Cervicobraquialgia significa dor que inicia no pescoço e irradia para o braço. Os sintomas podem ser unilaterais ou bilaterais. Existem diversas causas para surgimento de cervicobraquialgia, sendo compressões nervosas na coluna as mais comuns. Entretanto, há outras condições ortopédicas e clínicas capazes de produzir sintomas semelhantes.

Como compressões no pescoço produzem dor no braço?

Os nervos dos membros superiores se originam da coluna. Cada parte do membro é suprida por um nervo específico, que confere sensibilidade e força motora. Dessa forma, nas cervicobraquialgias, os pacientes percebem dor e/ou fraqueza em locais específicos (escápula, ombro, braço, antebraço ou dedos das mãos) oriundas de problemas da coluna. Assim, o médico especialista em coluna realiza exame físico que permite formular hipóteses diagnósticas responsáveis pelo surgimento do problema.

Imagem anatômica das raízes nervosas cervicais.

Distribuição dos dermátomos cervicais. Cada parte do membro superior é suprida por determinada raiz nervosa.

 

Dor referida diz respeito a presença de sintomas distantes da origem do problema. Exemplo típico é compressão de nervo na região cervical seguida de dor e formigamento no braço.


Quais problemas de coluna podem causar cervicobraquialgia?

As causas mais comuns de dor cervical com irradiação para o braço são hérnia de disco e estenose (estreitamento) do canal cervical.  Além disso, causas menos frequentes são fraturas, tumores e infecções da coluna.

Sintomas

Na compressão de nervos na coluna cervical, são comuns os seguintes sintomas:

  • Dor no pescoço, escápula (popular “asa”), ombro e braço;
  • Formigamento até os dedos das mãos;
  • Sensação de choque;
  • Perda de força.

Exame físico pelo médico especialista em coluna

Faz parte da rotina de exame físico do médico especialista em coluna avaliação da sensibilidade, da motricidade (força de diferentes grupos musculares) e dos reflexos tendinosos profundos dos membros superiores e inferiores.

 

médico examina paciente sobre a força motora do seu braço.

Teste de força motora do músculo bíceps braquial sob contra tração.

Cada reflexo tendinoso ocorre por ação de determinado nervo. Dessa forma, nas compressões nervosas pode haver diminuição (hiporreflexia) ou ausência (arreflexia) do reflexo. Por outro lado, lesões medulares produzem aumento dos reflexos (hiperreflexia). Para testar reflexos tendinosos, o médico utiliza martelo específico para essa finalidade.

 

Martelo vermelho para teste ortopédico

Exemplo de martelo usado para teste de reflexos tendinosos profundos.

 

Duas imagens de testes de reflexos diferentes nos membros superiores.

Exemplo de dois testes distintos de reflexos: bicipital à esquerda e tricipital à direita

 

Outra manobra importante é o Teste de Spurling. Trata-se de teste provocativo, que visa reproduzir sintomas dolorosos. Quando positivo, ocorre piora da dor e do formigamento no braço. Essa informação, portanto, é sugestiva de compressão nervosa na região cervical.

Teste de Spurling para hérnia de disco cervical.

Exames de imagem

Quando há suspeita clínica de compressão nervosa na coluna (hérnia de disco ou estenose do canal cervical), a confirmação diagnóstica é feita por meio de ressonância magnética (RM).  Entretanto, se houver contraindicação para ressonância magnética (ex. pacientes com marca-passo), pode-se utilizar tomografia computadorizada. Por fim, em algumas situações clínicas específicas pode ser indicado eletroneuromiografia, exame que avalia condução nervosa dos braços e pernas.

 

Imagem de ressonância magnética mostrando compressão nervosa na coluna

Ressonância magnética mostrando compressão nervosa (círculo amarelo).

Outras doenças causadoras de cervicobraquialgias:

Ombro doloroso

Dores no ombro frequentemente se assemelham àquelas provenientes da coluna. As causas mais comuns de dor no ombro são processos inflamatórios nos tendões (tendinites), além de inflamação da bursa (bursite). Além disso, degeneração articular (artrose) também pode ser causa de dor no ombro. Entretanto, é possível diferenciar dores de origem do ombro e da coluna por meio de testes específicos durante exame físico. Por fim, algumas pessoas podem ter combinação de problemas da coluna e do ombro.

Compressões de nervos periféricos:

Nessas situações, ocorre compressão nervosa em pontos específicos do membro superior. Não há compressão neural na coluna. A compressão periférica mais comum é do nervo mediano na região punho, denominada “síndrome do túnel do carpo”. Além disso, outra neuropatia compressiva frequente é do nervo ulnar ao nível do cotovelo, conhecida como “síndrome do túnel cubital”, acompanhada por perda da sensibilidade do nervo anular e mínimo.

Síndrome do desfiladeiro cervicotorácico

Trata-se de problema decorrente de compressão de vasos sanguíneos e/ou nervos na região denominada canal cervicotorácico. O canal cervicotorácico é a comunicação entre a raiz do pescoço e a axila e permite passagem do plexo braquial e dos grandes vasos da região cervical ao tórax. As principais causas são costela cervical e síndrome dos escalenos (aumento anormal de volume dos músculos escalenos), que promove compressão de vasos e nervos).

Imagem anatômica do canal cervicotorácico.

Imagem do canal cervicotorácico, por onde passam vasos e nervos desde a base do pescoço ao tórax.

Durante o exame físico, a positividade do teste de Adson sugere compressão vascular no canal cervicotorácico (pulso radial se torna fraco ou ausente após realização de manobra específica).

Imagem de exame físico de coluna de Teste de Adson.

Teste de Adson para avaliação de compressão vascular no canal cervicotorácico.

Herpes Zoster

Trata-se de causa menos frequente de cervicobraquialgia. Herpes zoster é doença causada pelo vírus Varicela zoster, caracterizada por erupção cutânea dolorosa que geralmente segue trajeto de única raiz nervosa. É mais comum em idosos e pacientes imunossuprimidos.

Neuropatia periférica

Trata-se de doença dos nervos periféricos caracterizada por dor, formigamentos e fraqueza muscular dos braços e das pernas. Acomete tanto homens quanto mulheres, geralmente após 40 anos de vida. Pode ocorrer em decorrência de diversas causas, como diabetes mellitus ou uso de medicações crônicas (quimioterápicos, antibióticos e estatinas). Além disso, outras causas comuns são doenças reumatológicas, alcoolismo e hipotiroidismo. Não há cura para o problema e o tratamento tipicamente é feito por médico neurologista.

Infarto agudo do miocárdio

Em crises agudas de cervicobraquialgia não é raro suspeitar de infarto agudo do miocárdio (IAM). No IAM, entretanto, frequentemente também estão presentes sintomas de dor no peito, sudorese, falta de ar, taquicardia (sensação de batedeira no peito), azia e náusea. De qualquer forma, sempre que houver suspeita ou dúvida sobre IAM, deve-se procurar serviço de emergência clínica o mais rápido possível.

295 respostas
  1. Hannah David
    Hannah David says:

    Dr estou em quadro de gravíssima dor e perda de sensibilize e força. Quero mto fazer a infiltração na c5 e c6. Mas gostaria de saber se e seguro pq um cirurgião se recusou e disse que e alto o risco de perder movimentos do nervo. Obrigada

    Responder
  2. joão Batista Barbosa
    joão Batista Barbosa says:

    Bom dia Dr fiz um exame aonde a analíse pequenos osteófitos marginais esparsos.
    alteração do sinal do corpo de D2 , sugerindo lipossubstituição da medular óssea ou hemangioma.
    alterações degenerativas iniciais das articulações interapofisárias e uncovertebrais ,
    desidratração e leve redução dos espaço discais difusamente , pouco mais proeminenteno nível C4,-C5 eC5-C6 com irregularidades corticais e alterções gordurosas dos platôs vertebrais apostos.
    nível -C4-C5 a C6-C7 pequeno complêxo disco-osteofitário posterior impressionando a face ventral do saco dural e determindo discreto estreitamento do diâmetro ântero posterior do canal vertebral nestes nível ,além de discreto estreitamento do recesso inferior neuroforaminal bilateral no nível C6-C7.
    Esse e o resultado porém estou apto para trabalhar , tem alguma sugestão para aliviar as minhas dores ,pois cada dia esta dificil para levantar da cama e só tenho 47 anos de idada e 28 anos de INSS que não serve para nada , só serve se você estiver literalmente em cima de uma cama. no momento estou desempregado e tenho ainda de fazer exame adimissional para passar e conseguir um novo emprego.
    Mas se tem algo ou alguma dica para melhorar as dores e essa queimação que fica nos lugas aonde esta com dor eu agradeço.
    Abraços e obrigado João

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Prezado João, seu laudo descreve alterações degenerativas, que podem causar dor no pescoço. Recomendo procurar médico ortopedista e fisioterapeuta especialistas em coluna para planejarem programa de reabilitação para você. Abraços

      Responder
      • Dr. Juliano Ramos
        Dr. Juliano Ramos says:

        Boa tarde Doutor Alberto suas colocações e seu trabalho são fenomenal, sou especialista em coluna vertebral, Quiropraxia Clinica e Acupuntura, os pacientes trazem relatos de dores relacionado ao plexo braquial, e trabalhamos focado em restaurar a função desses pacientes e posteriormente alinhado com o apoio Médico para traçar resultados positivos… Tenha uma boa tarde..

        Responder
    • Monica
      Monica says:

      Acho ótimo quando os médicos falam em reabilitação, só não entendo como reabilitar sem emprego para pagar! Estou na mesma situação que a sua, e o jeito foi trabalhar como comprador de aplicativo, ou seja, fazendo compras em supermercados e levando na casa dos clientes, com isso chego a pegar até 30 kg em cada entrega, e logo após fico trémula, com muita dor de cabeça e pescoço. A um mês, após efetuar uma entrega, sentei para almoçar, quando perdi parcialmente a visão do lado esquerdo por 40 minutos. Tenho 53 anos, 32 de trabalho comprovados e 25 de INSS pagos. Me desculpe Dr. Alberto, apenas não resistir em comentar a situação.

