A coluna vista de frente deve ser retilínea. Entretanto, vista de lado, apresenta curvaturas fisiológicas. São consideradas curvaturas naturais da coluna: lordose cervical, cifose torácica e lordose lombar. Diversos problemas de coluna causam aumento da cifose torácica. Essa situação pode acometer qualquer faixa etária. O médico especialista em coluna pode diferenciar simples distúrbios posturais de problemas mais sérios da coluna.

 

Em pessoas saudáveis deve haver harmonia e equilíbrio das curvaturas fisiológicas da coluna, de modo que a cabeça fique centralizada sobre a pelve. Aumento da cifose torácica pode ser causa de desalinhamento da coluna.

Desenho que mostra aumento da cifose torácico

Coluna normal à esquerda e com aumento da cifose torácica à direita.

 

Em pessoas saudáveis deve haver harmonia e equilíbrio das curvaturas da coluna, de modo que a cabeça fique centralizada sobre a pelve.

Quais sintomas de aumento da cifose?

Abaixo estão sintomas comuns de aumento da cifose. Entretanto, cada indivíduo pode apresentar queixas diferentes. Os sintomas mais comuns são:

  • Diferença na altura dos ombros;
  • Cabeça inclinada para frente comparada ao resto do corpo;
  • Quando se inclina o tronco para frente, a altura da parte superior das costas aparenta ser mais alta que o normal;
  • Encurtamento da musculatura da parte posterior das pernas;
  • Dor nas costas (porém, raramente possui forte intensidade).

Com frequência, pais e cuidadores observam  “má postura” ou “corcunda” na coluna das suas crianças.

Cifose em crianças

DORSO CURVO POSTURAL

Trata-se de cifose arredondada e flexível. Nessa situação, apesar de haver problema estético, não há doença estruturada.

 Como melhorar dorso curvo postural?

Dado que se trata de deformidade flexível, o tratamento é feito por meio de exercícios posturais. A evolução, em geral, é benigna.

CIFOSE CONGÊNITA

Trata-se de situação presente desde o nascimento, causada por má formação vertebral (ainda no período gestacional). À medida que a criança se desenvolve, ocorre falha de sustentação óssea na parte anterior da coluna, que passa a deformar.

Fotografia de cifose congênita

Desenho de malformação da coluna causando aumento da cifose (cifose congênita).

 

Como posso saber se meu filho tem cifose congênita?

É possível detectar má formação da coluna ainda na fase embrionária, por meio de ultrassonografia materna gestacional. Logo ao  nascimento, pode haver deformidade clínica na coluna. Nos primeiros anos de vida, com o desenvolvimento da coluna, a deformidade nas costas pode acentuar.

Como é a deformidade típica da cifose congênita?

A deformidade cifótica típica é pontiaguda. Em termos técnicos, chama-se de “raio curto”. Outras doenças que causam cifose de raio curto são neurofibromatose e cifose por sequela de infecção da coluna, como tuberculose vertebral.

Fotografis de paciente com cifose congênita

Fotografias de paciente com cifose congênita.

Como melhorar a cifose congênita?

Cifose congênita frequentemente piora com o passar dos anos. Além do problema estético, há risco de compressão dos nervos. Por esse motivo, é frequente necessidade de correção cirúrgica da cifose congênita.

 

Conheça o site da Sociedade de Estudo em Escoliose (SRS) clique

 

DORSO CURVO JUVENIL / CIFOSE DE SCHEUERMANN 

Trata-se de deformidade tipo cifose, rígida, que surge durante a fase de adolescência. Há discreta predominância de meninos em relação a meninas. Pacientes com Cifose de Scheuermann apresentam alterações típicas vertebrais, além de encurtamentos musculares da região peitoral e dos isquiotibiais (musculatura localizada atrás das pernas).

Fotografia de paciente com Cifose de Scheuermann

Fotografia de paciente com Cifose de Scheuermann

Como melhorar a cifose do adolescente (Cifose de Scheuermann)?

O tratamento da Cifose de Scheuermann depende do grau da curvatura (medida em radiografias), além da idade esquelética. Casos leves são tratados com exercícios físicos e fisioterapia, casos intermediários com órtese (coletes) e deformidades graves têm indicação de correção cirúrgica.

Como se faz diagnóstico de cifose em crianças?

O médico especialista em coluna faz diagnóstico por meio de história clínica, exame físico e testes diagnóstico. Se o paciente for criança, o médico obterá histórico completo do período pré-natal, do nascimento e perguntará se outros membros da família têm aumento da cifose. Além disso, será preciso saber sobre o desenvolvimento normal da criança, haja visto que o problema pode estar associado a doenças neuromusculares.

Raio X: método diagnóstico mais utilizado. Serve para medir as curvas e avaliar sua evolução ao longo do tempo. Curvaturas torácicas acima de 50 graus são consideradas anormais ou “hipercifose”.

 

Radiografias de dorso curvo

Radiografias de paciente com Cifose de Scheuermann (dorso curvo juvenil).

Detecção precoce é chave para sucesso do tratamento. Por isso é importante que pais observem seus filhos à procura de sinais sugestivos de aumento da cifose.

 

Veja também:

Escoliose

Cirurgias de escoliose

Cifose em idosos

 DORSO CURVO SENIL

Há 2 motivos principais para aumento da cifose em idosos: surgimento de fraturas por osteoporose – que achatam as vértebras – e degeneração dos discos intervertebrais.

fotografias e RX de dorso curvo senil

Dorso curvo senil por fraturas por osteoporose.

 

Como melhorar o dorso curvo senil?

Em relação à osteoporose, prevenção é possível e depende do diagnóstico precoce, realizado por meio da densitometria óssea e exames laboratoriais. Tratamento inclui medidas alimentares, comportamentais e medicamentosas.

Porém, em relação à degeneração discal, a prevenção é mais limitada, pois não há medicações capazes de atuar diretamente nessa estrutura. Por fim, exercícios posturais são capazes de auxiliar na prevenção de dores nas costas, além de promover melhora estética, embora tenham papel limitado nas deformidades vertebrais, geralmente rígidas.

 

Veja também:

Dor na coluna

Fraturas da coluna por osteoporose

FAQ – perguntas frequentes sobre cifose e corcunda

O que é cifose?

Cifose é curvatura normal da coluna, assim como lordose. Cifose se localiza no meio das costas, também conhecida como região torácica ou dorsal. Aumento anormal da cifose torácica é denominado hipercifose.

Por que a pessoa fica corcunda?

Aumento da cifose torácica pode decorrer de diversos problemas como malformações congênitas vertebrais, distúrbios neuromusculares, sequela de trauma ou infecções, além de fraturas osteoporóticas em idosos.

Como saber se tem cifose aumentada?

Indivíduos com hipercifose torácica possuem alterações posturais típicas, como projeção da cabeça e do pescoço para frente, além do surgimento de corcunda nas costas. O médico especialista em coluna solicitará exames de imagem que confirmarão o problema.

Por que tenho corcunda no pescoço?

Algumas pessoas se queixam de proeminência na parte de trás do pescoço. Há dois motivos principais para isso: acúmulo de gordura localizada e desvio da coluna, em especial, por se tratar de transição de lordose cervical para cifose torácica.

Como melhorar a postura corcunda?

O tratamento depende da causa do problema. Os tratamentos variam desde exercícios posturais, uso de órteses (coletes) até cirurgias corretivas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.