Meu nome é Amanda, tenho 27 anos e vou completar 10 anos de cirurgia de escoliose. Aos 13 anos de idade, após bater as costas, tive que fazer Raio X da coluna e descobri, acidentalmente, que tinha escoliose. A princípio fui indicada para fazer tratamento conservador com fisioterapia e RPG, mas como eu era muito nova, não levei o tratamento muito a sério.

Como recebi a notícia da cirurgia

Alguns anos depois, o desvio na coluna aumentou e passou a me incomodar muito. Passei a ter vergonha de usar roupas mais justas, pois mostravam o grande desvio que eu tinha na coluna. Assim, preferia usar roupas mais largas para tentar disfarçar o problema. Retornei então com Dr. Alberto e, dessa vez, recebi indicação de cirurgia. A princípio tive muito medo. Somente depois de algum tempo aceitei fazer a operação. Nessa época, além da estética, as dores já me incomodavam muito.

Fotografia e radiografia antes da cirurgia.

O pós operatório

Tudo correu bem durante a cirurgia, não tive nenhuma complicação, foi um sucesso. O pós-operatório foi dolorido porém compensador. Lembro da primeira vez que me olhei no espelho e fiquei extremamente feliz por ter mudado minha aparência física e minha auto estima. A fisioterapia também teve papel muito importante durante o processo de adaptação e recuperação no pós operatório. Me ajudou muito.

RX após a operação

RX após a operação.

A primeira gestação

Três anos após a cirurgia engravidei do meu primeiro filho. Quando descobri que estava grávida, fiquei muito preocupada em ter muitas dores. Porém foi exatamente o oposto. Tive uma gestação super saudável, fiz de tudo, não tive dores e tudo correu melhor do que eu imaginava.

Hoje já fazem quase 10 anos que realizei a cirurgia de escoliose e levo uma vida normal, como qualquer outra pessoa.

Tenho 2 filhos, minha cicatriz é perfeita e quase imperceptível. Não me arrependo de ter realizado a cirurgia em nenhum momento, pois quando olho minhas fotos antigas vejo o quanto eu era torta e quão necessária a cirurgia foi.

Minha família que tanto amo.

Minha família que tanto amo.

Mensagem aos pacientes com escoliose e familiares

A mensagem que eu gostaria de passar para as pessoas que também têm escoliose é que façam todos os tratamentos indicados pelo médico e se o caso for cirúrgico, como o meu, não tenham medo. Aos familiares, meu conselho é de que tenham paciência e saibam respeitar o tempo de tratamento e recuperação da pessoa que tem escoliose. No meu caso, foi muito importante fazer a cirurgia pois, certamente, eu não teria a qualidade de vida e a família que eu tenho hoje.

Gratidão eterna ao Dr. Alberto que há anos faz um trabalho tão maravilhoso e que ajuda tantas pessoas.

 

2 respostas
  1. Rosangela da Rocha Souza
    Rosangela da Rocha Souza says:

    É uma iniciativa importante de conscientização pública. Temos grande responsabilidade em divulgar a realidade da Cirugia de Artrodese da Coluna vertebral. Entendo que existem mitos dos pacientes e familiares. Mas vendo a nossa realidade temos a liberdade de viver bem e viver melhor. Hoje pos cirurgio de 23meses e 13 dias de cirurgia faço o que mais gosto ANDAR ANDAR 2km e piscinar andar dentro da piscina tbem…parabéns Dr Alberto e somos gratas por existir nesse Planeta Azul e deixar a nossa vida tbem AZULLLL DA COR DO MAR…

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.