      Responder
  3. Eliane Maria De Aguiar
    Eliane Maria De Aguiar says:

    Doutor bom dia, tem mais ou menos 10 anos que venho fazendo eletromiografia das mãos e os médicos disseram que tenho que operar, porque tenho túnel do carpo, tem 4.meses que sentim um choque muito grande no pescoço , não podia encher nem.um músculo do corpo que vinha o cheque. E sinto essa dormência do ombro ponta dos dedos , o braço inteiro formiga, e não tenho força na mão pra nada , não consigo abrir uma garrafa e nem jogar agora pra lavar um banheiro, vou limpar o bumbum e vem o choque na mão, não sei mas o que fazer, e meu pescoço agora doe o tempo todo.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa noite Eliane, casos como e seu precisar ser cuidadosamente examinados pois diagnósticos de compressão de nervo na coluna cervical ou no punho por vezes geram confusão mesmo. Sugiro ser avaliada por médico ortopedista especialista em coluna.

      Responder
  4. Catarina
    Catarina says:

    Olá boa noite Dr, sinto uma dor na zona central da coluna, mais especificamente aquele osso todo que vem do pescoço até cá abaixo, irradiando a dor para os ossos abaixo do ombro. Já fiz medicaçao para a coluna e coloco diclofenac mas a dor continua lá. O que poderá ser? Obrigada

    Responder
  5. Amelia
    Amelia says:

    Dr.,há 2 meses comecei a sentir dores muito fortes na escápula, irradiando para o braço esquerdo e provocando formigamento até os dedos da mão. Não carrego peso com o braço esquerdo em razão de orientação do mastologista, após passar por mastectomia radical há 18 anos. Depois que as crises de dores começaram, utilizei analgésicos, relaxante muscular, anti- inflamatórios, emplastro, gel, passei por técnica de medicina chinesa (ventosas), reflexologia podal, mas nada adiantou.
    Existe alguma orientação diferente para fazer? Tenho consulta médica marcada, mas gostaria de saber o que posso fazer para amenizar a dor porque está bastante forte e até perco noites de sono, pois acordo de madrugada com a dor e não consigo voltar a dormir.

    Responder
  6. Tatiane
    Tatiane says:

    Olá Dr. Gostaria de saber o que está acontecendo comigo, muitas dores nas costas, em baixo da axilas, fisgada acima do peito.. pescoço duro e muitas vezes falta de ar. Fui no ortopedista ele ok formou que e devido mal postura e mamas grandes. Isso proceder mesmo Dr.? Estou preucupada., Vou fazer mamografia semana que vêm…

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Tatiana, acho importante ser avaliada por clínico geral inicialmente (pode ser em PS) para depois ter avaliação ortopédica detalhada.

      Responder
  7. Anderson
    Anderson says:

    Boa tarde, Dr. Alberto. Ontem minha mãe acordou com um pouco de dor na região da nuca, hoje ela achou que acordaria melhor, porém deu uma piorada e já pela manhã ela sentiu uma dor na região esquerda da nuca e que descia um pouco para escapula e atingia o braço até a região do cotovelo.

    Ela disse que não sente nenhuma dor no ombro, não tem formigamento e nem sensação de choque ou queimação, que a dor é só do lado esquerdo do pescoço, também na região perto da escapula esquerda e no braço esquerdo até no máximo a linha do cotovelo (dói o musculo do braço).

    Será que isso pode ser cervicobraquialgia ? Ela já teve desfiladeiro torácico uma vez, mas tratou com remédios e não teve mais este problema.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Os sintomas são sugestivos de cervicobraquialgia. Sugiro avaliação ortopédica destelhada para entender a origem do seu problema.

      Responder
  8. Fernanda Soares Ribeiro
    Fernanda Soares Ribeiro says:

    Olá Dr Boa noite! Há 1 mês atrás acordei com fortes dores na escapula(“asa”) doía todo lado direito e seguia para ombro, as axilas, debaixo do braço, cotovelo e dedos, também dormência e fraqueza muscular. As dores são como se houvesse algo inflamado nessa região, fiquei muito nervosa, pois a mama direita e acima dela também doía, fui as pressas ao médico e fiz exames na mama e graças à Deus não deu nada. Depois comecei com fortes dores na lombar, que não conseguia andar e nem me virar. Estou a base de anti-flamatorios e analgésicos. Minha cidade é no interior do estado do Rio e difícil ter ortopedista pelo sus. Poderia me indicar um tratamento. O médico que fiz exame das mamas, disse que pelos meus sintomas seria cervicobraquialgia. Desde já obrigada pela atenção. Que Deus te abençoe.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Fernanda, seu caso merece avaliação de médico especialista em coluna. Pode ser ortopedista ou neurocirurgião. Não é possível passar tratamentos sem avaliacão médica. Abs

      Responder
  9. Antonia
    Antonia says:

    Estou com dor do pescoço e desse pelo braço até o cutuvelo.a dor fica bem no tialxinho do braço.e o médico me passou duas enjecao no hospital.e passou.mais uma enjecao e comprimido.aliviou.mas a dor tá voltando de novo.mandou fazer um ultrassom.

    Responder
  10. Francielen
    Francielen says:

    Olá bom dia.

    Dr. comecei com sensação de queimação no pescoço e sempre um desconforto na asa do braço. Era suportável e doía principalmente na hr de deitar. Me fazendo dormir apenas de barriga pra cima pra evitar tal queimação nas costas. Agora de um tempo pra cá me dói as juntas dos braços e ombros e a dor na asa está muito mais frequente dificultando meu sono e me deixando principalmente sem posição pra dormir. Oque tu acha que pode ser?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Francielen há diferentes problemas que podem dar dor no pescoço e na escápula (popular asa). As causas mais comuns são dores musculares e compressão de nervo cervical.

      Responder
  11. João Paulo Damasceno Silva
    João Paulo Damasceno Silva says:

    Boa tarde Dr. Ontem fui ao médico clínico geral por causa de uma dor na cervical que desce e sobe e as vezes doi em toda a costa. Segundo exame clínico minha cervical está um pouco inchada. Senti que dormi num colchão nada confortável. É normal sentir dor de cabeça e dor que se espalha pelas costas? Iniciei diclofenaco

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro João, dores agudas como a sua são muitas vezes causadas por inflamações musculares. Mas caso persista, entendo ser melhor avaliação médica.

      Responder
  12. Vinicius Mangueira Correia
    Vinicius Mangueira Correia says:

    Dr. Alberto tive dores na axila, na região da clavícula e também no braço, fiz tomografias de torax e ombro, ultrasom de axila e ombro, e tudo ok, vou passar no reumatologista para tentar descobrir o que possa ser, estou com umas dores na garganta mas não sei se tem relação.

    Desde já agradeço

    Responder
      • Vinicius
        Vinicius says:

        Doutor Alberto fiz os exames da coluna cervical e deu uma discopatia degeneratica incipiente na C3 e C4, tenho dor na região axilar, ombro/clavícula e no pescoço, fiz os exames de ultrassom na clavícula e axila e deu tudo normal , só uma inflamação no externo clavícular, os médicos falarem que tudo indica ser um problema na coluna já que a ressonância aponto problema no C3 e C4

        Responder
  13. Jorge Wilde
    Jorge Wilde says:

    Dr. Boa noite. A 8 meses venho sentido dores na base da nuca que irradia para os ombros. Essas dores na nuca me dá muita dor de cabeça e causa tontura também. Já fiz vários exames e todos dão normal. Estou começando um tratamento com RPG e a fisioterapeuta acha que tenho problema em C0 e C1 da cervical e isso que pode tá dando essas dores de cabeça e tontura. O Sr. acha que isso pode causar essas dores de cabeça e tontura? Já fiz exame de labirintite e não deu nada. Fico preocupado, por não ter um diagnóstico preciso.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Jorge, existem certos tipos de dor na nuca que irradiam para a cabeça, mesmo com exame de ressonância normal. O diagnóstico é clínico. Abs

      Responder
  14. Cristina
    Cristina says:

    Bom dia Dr. Alberto.Estou ha 9 meses com dor na clavícula esquerda.no começo era apenas um incômodo na ponta da clavícula,perto do esterno.Procurei o cardiologista que,realmente encontrou problemas ,mas não relacionados.A dor esta piorando gradualmente ,agora envolve toda a clavícula e estou tendo muita dificuldade para levantar o braço e até mesmo virar o pescoço me causa dor.Procurei um clínico da rede pública que me receitou antinflamatórios,que não posso tomar por causa da medicação que uso.Como não disponho de recursos,peço que me oriente sobre que especialista procurar(o clínico disse para ir no reumatologista e,,se não for o caso,depois ir no ortopedista).Por favor,me oriente.Muito obrigada

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Cristiane, pontadas na cabeça não costumam ter origem da coluna. Seria interessante começar com avaliação de neurologista. Abs

      Responder
  15. Cristina Aparecida Bueno de lima
    Cristina Aparecida Bueno de lima says:

    Já faz 4 anos que eu tenho está do fiz vário exames e fiz eletromiografia e conto uma possível inflamação na c5 c6 e no braço direito leve e no esquerdo moderado que até hoje eu sinto muitas dores na coluna e no braço esquerdo e as duas mãos estão inchando que devo fazer

    Responder
      • Andréia
        Andréia says:

        Boa tarde Dr. Sinto muitas dores nas costas na lombar e na cervical irradiando pelo pescoço e braço direito , as vezes sinto leve fraqueza nas pernas. Da lombar as vezes erradia um pouco para abaixo do Quadril , cervical dói pescoço e erradia pelo braço direito e queima. As vezes sinto como se tivesse com um pouco de falta de ar quando dói muito a cervical. A noite não acho posição para dormir. É horrível

        Responder
  16. Gustavo
    Gustavo says:

    Dr. Boa tarde, há 5 meses atrás sofri um acidente leve onde minha cabeça foi para baixo, forçando o meu pescoço, nesse dia eu senti uma falta de ar leve e logo após isso, senti dores na cervical, eu fui ao médico duas vezes, na primeira em um clínico e na segunda em um ortopedista, fiz o exame de raio x nas duas consultas, onde não foi visto nada, há uma semana atrás as dores retornaram e agora irradiando levemente para o braço como também sinto pressão no peito e meio que uma angústia, um incomodo por conta disso, gostaria de ter uma direção, já que não adiantou nem o clínico e nem o ortopedista. Desde já obrigado.

