Infiltração na coluna (também conhecida como bloqueio anestésico) é procedimento frequentemente utilizado pelos especialistas em coluna. Possui eficácia e resultado consistentes no tratamento de dor na coluna e no nervo ciático. Por outro lado, são frequentes as dúvidas dos pacientes em relação ao tema. O texto abaixo irá ajudar a responder as questões mais frequentes.

Quando é indicado a infiltração na coluna?

Infiltrações da coluna – também conhecidas como bloqueios anestésicos – são indicadas para tratamento de dor proveniente de compressão nervosa – como na hérnia de disco – ou dor lombar crônica, especialmente em casos refratários a tratamentos não invasivos (medicações orais, fisioterapias e outros tipos de reabilitação). Infiltrações também podem ser úteis para confirmação de diagnósticos obscuros (chamado teste terapêutico), quando a origem da dor não é totalmente esclarecida apenas com exame físico e por métodos de imagem.

Quais tipos de infiltrações são mais comuns?

A maior parte das infiltrações são feitas na coluna lombar, embora seja possível infiltrar a coluna cervical. As infiltrações com finalidade de alívio da dor ciática podem ser do tipo epidural interlaminar ou foraminal lombar. Quando se deseja fazer teste terapêutico de uma única raiz, injeta-se pequena quantidade de medicação na saída do nervo a ser testado. Em casos de dor lombar crônica, realizam-se múltiplas infiltrações ao redor das articulações acometidas.

Quais medicamentos são utilizados na infiltração? Precisa usar contraste?

Nas infiltrações da coluna utiliza-se solução composta por corticosteróides – que possuem efeito anti-inflamatório – associado a agente anestésico local. Algumas infiltrações são realizadas com uso de contraste, pois esse delimita o local exato em que se deseja injetar a medicação. Existem contrastes específicos e seguros para uso na coluna vertebral. Infiltração foraminal lombar é exemplo típico de técnica que requer uso de contraste.

Quais os benefícios de infiltrar a coluna?

O principal benefício é melhora precoce da dor e auxílio na reabilitação fisioterápica. Em alguns casos é possível evitar cirurgia da coluna com o sucesso do procedimento.

Quais os riscos de infiltrar a coluna?

Nem todas as infiltrações resultam na melhora desejada. Em alguns casos pode não haver resolução dos sintomas, sendo necessários procedimentos adicionais. Em diabéticos há risco de alteração dos níveis de glicemia. Complicações neurológicas e infecciosas são eventos adversos muito raros.

Infiltração pode ser feita no consultório ou apenas no hospital?

As infiltrações são mais bem-sucedidas se guiadas por equipamentos de imagem, como radioscopia (espécie de radiografia em formato de filme) e tomografia computadorizada. Esses equipamentos geralmente estão disponíveis em ambiente hospitalar, ao contrário de clínicas e consultórios.

Preciso ficar internado após infiltrar a coluna?

Não há necessidade de internação hospitalar após infiltração. Você será liberado para casa cerca de duas horas após o procedimento.

Vou sentir dor no momento da infiltração? Após quanto tempo a medicação começa a fazer efeito?

O procedimento é realizado sob sedação – tipo de anestesia leve – que garante que você não sinta dor. Após a infiltração é esperado melhora gradual dos sintomas nos 10 a 15 dias subsequentes, pois nesse período o corticoide atingirá máximo efeito anti-inflamatório.

Infiltração da coluna é apenas paliativo ou pode resolver definitivamente meu problema?

Isso é amplamente variável. Em casos agudos de compressão nervosa, uma única infiltração pode ser capaz de aliviar suas dores definitivamente. Em outros casos, pode haver melhora parcial dos sintomas, sendo necessário complementação com fisioterapia ou mesmo cirurgia.

Quando posso voltar a trabalhar e fazer esportes após a infiltração?

É desejado manter repouso relativo por 24 horas após a infiltração. Após isso, você estará apto a retomar suas atividades de trabalho e lazer, de acordo com as orientações da sua equipe médica.


INFILTRAÇÕES NA COLUNA

137 respostas
  1. Eliete
    Eliete says:

    Fiz aplicação de medicamentos na coluna torácica, e aos lados nos músculos, a minha diabetes subiu para 400. Vou fazer infusão BSV. 5 sessões, tenho dor crônica, e não falei com o médico, que sou diabética, e agora, o que fazer?

