Sacroileíte: inflamação da articulação sacroilíaca

Sacroileíte

Sacroileíte é termo usado para inflamação em uma ou ambas articulações sacroilíacas, local de comunicação entre a coluna vertebral e a bacia. O problema pode ocorrer por diferentes motivos e é tipicamente acompanhado de dor e rigidez lombar, dor nas nádegas e, eventualmente, dor irradiada para os membros inferiores.

Esquema da articulação sacroilíaca.

As articulações sacroilíacas conectam a bacia e a coluna.

O que causa sacroileíte?

  • Doenças inflamatórias: alguns tipos de doenças inflamatórias articulares como a espondilite anquilosante e a artrite psoriática promovem inflamação das articulações sacroilíacas;
  • Trauma: fraturas da pelve (geralmente por traumatismos de alta energia, como acidentes automobilísticos ou queda de altura) podem danificar as articulações sacroilíacas;
  • Gravidez: as articulações sacroilíacas podem afrouxar e se acomodar à medida que cresce o bebê. Além disso, o aumento de peso da gestante associado à mudança da postura e da marcha podem sobrecarregar as articulações;
  • Infecção: casos raros de infecção podem lesar as articulações sacroilíacas.

Quais os sintomas de sacroileíte?

O sintoma mais comum é dor lombar baixa e dor nas nádegas, acompanhando de sensação de enrijecimento da região lombar. Além disso, pode haver irradiação para as pernas (lombociatalgia), semelhante ao observado em compressões nervosas, como na hérnia de disco lombar. A dor pode aparecer mesmo em repouso, tipicamente à noite, porém pode ser agravada por:

  • Ficar muito tempo na mesma posição;
  • Correr;
  • Subir escadas;
  • Carregar peso;
  • Esforços físicos em geral.

Veja também:

Qual médico trata sacroileíte?

Sacroileítes são frequentemente tratadas por médicos reumatologistas e ortopedistas especialistas em coluna.

Qual o CID de sacroileíte?

Sacroileíte: CID M46.1

Quais exames são necessários para diagnóstico de sacroileíte?

Apesar de radiografias simples serem capazes de mostrar alterações das articulações sacroilíacas, o exame de eleição é ressonância magnética. Além disso, quando se diagnostica sacroileíte sem causa evidente, deve-se realizar investigação mais detalhada, em busca de possíveis doenças reumatológicas, como espondilite anquilosante.

Ressonância magnética da sacroilíacas.

Ressonância magnética mostrando inflamação das articulações sacroilíacas (setas brancas e pretas).

Qual tratamento para sacroileíte?

Imagem que mostra infiltração na articulação sacroilíaca

Infiltração da articulação sacroilíaca com corticóide.

Os tratamentos para sacroileíte variam de acordo com a causa e a intensidade do problema. Dessa forma, são opções frequentes:

  • Medicações (analgésicos, miorrelaxantes e antiinflamatórios);
  • Fisioterapia e exercícios;
  • Infiltrações da articulação sacroilíaca com corticosteróides;
  • Ablação articular por radiofrequência;

Em casos de distúrbio reumatológico, o tratamento deve incluir medicações específicas para a doença causadora do problema.

 

302 respostas
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Luciane, degeneração articular ocorre com o passar dos anos e realmente não tem cura. Porém, sintomas dolorosos podem ser controlados com tratamentos. Obrigado pelo comentário.

      Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Paulo, para opinar sobre determinado caso se faz preciso examinar o paciente e, após isso, analisar os exames de imagem. Venha em consulta quando possível. Abs

      Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Paulo, não é comum cirurgia para sacroileíte. Por outro lado, infiltrações podem ajudar bastante nos sintomas. Você já fez algum tratamento? Abraços

      Responder
  1. Thiago Almeida
    Thiago Almeida says:

    Dr eu tive uma fratura estavel de ramo púbico, ficou doendo muito quando recebi alta dos hospital, pois sofri um acidente de trânsito. Não vejo diferença de tamanhos entre os membros inferiores, pelo contrário o lado da batida ( lado esquerdo) a perna é mais longa. Como saber se a lesão da articulação sacroilíaca pós traumática encurtou o membro inferior?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Alexandre, o diagnóstico de sacroileíte é clínico (feito por meio de testes pelo médico) além das imagens. Assim, o fato isolado de esclerose na articulação não é suficiente para definir o diagnóstico.

      Responder
      • Alexandre Peres
        Alexandre Peres says:

        Dr. ao voltar no ortopedista ele considera sim que posso estar com a sacroileíte, sou corredor amador a 5 anos, existe a possibilidade de um sacroileíte desenvolver por anos de corrida ou somente mesmo por um problema genético de processo inflamatório ? Minha dor é grau leve moderado, estou parado a 4 meses sem correr e a dor continua igual, alguns dias doem outros não….Devo procurar um medico reumatologista ?

        Responder
  2. Thiago Almeida
    Thiago Almeida says:

    Boa tarde Dr. Tive uma fratura sem desvios no ramo púbico superior esquerdo após um acidente de trânsito, como saber se essa fratura causou uma lesão na articulação sacroilica? Apesar do membro inferior do lado esquerdo ser um pouco maior do lado direito, ou seja a perna esquerda é maior que a direita pouca coisa. Como saber se a perna esquerda ( lado da fratura ) encurtou? Obrigado.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Thiago, no seu caso, exames de imagem como podem auxiliar a detectar presença de lesão traumática da articulação sacroilíaca.

      Responder
  3. Deise Graciella Alves de Lima
    Deise Graciella Alves de Lima says:

    Bom dia Dr. Tenho um filho que está sem poder firmar os pés no chão pq dói a região lombar e o quadril. Hoje ele tem 12 anos, mas na época ele tinha 10, quando sofreu um acidente grave jogando futebol. Na época fizemos todos os exames que os médicos pediram e deu tudo normal, chegou a ficar na cadeira de rodas por 3 meses. Essa semana que passou acordou sem poder andar. Está usando novamente a cadeira. Fomos ao médico e vamos fazer a ressonância da bacia. Dr. Os médicos tratavam antes como lombalgia.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Deise, nesse caso deve haver minucioso exame físico e análise de imagens para detectar o problema. Nessa idade não é comum haver dor crônica nas lombar.

      Responder
  4. Thatielen
    Thatielen says:

    Ola, sofri um acidente de moto onde fraturou o sacro, hoje sinto os mesmo sintomas faz uns 2 meses, estava tudo tranquilo, agora nao consigo nais firmar os pes no chão e sinto muitas dores ate o tornozelo

    Responder
    • Camila
      Camila says:

      Olá Dr Alberto,tudo bem?
      Tenho sacroelite,estou fazendo tratamento a três meses tive apenas uma melhora ..
      Não consigo trabalhar, ficar sentada ou em pé por muito tempo !
      Fiz o uso de Arcoxia,tramadol e dexa citoneurin ..
      Poderia me dar a sua opinião, por gentileza 🙏

      Responder
      • Dr. Alberto Gotfryd
        Dr. Alberto Gotfryd says:

        Camila, nos casos de sacroileíte é importante diagnosticar possíveis causas, como doenças reumatológicas ou distúrbios mecânicos. Além disso, controle da dor pode ser feito com medicações orais, intramusculares ou Infiltracao local guiada por imagens.

