhor exercício é o que você gosta, pois o que realmente importa é manter sua coluna em movimento.

Lombalgia crônica: quais opções além da fisioterapia?

Após 3 meses de dor contínua, considera-se lombalgia crônica. Nessa situação, se faz importante diagnóstico preciso, ou seja, identificar a origem da dor. As causas mais comuns de dor lombar crônica são:

  1. Artrose (desgaste da coluna, populares bicos de papagaio); 
  2. Artrites (inflamação da coluna); 
  3. Doença degenerativa (desgaste) dos discos intervertebrais;
  4. Escorregamentos vertebrais (espondilolistese); 
  5. Distúrbios posturais ou desequilíbrio muscular; 
  6. Problemas emocionais.

Em caso de dor lombar crônica o médico especialista em coluna pode recorrer a outras medicações orais ou infiltrações na coluna. As infiltrações ou bloqueios na coluna podem auxiliar no controle da dor, além de facilitar reabilitação fisioterápica e exercícios físicos.

Cid lombalgia

(CID 10 ou Código Internacional de Doenças) O código CID 10 de dor lombar baixa é M54.5.

FAQ: PERGUNTAS FREQUENTES

O que é lombalgia?

Dor na região lombar ou lombalgia é dor localizada na parte de baixo das costas, entre as últimas costelas e os glúteos.

Lombalgia tem cura?

Sim. Lombalgia aguda (até 3 semanas de evolução) tem melhora espontânea em cerca de 90% dos casos. Lombalgia crônica requer tratamento, mas também pode ser curada.

Lombalgia CID? (CID 10 ou Código Internacional de Doenças)

O código CID 10 de dor lombar baixa é M54.5.

Qual melhor remédio para lombalgia?

Depende do tempo de evolução da dor lombar. Em casos agudos recomenda-se usar analgésicos simples, anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Casos crônicos e complexos podem requerer antidepressivos.

Como aliviar rapidamente a dor na lombar?

Dor lombar aguda não melhora imediatamente. A grande maioria dos casos demora cerca de 48h para começar a melhorar, mesmo se remédios potentes forem utilizados. Durante esse período pode ser necessário repouso, medicações (vide pergunta acima) e compressas locais de calor.

Autores: 

16 respostas
  1. Claudia Goes
    Claudia Goes says:

    Sofri por meses dores terríveis na região lombar, refletida para a perna até a altura da panturrilha. Não havia mais medicação que aliviasse totalmente as dores, bem como tratamentos convencionais de fisioterapia e acupuntura. Tomei a decisão de fazer a cirurgia de Estenose do canal vertebral com Dr Gotfryd e graças a ele ganhei uma “coluna nova”, como ele mesmo falou. A cirurgia foi fantástica! Rápida, descomplicada e muito efetiva. A recuperação é muito tranquila, agora aliviada estou totalmente sem dores. Vale a pena demais! Dr Gotfryd pessoa humana maravilhosa, me acolheu carinhosamente como toda a sua equipe, prestando-me toda atenção e carinho. Profissional fantástico, diferenciado com técnicas, conhecimentos super modernos e eficientes. Dispenso eternamente minha gratidão, ternura para esse Profissional tão especial e toda sua equipe, que através de sua determinação, conhecimentos, humanização conseguiu me proporcionar a oportunidade de ter uma vida nova de agora em diante! 🙏🏻😍

    Responder
  2. Luciana Braz
    Luciana Braz says:

    Estou sentindo dores lombares, a mais de 8 meses,passei no ortopedista que nem olhou pra mim é me disse o que eu tenho é lombalgia umbigo ciático, e com isso me passou analgésicos, as dores são constantes as vezes tenho a impressão que é infecção no ossos, pois bem descobri que o remédio Torsilax alivia minhas dores,já voltei a passar com alguns ortopedista, mandaram eu para de tomar pois posso perder os rins, mais o que eu faço as dores são terríveis, tenho 4 filhos tenho que trabalhar.

    Responder
  3. Priscila
    Priscila says:

    Dr sinto muita dor como se fosse por dentro da bacia é uma dor estranha e as vezes me deixa com a perna dormente (perna direita ) só que também sinto dores na lombar oque fazer ?

    Responder
  4. Larissa
    Larissa says:

    Olá boa tarde !!! Estou com dores no inicio achava que fosse rin,mas fui ao médico ele me disse que provavelmente seria uma dor lombar …já faz 5 dias que tenho tido dores e agora parece que foram para as pernas …. as dores lombares atacam dores de cabeça e alteração na pressão :????

    Responder
  5. Marcelo Vieira Mielke
    Marcelo Vieira Mielke says:

    Dr. Por duas vezes senti fortes dores na lombar, dor tão forte que não conseguia me movimentar, eu travava, e fiquei muito torto durante o período da dor. Sempre com 4 a 5 dias tomando remédio a dor passava. Fiz raio X e não detequitou nada. Fico preocupado tenho apenas 33 anos. O que pode estar acontecendo e o que fazer ?

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.