    Responder
  2. Marcelo
    Marcelo says:

    Bom dia.
    Há 6 meses sofro diariamente com dor no cóccix, devido a uma queda jogando futebol.
    Nos exames (tomografia, raio-x e ressonância) não consta nada.
    Já realizei testamento com fisioterapia, osteopatia, quiropraxia, e nada resolver.
    Há exatamente 8 dias realizei o bloqueio do cóccix, só que depois disso a dor aumentou em vez de melhorar.
    A infiltração pode demorar a fazer efeito? Ou provavelmente deu errado?
    Estou desesperado, sem viver, trabalhar, apenas com dor.

    Responder
  3. Gustavo
    Gustavo says:

    Fiz um bloqueio da coluna lombar quinta-feira, 27/08 pela segunda vez (o primeiro foi há dois meses atrás). No primeiro dia a dor some completamente, mas hoje, 3 dias depois, estou sentindo os sintomas novamente (com menor intensidade). Isso é normal? Devo iniciar as seções de fisioterapia com esses sintomas?
    Obrigado!

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Gustavo, isso pode ocorrer pois os bloqueio são feitos injetando anestésicos de ação rápida e corticóides de ação lenta (demoram alguns dias para fazer efeito). Nesse intervalo pode haver oscilação de dor.

      Responder
  4. Marcus
    Marcus says:

    Olá Sofro muito com dores na coluna há anos e fui orientado a fazer esse procedimento pelo meu médico. Essas informações aqui me ajudaram bastante a entender mais profundamente a questão. Obrigado.

    Responder
  5. Camila Garcia Romani
    Camila Garcia Romani says:

    Boa noite. Tenho um Ganglioglioma infiltrativo no tecido medular em expansão da T2 a T8- e muitas dores neuropáticas. Agora ciático inflamado constantemente, e outros problemas na lombar. Vou fazer Bariátrica em 5 dias, com a diminuição da absorção dos remédios, a infiltração pode ser uma esperança para ajudar nas minhas dores crônicas? O Dr atende Porto seguro ouro mais q?

    Responder
  6. Marcos
    Marcos says:

    Olá, eu sou (ou era, não sei kkkk) atleta de jiu-jitsu, tenho apenas 23 anos e uma hérnia de disco na L5-S1 há 2 anos, já fiz fisioterapia convencional, ITC Vertebral (R$ 3.000,00 e não ajudou), tratamento com osteopatas, daqui duas semanas irei realizar a infiltração, espero mesmo que melhore, é uma dor frustrante, até em depressão estava entrando, mas esse artigo me deu esperança, estou também fazendo pilates e o médico me liberou para natação, espero melhorar, voltar a lutar e vencer, Abraço Doutor.

    Responder
  7. Vivian
    Vivian says:

    Olá Doutor. Ontem fui orientada por um médico a fazer infiltração a laser mas o procedimento fica muito caro… Cada agulha custa 3 mil reais e os honorários dele cinco mil. Gostaria de saber se esses valores estão de acordo com o procedimento. Obrigado

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Vivian, infelizmente não somos autorizados pelo Conselho de Medicina a informar qualquer tipo de valor sem consulta formal ao paciente.

      Responder
  8. Tatiana
    Tatiana says:

    Olá Doutor.
    Tenho 35 anos e uma hérnia na L5 S1. Estava com dores no quadril do lado esquerdo e após 30 dias de tratamento com fisioterapia, Pilates e anti-inflamatórios passei a ter apenas parestesia na perna esquerda em alguns movimentos. Neste caso a infiltração seria indicada para não haver nenhuma queixa ou a infiltração trata apenas a dor na lombar e não seria indicada no meu caso?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa pergunta Tatiana. Infiltrações para tratamento de hérnia de disco lombar ajudam principalmente no controle da dor aguda no nervo ciático, mas nem tanto para melhora da parestesia. Caso você já tenha melhorado da dor ciática, não faz tanto sentido infiltrar a coluna nesse momento. Entendi corretamente?

      Responder
  9. Rinalha
    Rinalha says:

    Olá, primeiramente parabéns pelo trabalho .
    Minha irmã passou pelo procedimento de infiltração fazem 5 dias e ela está sofrendo com fortes tonturas . Oque será? Efeito do remédio? Ela voltou ao hospital onde foi feito um exame de sangue. E estamos aguardando. Desde já agradeço se puder responder me.

    Responder
  10. Ajax Leal
    Ajax Leal says:

    Olá Dr.
    A infiltração é realizada somente por orientação médica?
    As dores na lombar não estão mais aliviando mesmo com anti-inflamatórios e hidroginástica, mas o médico ortopedista nem fez menção ainda a esse procedimento.