        Responder
        • Camila
          Camila says:

          Obrigada Dr Alberto ..essas infiltrações são feitas com anestesia, pois eu fiz 4 aplicações e quase morri decanta dor 😱
          Na verdade eu moro no Japão estou muito sem saber oque fazer ..
          Pois o médico tem me tratado apenas com tramadol !
          Já não sei mais oque fazer 😌

          Responder
        • Camila
          Camila says:

          Obrigada Dr Alberto pela atenção..
          Essas infiltrações são feitas com anestesia ,fiz 4 aplicações e quase morri 😵
          Na verdade eu moro no Japão ele está me tratando apenas com o tramadol agora , eu já não sei mais oque fazer 😌

          Responder
  5. claudia
    claudia says:

    Dr. Eu fui diagnósticada com inflamacao sacroiliaca estou fazendo fisioterapias 2x na semana. Preciso voltar o tratamento com o que eumatologista para aplicacoes de injeções ou a fisioterapia me levara a recuperacao? Tive uma queda de grande impacto no box.
    Muito obrigada por sua atenção

    Responder
      • conceição ribeiro lucindo
        conceição ribeiro lucindo says:

        doutor sem,tenho dor na coluna e sempre trabalhei com serviço pesado ;estava me tratando com ortopedia e ele falava que era lombociatalgia ,a no meu rx deu esclerose nas sacroiliaca ,cisto subcondrl a esquerda na sintese pulpiana eartrose na interpositaria em l-4 l-5 l e l5 S1 e na tomografia artrose bilaterl na sacroilíaca e artrose interfacetárua em l5 eS1 meu vhs deu 8 e a proteina reativa 40 devo me preocupar

        s1

        Responder
  6. Fabiana Oliveira
    Fabiana Oliveira says:

    Prezado Dr. Alberto. Fui diagnosticada há 3 anos com sacroileíte e em tempos tenho crises, basta fazer movimentos bruscos na lombar que provoca. Não posso usar antiflamatorio porque já tive cálculo renal e sinto muita dor quando faço uso apenas utilizo injeção de corticoide nas crises. O que o Dr aconselha para que eu tenha uma vida sem precisar de medicamentos de tempo em tempo? Obrigada pela atenção!

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Fabiana, alguns casos se beneficiam de infiltrações da articulação sacroilíacas. Talvez seja interessante conversar com seu médico a respeito.

      Responder
  7. Juliana Souza
    Juliana Souza says:

    Olá Dr. Durante minha primeira gravidez aos 30 anos, desenvolvi sacroileíte, sentia dores insuportáveis no quadril e ainda sinto quando faço muito esforço físico. Se eu engravidar novamente o quadro pode piorar? Desde já obrigada.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Bruno, provavelmente seja um “defeito” ósseo comum e sem gravidade da coluna, também chamado de espinha bífida. Não há preocupação nossa com isso.

      Responder
  8. João Edson
    João Edson says:

    Boa tarde Dr. fiz alguns exames
    Imunofenotipagem para HLA B27, resultado- presente
    raiox, resultado- fusão parcial das articulaçoes sacroiliacas bilateral

    ainda tenho que voltar ao medico
    mas sou ancioso demais
    devo me preocupar?

    Responder
  9. Cristiano Oliveira
    Cristiano Oliveira says:

    Boa noite dr. Comecei a sentir muitas dores do quadril, começou a incomodar pra andar. Inclusive achei que era nervo cíatico ou algo parecido. Quando senti uma dor muito forte procurei um pronto atendimento e o médico ortopedista suspeitou de tendinite de glúteo. Pelo exame físico.
    Ele me pediu uma ressonância magnética de quadril e o resultado deu que além da tendinite glútea eu também estou com sacroileíte. Ele disse que pode ser doença reumatológica. Isso me deixou bastante preocupado. Não tenho histórico na família de doenças reumatológicas.
    Quais são os motivos que acontecem a sacroileite? Qual a incidência de ser doença reumatológica?
    Se a causa da sacroileite não for reumatológica qual o tratamento?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Cristiano, repondendo suas perguntas: sacroileíte nem sempre é relacionada com doença reumatológica, porém, uma vez diagnosticado o problema, se faz necessário investigar. Quando a causa é mecânica (não reumatológica) o tratamento pode ser fisioterápico, medicamentoso (oral) ou com infiltrações locais.

      Responder
        • Dr. Alberto Gotfryd
          Dr. Alberto Gotfryd says:

          Olá Cristiano, ter HLA-B27 não significa que vc tem doença reumatológica. Esse exame somente tem valor dentro de um contexto de sintomas clínicos e laboratoriais, que o médico reumatologista investiga. Abraço

          Responder
  10. Cristiano
    Cristiano says:

    Bom dia. Meu médico ortopedista de quadril está investigando uma sacroileite em mim. Foi sacroileite em RM. Para descartar outras causas ele solicitou PCR, VHS, e HLAb27. Porém todos os exames vieram normais. Também não tenho histórico na família de doença reumatológica. Não pratico atividade física de grande impacto como correr grandes km ou Crossfit.
    Faço musculação, aeróbico. Quando treino perna geralmente sentia câimbra e dor na região do cóccix. O exame físico também não indica doença reumatológica.
    Dentre as possíveis causas, o que acabou acarretando isso? Visto que não tenho histórico familiar de doença auto imune, não faço exercício muito pesado.
    É possível ter edema em sacro ileo por academia e exercícios mal executados?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Sim Cristiano, é possível essa hipótese, principalmente levando-se em conta que foi realizada investigação para doença reumatológica.

      Responder
  11. Rita de Cássia Bastos de Souza
    Rita de Cássia Bastos de Souza says:

    Dr. ha uns 5 anos um portão com uns 350kg caiu em cima de mim, na lateral direita. Na época não senti muitas dores, tive um corte na cabeca, mas com ponto deu certo. Depois de 40 dias apareceram dores nos ombros e coluna. Eu já tinha escoliose e lordose. Fui a vários especialistas. O Neuro pediu que eu parasse de fazer atividades físicas e por 3 anos fiz pilates, quiropraxia, osteopatia, treinamento funcional , após esse período voltei para academia com acompanhamento de Personal. De uns 3 meses pra cá minha coluna vem travando, próximas ao período menstrual e creio estar entrando na menopausa. Não sei mais a quem recorrer. Por essa matéria percebi que minhas dores são essas relatadas aqui. Você me indicaria um medico aqui em juiz de fora-MG? Ou onde você atende. Eu travo e nem consigo andar direito, parece que tem um finco na lombar. Fiz todos os exames na época.
    Obrigada,

    Responder
  12. Maria Aparecida Matias
    Maria Aparecida Matias says:

    Bom dia Dr. Um motoqueiro me atropelou eu estava de costas. Não lembro de nada. Acordei com uma forte dor nas nadegas toda roxa de hematoma. Tem mais de um ano que sinto uma dor forte que irradia para as pernas, pés, virilha e genitália. Por favor me ajude. Bati também a cabeça. Já fiz vários exames e continua a mesma coisa, muita dor que não acaba com remédios. O que devo fazer Dr.?

    Responder
  13. Lia
    Lia says:

    Olá Dr. por gentileza poderia me explicar mais sobre seguintes resultados que saíram na minha ressonância pois cai escada desde então venho sentindo dores
    • Pequena imagem nodular no corpo vertebral de S1 de aspecto inespecífico.
    • Espondiloartrose lombar incipiente
    • Leve abaulamento dos anéis discais de L4 L5 e L5 S1.
    • Pequena protrusão discal póstero-lateral esquerda em L5 S1
    •aumento em número e/ou dimensões de linfonodos nas cadeias ilíacas.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Lia, todos os resultados do laudo em questão mostram alterações degenerativas (desgaste natural da coluna). A única exceção é a última linha, sobre linfonodos ilíacos. Nesse caso, sugiro ser avaliada por clínico geral para afastar algum processo inflamatório.

      Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Edmundo,estalos não significam inflamação e, em geral, não estão ligados a programas sérios. As dores, porém, merecem ser investigadas. Abs

      Responder
  14. Marcos Nunes da Rocha
    Marcos Nunes da Rocha says:

    O ano passado tive uma Uveit anterior e ja estou na quarta crise de Uveit. Oftalmologista fez todoscexames e nao diagnosticou nada. Logo apos tive uma dor escapular lado esquerdo melhorou com fisiorerapia. Recentemente dores no quadril urina bem escura e exames nao diagnosticaram nada. A oftalmo me pediu para procurar um reumatologista. Estou sofrendo muito com essas crises de Uveit e dores na bacia.

    Responder
  15. Ana Rita Godinho
    Ana Rita Godinho says:

    Boa tarde, espero que me possa ajudar. Depois do tratamento, uma injeção na área afectada fiquei com uma covinha de Vénus mais profunda que a outra. O meu medico disse que foi redução de gordura nessa zona..E verdade? Há de voltar ao normal?

    Responder
  16. Yara Karoline
    Yara Karoline says:

    Comecei a sentir fortes dores na lombar. Principalmente quando ficava sentada ou agachada, fui no ortopedista ele pediu raio x e disse que está com desgaste na articulação do osso sacral. Tenho 28 anos e nunca sofri trauma

    Responder
  17. Isabella
    Isabella says:

    Dr. O que seria esse resultado?

    Lesão de aspecto insuflante com septos no interior no ilíaco direito junto da articulação sacro-ilíaca.
    A lesão apresenta hipossinal em T1 e hipersinal em T2, restrição à difusão e intenso realce após a
    injeção do meio de contraste; observa-se também ruptura da cortical na face posterior junto do
    glúteo máximo. As características de imagem não preenchem todos os critérios para benignidade.
    Convém correlacionar com dados de tomografia computadorizada para melhor avaliação e
    prosseguir com investigação.

    Responder
  18. Sueli Colona
    Sueli Colona says:

    Dr Alberto,

    Sofro com dores horriveis na lombar há 05 anos. Fiz ressonância e o resultado foi osteíte condensante, por sobrecarga mecânica, e os exames de sangue sempre apontam o VHS alto, e o meu ortopedista em coluna não acredita em sobrecarga, mas em uma doença reumática. Fui em 2 reumato, mas não encontraram nada nesse sentido. Disseram que poderia ser das várias cirurgias que fiz para endometriose e da histerectomia. Fiz infiltração, fiz fisio, faço pilates e tomo tramadol+ciclobenzaprina. Entretanto só melhor o com Naproxeno. Existe algum tratamento mais eficaz?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Sueli, entendo que seu caso mereça exame físico detalhado, além dos exames de imagem. Somente assim seria possível opinar.

      Responder
  19. Antonio Carlos Silva Moura
    Antonio Carlos Silva Moura says:

    Bom dia Dr. de Portugal

    Se caminhar uns 2Km fico logo com dores atrás do lado direito no tal furo da ilíaca, mas se pressionar naquela zona a dor diminui bastante. Só depois de algumas boas horas de descanso é que posso voltar a caminhar, isto dura á anos. Pergunto se terei de usar algum tipo de cinta. Já fiz infiltração de Lidocaina + depo Medrol e ajuda durante uns meses.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa tarde Deborah, o médico especialista realiza manobras durante o exame físico, podendo diferenciar os problemas.

      Responder
  20. Simone Silveira Leitzke
    Simone Silveira Leitzke says:

    Fui diagnosticada pelo clínico geral com uma inflamação na articulação do sacroiliaco. Eu tomei anti-inflamatório uns 3 meses já…e continuo com dor…o que posso fazer pra curar de vez?

    Sendo que faço exercícios físicos e jogo vôlei.

    Responder
  21. Nely
    Nely says:

    sacroilíacas com alterações crônicas de sacro-ileíte bilateral e simétrica, sem sinais que sugiram doença inflamatória em atividade inflamatória.
    O que significa ?

    Responder
  22. Viviane Barbosa
    Viviane Barbosa says:

    Muito obrigada por esclarecer doutor!
    Estou com esse problema a mais ou menos 3 meses. Ainda não consegui uma consulta por conta da pandemia.
    Tenho dor dia e noite ,até deitada sinto dor. De pé, sentada. Mas a dor piora na parte da noite. E desce para as pernas, pois em mim dói dos dois lados.
    Agora já sei oq é! Muito obrigada.

    Responder
  23. Diego
    Diego says:

    Dr , tudo bom ? Sinto uma dor a anos na região do glúteo lado esquerdo , passei por um clínico e ele solicitou uma ressonância magnética lombar, e foi diagnosticado uma hérnia de disco lomba , fui orientando a procurar um tratamento alternativo um quiroprakisista já fiz algumas seções mas a danada da dor e formigamento na perna não passa.
    Minha duvida é, será que essa dor é por causa da hérnia? O que o Sr, me aconselha ? Desde já obrigado.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa noite Diego, possivelmente os sintomas sejam de compressão nervosa pela hérnia. Sugiro ser avaliado por médico especialista em coluna.

      Responder
  24. Jonival Santos macieira
    Jonival Santos macieira says:

    Olá doutor , sinto muitas dores na coluna lombar e cervical , fiz ressonancia e fui diagnosticado com hernia discal extrusa no eixo l5 s1 , e c7 t1 . Por fazer tratamento fisioterápico e acupuntura nao apresentei melhora , o medico neurocirurgião achou estranho e mim passou para uma reumatologista que mim pediu uma nova ressonancia e exames de sangue .O resultado foi : Articulações sacroilíaca comAnquilose praticamente completa atribuível a provavel fase cicatricial de sacroileíte do aspectro das espondiloartropatias soronegativas . Continuo sentindo fortes dores no quadril e dormencia na perna direita . Por favor Dr. me de uma luz no que fazer , muito grato , um abraço !

    Responder
  25. Rosa Lima
    Rosa Lima says:

    Sacroileíte sem histórico de trauma nem sobrecarga muscular significa necessariamente espondilite anquilosante ou outra doença reumática? Ou tem outra causa para sacroileite além dessas 3 opções?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa noite Rosa, essas são realmente as principais causas de sacroileítes. Outras causas são muito mais raras, como infecção da articulação.

      Responder
  26. fabiana
    fabiana says:

    Dr gostaria de saber tenho sacroleite diagnosticada por ressonância. Fiz tratamento com antiflamatorio e não resolveu. Agora querem que eu faço medicação intravenosa, estou com medo. O senhor pode me explicar sobre esse tratamento

    Responder
  27. Oneide Aparecida Rodrigues Monteiro
    Oneide Aparecida Rodrigues Monteiro says:

    Gratidão Dr por proporcionar conhecimento em relação à doença sacroileíte fui diagnosticada com este problema que eu não sabia que eu tinha sempre falaram que é hérnia de disco existe sim hérnias de disco constatado com ressonância magnética mas também existe esse problema aí da saco e lítica eu não tinha conhecimento disso gratidão por colocar no Google tudo em relação à doença Deus te abençoe grandemente um grande beijo na Alma.

    Responder
  28. priscilla
    priscilla says:

    Dr. sou personal trainner e tenho uma aluna com sacroileite crõnica, com a gravidez piorou, e agora depois de 3 meses pós parto voltamos aos treinos bem leves e sem agachamentos, porém todos os exercícios que ela faz doe bastante. Tenho que fazer o fortalecimento dos glúteos mesmo assim? Ou nesse momento de crises suspendo e faço somente superiores e core?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Sugiro respeitar a dor nos exercícios. Alem disso, caso não esteja amamentando, poderia considerar infiltrar a articulação.