    Responder
  17. Rosimar Nogueira
    Rosimar Nogueira says:

    Boa noite doutor, esta semana fui acometida por dores que identifico como saindo da cervical que irradia para escápula e também na região da axila. Há 2 dias aconteceu no lado esquerdo, que passou com analgésico, mas hoje a bendita dor está no lado direito, contudo, muito pior. Se inclino a cabeça a dor intensifica. Tem um ponto específico na escápula se pressionado que dói muito. Pelas explicações acima pode ser várias causas, pode ser postural também? Porque nas duas ocasiões aconteceram (parece-me) por um movimento. Já agradeço imenso e um abraço.

    Responder
  18. MARISTELA CASSIA SANTOS SILVA
    MARISTELA CASSIA SANTOS SILVA says:

    Doutor, tenho 38:anos, escoliose torácica e cervical, e já quebrei a clavícula. Tudo do lado direito. Faço musculação e corrida. Venho sentido muita dor desde a cervical, passando pela escápula, cotovelo, até a mão direita.
    Estou com veias saltadas e doloridas no cotovelo. Não sei qual especialista procurar. Ortopedista, neuro, ou outra especialidade? Obrigada pelas dicas!

    Responder
  19. JOAQUINA
    JOAQUINA says:

    TENHO PICAÇÃO E ARDOR PROFUNDO, NO MEIO DAS COSTAS, BRAÇOS E ANTEBRAÇOS E NAS COSTAS DAS MÃOS, EM INTERVALOS DURANTE DIA E NOITE, JÁ FIZ VARIOS EXAMES DE SANGUE E CONSULTEI VARIOS DERMATOLOGISTAS, SEM RESULTADO. ESTOU SOFRENDO TERRIVELMENTE . PROCURO AJUDA.

    Responder
  20. GABRIELA MOREIRA DOS SANTOS
    GABRIELA MOREIRA DOS SANTOS says:

    Bom dia Dr. Estou cm uma dor no pescoço q estala doi o ombro foi as costas e axila tmb(do lado esquerdo)dói a mama tbm é uma dor queimante parece q tem algo inflamado,a alguns dias estou sentindo tbm uma dor q começa da lombar desce p nadega coxa panturrilha e pé,e q pode ser?marquei uma consulta cm o clinico geral pois ortopedista só consegui p o ano q vem,o clinico geral pode me atender nesse caso?obrigada

    Responder
  21. Alessandra Severo
    Alessandra Severo says:

    Olá, Dr. Estou com uma dor forte do lado esquerdo do pescoço até próxima a nuca há cinco dias, essa dor iniciou após um espirro. Entretanto, dias antes de iniciar a dor no pescoço já vinha sentindo dor constante e incômoda no lado esquerdo do peito, e agora parece que as dores “se encontram”. Tenho 30 anos e as dores só aliviam quando tomo anti-inflamatório, mas retorna quando passa o efeito fazendo com que não consiga dormir direito. Devo me preocupar ou provavelmente seja apenas um simples torcicolo que em dias passará?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Alessandra, a história se assemelha bastante a dor muscular. Porém, dores no peito merecem avaliação clínica detalhada no pronto atendimento de clínica geral.

      Responder
  22. Paola
    Paola says:

    Olá Dr, em 03/02/20 tive uma queda de moto, na hora muita dor no braço e ombro, não conseguia mexer. Feito ex, tomografia, tudo ok, só analgésico e relaxante muscular. Uma semana após, muita dor, movimento restrito, fiz ressonância que apareceu: bursite subacromial, tendinose insercional do tendão supraespinhoso, espessamento e alteração de sinal da cápsula articular inferior compatível com capsulite adesiva pós traumática. Traumato me indicou fisioterapia, que faço desde fevereiro 3x na semana, e algumas medicações desde lá. Após 5 meses “parecendo” não ter muito resultado outra ressonância indica: ruptura parcial de alto grau que compromete as fibras articulares na margem articular do supraespinhal com pequeno grau de retração, distensão líquida da brisa subdeltoidea, distensão líquida da bainha da porção vertical do tendão do bíceps(tenossinovite), acentuado grau de inclinação caudal do acrômio que reduz o intervalo acromioumeral e comprime a Bursa subdeltoidea. Então traumato fez umas 4 aplicações de corticoide (bloqueio) do nervo, que até melhorava a dor, mas meus movimentos continuam restritos, ficou um bom tempo sem doer tanto, mas faz uns 14 dias que têm intensificado a dor, na região da escápula e lateral que vai pra axila. É do lado direito. O braço só consigo levantar uns 90°, melhorou muito do início, mas faz 11MESES!!! É normal isso? Essa dor da escápula será que é referente a isso? Tem algum outro exame que eu possa fazer pra ver se não tem algo a mais??
    Estou com dor e desanimada, tenho 33 anos, isso me limita muito… Quase um ano assim e sem previsão de melhora.
    Gostaria de uma opinião,por favor

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Paola, pela sua descrição, o problema parece estar na articulação do ombro. Você já procurou a opinião de ortopedista especialista em ombro?

      Responder
  23. Adriana
    Adriana says:

    Dr , boa tarde! Foi diagnosticado problemas na cervical e lombar o médico orientou fazer Pilates para não desenvolver henia . Estou sentindo há alguns dias dor no.meio do peito , como se estivesse abrindo o peito sinto qdo levanto e abro os braços , também no pescoço , ombros essa dor pode ser relacionado a coluna ?

    Responder
  24. Naiane
    Naiane says:

    Bom dia Dr. Estou com um Inchaço no pescoço e dor no ombro que desce para o braco é dormência ,fui no pronto socorro me passaram duas injeção intinflamatoria mas nada resolveu

    Responder
  25. Fabíola
    Fabíola says:

    Olá! Tenho duas hérnias de disco (C5-C6 e C6-C7), que foram diagnosticadas por ressonância magnética, e sofro de cervicobraquialgia que irradia para o lado direito. Fui encaminhada a um neurocirurgião que prescreveu uma eletroneuromiografia, nesse exame foi revelado sinais de acometimento do nervo mediano direito e esquerdo (leve), compatível com síndrome do túnel do carpo. Porém, ao me consultar com um ortopedista especialista em mão, ele disse que o meu problema não está no nível do punho. As hérnia discais podem estar comprimindo o meu nervo mediano? Muitas vezes fico com “as costas da mão” e antebraço inchados, meus dedos (polegar e indicador) doem muito, sinto que meu movimento de pinça está prejudicado. O que devo fazer agora?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Fabíola, no exame físico detalhado é possível diferenciar a compressão de nervo na coluna cervical ou no punho. Em casos menos frequentes é possível haver compressão em ambas regiões (chamado de “Double Crush”).

      Responder
  26. Márcia saraiva Silva
    Márcia saraiva Silva says:

    Olá doutor eu estou sentindo muitas dores no pescoço e ombro e tenho câimbras no braço e pernas e também tenção na cabeça, comecei com falta de ar e ainda sinto, mais sinto muito dor nos ombros e não consigo carregar peso será que posso estar com esse problema de cervicobraquialgia?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Prezada Márcia, no seu caso me preocupa haver falta de ar. Isso não é frequente nas cervicobraquialgias. Então começaria vendo a parte clínica e depois a ortopédica.

      Responder
  27. Elisangela correia da Silva Santos
    Elisangela correia da Silva Santos says:

    Boa noite, a 2 meses sinto muito dor,do meio das contas desi prá auxiliar e depois prá o braço, é uma dor quê não pára, já foi prá o clínico geral ela passou os exames de rx é utrasso, e fisioterapia, más a dor não passa mesmo tomando ibuprofeno e paracetamol,o que devo tomar, está deficio até trabalhar, é muito dor

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Bom dia Elisangela, Rx e US não são suficientes para avaliação dos discos e das raizes nervosa cervicais. Talvez seja por isso que seu diagnóstico ainda não esteja concluído.

      Responder
  28. José Martins De Oliveira
    José Martins De Oliveira says:

    Bom dia doutor a mais ou menos 20 dias surgiu uma dor no ombro esquerdo agora passou para o antebraço que pega do cotovelo até o dedo mindinho da mão e é uma dor desconfortante ,o que devo fazer será quê poderia me ajudar pois estou em confinamento por causa da civid desde já agradeço.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro José, no seu caso seria interessante investigar possíveis causas de cervicobraquialgia. Compressão de nervo na região cervical é causa frequente.

      Responder
  29. FERNANDA LUISA DE ALMEIDA
    FERNANDA LUISA DE ALMEIDA says:

    Bom dia Dr. Tenho tudo sintomas estranhos, as vezes dores no braço esquerdo, mas o que me intriga e incomoda muito, é a sensação de que o braço não é meu, eu consigo movimentar normalmente, mas a sensação é muito estranha, e normalmente acontece durante a noite, não sei nem que tipo de especialista procurar, é uma agonia horrível! Poderia me dar alguma luz? Obrigada !