    Responder
  11. Biane de Paula
    Biane de Paula says:

    Ola boa tarde fiz o Bloqueio ontem dia 16 de Outubro mais estou sentindo dores no quadril irradiando para as perna esquerda estou preocupada porq o primeiro bloqueio q fiz foi a 2 meses a Traz eu saí andando sem dor nenhuma depois de 2 meses voltou pior aí tive q fazer novamente estou com a perna meio q anestesiada e ainda com dores isso é normal ???

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Prezada Silvia, existem protocolos específicos de reabilitação fisioterápica para aqueles que têm hérnia de disco. Sugiro procurar bom especialista na área. Abs

      Responder
  12. SIMONE FATIMA DA SILVA
    SIMONE FATIMA DA SILVA says:

    Boa tarde, minha mãe sofre com dores crônicas terríveis na lombar, principalmente ciático, toma dimorf diariamente e mesmo assim é insuportável, fez uma infiltração, bloqueio no sábado, ficou com muitas dores na coluna, porem as dores nas pernas sumiram por 4 dias, agora voltaram numa intencidade maior ainda, está internada há 3 dias, a recomendação do neurologista que cuida dela é o tratamento de radioterapia, nossa dúvida é sendo que o bloqueio durou apenas 4 dias, a radioterapia será eficaz realmente. Estamos desesperados com consigo mais vê-la chorando de dor sem conseguir caminhar, estamos muito angustiados e percebi o qual humano, solidário e seguro. Dr. é em suas respostas.

    Desde de já agradeço imensamente se puder nos responder.
    Deus o abençoe nessa linda missão de aliviar o sofrimento das pessoas.

    Responder
  13. Marcio Imakura
    Marcio Imakura says:

    Bom dia de Alberto , me chamo Márcio e atualmente moro no Japão , estou tendo problemas na lombar entre l4,l5,s1 achatamento dos discos a um ano mais ou menos sendo que a primeira vez tomei remédios e resolveu já a segunda vez além de remédios fiz 2 infiltrações e agora 2 meses depois estou acamado novamente .já fiz outra infiltração a dor está um pouco melhor mais ainda bem limitado em andar ou até mesmo ficar sentado ou de pé , gostaria de saber de você caso eu precisasse de cirurgia o quanto eu iria gastar para fazer mais ou menos , se puder me responder ficaria muito agradecido , pois se meu caso for cirúrgico eu gostaria de estar realizando aí no Brasil . Desde já agradeço

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Marcio, saudações. Você tem dor na lombar ou no nervo ciático (irradiada para a perna). Antecipo que o CFM não autoriza informações,ar valores sem consulta médica prévia, infelizmente.

      Responder
  14. Fernanda Martins
    Fernanda Martins says:

    Olá doutor, bom dia!!!
    Fiz uma infiltração da coluna cervical há dois dias atrás por conta de um abaulamento discal na C5-C6, no primeiro dia foi sucesso porque estava bem anestesiada. Quando o efeito passou, minha dor voltou, mas não é a dor do procedimento, é idêntica a minha dor de antes.
    Será que algo deu errado?
    Abs,

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Fernanda, isso pode acontecer mesmo nas infiltrações. O motivo é que logo após o procedimento há efeito imediato do anestésico. Após isso, pode levar alguns dias para o corticoide (outra medicação usada) fazer efeito. Precisa aguardar. Abs

      Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Regiane, nem todas a infiltrações são capazes de melhorar os sintomas de compressão de nervos. Por isso é importante retornar com seu médico para reavaliação.

      Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Juliana, depende. Bloqueio não funcionar pode significar dois cenários: o primeiro é que o problema não esteja relacionado com a coluna. A segunda, que a infiltração não foi suficientemente capaz de melhorar as dores, sendo necessário outros procedimentos, como cirurgia. Seu médico poderá decifrar isso revisando seu caso.

      Responder
  15. Mário Machado
    Mário Machado says:

    Ha 2 anos tive uma lesão no ciático, na altura do glúteo direito, precisei ser internado para conter a dor. O diagnóstico foi hérnia de disco L5 S1
    Passei por 2 cirurgias; Laminectomia e posteriormente Artrodese ALIF.
    Quanto a coluna, resolvido, mas o local da lesão no ciático continua causando dor ao sentar em superfícies duras, caminhar ou deitar, com alguma parestesia e dor na lateral do pé direito e atrás da perna.
    Neste caso haveria indicação para infiltração ? Já tentei de tudo mas este incomodo permanece.
    Observação; quando dirijo raramente incomoda ou até melhora.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Mario, preciso entender melhor que tipo de lesão se refere no ciático. Inicialmente, não me parece que infiltração seja boa opção.