      Responder
  29. Daiana
    Daiana says:

    Olá acabei de fazer alguns raio-x apesar de sentir dores em várias parte do corpo, o único resultado que constou algum problema foi esse : discreta irregularidade e esclerose na região inferior sacroilíacas.
    Sinto muita dores nas mãos e pés mas não deu nada de irregular . O que pode ser?

    Responder
  30. Ângela Maria Vitalli Rangel
    Ângela Maria Vitalli Rangel says:

    Bom dia Dr
    Tive Covid em dezembro e há dois meses veio intensificar minha dor na região lombar irradiando para a nadega direita, até que estourou umas bolhinhas ( Herpes Zorter). Fiz ressonância e cintilografia. O resultado da ressonância apresentou nodulos na região do quadril e um cisto na região sacro , porém a cintilografia deu processos degenerativos/ inflamatórios na região lombar e sacro ! A dor é intensa e constante, principalmente a noite. Estou usando pregabalina e aciclovir. Faço dois dias de pilates no aparelho e um dia de musculação, melhora quando vou, mas depois a dor volta. Ainda não estou com ânimo para caminhar. Será que essa dor vai passar ? Tenho 67 anos e sou apaixonada pela vida ! Abraço

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Nubia, se a causa for exclusivamente inflamatória ou degenerativa da sacroilíacas, a evolução costuma ser benigna com retorno das funções após melhora da dor.

      Responder
      • Junio Afonso da Cruz
        Junio Afonso da Cruz says:

        Dr. Eu fiquei meses achando que minha dor nas costas era da espondilolistese em consequência de um fratura do istimo da L5. So agora um ortopedista disse que a região da dor é na sacroiliaca. Em outubro do ano passado o primeiro ortopedista pediu raio X e como não viu nada de errado só prescreveu analgésico e relaxante muscular. Um segundo passou o encaminhamento para fazer ressonância da coluna vertebral e não da sacroliliaca e nem quis atender na pandemia pra ver o exame. O terceiro disse que era devido a um abaulamento discal em L5 com S1 que mostrava na ressonância. Mesmo apalpando não disse que era a região sacroiliaca. O quarto e ultimo não ia nem fazer a palpação e só passar remédios quando insisti que a dor era pontual. Finalmente disse que é sacroileite e indicou infiltração mas a infiltração é um absurdo na clínica dele. Ele não pediu nenhum exame. O que o Senhor acha ? O que faço se não consigo pagar uma infiltração de R $4.300.00? Não deveria ter um exame de ressonância da região para confirmar ?

        Responder
        • Dr. Alberto Gotfryd
          Dr. Alberto Gotfryd says:

          Olá Junio, não é infrequente as dores da articulação sacroilíacas se confundir com da lise (fratura) dos istmos de L5. Nesses caso, realmente a infiltração é valiosa arma para diagnóstico exato e tratamento.

          Responder
  31. Vera Leal
    Vera Leal says:

    Boa noite Dr.

    Tenho fibromialgia e espondilite artrite psoriática.
    Sou seguida em auto imunes no centro hospitalar do Porto.

    Sempre fiz fisioterapia, mas com o confinamento em 2020 parei e aumentei de peso.

    Estou medicada, porém com muitas dores.
    Agora cada vez sinto mais forte, apenas a caminhar uma dor na escala, um 9 na anca, sacroiliaca… Tenho desvio do soalho pélvico e imensas dores… Devo marcar consulta em ortopedia?
    Há algum exame que possa ser relevante para constatar o agravamento da articulação? E solução?
    Obrigada antecipadamente pela atenção dispensada,

    Vera Leal

    Responder
  32. Jennyffer
    Jennyffer says:

    Olá, boa tarde!
    Estou sentido dores compatíveis com a sacroileíte. Fui ao ortopedista e ele disse que provavelmente era sacroileíte, então pediu tc da coluna lombar, que deu normal. Não sei se minha opinião de leiga está muito errada, mas acredito q deveria ter feito uma tc das articulações sacroiliacas. O dr acha que com a tc de coluna lombar o ortopedista consegue de fato analisar presença ou não de sacroileíte?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Jennyfer, entendo que TC lombar não seja o melhor exame para avaliação de edema na articulação sacroilíaca. Acha que vale conversar novamente com seu médico.

      Responder
  33. Ana Cláudia
    Ana Cláudia says:

    Boa tarde Dr,

    Fui ao Reumatologista e ele pediu uma ressonância para confirmar o diagnóstico da Sacroileíte.
    No exame deu “Sacro na sua porção posteroinferior esquerdo e direito sugerindo focos de degeneração gordurosa.”, o que isso quer dizer?
    Eu sinto muita muita dor lombar é normal?

    Obrigada.

    Responder
  34. Henrique velasco
    Henrique velasco says:

    DR. fui diagnósticado com sacroileite bilateral, através de um exame de ressonância magnética onde o laudo pede para investigar espondilite anquilosante, não tenho a proteína hbl27 , pergunto , mesmo assim essa sacroileite poderia ser uma espondilite anquilosante?

    Responder
  35. Marcos Nunes Rocha
    Marcos Nunes Rocha says:

    Em 2019 tive uma uma uveir anterior com crises de repeticao por tres vezes maus em 2020. . Um tempo depois tive dores na escapula esquerda onde fiz fisiorerapia e melhorou. Agora estou com dores na bacia maus do lado esquerdo, no cocix, na coxa esquerda e tornozelo direito. A dor piora muito a noite. Onde as vezes tomo piroxicam. Um exame de rx apresentou problema na báscula. Estou aguardando para fazer ressonancia e exames.
    Sofrendo muito com as dores.
    Marcos Hortolandia Sp

    Responder
  36. Ane
    Ane says:

    Olá! Faço pilates e a própria professora/fisioterapeuta disse não haver contraindicação na prática do pilates por ser uma atividade sem impacto. Entretanto, tive uma breve conversa com uma outra fisioterapeuta que disse que eu posso fazer o pilates, mas que tem algumas coisas que eu devo evitar. Ela disse que eu não deveria exercitar tanto o abdômen e que o pilates mexe exatamente com ele. Isso me deixou confusa. Passei por dois médicos (reumatologista e ortopedista) que me disseram que pilates era uma boa atividade e nenhum falou de restrições, a minha professora disse que não havia contraindicação e me passa alguns exercícios que mexem bastante com o abdômen. E aí uma outra fisioterapeuta me fala que exercitar o abdômen pode piorar a sacroileíte. Afinal, existe essa restrição para a prática do pilates sendo que eu tenho sacroileíte?

    Responder
  37. Danielle Christina da Silva Santo
    Danielle Christina da Silva Santo says:

    Na gravidez as dores na lombar irradiado para as pernas começaram, após o nascimento do meu filho investigamos e fui diagnosticada com sacroileíte bilateral, iniciamos o tratamento com Cinzia, as dores diminuiram, após um ano de tratamento, engravidei novamente interrompemos o tratamento e agora iniciarei novamente a medicação, o problema é que só trata a dor, a inflamação, sem um aprofundamento das causas, o que posso fazer?
    Terei que fazer a medicação o resto da vida?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Danielle, algumas vezes sacroileítes são manifestações de problemas reumatológicos.Sugiro ser avaliada por médico reumatologista.

      Responder
  38. Gerlane
    Gerlane says:

    Dra.bom dia! Meu namorado sofre de sacroileite so do lado direito .ele pode usar uma cinta sacroiliaca para aliviar as dores ou ela só serve para ambos os lados do quadril?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Iolanda, obesidade pode predispor sobrecarga mecânica e dor nas articuilações sacrificas, embora isso não ocorra com muita frequência.

