paciente com agulhas de acupuntura para tratamento de coluna

Acupuntura é procedimento médico que utiliza inserção e manipulação de agulhas metálicas em determinadas partes ou pontos do corpo, que visa tratamento de muitas condições clínicas, assim como à manutenção da saúde. Essa técnica terapêutica é originária da China e faz parte de um grupo de conhecimentos médicos desenvolvidos ao longo dos últimos 2.500 anos, denominados de Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

 

Qual significado do termo acupuntura?

A palavra “acupuntura” é adaptação ocidental do conceito chinês e deriva do latim “acus” (agulha) e “puntura” (perfuração). Em chinês, essa técnica é denominada “Jin Huo”, que significa metal e fogo, o último referindo-se ao uso de mocha (cones feitos de erva Artemísia), que acesos estimulam os pontos de acupuntura.

Como é feita a acupuntura? O agulhamento é igual em todos os casos?

A acupuntura denota técnicas de inserção de agulhas através da pele, nos tecidos abaixo dela, em várias profundidades, direções e pontos estrategicamente planejados, que objetivam efeito terapêutico. Embora a definição de acupuntura se refira à “agulha” como necessária, somente isso não é suficiente, assim como o bisturi não nos dá uma definição adequada do que é cirurgia. O ato de agulhar um tecido para obter determinado efeito terapêutico não está separado do contexto no qual a agulha é aplicada – ou seja, como está sendo usada, em que região, a que profundidade, em quantas e quais localizações, por quanto tempo, em que situações e por quê. Os padrões de agulhamento são designados de acordo com a localização, a natureza e a duração dos problemas a serem tratados.

 

Exemplo de agulha utilizada para acupuntura

Exemplo de agulha utilizada para acupuntura

Vou sentir dor durante a sessão de acupuntura?

A maioria dos pacientes se sente confortável com a estimulação. Naqueles que nunca fizeram acupuntura, pode-se iniciar com estimulações mais leves e superficiais e, à medida que se vão acostumando e ficando mais à vontade com o método, quando necessário, aumenta-se aos poucos a intensidade da estimulação.

Como se dá a regulamentação da acupuntura médica no Brasil?

No Brasil, a acupuntura é uma especialidade médica regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina desde 1996. Os médicos especializados na área cumprem um extenso programa de Educação Médica em Acupuntura, e são submetidos a uma validação de Título de Especialista em Acupuntura (TEA), pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Colégio Médico de Acupuntura (CMA). Na acupuntura médica, os tratamentos são planejados para integrar acupuntura, outras terapias complementares e inclusive, se necessário for, medicação alopática.

Veja a resolução do Conselho Federal de Medicina sobre regulamentação da acupuntura no Brasil.

Quais são os princípios da acupuntura?

Sabe-se, basicamente, que a estimulação de pontos de acupuntura – ou acupontos – desencadeia reações neurológicas e hormonais locais e sistêmicas, com a liberação de substâncias bioquímicas, neurotransmissores e hormônios em diferentes níveis dos sistemas do organismo. Tudo isso resulta em processos regenerativos, analgésicos, anti-inflamatórios e antidepressivos.

Como a acupuntura pode ajudar nas minhas dores de coluna?

Quando deparamos com doenças da coluna vertebral é fundamental fazer o diagnóstico correto da causa etiológica que está levando a manifestação dos sintomas, sejam eles dor nas costas ou irradiada para os membros (devido a compressão de nervos na coluna). Essa etapa deve ser feita em conjunto em médico especialista em coluna.

A idéia é triar os casos e propor terapêutica efetiva, através de tratamento clínico reabilitacional, incluindo em muitos casos o uso das técnicas de acupuntura, infiltrações ou cirurgia. A abordagem não é limitada em apenas dissipar a dor, mas também entender mecanismos associados, mecânicos, posturais e emocionais que perpetuam o quadro doloroso. O objetivo é quebrar o círculo vicioso de descompensações da melhor forma possível.

 

Acupuntura é terapia integrativa para tratamentos de coluna, devido a sua função anti-inflamatória, relaxante muscular, além de promover melhora do padrão do sono, redução da ansiedade e do estresse.

 

Veja também:

Dor lombar: entenda tudo sobre o problema

Nervo ciático: quem é ele?

Médico Ortopedista Especialista em Coluna

Qual o significado clínico de dor na coluna?

Dor é a principal queixa dos pacientes. Ela é mecanismo de alerta do corpo e ocorre sempre que um tecido estiver lesado, o que permite reação com o intuito de remover o estímulo agressor. Pode ser aguda (repentina, com duração limitada) ou crônica (persistente, durando meses ou anos). Quando crônica, ela pode ser limitante ao extremo, proporcionando sofrimento físico e emocional e atrapalhando consideravelmente a qualidade de vida e o bem-estar do paciente.

 

Autor: Dr. Mário Sérgio Rossi Vieira

Médico Graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

Residência Médica em Fisiatria pela FCMSCSP.

Especialização em Medicina Esportiva pela Escola Paulista de Medicina (EPM-UNIFESP) e em Acupuntura pelo Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa (CEIMEC).

Mestrado em Medicina pela FCMSCSP.

Treinamento clinic na Tianjin University of Traditional Chinese Medicine (China) e no Institute of Mind and Body Medicine da Harvard Medical School (EUA).  

Especialização em acupuntura médica da Harvard Medical School (HMS Acupuncture Course for Physicians).

Médico do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) desde 2005, contribuiu para a elaboraração dos protocolos institucionais de atendimentos médicos em acupuntura da Instituição.

 

 

 

3 respostas
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Luiz, sim, estenose pode ocorrer novamente, tanto no local operado quanto em outras partes da coluna. Precisa investigar melhor.

      Responder
  1. Vanuzia da silva santos
    Vanuzia da silva santos says:

    Eu estou com problema na coluna cervical cid 54.2 Cervicalgia e prejudicou meu braço, apresentando tendinite
    Sinto muita dor no pescoço, cabeça e braço direito, incomoda até pra usar celular
    Eu preciso de ajuda, o ortopedista que fui me disse que isso não é nada grave que eu possa me preocupar, não me apresentou solução nenhuma, peço a Deus que um dia ele tire de mim essa dor infeliz.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.