      Responder
  16. Almir junior
    Almir junior says:

    Olá tudo bem ?
    Minha mãe sofre a anos com dores na coluna, ela tem ernia de disco e bico de papagaio.
    Na consulta o médico indicou o tratamento com infiltração, ela já tomou 2 de 3 infiltração q ele indicou, porém nesse exato momento ela estar com dores e sentindo frio..
    Isso e normal ?

    Agradeço muito se me ajudar, pq infelizmente o médico q atendeu ela, n explicou muita coisa, nem pediu exames nem nada.
    Só tocou a costa dela e já foi indicando a infiltração..

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Almir, houve melhora após as infiltrações? Esperamos melhora de, pelo menos, 50%, das dores após esse procedimento para considerar que houve efeito.

      Responder
  17. Sirley
    Sirley says:

    Fiz artrodese l4 l5 s1 6 meses e a dor o inchaço nas pernas não pararam nao consegui fazer fisioterapia fiz agora ums neuromiografia ressonância eparece que ha um cisto na cabeça do femur l5 e s1 comprimindo nervo ele disse que vai fazef infiltração sera que vai dar certo e que vai demorar está dor e inchaço passar

    Responder
  18. Cristiane Maria Dias Lando
    Cristiane Maria Dias Lando says:

    Doutor,boa tarde! Estou p fazer o meu procedimento na coluna com Infiltração! Tenho muitasssss dores no cóccix q irradia p perna….a dor é tanta q não consigo ficar de pé por muito tempo…qdo sento vai passando devagar. . Estou confiante q vou melhorar! Obrigada por cada esclarecimento aqui!

    Responder
  19. Veridiana
    Veridiana says:

    olá…fui diagnosticada com hérnia de disco muito grande na lombar l5 e mais duas pequenas mais no meio da coluna, o médico me disse que meu caso só com cirurgia, mas estou com muito receio de mexer na minha coluna , sinto muitas dores , dificuldades para andar , as vezes caio pq minha perna falha comecei fazer acompanhamento com ortopedista e ele me falou que meu caso é grave , mas tenho que esperar acabar a carência do convênio para realizar a cirurgia, oq falta 2 meses…ontem voltei no retorno médico relatei que estou com muitas dores , dificuldades para andar e mesmo assim ele se negou a me dar afastamento médico! O que devo fazer???

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa tarde Veridiana. O que posso lhe dizer é seguro é previsível. Se essa foi a opinião do seu médico entendo que deva ser considerada. Abs

      Responder
  20. André Luiz Garrido Pedroso
    André Luiz Garrido Pedroso says:

    Ola sou de Santos e minha dor e na torácica, me da Falta de ar parecendo que estou o tempo todo de mochila ou colete… Me incomoda muito e os remédios que estou tomando Alginac e dexa (duas ampolas dia sim dia nao) ja nao estão adiantando… Faço academia, alongo todo dia, comecei pilates e quiropraxia mas ta insuportável essa dor…

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro André, sugiro avaliação de clínico geral ou, se possível, pneumologista, para descartar problemas pulmonares.Após isso, recomendo, se necessário, fazer tratamento direcionado para a coluna.

      Responder
  21. Marcia lima
    Marcia lima says:

    Boa noite! Dr fiz uma infiltração dia 25 deste mês o médico não utilizou nenhum equipamento a não ser as duas seringas. Foi um procedimento rapido e logo que terminou a enfermeira assistente pediu que eu sentasse e pudesse ir embora e ela se retirou da sala. Sentei e logo senti uma dor insuportavel de cabeça e ansea de vômito suei forte. Veio um enfermeiro me deitou , fiquei muito mal mas fui pra casa . Sempre sentindo dores insuportaveis de cabeça, vomitei muito entao dia 30 fui internada por dois dias. O medico me disse que foi uma cefaleia que tive mai não me explicou qual a causa desta cefalei.hoje ainda sinto muitas dores na cabeça e na coluna ao movimentar. Gostaria se possivel vc me explicar as provavel causa destes transtorno e se é possivel reverter. Att, Marcia

    Responder
  22. jose Pinto
    jose Pinto says:

    Boa noite doutor trabalho a 30 anos com máquinas pesadas comecei a sentir dores na coluna lombar fui ao médico fiz fisioterapia e medicação palecsia 100 fui operado e fiz fisioterapia não passava as dores aumentam a medicação para 150 fiz filtração a dor continua na perna direita e com dores na lombar mais brandas será que posso continuar na minha profissão em que me pode ajudar obg.