    Fernanda Almeida Grassano

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Bom dia Fernanda. Não havendo dor eu pensaria em começar a investigação pela parte vascular. Outra opção seria algo relacionado à posição do braço enquanto dorme.

      Responder
  30. Jaime Louzeiro Melo
    Jaime Louzeiro Melo says:

    Olá Dr. Boa noite
    Sou Jaime Louzeiro , portador de Cervicobraquialgia persistente , TC evidência protrusão central C3-C4 com compressão ventral do saco Dural e tendinopatia do Supraespinhoso , estou tendo crise de dores e tontura direto , que não consigo mais fazer minhas atividades , nesse caso o que eu posso fazer ? Tenho 51 anos .
    Obrigado !

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Jaime, entendo haver sobreposição de diagnósticos. O primeiro passo ao meu ver é priorizar os problemas e iniciar os tratamentos adequados.

      Responder
  31. Viviane damasceno dos santos
    Viviane damasceno dos santos says:

    Olá doutor boa noite me chamo Viviane e alguns dias venho sofrendo com uma dor constante no pescoço que radia para os braços não sinto dor no ombro porém acordo com formigamento nas mãos e as dores Chega nos dedos a 2 anos fiz uma tomografia e deu que estava com 3 hérnia de disco na cervical..não sei mas o que fazer para essa dor sumir o que preciso fazer?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Viviane, tomografia não é o melhor exame para avaliar hérnia de disco e sim ressonância magética. Isso, sempre após avaliação do médico especialista em coluna. Abraços

      Responder
  32. Maria Veronica Rocha
    Maria Veronica Rocha says:

    Dr. Ano passado tive um torcicolo no pescoço e desde então comecei a sentir um desconforto em todo lada esquerdo com dores nas costas, escápula, ombro, clavícula e até o osso perto da garganta e que vem até no peito, tudo do lado esquerdo. E agora depois de um ano, só tomando relaxante muscular, porque é o que os médicos prescrevem, conecei a sentir dificuldades para dormir porque todo o meu lado direito parece está solto e me doe e vai ficando dormente, como se faltasse oxigenação,vê o desconforto já começa a se sentir na perna, já nem consigo dormir, pois nenhuma posição me é confortável. Por favor De. me ajude!!

    Responder
  33. Juliana
    Juliana says:

    Ola dr, faz mais de um mês que estou com pontadas, parece q é dentro da (asa) das costas e reflete no braço esquerdo ate os dedos dando formigamento, pelo q vi na ilustração na materia é o C7 e C8 pois conforme mexo formiga e amortece os todos os dedos menos o dedão, o mais intenso é no dedo minguinho e anelar, qual seria sua opinião? Qual médico devo procurar, obrigada.

    Responder
  34. Caroline
    Caroline says:

    Boa noite, Dr!

    Tenho 21 anos e recentemente passei a ter dores fortes no pescoço e na região da escápula. Atinge os dois lados, tanto direito como esquerdo. Sinto que meu pescoço fica meio rígido.
    Percebo que a dor piora quando fico inclinada com o pescoço para baixo, o que foi frequente em 2020 visto que trabalhei e estudei utilizando notebook e celular o ano todo.
    Fui para a fisioterapia e fiz duas sessões. A fisioterapeuta disse que eu estava com toda a musculatura contraturada, além de inflamações. Ela fez massagens e isso auxiliou bastante na dor por alguns dias, mas não durou muito. Dias depois, acordei com dores novamente.
    Não sinto falta de ar ou qualquer outro sintoma.

    O que pode ser, Dr.? Por onde começar a investigar?

    Abraços.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caroline, está com jeito de “pandemite”, termo que encontrei para definir os estragos que o rolamento social e o confinamneto em casa trouxeram para nossas coluna.

      Responder
  35. mario
    mario says:

    estou dor sai coluna perto pescoco e irradia braco esquerdo a dor e mais intensa de madrugada .tipo assim uma dor aleatoeia ora + hora ta _.o que pode ser isso.tem alguma medicacao pode me indicar.ja vai fazer um mes dor

    Responder
  36. Marcela Rocha
    Marcela Rocha says:

    Bom dia! Dr eu sofrir um acidente de carro, fraturei minha coluna, passei por cirugia de coluna, estou usado placa, tem 1 mês de cirurgia q fiz, mas estou sentindo dor de cabeça e dor e volta do pescoço e formigamento nas mãos e choque por todo corpo, e de vez enguanto sinto minhas mãos sem forcas. Oq sera isso pode ser, devo retornar ao médico???? Isso e normal???

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Bom dia Marcela, os sintomas são aparentemente neurológicos. Sugiro conversar com seu médico e esclarecer suas dúvidas. Melhoras.

      Responder
  37. Ellen
    Ellen says:

    Oi boa tarde sinto muita dor de cabeça enjoou formigamento na no braço na boca ,meu braço direito dói de mais cansaço tremores no corpo mudança de temperatura muito calor depois frio sinto algo estranho na minha garganta cansaço coração doendo

    Responder
  38. Helen Nery
    Helen Nery says:

    Olá…estou a muitos dias com dores de cabeça, na nuca e pescoço, que dão tonturas e parece um aperto no ouvido. Dia e noite. Já fiz ressonância e deu discopatia cervical incipiente pouco mais evidente em c4-c5. Por favor o que faço

    Responder
  39. Fernanda
    Fernanda says:

    Boa noite, Doutor

    Tenho 29 anos e 2 hérnia de discos na lombar e omoplata alada no lado direito. Já estou acostumada a sentir dor entrentando, de uns tempos pra cá ela tem irradiado para o lado direito e também tenho andando com o lado direito das costas bem inchado… O que acha q pode ser? Acredito ser por conta da hérnia…

    Responder
  40. Sandra Go
    Sandra Go says:

    Dr, dor no peito, clavícula e pescoço (tudo do lado esquerdo e todos só doem com movimentos ou se pressionados, nunca espontaneamente) Estou assim desde dezembro de 2020.
    Qual a suspeita pra esse meu caso?
    Obrigada!

    Responder
  41. Nazito Tisso
    Nazito Tisso says:

    Boa Tarde DR.

    Tenho 46 anos de idade, natural da Cidade de Pemba. Moro na Cidade de Quelimane. Em Mozambique. Tenho sentido a sensivelmente 2 meses dores no Pescoco que eradia nos ombros, E por outro lado tenho visibilidade fraca acompanhado com dores de cabeca. O que pode ser? poderia Dr me sugerir alguma medicacao? Obrigado aguardo suas respostas

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Nazito, prazer em falar com você em Moçambique. No seu caso, dado que há alteração de visão e dores de cabeça, sugiro começar com avaliação neurológica.

      Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Kelly, estalos articulares podem ser decorrentes da cervical, mas é importante o exame físico apropriado para diagnóstico preciso.

      Responder
  42. Clene Alves dos Santos
    Clene Alves dos Santos says:

    Boa noite Dr.
    Há algum tempo venho sentindo dores no peito esquerdo e na axila! E agora,há mais ou menos 1 mês comecei a sentir uma fadiga e fraqueza no braço esquerdo,seguido de um leve formigamento nas mãos! Oque pode ser? Estou apavorada.

    Responder
  43. Ramon Antunes
    Ramon Antunes says:

    Boa tarde dr,eu tive acidente em 2004 com lesão cervical,onde a vertebra c5 espatifou toda,precisando colocar uma haste no lugar,hoje sou cadeirante,tive lesão de tetraparesia,ja fazem 17 anos do meu acidente,porem sinto muito formigamento e queimação no pe direito principalmente no dedao,eu uso baclofen para diminuir os espasmas,porém esta formigação nao sai,teria algum remedio especifico pra isso?Grato.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Infelizmente não há remédios específicos para dor neuropática. Anticonvulsivantes (pregabalina e gabapentina) são frequentemente usados.

      Responder
  44. Vitor
    Vitor says:

    Bom dia, a 3 dias que eu estou com uma Queimação muito forte ( pareçe pegar fogo por dentro ) nas escuapulas, inicio do pescoço e até os ombros, geralmente só aconteçe quando vou dormir e estou sentando, quando levando e ando ele simplesmente some e começa a suar, e sempre qnd me acordei esses dias com o travesseiro meio umido, será que foi em relação esse quintura? ontem a noite eu peguei um GEL Massageador da minha vó que contem ( Arnica, Mentila, Cânfora, Mentol e Copaiba) e aliviou um pouco, porem sinto agora que está quente em vez de queimar, mais o que mais me estranhou é que quando a queimação some dou um leve suada no local.

    Responder
  45. lincolnengenhariamecanica93@gmail.com
    lincolnengenhariamecanica93@gmail.com says:

    Doutor, boa tarde. Atualmente, perdi forças na musculatura do braço, mãos formigando, e uma leve rigidez nos dedos, quando acordo sinto a fraqueza ainda mais forte nos membros, às vezes também o meu equilíbrio postural quando em pé não está dos melhores. Fiz a rm do crânio e graças a Deus n acusou nada. Fiz a rm da coluna e acusou uncoartrose C3/C4; uncoartrose C4/c5 (protusão discal para mediana esquerda, determinando leve compressão dural); discreta uncoartrose c5/c6(protusão de base larga). Também tenho síndrome do impacto no quadril, mas conforme o o ortopedista de quadril ainda em estágio inicial.
    Iniciarei a fisioterapia semana que vem + natação, ressalto que eu já era bastante ativo antes de descobri o quadro, musculação, corrida futebol, mas agora parei com os exercícios de alto impacto…. Gostaria de saber se esses sintomas podem ter relação com essas artroses que tenho, já que fico com medo de ser algo mais grave como um mal de parkinson pq meu avô teve, tenho 27 anos.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Lincoln, seu caso merece exame físico detalhado tanto por ortopedista especialista em coluna quanto por neurologista clínico.
      Isso, principalmente pelos sintomas e pelo antecedente familiar que vc mencionou.