      Responder
  39. Regina Matos
    Regina Matos says:

    Doutor pôde tirar dúvida leve protrusão discal posterior eferamenal a esquerda em l4l5 leveprotrusao discal foramenal a esquerda em l5s1 esboço de alterações em ambas as sacroilíaca más evidente a esquerda o clínico vio deu só remédio prá dor depois dê más dê um ano esperando devo procurar outro médico

    Responder
  40. Alexandra Raquel Pestana Policarpo Gouveia
    Alexandra Raquel Pestana Policarpo Gouveia says:

    Olá! Obrigada pelo artigo! O que é que significa quando existe sacroileíte forte confirmada por exames, por exemplo, a centigrafia mas não havendo melhorias quase nehumas após duas ou mais infoltraçôes na articulação bem como duas radiofrequências? Só na segunda radiofrequência tive um alívio muito breve e só quando estava em repouso absoluto e esse foi o melhor resultado que obti de todos estes tratamentos. A centigrafia também revelou inflamação em várias outras articulações menos graves e a maior parte delas sem dores significativas, felizmente. No entanto tenho o HLA -B27 negativo mas com os indicadores de inflamação/infeção virtualme te semlre elevados, mesmo quando era pré-adoleacente. Comecei com dores aos 19 anos e hoje tenho 27 anos. A dor é muito localizada e intensa na articulação da sacroilíaca do lado direito mas não percebo porque não responde nem minimamente a infiltrações e radiofrequências como seria expectável. O cansaço e exaustão extremos também são sintomas muito presentes e problemáticos. Obrigada.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Alexandra, seu caso parece ser diferente da maioria. Existe algum reumatologista envolvido? Outra sugestão é procurar especialista em quadril para análise mais aprofundada.

      Responder
  41. Maria Lúcia
    Maria Lúcia says:

    Boa tarde Dr,
    Meu esposo foi diagnosticado com,
    Sinais de Espondilodiscoartrose Lombar e Anquilose anterior da articulação sacro Ilíaca direita.
    Ele trabalha dirigindo e trabalha com jardinagem, podas de árvore, gramas e etc…
    Ele sente muitas dores,principalmente nas pernas e na região lombar.
    Eu queria saber se ele tem direito a PCD e se ele pode dar entrada no INSS por ser MEI.
    Ele sai pra trabalhar e volta pior,tem perdido alguns trabalhos por sentir muitas dores e ter que diminuir o ritmo do trabalho.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Maria Lúcia, essa resposta depende de avaliação médica tanto de ortopedista quando do perito, não sendo possível, infelizmente, responder sem entender o caso.

      Responder
      • Gideoni
        Gideoni says:

        Dr, minha filha de 11 anos ficou internada por 2 vezes em menos de 1 mês com PIELONEFRITE, porém teve uma fratura no coccix há dois anos. Exames recentes por agora detectaram Processo inflamatório de sacroiliite bilateral, porém nos exames recentes de urina novamente acusou NITRITO e quantidade de bactérias além do normal. existe alguma correlação de infecção de urina com essa questão da sacro ilíaca. Vamos passar na quarta com urologista e na quinta o retorno com o ortopedista, mas estamos ainda sem saber respostas para a melhora de minha filha. Sente muitas dores, entramos com tramal todos os dias.

        Responder
  42. Lucílai
    Lucílai says:

    Bom dia, Dr.! Tive o seguinte diagnostico através da RM e o PCR HLA – B27 deu negativo.
    Qual seria o tratamento indicado?

    Extensa anquilose crônica nos terços superior e médio da sacroilíaca direita, sem edema ou
    alterações inflamatórias ósseas locais atuais. No terço inferior dessa sacroilíaca, nota-se leve
    irregularidade nas superfícies articulares, sem edema ósseo significativo.
    Articulação sacroilíaca esquerda de contornos regulares, sem áreas de edema ou erosões ósseas
    significativas, sem sinais sinovite ou entesite.
    Forames sacrais de dimensões preservadas.
    Região retrossacral sem anormalidades significativas.
    Musculatura paravertebral no nível sacral de aspecto normal.
    Demais estruturas da região analisada sem anormalidades significativas

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Lucilia, provavelmente seu caso é devido a desgaste degenerativo da articulação.Consulte ortopedista de quadril ou coluna para orientação quanto às opção de tratamento.

      Responder
  43. Katia Bonfante
    Katia Bonfante says:

    Boa noite Dr
    Fui diagnosticada com arterite de TAKAYASU, sinto muitas dores na lombar e na sacrailiaca, muito mesmo. Fico muito tempo deitada, pois sinto como uma lâmina rasgando nas nádegas dos 2 lados. Quando é feito infiltração, fico uns 10 dias bem, depois ela vai voltando. Por favor me dê uma luz

    Responder
  44. Juliana Spolidoro
    Juliana Spolidoro says:

    Oi Dr. Estou grávida de 3 meses de gêmeos. Já tenho sintomas fortes de dor e agora comecei a ter choques na coluna, estou preocupada que evolua muito na gestação, o que fazer nessa situação já que o corpo tende a mudar cada vez mais?

    Responder
  45. Hilana
    Hilana says:

    Olá Doutor, uma ressonância de bacia indicando leve tedinose do glúteo médio e edema em partes moles dos trato iliotibiais e trocantes maiores dos fêmures, além de uma do quadril direito mostrando discreto aumento volumétrico e edema focal do músculo gemelar inferior, além de exames de sangue com hbl 27 negativo e fator reumatoide negativo, e hemogramas indicando inflamações com leucócitos que variam de 9000 a mais de 18000 constantemente. Nesse caso pode ser sacroileíte ou até mesmo espondilite anquilosante? As dores não cessam e minha reumatologista ainda não fechou o diagnóstico, já passei por vários médicos e nenhum fechou o diagnóstico.

    Responder
  46. Lucia
    Lucia says:

    Boa tarde. Fiz uma ressonancia e ela constou ligeiras irregularidades e afinamento das superficiais condrais bem como esclerose laminar e alterações fibroatiposas subcordicais comprometendo o segmento anteroiferior de ambas as articulações sacroiliacas e anterossuperior a esquerda sugere alterações crônicas de sacroileite. Estou preocupada com o termo *esclerose* pois tenho já o diagnostico de fenomeno de raynoud, fribromialgia, artrose acromo clavícular rosácea. O que seria esclerose laminar? A consulta vai demorar pode falar sobre? Faço acompanhamento com reumatologista mas demora muito marcar… No início foi suspeita de lupus mas até então Deus negativo para lupus.

    Responder
  47. physiotherapy
    physiotherapy says:

    Oi Dr. Estou grávida de 3 meses de gêmeos. Já tenho sintomas fortes de dor e agora comecei a ter choques na coluna, estou preocupada que evolua muito na gestação, o que fazer nessa situação já que o corpo tende a mudar cada vez mais?

    Responder
  48. Soraya Luna
    Soraya Luna says:

    Boa tarde Dr. Aberto,
    Estou maravilhada com a sua atenção, contribuição, paciência e apoio, no esclarecimento de duvidas com o tratamento correto, de diversas anomalias da coluna vertebral entre outras. Poderia discorrer sobre o tratamento da trocanterite?
    Desde já, muitíssimo grata!
    Deus abençoe grandemente.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Muito obrigado Soraya. Bursite trocantérica é a inflamação da bursa (bolsa) trocatérica (em cima do trocaste maior), parte externa do quadril. Tem várias causas, sendo que sobrecarga mecânica é a principal. O tratamento é conservador, com mudançãs posturais, Fisio e medicações.