    Responder
  23. Eduardo Henrique
    Eduardo Henrique says:

    Fiz uma infiltração na coluna em duas hernias de disco L4,L5 e L5 S1.
    Tem 11 dias hj,e após a cirurgia o alivio imediato da dor ocorreu, com formigamento na perna direita, o formigamento diminuiu quase por completo, mas o pé direito está com movimentos limitados é normal ?
    O passar dos dias vai aliviar esse sintoma?
    Não consigo flexionar o pé para cima ele fica completamente rígido.
    Obrigada pela oportunidade e Parabéns pelo trabalho.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Eduardo, agradeço pelos comentários.
      Fiquei com dúvida: o pé direito está sem movimentos completos há quanto tempo? Isso mudou com a infiltração?

      Responder
  24. Italo Silveira
    Italo Silveira says:

    Boa tarde, Dr Alberto. Tenho uma protusão postero central qie estabelece contato com as raízes L5-S1. Há pouco mais de 3 meses tenho dores e desconfortos ciáticos bilaterais, principalmente na perna esquerda. Já fiz de tudo, desde os medicamentos aos tratamentos conservadores. Porém o problema segue firme e forte. Um neurocirurgião comentou sobre essa infiltração. Porém tenho um pouco de medo, será que no meu caso poderia ter um efeito positivo?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Ítalo, infiltrações são ferramentas úteis no tratamento conservador das ciatalgias. Rm algumas situações é possível, invlusive, evitar cirurgia.

      Responder
  25. Joice cordeiro da silva
    Joice cordeiro da silva says:

    Tive um aborto dia 29 de dezembro tive que fazer uma coretagem já tem 2 meses e sinto muita dor na minhas costa…..ja não sei oque fazer mais……vou no médico ele só me passa uma injeção……passa so que vou a dor sito muita dor não consigo fazer mais nada minha vida não é mais a mesma dotor vc pode me ajuda??????

    Responder
  26. Clara
    Clara says:

    Olá! Fiz cirurgia eletroestimulação e no trajeto que passou o fio até o marcapasso estou tendo dores horríveis. Faço fisioterapia liberação miofascial mas a dor aumenta.
    Médico sugeriu uma infiltração anestésico + analgésico muscular.
    Não estou confiante. O Sr pode me ajudar,dar dica? Obrigada

    Responder
  27. Conceição Ferreira
    Conceição Ferreira says:

    Bom dia Dr.Ja fiz um bloqueio na lombar e já se passaram 1 ano e meio e estou ótima até hj mas….na cervical foi diferente.Tenho hérnia de disco c4-c5/c5-c6. O procedimento foi 2 meses atrás e só fiquei sem as terrível dores na nuca descendo aos ombros durante uma semana após realizar o bloqueio.Em consulta médica me foi ministrado calmantes mas estes não fazem efeito e alguns ainda aumenta as dores de cabeça.Qual seria o próximo procedimento na minha cervical Dr? obrigada

    Responder
  28. Caroline Vilela
    Caroline Vilela says:

    Fiz a infiltração lombar devido a duas hérnias de disco no dia 28/01. A dor no local melhorou mas a dor que sentia no glúteo esquerdo, coxa e panturrilha continuam. Estou tomando Etna e pregabalina duas vez ao dia, faço compressas geladas. Faço fisioterapia também. Mas essa dor incomoda muito. É normal, o procedimento deu errado? Obrigada.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Caroline, nem sempre as infiltrações são capazes de eliminar a dor pela compressão nervosa. Em geral, esperamos resultados nos primeiros 15 dias. Sugiro voltar com seu médico.

      Responder
  29. Esilda
    Esilda says:

    Olá, tenho uma dúvida ou suspeita..nao.sei bem.
    Fui a um médico com RM coluna sacra para ver o tratamento pois estava com muitas dores (especialmente naquele dia) o médico imediatamente me indicou uma infiltracao que faria naquele momento, fui ao cx da clínica paguei 160,00 ,voltei com o médico e ele me seu uma injeção nas nadegas … achei estranho, pois não é isso que leio sobre infiltracao.
    O que me diz?

    Responder
  30. Sirlei Andreotti
    Sirlei Andreotti says:

    Fiz o procedimento de bloqueio a uma semana, e continuo com fortes dores, e continuo tomando vários remédios pra dor, é possível não ter dado certo o procedimento de bloqueio em mim, mesmo eu sendo saudável e não tendo nenhum outro problema de saúde, e nem tomando remédio de uso contínuo?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Sirlei, infiltrações não são capazes de resolver dores neurais em 100% doas casos. já foi reavaliada pelo seu médico?

