Conheça as principais cirurgias e técnicas cirúrgicas mais comuns da coluna cervical.

ACDF (Discectomia e artrodese cervical anterior)

Trata-se de técnica consagrada para tratamento de hérnia cervicais com compressão medular ou radicular. É realizada por via de acesso cervical anterior (pescoço), sendo feita remoção do disco intervertebral que faz compressão nos nervos. O espaço criado é preenchido por cage (espaçador) e enxerto ósseo, podendo-se adicionar placa e parafusos.

Radiografia de artrodese cervical.

Prótese de disco cervical

Possui indicações clínicas semelhantes às da ACDF, porém contraindicada na presença de artrose avançada. A prótese de disco cervical possui mobilidade (ao contrário da ACDF que é estática). Diversos estudos clínicos, entretanto, demonstraram equivalência nos resultados cirúrgicos entre ACDF e prótese de disco cervical, sendo ambas consideradas eficazes no tratamento de afecções degenerativas cervicais.

Radiografia de prótese de disco cervical.

Foraminotomia cervical posterior

Indicada nos casos de compressão de raiz nervosa cervical na região do forame de conjugação (região anatômica de saída do nervo na coluna). É realizada por via posterior e pode ser auxiliada por magnificação de imagens (microscópio ou vídeo endoscópio). O passo principal é a desobstrução do nervo comprimido. Não há necessidade de colocação de implantes metálicos.

Foraminotomia Cervical Posterior

 

Corpectomia

Técnica utilizada quando se faz necessário a remoção de um ou mais corpos vertebrais. Exemplos são compressões medulares extensas associadas a deformidades cifóticas, trauma e tumor. Na corpectomia cervical, há substituição vertebral por cage (espaçador) metálico específico para essa finalidade, geralmente preenchido com enxerto ósseo. O sistema é estabilizado com placas e parafusos.

 

Radiografia de corpectomia cervical.

Laminoplastia

Trata-se de procedimento destinado a descompressão do canal vertebral cervical estreito. As técnicas de laminoplastia foram desenvolvidas e aprimoradas por médicos orientais, uma vez que a incidência de estreitamento do canal cervical é mais alta naquela população. A laminoplastia é realizada por via posterior e tem como vantagem não ser necessário artrodese (fusão) da coluna. Realiza-se abertura parcial da lâmina, fato que promove restauração do calibre do canal vertebral e descompressão da medula espinal.

Radiografia de laminoplastia cervical.

Laminectomia e fusão

Em algumas situações, além da descompressão medular cervical, se faz necessário estabilização mecânica por meio de artrodese. Para essa finalidade podem ser utilizados parafusos ósseos, implantados nas massas laterais (pequenas estruturas ósseas). Os parafusos são conectados por hastes longitudinais metálicas, sendo adicionado enxerto ósseo, responsável por facilitar a criação de ponte óssea entre as vértebras operadas.

Laminectomia e artrodese cervical.

11 respostas
  1. Thiago dos Santos Sousa
    Thiago dos Santos Sousa says:

    Bom dia.
    Fiz uma RMN de Cervical que evidenciou no laudo “Complexo disco-osteofitario posterior difuso de C3 a C7”, e, entre C5 C6 “efeito compreensivo sobre a face anterior do SEGMENTO MEDULAR subjacente, uncoartrose bilateral com potencial compreensivo sobre raizes bilaterais” No RX ja deu “Discreta redução de espaço C5-C6 com pequenos osteófitos”….
    Estou super preocupado pois moro no interior e só tive opinião de um Neuropsicologia (não cirurgião), só teria outras opiniões em SP ou BH. Dito isto , devo me preocupar ? Ir para um HPS grande com urgência?
    Meu convênio é da PM daqui e Bradesco Saúde Nacional.
    Obrigado desde já.

    Responder
  2. Célia Cristina Santos caramujo
    Célia Cristina Santos caramujo says:

    Boa tarde gostaria de falar sobre meu caso, por estou com hérnia no pescoço e na qual me bloqueia a o pescoço e me apanha o braço a fico sem força com dormência. Os médicos não querem querem me operar. não posso trabalhar vivo com constantes crises muito dolorosas tenho 52 anos de será que pode me dar sua opinião? Obrigado

    Responder
  3. Higor silva
    Higor silva says:

    Olá boa noite, fiz uma cirurgia com a Técnica corpectomia na vértebra c6 e c7, a mais de um ano e deu tudo certo graça a Deus, só que gostaria de uma opinião, se eu poderia voltar a praticar esporte de bike onde posso envolver em possíveis acidente.
    Obrigado

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.