      Responder
  49. Ramiro Santos
    Ramiro Santos says:

    Boa tarde Dr. Gotfryd
    A minha mulher foi diagnosticada como tendo uma hérnia coxo-ilíaca. Está na fase de tomar anestésicos e anti-inflamatórios há 2 semanas, ainda sem grandes resultados.
    Falaram-lhe em usar gêlo por periodos de +- 15 minutos.
    Acha que é recomendável?
    Gratos pela sua opinião

    Responder
  50. Paulo
    Paulo says:

    Doutor fiz uma intervenção por Radiofrequência na S1,S2 ,S3 3 L4 em que queimaram nervos do Lado direito.
    Posso carregar pesos e fazer movimentos de rotação e torção em esforço?
    É que sou mecânico e estou sujeito a esse tipo de situações

    Responder
  51. Alexandra Gouveia
    Alexandra Gouveia says:

    Obrigada pela resposta! Estava a ser acompanhada por um reumatogista mas sem melhoras a longo termo, apesar de tomar corticóides e doses altas de opioides combinados com outros análgésicos como Clonix e Lidocaína em emplastro. Fui a outro reumatologista para uma degunda opinião, que me diagonosticou com espondiloartrite e estou a fazer preparação para tratamento biológico. Espero que resulte pois tenho tido crises muito debilitantes. Qual seria a área de mesicina de um médico especializado em quadril?

    Responder
  52. Pedro Raboni
    Pedro Raboni says:

    Olá Dr. Pode ser causado por excesso de treino, deficiência de alongamento/aquecimento?

    Por duas vezes senti dores fortes nessa região, que cessaram após 4/5 dias de repouso, e ambas vezes as dores foram após treinos de corrida 10/15km.. sou atleta amador em fase de intensificando os treinos gradualmente.

    Responder
  53. Josiane
    Josiane says:

    Dr fiz uma ressonancia lombo sacral dr olhou e dísse q nao tinha nada apenas uma degeneração da idade ele pediu um rx ap e sacral onde disse q estavs com inflamacao no sacroiliaca é possivel ver em rx inflamação?

    Responder
  54. Junio
    Junio says:

    DR. EU TIVE UMA CONSULTA COM UM CIRURGIÃO DA COLUNA E ELE DISSE QUE O MEU PROBLEMA É OQUE DIZ NO DIAGNÓSTICO DA RM E DA TM. ESPONDILOLISTESE GRAU 1 SOBRE L5 S1. INDICOU ATRODESE PORQUE JA VENHO SOFRENDO A UM ANO E 4 MESES. A QUESTÃO É QUE MINHA DOR É AO LADO DIREITO DAS ESPINHA ILIACA POSTERO SUPERIOR. BEM ABAIXO DA VERTEBRA L5. PODE SER QUE MINHA DOR SEJA DE LESAO NUM LIGAMENTO SACROILIACO POSTERIOR ? E EU CORRER O RISCO DE MEXEREM NO LUGAR ERRADO ?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Junio, no seu caso é fundamental avaliação física. O que posso dizer é que se vc nõa está convencido, busque outras opiniões de especialistas.

      Responder
  55. Silvana Regina De Araujo
    Silvana Regina De Araujo says:

    Dr por favor ,qual remédio tomar ,quando feito R X ,constrói que Sacroileite está pressionando a Coluna e não encontramos remédio que tira a dor , sendo que meu esposo trabalha em operador de máquina. Por favor nos ajude já faz 4 meses com dor

    Responder
  56. Ingrid
    Ingrid says:

    Boa noite, dr, fiz uma ressonância recente e a análise foi a seguinte: “redução dos espaços articulares nos aspectos anteroinferiores das articulações sacro-iliacas associadas a áreas esparsas de substituição gordurosa peri-articulares, que podem representar em conjunto dano estrutural no contexto de sacroileíte”. Quer dizer que tenho sacroileíte? Qual o melhor tratamento? Obrigada.

    Responder
  57. Joana Ferreira
    Joana Ferreira says:

    Olá boa tarde Exmo Doutor,

    Após a realização de uma ressonância magnética fui diagnosticada com uma Inflamação da articulação sacroilíaca, mas tenho dores já à mais ou menos 2 anos é normal uma inflamação persistir durante tanto tempo?
    Além disso tenho escoliose, esta doença pode ter provocado esta inflamação?

    Cumprimentos

    Responder
  58. Lucas Domingues de Assis
    Lucas Domingues de Assis says:

    Olá Doutor, hoje saiu o meu resultado da cintilografia e apareceu o seguinte:

    “Estudo positivo para sacroileíte a direita, em atividade”

    Aqui também indica que estou com 1,65 na esquerda e 1,78 na direita, o senhor sabe me dizer o que isso significa?

    Agradeço desde já

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Sobre a cintilografia, o significado é que exista inflamação óssea em atividades. Sobre a numeração, não ficou claro sobre o que se trata.

      Responder
  59. Ale
    Ale says:

    Boa tarde, Dr. Gostaria de saber se o trauma de uma cirurgia de histerectomia total (por endometriose) e limpeza de aderencias do retossigmoide pode causar uma sacroiliíte. Não tive quedas nem batidas. Obrigada.

    Responder
  60. Luana Maria
    Luana Maria says:

    Olá, eu fiz uma cirurgia de cifoescoliose em 2016, então comecei a sentir umas dores na região do sacro, fui ao ortopedista e questionei sobre essa dor, ele ainda não me disse alguma resposta. Eu queria saber quais tratamentos para melhorar essa minha dor que eu sinto até quando vou dormir. Desde já agradeço.

    Responder
  61. Lana
    Lana says:

    Dr. Alberto olá, tenho respondilite anquilosante sinto muito dor e a pior de todas é no pescoço,ñ consigo dormir direito e mal consigo movimentar ele de tantas dores.o que deve fazer pra mim ajudar nisso?já ñ aguento mais tomos vários remédios e nada.

    Responder
  62. Catarina
    Catarina says:

    Esboços osteofitários marginais nas articulações sacroilíacas com irregularidades corticais e esclerose
    óssea subcondral. Nota-se tênue edema ósseo subcondral na face sacral do terço superior da articulação
    sacroilíaca esquerda.
    Pequena imagem nodular na face medial do terço cranial do ilíaco direito, adjacente a articulação
    sacroilíaca, medindo 1,4 x 1,3cm, de limites mal definidos, com hipersinal em T2 e discreto realce
    periféricos, de permeio a medular óssea.
    Achado incidental: Nódulo na adrenal direita compatível com adenoma.

    Boa noite, Dr. ,
    Gostaria de uma orientação quanto a este laudo de RNM de abdome e sacroilíaca. Devo me preocupar com estes nódulos?
    Agradeço desde já.

    Responder
  63. hericles lima
    hericles lima says:

    bom dia dr. estou sentido dores a dois meses na regiao lombar inferior, irradiado para clúteo, e cocha, ja fiz raio x e ressonância lombar e não deu nada, os sintomas persistem, o promeiro passo agora é iniciar a investgação na região sacral ?

    Responder
  64. Joao Carlos Mendonca
    Joao Carlos Mendonca says:

    Muito bom dia,
    Sinto uma por desconfortavel entre a s1 e l5 mais predominant na parte superior do sacro que me provoca limitacao ao levantar da cama ou de uma cadeiras.
    Ja efetuei uma resonancia magnetica que mostra toda a morfologia da conuna intact a so com uma pequena evidencia de desgaste na regiao s1 l5
    . Podera este pequeno desgaste ser a causa da minha dor podera ser uma compressao da raiz do nervo que passa perto da regiao?
    Sinto que ha uma inflamacao presistentente na zona sera que e possivel recuperar a mobilidade atravez de medica ao ou exercicios?
    Atenciosamente
    Joao Carlos Mendonca

    Responder
  65. Marta
    Marta says:

    Oi, Dr.
    Tenho discopatia degenerativa na coluna lombar com hérnia disco comprimido levemente meu nervo ciático, sempre sentir dores, mas ultimamente tenho sentindo dores no quadril ao lado direito de uma maneira muito específica que não sentia antes, entre a partezinha do cóccix e esse isso maior que acredito ser o ilío. Pode ser sacroileite?