      Responder
  46. Wilka
    Wilka says:

    Excelente matéria, estou com dores do pescoço para escapula, o ortopedista passou além de um medicamento, acupuntura e depois das sessões ressonância. Depois de ler sua matéria vi que é sugestivo de Cervicobraquialgia.

    Responder
  47. Larissa
    Larissa says:

    Olá, há um ano e meio comecei a sentir fortes dores nas mãos, não conseguia fazer nada, mexer no celular, escrever e até mesmo mexer no controle da televisão eram uma tortura para mim. Fui em um ortopedista especialista em mãos, fiz alguns exames entre eles uma ultrassonografia que mostrou uma lesão nas duas mãos. Passei a fazer fisio todos os dias e elas só aliviavam as dores. Depois de um tempo passei a sentir dores nos ombros e nas assas da coluna. Eu acordava com dores. Fiz uma ressonância magnética da coluna cervical e não mostrou nada, fiz também dos punhos e nada mas ainda sentia dores. Você já viu um caso como este? É difícil explicar como as dores são nos ombros, as vezes parece que é alguém fazendo pressão e as vezes eu sinto em um ponto específico da articulação. O que você acha?

    PS: tomei vários remédios: etna, maxsulid, iboprofeno, predilosilona e nenhum deles me ajudou.

    Responder
  48. Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes says:

    Boa noite doutor. Tenho sentido uma tensão na cervical do lado esquerdo, juntamente uma pressão no topo da cabeça, testa, e formigueiro no queixo ( mais do lado esquerdo ). Já tive formigueiro no mindinho, mas passou. Tenho o esternocleidomastóideo e essa tal tensão no lado esquerdo, juntamente com um ponto gatilho enorme no ombro. A minha pergunta é: isto terá mais a ver com DTM do que cervicalgia? Tenho tonturas quando viro a cabeça, meio desnorteado e um ouvido mais entupido. Todos esses sintomas do lado esquerdo. Quando me olho ao espelho parece que estou torto. Raio X cervical = cervical retificada ; ressonância magnética cabeça = tudo ok ; classe 3 , topo a topo a mordida. O que acha doutor? Obrigado

    Responder
  49. Manuel Lopes
    Manuel Lopes says:

    Boa tarde Dr. Alberto Gotfryd
    Sou Português e acompanho o seu forun que gosto muito, fiz uma RM ressonancia magnetica à coluna
    cervical e notaram que existe um desgaste no disco da c4 para a c5, durante o dia ando bem ao fim do dia
    e durante a noite doi.-me muito.
    Ando num osteopata na 3ª sessão mas não vejo melhorias é normal só doer à noite?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Bom dia Manoel, legal saber que acompanha nosso site desde Portugal.
      Alguns pessoas têm dor apenas à noite. Continue na osteopatia, deve melhorar.

      Responder
  50. Wedson gomes
    Wedson gomes says:

    Olá eu fiz uma ultrassonografia dos ombros a dois anos atrás e mostrou calsificão nos tendões e agora de uns dias para cara estou sentindo muitas dores nos ombros e formigamento nos braços e perca da força do braço direito tem momentos que o braço não reage fica morto depois volto a sentir p braço mais os formigamento não para o senhor teria uma opinião sobre esse meu problema desde já agradeço a atenção

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Wedson, calcificação de tendão do ombro não costumar dar formigamento no braço todo. Sugiro investigar a coluna.

      Responder
  51. Deni
    Deni says:

    Dr. Eu sinto uma espécie de queimor ou choque na regiao entre a nuca e o inicio do pescoço, é muito forte, e me enfraquece o corpo, sinto nausea, e até dor de barriga. Depois que diminui a crise sinto dores cansadas no pescoço e ombros. O quê pode ser isso que sinto?

    Responder
  52. Karine
    Karine says:

    Boa tarde Dr. Meu nome é Karine e tenho 32anos, desde março de 2020tenho dores persistentes na cabeça e estalos da nuca, fraqueza e formigamento nas mãos e pés o que pode ser?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Karine, em primeiro lugar acho importante investigar se os sintomas estão correlacionados uns aos outros ou não. Vale avaliação de especialistas em coluna.

      Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa tarde Tamires, são sintomas comuns em diversas situações. VC já passou em avaliação ortopedista? Eu começaria por aí. ABs

      Responder
  53. Denise
    Denise says:

    Boa noite!! Dr faz mas de um mês que eu estou com muita dores no pescoço radiante para o braço direito não tem remédio e nem injeções que alivia. Não consigo me deitar por conta das fortes dores, doi 24 hrs pir dia, já fiz duas ressonância e o resultado foi comprimindo na C6 C7 o ortopedista quer fazer à cirurgia cortando o pescoço esse procedimento está correto? Eu não podia dá um coquetel no nervo por enquanto passa à pandemia? Eu estou desempregada… Caso resolvo fazer à cirurgia posso ficar com sequelas?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Denise, esse tipo de cirurgia é segura e indicada em casos refratários ao tratamento clínico, ou seja, que não melhoram com medicamentos e fisioterapia.

      Responder
  54. Edson Roberto
    Edson Roberto says:

    Dr, sinto muita dor no braço esquerdo do cotovelo pra baixo, nos braco nos dedos e na mão, dores nas costas e no pescoço subindo pra nuca, ombros e na asa esquerda, e formigamento, o que pode ser?

    Responder
  55. Maria jovete
    Maria jovete says:

    Olá doutor!! Há alguns ano comecei a sentir um cansaço atrás do pescoço e desce até o meio das costas, dor ardida, me sinto um pouco melhor se colocar uma toalha enrolada atrás do pescoço pra dormir, esse e meu traveaseiro. sinto dores constantes nessas regiões das costas. Agora to tendo crises mais fortes, começa uma dor do lado do pescoco esquerdo, e logo começa dores no ombro, peito, as vezes desce para o braço, e tbm dois dedos da mão estão formigados desde entao, o mindinho e anelar. Nessas crises tbm sinto sodorese, um pouco de ansia, e conforme me movimento sinto mais dores no peito. Na primeira crise mais forte q foi a uns 3 meses…achei q tava tendo um infarto. Há sempre tive escoliose.

    Responder
  56. Suzan
    Suzan says:

    Olá, Dr.
    Faz uns 4 anos que tenho um linfonodo entre a cabeça e o pescoço, atrás do ouvido esquerdo.
    Minha coluna é torta na parte superior, sinto muita dor de cabeça apenas do lado esquerdo que irradia para o pescoço, as vezes para os braço, tórax e as vezes uma dor ao respirar fundo
    Devido a pandemia não tenho muitas opções do que fazer.

    Responder
  57. ISABELA
    ISABELA says:

    Boa Tarde, hoje fui me esticar levantando os braços para cima e elevando o pescoço para cima e fez um estalo absurdo no mesmo, agora estou com muita dor, uma dor que irradia para a escápula. o que devo fazer?

    Responder
  58. Dayane
    Dayane says:

    Dr, sinto dores no pescoço, ombro e escápula e ao mover o braço acontecem estalos sem dor. Fiz RM e não foi encontrado nada, médico sugeriu academia pra fortalecimento dos músculos, porém não vejo melhora e sim a sensação de dormência vem aumentando.

    Responder
  59. Raquel Ferreira
    Raquel Ferreira says:

    Olá doutor! Bom dia. Toda vez q acordo sinto muita dor no tronco do pescoço, que irradia na parte de trás dos braços e na parte de trás da canela, nas costas, parece a coluna. E também
    Meu pé dói sem parar no peito dele quando sento não consigo pisar no chão direito 😞 dói muito quando fico com o pescoço pra baixo mexendo no celular.

    Responder
  60. Luzirene
    Luzirene says:

    Boa tarde. Descobri recentemente que tenho visto de tarlov sacral. Médico me informou que é pequeno necessito fazer acompanhamento. Porém estou sentindo fortes dores no pescoço, braços, costas até o pé será que tem alguma relação com o cisto?

    Responder
  61. Amanda Santos
    Amanda Santos says:

    Excelente dia Dr. Há uns 3 meses comecei a sentir como se fosse um torcicolo, contudo, foi piorando com os dias, uma dor semelhante há uma cãibra, desce do lado esquerdo da cabeça até o cotovelo esquerdo, uma dor muito forte, em alguns momentos tenho espasmos terríveis. O sr poderia opinar?

    Responder
  62. Norma
    Norma says:

    Olá doutor estou com encômodo no pescoço na cervical se eu fico muito tempo sem encostar a cabeça já sinto cansando sensação de cabeça pesada já fui no médico mais sem sucesso o que pode ser o que posso tomar para aliviar e muito encômodo observação eu já tenho ame tipo 2

    Responder
  63. Lavinia
    Lavinia says:

    Dr sinto dores de queimacao na cervical irradiada pra cabeça , já é crônico, passei por 3 neuro, fiz exame de imagem e nada apareceu, me falaram que é tensional, mas não melhora nunca, estou Fazendo fisioterapia

    Responder
  64. amanda sa
    amanda sa says:

    sinto uma dor muito chata abaixo da escapula direita, com rigidez no pescoço irradiando para o braço direito. fraqueza ou fadiga também quando estou nas crises. do também abaixo da axila do lado direito. o trapezio fica duro fico procurando posicao para aliviar esta dor. ela passa uns 10 dias passa e volta com uns dias

    Responder
  65. Thais
    Thais says:

    Olá Dr. faz uns 5 dias que senti uma forte dor no pescoço, na asa das costas que irradia para o braço, uma sensação de aperto na região superior do peito esquerdo e não conseguia respirar direito que doía mais, não era insuportável, mas doeu bastante a ponto de eu ter que me deita, durou cerca de 20min e eu estava apenas com meus filhos em casa….. aliviou bastante e voltei as atividades normais… porém desde desse dia que meu pescoço, asa das costas e braço esquerdo estão doloridos e me incomoda bastante… será que pode ser alguma compressão nervosa na coluna? Fico sem saber que medico procurar. Desde de já obg pela atenção.