      Responder
  31. Gleidisson Fagundes
    Gleidisson Fagundes says:

    Olá doutor!
    Tenho hérnia de disco e agora estou com tendinopatia insercional do supraespinhal e infraespinhal no ombro.
    Gostaria de sua opinião D.r se você acha se eu fizer infiltração nos dois casos melhoraria as lesões e as dores intensas?
    Obrigado.

    Responder
  32. Flaviana Boucinhas
    Flaviana Boucinhas says:

    Dr. Alberto, Há quatro anos sofro com dores no pescoço/ombros. Depois de vários diagnósticos e tratamentos, meu neurologista disse que as dores são provenientes de duas hérnias na c5/c6/c7. Recomendou bloqueio forominal. Esse bloqueio é seguro?! Por quanto tempo posso ficar sem dor? Muito obrigada pela atenção.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa tarde Flaviana, particularmente, evito bloqueios na região cervical. Mas isso é opinião pessoal, há médicos que utilizam.

      Responder
  33. Guilherme
    Guilherme says:

    Bom dia! Tenho uma dor lombar de caráter inflamatório, que melhora se eu tomo doses altas de prednisona e tandrilax, mas volta quando eu paro. Tenho 32 anos e fui atleta de tênis de mesa de alto rendimento por quase uma década. A infiltração com corticoides seria uma opção para mim?

    Responder
  34. Cheila
    Cheila says:

    É seguro um clínico geral fazer infiltração na coluna?
    Ou somente um especialista?
    Meu esposo está fazendo acompanhamento com um clínico geral, é um excelente médico, porém ele ofereceu a infiltração, disse que é feito no seu consultório e com anestesia local, pode doutor?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Cheila, infiltrações feitas em consultórios, sem equipamentos de imagem como radioscopia ou tomografia, geralmente são mais superficiais (músculo ou fascia) e não exatamente na coluna. Imagino que esse seja o caso. Costumamos fazer infiltrações na coluna em hospital com sedação, guiado pelos equipamentos mencionados.

      Responder
  35. Larni Silva
    Larni Silva says:

    Tenho hérnia de disco e sinto muitas dores nas pernas , queimação e dormência. É recomendado fazer infiltrações? Corro o risco de ficar sem andar com o procedimento errado de infiltração na coluna?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Larni, infiltrações são recomendadas em alguns tipos de hérnia de disco lombar. Piora neurológica não são observadas após esse tipo de procedimento, disque feitos dentro das técnicas adequadas.

      Responder
  36. Vanessa Souza
    Vanessa Souza says:

    Fiz a infiltração ir conta de dor lombar e 2 hérnias de disco nível 3. Porém, estou no hospital ainda,pois minha perna esquerda está dorme te até agora. Fiz o procedimento as 18:30 e agora são 00:26. Isso pode acontecer? Eu posso ter problemas pra andar novamente? Não consegui nem ir ao banheiro.

    Responder
  37. Débora Gomes
    Débora Gomes says:

    Tenho 170 kilos eu não consigo emagrecer e nem fazer minha redução de estômago pelo sus é tudo uma demora uma bagunça.
    Por favor dr eu sofro com dor na lombar a ponto de quase não poder andar mais a mais de um ano por favor doutor por tudo que é mais sagrado ness vida oque eu posso fazer ou tomar para aliviar essa dor?

    Responder
  38. Domita ferreira silva
    Domita ferreira silva says:

    Dr. Sofro de uma dor na lombar muito forte desde junho de 2020 , parei de viver desde então , as dores são muito intensas e desde dezembro de 2020 irradou pra todo o lado direito do meu corpo , braço , perna e pé direito , queria muito fazer o bloqueio mas naoe tenho condições financeiras , por causa da dor perdi o trabalho e desde então necessito de ajuda financeira e doações de parentes e pessoas próximas , queria saber se esse tratamento e possível fazer pelo sus ?

    Responder
  39. Karen
    Karen says:

    Dr. Tenho hérnia de disco na L5-S1, já fiz 15 sessões de RPG, 7 sessões de fisioterapia, tomei diversos medicamentos, e a dor só aumenta ao passar dos dias. A Infiltração seria indicada neste caso? É possível que a dor volte depois do processo?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Karen, acho importante ser avaliada em consulta e revisar seus exames para definir se há indicação de infiltração no seu caso.