    Responder
  66. Karina dos Santos Barros
    Karina dos Santos Barros says:

    Olá, sofri um acidente de carro grave, fiz exame de raio x e tomografia; resultado foi artropatia degenerativa das sacroilíacas! Acredito que tenha surgido devido ao trauma do acidente. Mas o médico que me atendeu disse que provavelmente já tinha isso antes, mas nunca havia sentido dor, desconforto, nada! Como é possível?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Karina, degeneração das sacroilíacas realmente não é causada por trauma, a não ser que exista grave lesão da bacia com desalinhamento articular.

      Responder
  67. Maximilian Wienand
    Maximilian Wienand says:

    Doutor, fiz uma ressonância para avaliar minha dor ciática, e deu que tenho hérnia lombar, acontece que também apresentou sacrolitiete, porém fiz exame de sangue e não deu nenhuma doença reumática, o que mais causaria? Tenho só 20 anos

    Responder
  68. Graciele
    Graciele says:

    Olá Dr.Alberto; À 11 anos atrás eu fui diagnosticada com Endometriose, passei por duas cirugias e muitas dores na lombar esquerda durante todos esses anos. E recentemente tive um diagnóstico de Sacroileíte. Minha dúvida é: à uma correlação entre as duas doenças? Muito obrigada! 🙏

    Responder
  69. Brunela
    Brunela says:

    Dr. n Na minha ressonância deu focos de leve esclerose e leve edema ósseo subcondrais nas margens apostas das porções anterossuperiores das articulações sacroiliacas e focos de leve edema ósseo subcondral nas mrgens apostas das porções posterioinferiores das articulações sacroilicas. Achados inespecificos, sugestivo de sacroileite com atividade inflamátoria incipiente, sendo necessária correlação clinico/laboratorial. sinto muitas dores no pescoço, braço perna, calcanhar, coluna e até meu olho parece que tem areia, tudo do lado direito. tenho dificuldade para trabalhar ou fazer coisas simples de casa.

    Responder
  70. Luana Sato
    Luana Sato says:

    Boa noite Dr,

    Fiz uma artroscopia de quadril tem 8 meses, e nesse mês comecei com dores muito fortes na lombar do msm lado da cirurgia, o ortopedista que operou me passou duoflan, porém não vi melhora, pode ser que tenho inflamado a sacroilíaca por conta da cirurgia?? Ou não tem ligação?? Eu fiz o repouso pós cirúrgico td certo, porém não tô aguardando de dor !! Me ajuda Dr por favor!! Obrigada!!

    Responder
  71. ValesKa Perez
    ValesKa Perez says:

    Dr. Olá.
    Eu sou portadora de espondiloartropatia soro negativa. Havia feito tratamento com imunobiológicos e a doença havia estacionado. Porém, há um mês estou com um processo de sacroleite bilateral grau 3 (a dor por vezes parece insuportável a ponto de necessitar de morfina para diminuir um pouco) gostaria de saber se a infiltração seria interessante nesse caso. Obrigada e bom dia

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Valeska, para responder com exatidão é necessário entender melhor o caso. À primeira vista penso que sim, mas preciso de mais dados.

      Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Esclerose é uma condição por imagem que diz respeito ao aumento da densidade óssea ou periarticular, típica de desgaste (artrose). Isso de observa melhor em Rx e tomografias do que em ressonâncias.

      Responder
  72. Carolina
    Carolina says:

    Boa noite. Tenho essa inflamação desde que cheguei ao final da minha gravidez. Durante o dia não há incômodos nas tarefas, porém deitar e dormir tem se tornado complicado. Só consigo dormir de lado e sempre acordo com a lombar dolorida até que eu mude de posição. Já tomei anti-inflamatórios etc.. quais os riscos das infiltrações?

    Responder
  73. Rose
    Rose says:

    Sinto essa dor sacro-elíaca quando faço algum movimento de rotação com a bacia ou tronco. Daí parece que um nervo ou algo saiu do lugar pois vem uma dor terrível, como se fosse ficar paralítica, e quando vem essa dor tenho que ficar imóvel sem mexer 1 milímetro de tanto que dói. É a dor mais forte que existe na minha opinião.

    Responder
  74. Roberth de Oliveira Almeida
    Roberth de Oliveira Almeida says:

    Boa tarde Doutor. Sou militar da Aeronáutica, sinto muita dor na coluna lombar e fiz uma ressonância. No laudo, está escrito “Alterações estruturais crônicas de sacroileíte bilateralmente”. Vou consultar com Reumatologista. Pode ser caso de reforma?

    Responder
  75. Joao Carvalho
    Joao Carvalho says:

    Doutor, com este laudo sera que preciso fazer algum tratamento para os ossos?
    Se sim, poderia ser feito com uma consulta online?
    Desde ja, agradeco.

    No meu laudo deu “reação osteogênica nas articulações sacroilíacas (mais à direita) e nos acetábulos/cabeças femorais
    (mais à direita), possivelmente relacionado a processo degenerativo osteoarticular. No entanto a
    possibilidade de acometimento ósseo secundário não pode ser totalmente descartada pelo método.
    Sugerimos correlação com dados clínicos e/ou radiológicos.
    Não há evidência de locais com atividade osteoblástica suspeita para processo infiltrativo neoplásico
    no restante do esqueleto.
    Prováveis processos osteoarticulares inflamatórios e/ou degenerativos nos ombros, articulação
    esterno-clavicular direita, na articulação costo-vertebral à direita de T11, na transição L3/L4, nos
    joelhos, tornozelos, tarsos e calcâneos.”

    Responder
  76. Eliude Lima
    Eliude Lima says:

    Dr meu esposo sofre com Espondilite anquilosante, sentis fortes dores na lombar e na bacia erradicado pras costas, e quadril, está afastado do trabalho há mais de ano, era motorista de carreta, está fazendo uso de secunidabe, injetáveis, injeção de alto custo, e mexotretato, porém estava fazendo pilates e acredito q fez alguma atividade q exigiu força e teve uma piora grande, está sentindo muitas dores, daí tomou por conta injeção de cetoneurin, tem algum problema?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa noite Eliude, pelo seu relato seu marido faz uso de medicações para controle da espondilite. Nesses casos é muito importante que médico reumatologista faça controle periódico da saúde do paciente, devido às medicações contínuas.

      Responder
  77. Aline Goulart Ferreira
    Aline Goulart Ferreira says:

    Olá! Boa tarde! Dr. Alberto, eu caí no piso molhado, em 21/05/23 e até hoje sinto dor e limitação na lombar. Fiz a ressonância magnética que não detectou contusão/edema ósseo, mas a sequência utilizada foi só a T1 e T2, não foi usada a STIR. Estou com dor na nádega esquerda também, o que parece ser uma sacroileíte. Devo repetir essa RM pedindo desta feita que seja utilizado outros tipos de sequência?
    Aline Goulart Ferreira
    Barbacena/MG

    Responder
  78. Rute Cardoso
    Rute Cardoso says:

    Boa tarde, Sr. Dr. Alberto,
    Tive uma crise lombar à 3 meses atrás, neste momento tenho dores na nádega como se estivessem a espetar uma faca, formigueiro no pé esquerdo o osteopata fala do musculo piriforme inflamado, ao final do dia e ao levantar da cama é um sofrimento grande, já tomei toda a medicação super forte já fiz fisioterapia e andei no osteopata e nada faz com que acabe com as dores, fiz um RXe o relatório diz “ No estudo radiológico efetuado à bacia observam-se discretas lesões degenerativas nas sacro-ilíacas e na sínfise púbica”, pensei que poderia ser uma hérnia mas será que que é sacro-ilíacas? Muito obrigada

    Responder
  79. Lowhaynne Estevam
    Lowhaynne Estevam says:

    Dr., área de esclerose de contornos bem definidos e com leve edema adjacente em área de carga da articulação sacroilíaca esquerda. considerar como possibilidades alterações por sobrecarga mecânica, significa sacroileite ou esclerose múltipla?