    Responder
  66. Luciana Roberto
    Luciana Roberto says:

    Bom dia.
    Excelente matéria Dr. Tenho sentido dores nos ombros sempre que acordo. Já troquei os travesseiros e não adianta. Acordo com muita dor e os ombros chegam a estalar quando mexo. O pescoço fica rígido e tenho dores de cabeça. Devo procurar um ortopedista?

    Responder
  67. Marco Aurélio
    Marco Aurélio says:

    Muito bom a matéria , parabéns pelo trabalho !! 👏👏👏

    Eu queria saber … Eu tenho um dor que si da atraz , mais precisamente em baixo da escapulá direita , dor intensa que me impossibilita até de dormir .
    Levando em consideração que tenho hérnia de disco , tomo remédios receitados pelo meu ortopedista , mais essa dor atraz da escapulá vem de vez em quando e não há remédio que tire a dor … Saber me dizer o que pode ser ?

    Responder
  68. Miriam
    Miriam says:

    Boa tarde! Sinto dor há 1 anos após o covid, fui 2 ortopedista fiz 2 ressonância coluna e celebro. Da coluna lombar deu saliência fiscal L4_L5 / peuqnea hérnia fiscal central L5-S1 ficando difícil até p dormir devido a dor no cóccix.
    Na coluna cervical deu retificação da coluna cervical. As dores que sinto na cervical e conforme seu desenho C2 a C8 antes eram mais fracas, sinto cada dia pior. Remédios nenhum estão passando as dores, que é do lado direito apenas. Sinto até meu ouvido direito sendo prejudicado fica tipo um bicho dentro dele. A dor é 24 horas e tem momentos tão fortes q não consigo segurar o celular c a mão direita p digitar. A dor é exatamente como no desenho. Queria saber do senhor o que posso fazer, qual outro exame pois os médicos q fui falaram q meu músculo do pescoço já não tem a curva. E mandaram fazer caminhada, nada resolve e me vejo cada dia pior. Medo até perder movimento do lado direto. Pois a dor no cóccix tbm atinge a perna direita. Vc teria como me falar qual outro exame além da ressonância poderia fazer? Qual médico procurar ou tem q ser ortopedista mesmo?

    Responder
  69. Monica
    Monica says:

    Bom dia, Doutor.
    Quando estendo totalmente ou rotaciono o braço direito, sinto uma fisgada (como se fosse um choque) no antebraço.
    Estou tomando anti-inflamatório pois achei que fosse tendinite, mas não senti melhora.
    Será que trata-se desse problema?

    Responder
  70. Romena Ribeirro
    Romena Ribeirro says:

    Bom dia Dr tenho tinho inchacos na maos e nos pes acompanhado de dores fortes q me impossibilitam de fazer algumas atividades e ate mesmo de andar, meus ombros tbm ficam inchados e doe muito, sinto mal estar e acompanha dor na nuca, tenho tomado corticoide para sair das crises mais sao sempre recorrentes pelo dua vezes ao mes. O sr acha q pode estar ligado a alguma patolgia que o sr sitou nesta materia?

    Responder
  71. Selma
    Selma says:

    Olá tudo bem Dr.viu tem duas semanas que ando.com uma dor estranha.a nuca ombros dormência braço esquerdo.dói muito lateja na região do pescoço ombros atraz da orelha

    Responder
  72. Silsa RIGHETI
    Silsa RIGHETI says:

    Dr boa tarde já faz 2 semanas que estou com essa dor no pescoço e no ombro sensação muito ruim . Fui no PS fiz raio X e o médico disse ser tensão. Me tire uma dúvida se fosse hernia de disco ou outra problema relacionado a coluna seria visível ao raiox ? Pois tomei até tramal na veia e ainda estou sentido peso nos braços, ombros. Obrigado desde já

    Responder
  73. Sandra Maria da Silva Paulo
    Sandra Maria da Silva Paulo says:

    Bom dia Dr,
    Sou portuguesa e adoro ler as suas explicações. Se me puder esclarecer uma questão agradecia.
    Já fui a um ortopedista aqui em Portugal, pois já há um ano que tenho a clavicula direita, na zona do esterno clavicular, inchada e mais saliente que o lado esquerdo. Fiz eco e raio x que deu inflamação do osso mas o medico diz que não é nada de especial. Tenho uma questão ( que também coloquei ao meu medico e a qual ele nao respondeu) como tenho a minha perna direita maior que a esquerda, 12mm, isso na clavicula pode ter a ver com essa diferença nos membros inferiores? Tenho 51 anos e a diferença de tamanhos dos membros foi descoberta só aos 36 anos.

    Obrigada,

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Sandra, obrigado por nos acompanhar desde Portugal. Não acredito que a discrepância de membros tenha a ver com a inflamação esternoclavicular e sim problema local da articulação.

      Responder
  74. alini mello dutra
    alini mello dutra says:

    bom dia Dr.

    Tive Herpes- zoster, a alguns anos atras, e depois disto sempre tive fortes dores no pescoço lado esquerdo q se irradia para o ombro e braço, e cabeça,durante algum tempo tomei medicações para dores do nervo que não ajudaram muito,mas hj não tomo mais por causa dos efeitos colaterais, algum tempo tbm tive e diagnostico de tendinose, hoje lendo sua materia vi pela primeira vez que meu caso pode estar associado ao quadro de herpes-zoster que tive, neste caso, qual especialista devo procurar?

    grata.

    Responder
  75. Simone Atienza Paolucci
    Simone Atienza Paolucci says:

    Dr Bom dia! Meu marido anda com dor no ombro e pescoço diz não ter a mesma sensibilidade que o outro lado, sente está perdendo!Tomou vários remédios devido problemas na lombar,essa vem melhorando porém o pescoço não.Tenho receio de herpes zoster mas não teve ferida alguma!

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa tarde Simone, realmente não havendo lesões de pele fica mais difícil pensar em Zooster. Entendo ser necessário avaliação de medico especialista em coluna.

      Responder
  76. Gi
    Gi says:

    Bom dia! Tenho sentido muita dor de cabeça ultimamente, dor no ombro, nuca, pescoço, que irradia pra cabeça fazendo pressão no osso do ouvido.. mudei meus travesseiros a uns meses atrás e notei que acentuou bastante esses incômodos mas até então, nunca tinha sentido tonturas por causa disso e a um mês atrás, senti tontura e enjôo ao acordar pq assustei com o interfone tocando e fiz um movimento brusco com a cabeça, aí fiquei zonza, sensação estranha, enjoada, fiz uma consulta no mesmo dia e o médico me passou Labirin e Dramim e melhorou com menos de 2 dias.. depois de um mês, tive novamente essa tontura com enjôo e tremores pelo corpo, talvez tenha atacado minha ansiedade tbm e juntamente com as dores citadas acima. Fui no pronto atendimento e o médico me passou Labirin e relaxante muscular, só que já tem uma semana, melhora e volta.. fui no ortopedista e ele me receitou Maxsulid 400 e fisioterapia, porém estou com receio de tomar esse antiflamatório pq já ando meio sem apetite e fico com medo de atacar meu estômago.. não sou de tomar muito remédio e fico com medo de misturar pq já estou tomando o Labirin, um por dia, o relaxante muscular e estava tomando tbm a rusovastatina, só que suspendi a umas duas semanas.. será q tem relação as tonturas com essa dor cervical?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa noite, entendo que vc deva ser avaliada por um bom clinico geral que irá investigar as possíveis causas de tontura.

      Responder
  77. Karina
    Karina says:

    Olá tire uma dúvida e possível um poblema na coluna dar dores na face e nos dentes e crises agudas na cabeça ?
    Tenho muita dor na coluna e no ombro e pescoço quando me sento tenho crises agudas de dores se puder me ajudar

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Karina, eu começaria investigando outras causas de dor na face, incluindo avaliação de especialista em ATM (dentistas).

      Responder
  78. Célia Cristina Santos caramujo
    Célia Cristina Santos caramujo says:

    Bom dia Dr eu há pouco tempo uns anos comecei a ter dores muito fortes no pescoço fui ao médico tomava medicação e para as dores e relaxantes injeção que é melhorava. A cercade 2 anos sensivelmente piorei bastante tenho crises muito longas meu pescoço já não ando de colar cervical macio tomo lírica e levo injeções de voltaren e por ultimo comecei a levar neurobiom injetavel. Já fiz fisioterapia, mas não acunpultura nada resultou. Neste momento estou com uma crise que dura a mais de um mês a dor no pescoço e não passa apanha mais meu braço a esquerdo já perco a força e ultimamente apanha o a perna esquerda até ao pé.Estou a espera de consulta com neurocirurgião e a mais de um ano no hospital garcia de Horta. Qual sua opinião ? Tenho 52 anos

    Responder
  79. Bianca
    Bianca says:

    Oii faiz alguns meses que eu estou com dor.
    Eu tenho dor no lado esquerdo na frente e a traz que mais dói quando vai dormir eu vou mudando a posição pra ñ machucar
    Dor na frente e a traz esquerdo braço formigando garganta doendo nas laterais do queixo doi vez em quando e me sinto inchada

    Explicação oq aconteceu
    acho eu dormi na posição certa quando fui virar pro lado esquerdo senti uma pontada muito forte ai voltei de volta para a minha posição de antes voltou ao normal quando amanheceu a dor voltou apos de terminar o dever de casa

    Responder
  80. Fernanda
    Fernanda says:

    Dr. Estou com dor no pescoço, ombro esquerdo, braços e formigamento nas mãos , dor no joelho esquerdo muitas vezes ñ da nem para andar fui ao reumatologista pediu exames vou fazer e disse que após ver os exames caso eu necessite ele vai encaminhar ao ortopedista mas ainda ñ tenho diagnóstico fechado sendo que tenho múltiplos nódulos na tireóide mas ela funciona normal como consta nos exames de sangue aí ñ uso remédios e percebi um aumento idas ao banheiro para urinar só tenho 39 anos será algo grave pq tá afetando a minha vida trabalho etc.

    Responder
  81. Rafaela Augusta de Souza
    Rafaela Augusta de Souza says:

    Bom dia dr.
    Em dezembro de 2017 sofri um acidente de carro e fraturei a C2, escápula, clavícula e costelas. Não precisei de cirurgia na C2, usei colar cervical rígido e placa na clavícula. Desde então sinto dor na região da C2, dores de cabeça, especialmente do lado direito e ao redor do olho. Faz alguns dias que tenho sentido a noite, na cama, dores no dois braços, não chega a ser fomigamento, mas uma dor estranha, que incomoda da dormir. O que o Sr.sugere?

    Responder
  82. Sheron
    Sheron says:

    Boa Noite Dr. Tem duas semanas que estou com dormência no braço direito que irradia para mãos e dedos mindinhos. Mais isso só acontece quando eu abaixo a cabeça, como por ex: ler um livro, mecher no telefone e tal.. a dormência é só quando abaixo a Cabeça um pouquinho e logo sinto essa dormência.. Porém não sinto dor, é só
    esse choquinho mesmo.. Mais antes dessas dormências apareceram eu ouvia tipo um barulho de um grilo no meu pescoço.
    Grata desde já.

    Responder
  83. Carla Tavares
    Carla Tavares says:

    Boa noite dr. Por favor, espero muito que leia esse meu comentário, por favor me ajude. Há 3 meses atrás fiz um movimento brusco na cervical (estalo no pescoço) no qual me trouxe vários problemas desde então. Já fiz raio x, tomografia e por último a ressonância magnética. Passei por dois ortopedistas no qual avaliaram meus exames que deram tudo normal, há princípio tinha uma suspeita de fratura na C2, mas foi descartada com outros exames. Dr, desde que ouve o incidente, sinto muitas dores na nuca, que irradia para o trapézio, para os braços e mãos de ambos os ĺados, com perda de força, formigamento e as vezes dormência. Já tomei muito antiflamatorio prescritos pelos médicos, tô tomando remédio pra dormir pra poder relaxar. Agora que já consigo mexer um pouco mais o pescoço pois estava travado. Não sei mais o que fazer. O segundo ortopedista suspeitou da compressão dos nervos que irradiam para os braços , mas na ressonância deu tudo normal e ele disse que era algo muscular mesmo. Passou injeções e medicamentos pra dor. Me ajuda Dr, não aguento mais esses meses todos sofrendo com isso. Obrigada.

    Responder
  84. hannah
    hannah says:

    Prezado Dr. Gotfryd, gratidao por esse espaco!

    Ontem 29.05.2021 fiz uma faxina pesada de matar baratinhas em uma comoda que estava infestada….foi trabalhoso…

    na hora do repouso que faco ( meditacao) antes de dormir senti uma dor lascada e fooorte no T1- Atras…Final da axila parte de fora do braco Esquedo….

    Me assustei pois fui diagnosticada com insuficiencia cardiaca, ate antes da pandemia fazia controle e era medicada…

    Em 2020 nao fiz controle ( estou me curando com meditacao e ba alimentacao) saude super estavel…..

    POREM, essa dor no T1 lado Esquerdo me assustou…..

    Hoje Domingo 30.05.2021 estou ainda sentindo dor ( apos o almoco, doeu….como se fosse um Sobremesa e foi embora….

    No Ombro Direito no ossinho C6 atras, o C6 esta queimando e a dor desce ate no “Tschauzinho”….e minhas costas doi completamente…..

    Gratidao, paz e sucesso !!

    Hannah Mari

    Responder
  85. Eduardo
    Eduardo says:

    Bom dia Dr, meu nome é Eduardo, são 4:14 da manhã, e não consigo dormir, com dores no nervo do braço esquerdo e formigamento nos dedos, indicador e dedo do meio, sinto tbm uma dor na tempora do mesmo lado e um pouco de formigamento no rosto tbm, dor essa, que tem me tirado o sono.
    O que poder ser?
    Agradeço desde já.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Eduardo, formigamento no rosto não costuma ser oriundo da coluna. Sugiro começar a investigação com neurologista.

      Responder
  86. Joana
    Joana says:

    Doutor, tenho cifose há cerca de 13 anos, e há cerca de um ano apareceu-me um alto no ombro esquerdo, acompanhado de dores no ombro que se estendem até à mão esquerda e aos dedos, e muita vezes, também sinto dores nas articulações do pé esquerdo, que estala com frequência. Pode ajudar-me?

    Responder
  87. Fernando
    Fernando says:

    Bom dia Dr. Ótima matéria. Sinto constante dor na parte da escapula e ao pressionar sinto uma espécie de nódulo, que qo pressionar aumenta a dormência nos dedos, principalmente nos dedos menores, essa dor me acompanha já há um tempo.

    Responder
  88. Lilian
    Lilian says:

    Boa noite Dr! Tenho fisgadas, dores tipo choque elétrico do lado esquerdo do pescoço, dura alguns segundos mas uma dor extremamente devastadora, o que pode ser? Por favor! Ajude-me…

    Responder
  89. Marcia Tobias
    Marcia Tobias says:

    Dr. Bom dia, tenho artrose na C3,C4 e C5. Sinto muitos choques na cabeça, tontura, ânsia de vômito,enxaqueca, sem contar os torcicolos quase todo dia, mas os médicos pelos quais ja passei , nao atribuem esses sintomas ,exceto o torcicolo , à artrose!

    Responder
  90. ROBERTA KELLY DE SOUZA PIRES
    ROBERTA KELLY DE SOUZA PIRES says:

    Dr que matéria maravilhosa.
    Estou sofrendo a 2 anos de fores fortíssima no ombro, agora sinto todo meu lado esquerdo,inclusive face,perna,braços e ombro. O diagnóstico foi hérnia de disco na cervical e tendinopatia no ombro. Fiz 2 sessões de fisio,não amenizou,vivo a base de remédios,sinto falta de quando eu tinha noites tranquilas de sono. Não tenho posição para dormir. As vezes eu acho que é algo bem mais sério. Já tive crises de ansiedade achando que ia morrer.

    Responder
  91. Carla Pires Gonçalves
    Carla Pires Gonçalves says:

    Boa tarde

    Há 10 dias, sinto uma ardencia no braço esquerdo, como uma queimadura, é latente 24h, há dois dias tem intensificado. Tenho bicos de papagaio bas articulações sacroíliacas. Essa ardencia pode ter relação com isso?
    Obrigada

    Responder
  92. Gisela
    Gisela says:

    Dr. Estou com fortes dores no pescoço, dor no ombro que erradia para o braço até a mão, dor e clavícula aumentada que tenho a sensação de fechar a garganta e muita dor no peito do lado direito. Meus movimentos estão limitados. Sinto dor e uma queimação o tempo todo. Tenho dificuldade até para dormir por causa do incômodo e da dor.

    Responder
  93. Milena
    Milena says:

    Boa noite Dr! Sempre que espirro, sinto meus braços dormentes, causando muito desconforto (sensação que seja no nervo ou músculo). O que pode estar causando isso?

    Responder
  94. Bárbara Resende
    Bárbara Resende says:

    Bom dia doutor, sinto uma dor no braço direito,mais forte no antebraço. Uma sensação de pressão , dor parece pisado ou que o sangue não corre nas veias. Tive uma terceira cesariana á 6 meses. Além desse fator fiquei com dores fortes de cabeça coisa que nunca tive.

    Poderá ser alguma coisa na coluna ou tendinite visto que trabalho com computadores.
    Obrigada

    Responder
  95. Natalia Bernardes
    Natalia Bernardes says:

    Boa noite Doutor, tenho espondilose generalizada com discartrose associada em L1/L2 à direita, L3/L4, L4/L5 à esquerda e ainda L5/S1 apresentando L5 com vértebras de transição. Retrolistese de L4 sobre L5, e L5 sobre S1, esclerose das superfícies articulares. Bem são tantas dores… Faço caminhadas regurlamente, já emagreci 23 kilos atualmente tenho 112 kg, tenho me esforçado tanto, mas não tem um só mês que não tenho dores, estou vivendo a base de anti inflamatórios, remedios para dores, nesse exato momento estou praticamente dopada de tantos remedios, e a dor na cervical, ombros, e tudo mais continua aqui, oq mais eu devo fazer pelo amor de Deus! Peço desculpas pelo desabafo.

    Responder
  96. Natalia Bernardes
    Natalia Bernardes says:

    Moro em Lisboa, Portugal, e por causa da pandemia, não estão tendo consultas nos centros de saúde, já tomei a primeira dose da vacina, mas como ainda não tomei a segunda dose, fico com receio de ir ao hospital.

    Responder
  97. Adriely Fernandes
    Adriely Fernandes says:

    Boa noite Dr! Tenho 34 anos, há 10 anos tive um avc, causado por uma trombose venosa, e perdi por algum tempo o movimento do lado direito. Com o tempo os movimentos foram voltando, mas meu ombro travava se eu colocasse pra cima ou para trás. De uns tempos pra cá, estou sentindo fortes dores, principalmente no ombro direito e escápula, no qual enrijece o pescoço e o braço. Sinto formigamento no braço e no rosto também. As dores vêm sempre à noite e geralmente melhoram quando tomo o Depakote, receitado pelo neuro após o avc. Sr acha que tem alguma relação, devo procurar um ortopedista ou meu problema é exclusivamente neurológico!? Desde já agradeço à atenção!

    Responder
  98. Patricia
    Patricia says:

    boa tarde Dr. sou de Portugal
    venho sentindo há mais de 1 mês dor tipo queimação na coluna , fui a um osteopata e passado 1 dia fiquei com dormência e fraqueza no braço perna e as vezes na outra perna também, não é uma dor constante e a dormência e fraqueza também não aparece e desaparece, tenho dias que quase nada tenho, fui a ortopedista ser contratura muscular… o que o Dr. acha?

    Responder
  99. Alef Tetéo
    Alef Tetéo says:

    DR. sinto muita dor no pescoço, dores que passam para os ombros, braços e chegam até a os dedos da mão. Agora é uma dor tipo uma fraqueza generalizada, que as vezes sinto muita tontura acompanhado de uma fadiga extrema. Por favor mim diga o que eu faço?

    Responder
  100. Cleofas Moura
    Cleofas Moura says:

    Dr. o incomodo surgiu quando a dor aumentou no braço esquerdo e irradiou para o ombro e lateral do pescoço, em certos momentos do dia e posição do braço, a dor é acompanhada de formigamento da mão esquerda. Eu normalmente uso o mouse para computador na mão esquerda, até mudei para a direita para diminuir o incomodo. Não consigo nem dormir de lado esquerdo que o formigamento aumenta e a dor também. Estranho isso e me preocupa o formigamento na mão. Antecipadamente agradeço a atenção.

    Responder
  101. LIZANIA SANTANA BARROS
    LIZANIA SANTANA BARROS says:

    Dr. Tem exatamente sete dias que estou sentindo uma dor que nasce do lado esquerdo da cabeça ,atrás, desce pelo pescoço, ombro esquerdo e braço esquerdo. As vezes a mão esquerda fica formigando e sem força. A dor aumenta muito à noite. Já usei compressa gelada e quente ,passei pomadas , tomei Cloridrato de ciclobenzaprina, 10mg e Meloxicam, 15 mg e não resolveu e não passa a dor. O que devo fazer?

    Responder
  102. Iara da Silva Siqueira
    Iara da Silva Siqueira says:

    Dr Alberto acordei com muitas dores no pescoço achei que era jeito,passou um tempo a for foi pra o ombro cotovelo , mãos, agora está no braço todo ,só melhora quando coloco o braço junto ao pelito e fico segurando ele me ajuda,por favor

    Responder
  103. Amilton Ferreira Machado
    Amilton Ferreira Machado says:

    Sinto dores no braço esquerdo, mandíbula esquerda, ouvido esquerdo e um pouco na garganta, só quando ando, em repouso não sinto nada, se parar de andar, enquanto caminho, para a dor, já fui no cardiologista e não tenho nada., Recentemente carreguei muito peso no ombro esquerdo. Senti que extrapolei, e desde desse dia em diante, sinto esses sintomas, preciso de ajuda.

    Responder
  104. Marionice
    Marionice says:

    Sinto queimação nas mãos e irradia para os braços até a garganta e da uma falta de ar demora uns 3 a 4 segundo pra passar passo mal e some a força das mãos e braços na horá que da essa crise o que me aconselha Dr

    Responder
  105. ANGELA
    ANGELA says:

    Olá! Fui diagnosticada com síndrome do túnel do carpo aos 23 anos. Hoje (com 37), voltei a trabalhar com turma de bebês e trocas de fraldas. Voltou a dor que tinha antes: irradiava da coluna até o braço, choque e fraqueza. Estou tomando Naproxeno e a noite Dorflex, mas sem melhora…. Poderia ser outro problema ou a síndrome voltou a causar esses sintomas? Obrigada

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa questão Angela. Para que o médico faça o diagnóstico exato é fundamental em casos como o seu examinar o paciente e realizar testes para os diferentes problemas.

      Responder
  106. Maria Sebastiana Dos Santos Mattos
    Maria Sebastiana Dos Santos Mattos says:

    Dtr estou com muita dor descendo pelo lado esquerdo todo mandíbula irradia os meus dente tipo uma neufraulgia desce no ombro braço até os dedo da mão costela e reflete tórax vem com azia parece as vezes que estou com poblema de coração mais ñ consigo movimenta esse braço formiga os dedos tenho ernia de disco na cervical e lombar e cervicabrolgia pode ser disso?já fui ao médico duas vezes remédio nenhum para não durmo nem tenho ânimo para nada

    Responder
  107. Lucia Petrilho
    Lucia Petrilho says:

    Boa tarde, Dr estou com muita dor na cervical e meus pulsos estão encharcados, dor nas mãos tipo choque nos dedos , a sensação que tenho é que minha coluna esta rachada,
    Todos os sintomas que o Senhor falou .

    Responder
  108. Emanuela
    Emanuela says:

    Dr, boa noite! No punho direito (parte superior) onde encontramos um afundamento normal, tenho uma elevação. Não dói, porém não consigo me apoiar com a mão aberta, pois dói o punho. Em junho do ano passado tive um torcicolo que piorou, irradiando para a escapula direita que irradiou pela axila, braço, cotovelo até chegar no punho. Eu não conseguia me levantar, pois a dor era extremamente forte na região da escapula. Tenho, também, apertamento, com dores no maxilar (que irradia para o pescoço) e enxaqueca, tudo no lado direito. Esse conjunto poderia estar ligado? Quem devo procurar? Um buco, ortopedista?

    Responder
  109. Enzo lopes
    Enzo lopes says:

    Doutor, fui diagnosticado com túnel do carpo grau 5 nos 2 braços ..
    Tenho um “probleminha” como diz o medico na c3 e c4.
    Operei uma mao e deu uma boa melhorada , mais esta piorando de novo e muito ..
    Pode ser que a cirurgia do túnel do carpo falhou , ou é as vértebras c3 e c4 ??

    Responder
  110. Mineli Mendoza
    Mineli Mendoza says:

    Bom dia Doutor faz dois anos que venho sintindo sintomas como perda de equilíbrio, formigamento em braços e pernas, falta de ar, dor na cervical e na coluna. Consultei com uma neurologista, ela mandou fazer RMN da cabeza, e da cervical. Além disso Sinto desconforto nos olhos como sequedade… O examen da cabeza saiu normal, e o examen da cervical deu espondilose cervical. Mas a doutora me diz que nao tem tratamento para mim, e me mandou consultar com uma psicóloga e uma psiquiatra… Já não sei que mais fazer… Que médico devo procurar ?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Mineli, dado que já foram afastados problemas da cabeça e da coluna, sugiro médico fisiatra, além da avalaição psiquiátrica. Existem quadros de ansiedade que provocam sintomas não habituais.

      Responder
  111. Clemilda
    Clemilda says:

    Doutor! Há 3 meses tô sentindo fortes dores no lado esquerdo do meu pescoço,irradia para o braço,doe debaixo da minha axila,na minha nuca e do lado esquerdo da minha cabeça,estou MT preocupada ,passei no médico mas ele não pediu exames falou que era tensão muscular já fui em 4 médicos diferentes mas nunca pedem exame por mas que eu fale que tem 3 meses que tô com muita dor só mi passa, antibiótico meu braço perde a força ,estou muito preocupada. por favor mi responde qual médico procurar…

    Responder
  112. Daniella
    Daniella says:

    Boa tarde dr,estava sentindo uma forte dor de cabeça na qual parou e ficou uma dor na lateral do pescoço do lado direito e nao passa com medicamento,fiz uma cirurgia a 7 dias na qual tomei anestesia combinada geral e epidural.Pode ser consequência dessa anestesia ?

    Responder
  113. Andreia Lira
    Andreia Lira says:

    Boa noite dr estou com uma dor no meu ombro esquerdo desce para cotovelo e dormência até os dedos da mão gostaria de saber o q pode ser se dormir de mal jeito pode dar esses sintomas desde já obg e um abraço

    Responder
  114. Márcio
    Márcio says:

    Olá boa noite doutor li todas suas respostas as pessoas parabéns pela disposição ajudar.
    Meu caso já faz uns 90 dias que sinto muita dor e queimação lado esquerdo escápula e dor e queimação braço esquerdo formigamento sensação choque parece que estou com torcicolo lado esquerdo 90 dias

    Responder
  115. Ludimila
    Ludimila says:

    Oi Dr boa tarde eu fui diagnósticada com síndrome do túnel do carpo no braço esquerdo e direito , tendinite e artrose no braço esquerdo e de vez enquando eu sinto uma pontada bem do lado esquerdo em cima do peito eu já fiz o rolther do coração e o mapa da pressão e não deu nada .
    E muita dor no braço todo no ombro nos dedos Enos punhos até o meu pescoço fica rangindo quando eu movimento as vezes o pescoço , mais até agora não deu pra mim ir ao médico por falta de dinheiro.
    E aí da pra ajudar eu tenho hérnias de disco na lombar .
    Eu me preocupo mais é com as pontadas de vez enquando no peito do q com a dor no braço .
    Vc pode me dizer se isso é devido esses problemas no braço?

    Responder
  116. João Alberto
    João Alberto says:

    Boa tarde Dr. estou com uma dor no braço esquerdo, ás vezes fica só no úmero, ás vezes só no antebraço, ás vezes debaixo da axila. Não tem formigamento e quando viro minha cabeça para trás para o lado esquerdo doe todas as partes que falei antes ao mesmo tempo. O que pode ser?
    Obrigado desde já e ótimo trabalho.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.