      Responder
  40. JACYARA CALDEIRA DE SOUZA
    JACYARA CALDEIRA DE SOUZA says:

    Prezado Dr. Bom dia! Tenho 65 anos e artrose na coluna e venho tratando com antiinflamatório não-esteróide e analgésico. Já fiz fisioterapia, acupuntura e alongamento, além de natação. A dor piorou, ultimamente e soube do procedimento INFILTRAÇÃO, mas, minha oftalmo desaconselhou, por conta do glaucoma e dos corticosteróides utilizados. Sempre é introduzido corticosteróde ou há alternativa, na meu caso? Att, J.

    Responder
  41. Valmir dos Santos Júnior
    Valmir dos Santos Júnior says:

    Dr. Alberto, bom dia!
    Fiz uma infiltração há 2 dias para tratar uma epicondilite do cotovelo direito, entretanto, desde que passou o efeito anestésico, a dor aumentou frente a que eu sentia. É normal com uma dor aguda após a infiltração?
    Se sim, por quantos dias aproximadamente?

    Responder
  42. GILZA OLIVEIRA
    GILZA OLIVEIRA says:

    Boa noite doutor meu nome é Gilza, 39 anos, tenho duas hérnias de disco na lombar L4 e L5 tem os sentidos dores e mesas que estão sendo controladas com o uso do pregabalina de 100 mg celecoxibe 200mg, e Tramal retard 100mg. Não tenho sentido muita melhora pois o formigamento nas pernas continua do mesmo jeito seria indicado nesse caso uma infiltração, mesmo que a dor intensa esteja controlada pelo Tramal?

    Responder
  43. Aldir
    Aldir says:

    Bom dia doutor tenho uma hérnia de disco na l5 s1 e estou com a perna esquerda com muita dor fiz infiltração dia 16 desse mês mas não vi melhoras tomando remédios forte paratran e praticamente vou ter que fazer cirurgia Que práticas são usadas aqui no Brasil para esse tipo de cirurgia a dor é imensa e não consigo nem trabalhar mais

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      AS principais técnicas cirúrgicas atualmente são a microdiscectomia e discetomia endoscópica, ambas eficazes e seguras.

      Responder
  44. Claudio
    Claudio says:

    Tenho hérnia L4 e L5, sinto muita dor e as vezes sinto repuxar no local delas, o siatico, não sinto mais,não no começo foi quando descobri o q era, o Sr. Recomenda a infiltração no meu caso; Obrigad

    Responder
  45. Yara Miyamae
    Yara Miyamae says:

    Olá boa tarde
    Fiz no dia 16/06 um procedimento mini invasiso infiltração, onde os médicos escreveram uma carta para perícia médica alegando sem melhora no quadro. Ainda continuo sentindo dores na lombar, choque na perna direita, quando tento fazer caminhada sinto fraqueza nas pernas. Na ressonância acusou 2 hérnias com sobrecarga mecânica e compressão Dural e uma pequena artrose. O frio ajuda na dor, ou seria mesmo necessário uma cirurgia?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Ola Yara, fazem 15 dias da infiltração, certo? Tamvez valha aguardar um pouco mais antes de dar o próximo passo, que seria cirurgia.

      Responder
  46. Ademir dos Santos
    Ademir dos Santos says:

    Eu fiz uma cirurgia de hérnia de disco na lombar e hoje está completando 2 meses e 15 dias, antes da cirurgia eu tinha uma dor horrível na perna direita devido a dor ciatica que aliviou depois da cirurgia mas essa dor voltou 3 semanas depois da cirurgia e foi controlada com esteroides e até aeh tudo ok e o médico sempre falou ser normal só que depois de um mês e meio de cirurgia começou uma dor muito forte na lombar onde quando eu espirro fica uma dor insuportável e o médico sempre dizendo ser normal devido a cicatrização por dentro mas o problema que essa dor me atrapalha andar por não aguentar e por ser muito forte quando estou de pé pois só consigo me mover escorando nas paredes e nas portas e nisso tive de parar no hospital onde novamente me colocaram dentro de uma máquina para checar o que estava acontecendo pois fiquei uma hora dentro dessa máquina e constataram que estava tudo ok com a cirurgia e que o problema era uma pele que cresce nessa cicatrização que não sei o nome mas já vão 3 semanas de cama e até que enfim o médico marcou essa infiltração com injeção local para daqui duas semanas porque diz que essa infiltração só pode ser feita depois de 3 meses de cirurgia e até lá estou tentando controlar essas dores com remédios fortes para aguentar porque eu nunca sentir tantas dores na minha vida mas daí minha pergunta isso eh normal, essas dores são normais porque tudo para o médico que fez minha cirurgia eh normal e que isso é algo que acontece com 1 a cada 10 pessoas…

    Responder
  47. Paloma Madeira
    Paloma Madeira says:

    Boa tarde Doutor,
    Descobri o senhor através de pesquisar e por isso vou fazer uma pergunta sobre a doença da minha namorada.
    Ela tem um hérnia de disco na coluna e por este motivo sente dores no quadril como fosse nervo ciático, foi indicado o bloqueio, pq como a hérnia está inflamada, ela comprimi e foi o quadril, foi feito o procedimento há 5 dias ela relata melhora de 90% mas ainda sente pequenas queimações na coluna, é normal? Demora passar definitivamente? Ou possa ser que as dores volte e seja necessário a cirurgia?

    Responder
  48. José Mário Carneiro
    José Mário Carneiro says:

    Boa noite! Minha mãe sofre com fortes dores na região lombar que irradia para a perna direita. A dor mais forte é na perna direita. Fomos em vários ortopedistas e clínicos gerais, porque medicamentos e fisioterapia não funcionam. Buscamos um neurocirurgião que cobrou $13.000 pelo procedimento de infiltração. Contudo, minha mãe continua sentindo a mesma dor. Sendo que o procedimento foi realizado 2 dias atrás. É normal que essa dor permaneça? E esse valor cobrado condiz com a realidade?

    Responder
  49. Laura Albuquerque
    Laura Albuquerque says:

    Olá sou tecnica de enfermagem a 9 anos em UTI adulto. Estou com a L4,L5,L5 S1, com aubalamento,edema,inflamada, estou a 1 mês e meio com dor,fiquei 1 mês afastada do serviço, hj retornei e a dor está forte novamente, já tomei várias medição,estou tomando pregabalina e nada da dor passar,será que o bloqueio vai me ajudar? Obrigada

    Responder
  50. Viviane Feliciana Gomes
    Viviane Feliciana Gomes says:

    Boa noite
    Dtr tenho um grave problema é não sei o que fazer procuro outras respostas
    Sou portadora de ATROFIA MUSCULAR TIPO 3, tenho espondilose na L3, e hérnia de disco entre a L3 e L4, fiz uma infiltração em novembro de 2020, quando foi em janeiro as dores intensas voltaram fui no médico e ele não me deu nenhuma outra alternativa para a dor somente paliativos para dores simples mas a minha dor e intensa, ando torta e existem outros problemas que estão surgindo como dormência no pé, cirurgia ele também descartou por motivo da atrofia. Pergunto como faço sento e espero o pior acontecer ou tem solução para o meu caso solução essa que ainda não achei. A não ser Deus em minha vida.
    Desde já agradeço.

    Responder
  51. ROSALI APARECIDA MATARAZZO QUITERIO
    ROSALI APARECIDA MATARAZZO QUITERIO says:

    Boa tarde Dr.
    Li praticamente todas as dúvidas sobre o procedimento de bloqueio da dor que mandaram para o Sr.
    Confesso que fiquei meio desanimada com tantas histórias mal sucedidas. Tenho vários problemas na coluna e sinto muita dor. Há um ano venho tomando uma medicação manipulada que ajudou até uns dois meses atrás. Hoje já não faz mais o efeito do inicio do tratamento. O médico me orientou a fazer esse procedimento de bloqueio da dor. A pergunta é: Qual a porcentagem de melhora com o bloqueio? Tenho medo de ficar pior, ou ter algum problema mais grave por causa do procedimento…o que o Sr. sugere? Acha que vale a pena tentar? Obrigada por sua atenção.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Rosali. A taxa de sucesso nas infiltarções é muito variável, pois depende da causa do problema e da técnica utilizada. Apensar de não funcionarem em todos os casos, eu particularmente gosto dessa ferramenta.

      Responder
  52. Aline
    Aline says:

    Olá, tive três crises de for lombar em um ano, a última recentemente a ressonância deu “Artropatia em L3-L4 a L5-S1 com redução de fenda e esclerose do osso subcondral com discreto derrame articular em L3-L4. Mais umas coisas, com a conclusão de discoartropatia lombar baixa, depois do tratamento medicamentoso, foi indicado uma infiltração, na consulta q foi indicado eu tinha dor ainda, mas agora chegando perto do dia do procedimento estou sem dor, e sem remédios, será msm necessário fazer a infiltração?

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.