    Responder
  80. Filipe Rodrigues
    Filipe Rodrigues says:

    Boa noite dr, escrevo de Portugal. Tive uma queda em Agosto de 2022 de 4 metros de altura.
    Já tinha dores e problemas nas costas, ciática.
    Tenho 30 anos. Depois de mais de um ano, continuo com dores e já fiz fisioterapia e tratamento com analgésicos, e gabapantina.

    Ja tinha feito vários TAC, que indicava anterolistese de L5, lise istima bilateral, redução dos espacos intersomaticos e discreta irregularidade das plataformas vertebrais, fratura das apofises transversas direita de L1 a L3, redução do espaço articular da articulação sacroiliaca direita com esclerose subcondral iliaca, – (pos sacroileite?) dado o contexto etário.

    Fiz ressonância magnetica para esclarecer algumas patologia e diagnóstico, e foi o seguinte :
    – Existem sinais claros de sacro-iliite bilateral assimétrica notando se edema osseo subarticular iliaco bilateral. Observa se também pequenos focos de edema subarticular sagrado. Associam se alterações estruturais crónicas ósseas de sacro iliite a direita, mas não a esquerda, com erosoes, irregularidade das superfícies articular com pseudo alargamento da interlinha e esclerose subarticular. Acentuação da lordose lombar com horizontalizacao do sacro. Espondilolise L5 bilateral, com espondiloliste associada determinando estenose foraminal ligeira bilateral, com eventuais compromissos radiculares L5 associados (embora tal não seja evidente na posição de estudo) Fratura previa das apofises transversais direitas de L1 a L3.

    Pode por favor resumir, esclarecer me sobre o resultado desta ressonância magnetica?
    No meu caso o diagnóstico é
    – Sacroileite
    – Artrite Reumatóide
    – Radiculopatia
    – Estenose Foraminal
    – Esclerose subcondral
    – Espondilose
    – Espondilite anquilosante
    Concretamente, o resultado da ressonância magnetica, pode neste caso ser diagnóstico de Espondilite anquilosante? e de Radiculopatia?
    Porque o resto está mais que certo. Não sei se Sacroileite define que tem Espondilose anquilosante..? Daí com os resultados supõe que o Dr será esclarecer-me.
    Relativamente à Radiculopatia supõe também que não deve ser tão esclarecedor tendo em conta que no resultado está marcado compromisso radicular mas que não seja evidente na posição do estudo…

    Pode me dizer também se é normal passado mais de um ano apos a minha queda continuar com as vértebras fraturadas (apofises transversal) porque na altura disseram que podia levar 4-5 meses até cicatrizar, mas pelos vistos a ressonância magnetica ainda diz que está fracturado.

    Pode também me indicar qual a área que tinha que consultar…
    Neurocirurgia? Reumatologia? Ortopedia?
    Tendo em conta as várias patologias.

    Desde já muito obrigado.
    Filipe

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Filipe, 4 metros é bastante altura para cair, que perigo. No seu caso entendo ser fundamental exame físico presencia para que o médico possa fazer testes propedêuticos apropriados para o diagnóstico. Procure por um especialista em Coluna em Portugal e ele certamente fará o seu diagnóstico. Abraços

      Responder
  81. Lucinara
    Lucinara says:

    Doutor fiz rx e deu hd Sacro-ileite,porém a uns anos atrás e agira ando sentindo o quadril e pés e tudo de um lado só o esquerdo,porém fui ao médico e ele pediu ressonância,estou com dores e me passou anti-inflamatório intra muscular,se eu tomar a injeção,tem risco de não dar nada na ressonância?pois quero saber o real problema e até que ponto esta,para assim tratar com o remédio certo,se puder responder agradeço.

    Responder
  82. Magalecia Rangel
    Magalecia Rangel says:

    Dr, como vai?
    Por favor me ajuda…..
    Tenho dores constantes há anos na coluna, quadril e virilha ( 9 anos antes de ter filho), fiz uma RM e constou irregularidades das corticais nas margens anteriores das articulações Sacroilíacas, predominando à esquerda, onde observa-se esclerose subcortical com erosões e focos de edema ósseo em ambos os componentes. O que isso quer dizer? Sacroileíte? Espondilite Anquilosante?
    O médico disse que é porque eu tive filho, mas o exame foi feito 2 anos após o parto. E as dores de antes?
    Pode me responder por favor….

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Magalecia, isso significa certo desgaste das articulações sacroilíacas, mas é pouca informação para confirmar espondilite anquilosante por exemplo. Seria precisa mais dados clínicos. Abraços

      Responder
  83. Uiles
    Uiles says:

    Ola boa noite!
    Fiz ressonância magnética da coluna.
    Deu assim sinais de lipussibstituicao das margens sacrais das articulações sacroilíaca e das porções visualizadas do osso ilíaco. O que pode ser??

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Uiles, pode ser apenas alteração da consistência óssea, porem seria necessário correlacionar com suas queixas clínicas para entender se isso tem alguma relevância.

      Responder
  84. Juliana
    Juliana says:

    ola, estou a quase 2 anos com dor intensa no quadril, do lado esquerdo e agora a dor esta subindo pela lateral da cintura. Formiga as pernas e as vezes fica tão dificil de andar, que nao levanto da cama.
    Ja fiz exames de imagem em varias especialidades, ortopedia, ginecologista, colorpoctologista e reumatologistas.
    Mas cada um encontra alguma coisa na sua area pra justificar um tratamento, nenhum surtiu efeito.

    o resultado da minha ressonancia foi :Entesite na regiao posterior da articulação sacroiliaca esquerda
    Levei no ortopedista, e ele disse que isso nao causaria tanta dor, me deu um relaxante muscular e algumas sessoes de fioterapia, o que nao ajudou em nada.
    A ginecologista queria tirar meu utero, pq justificou a dor em um foco bem pequeno de endometriose, mas o outro medico disse que nao daria tanta dor e nao justificaria a retirada do utero.
    o coloproctologista, apesar de a alguns anos eu ja ter tido diagnostico de crohn, tratado com mesalasina por um tempo e aparentemente entrado em remissão, tbm diz que o intestino esta bem e nao justifica a dor.

    Estou ficando desesperada, tenho 43 anos, estou prostrada dia e noite na cama, sendo que em nenhuma posição a dor alivia, ja tomei ate opioides e nada tira essa dor que so aumenta.

    Poderia me dar um caminho? Consulta online…eu nao sei mais o que fazer

    Responder
  85. Rafaela Souza
    Rafaela Souza says:

    Boa tarde Dr. a minha mãe fez uma ressonância e o médico pediu pra eu marcar oncologista
    Prescreveu assim :achado em RMN COLUNA LOMBAR l5 ilíaco d com suspeita de processo secundário! O QUE SIGNIFICA ?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Significa que há suspeita de lesão tumoral na coluna. Mas é apenas uma suspeita a ser comprovada, ou não, por exames.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *