Escoliose é o tipo mais comum de deformidade da coluna de crianças e de adolescentes. É muitas vezes definida como inclinação lateral da coluna. Entretanto, se trata de deformidade complexa e tridimensional, sendo seu tratamento desafiador. Na maioria das vezes, o problema aparece no estirão de crescimento e não tem causa aparente. Nessa situação, denomina-se Escoliose idiopática do Adolescente. Essa condição afeta 2 a 3% da população geral e é mais comum em meninas (acomete 7 vezes mais meninas do que meninos).

É possível tratar a escoliose com exercícios?

Sim. Segundo a SOSORT – Sociedade de Tratamento Ortopédico e de Reabilitação da Escoliose, Exercícios Fisioterapêuticos Específicos são recomendados como primeiro tratamento em curvas leves e moderadas, fazendo ou não uso de colete.

O que são exercícios fisioterapêuticos específicos para escoliose?

 São exercícios baseados na auto-correção tridimensional da coluna. Existem diversas técnicas descritas, sendo a italiana SEAS (Scientific Exercises Approach to Scoliosis) e a alemã Schroth as mais difundidas. No tratamento conservador de escoliose com exercícios específicos, o paciente é ensinado a realizar correções e manter a postura corrigida nas atividades cotidianas. Geralmente, utiliza-se espelho no processo de aprendizagem, além da respiração correta para auxiliar na correção. A repetição dos exercícios em casa é de fundamental importância para automatização da postura corrigida. O sucesso do tratamento depende da educação do paciente e de seus familiares.

 

Exercício para tratamento de Escoliose Idiopática do Adolescente.

Quando estão indicados exercícios fisioterapêuticos específicos para escoliose?

A principal indicação de exercícios para correção de escoliose são curvas leves a moderadas em crianças e adolescentes em fase de crescimento.  Os exercícios podem ser parte do tratamento com colete, de acordo com a previsão de crescimento ósseo. Caso não haja mais previsão de crescimento, elimina-se a necessidade do uso de colete. O acompanhamento de pacientes em fase de crescimento com escoliose é feito por médico ortopedista especialista em coluna  e por fisioterapeuta.

Assim, no tratamento conservador de escoliose de crianças e adolescentes em crescimento, indica-se:

  • curvas de 10 a 25º – apenas exercícios, sem colete;
  • curvas de 25 a 45º – exercícios associados a colete.

Colete para tratamento de escoliose. 

Repetir os exercícios em casa fundamental para sucesso do tratamento.

Os principais objetivos de exercícios específicos para escoliose são:

  • Impedir progressão (piora) da curva;
  • Impedir colapso postural;
  • Prevenir ou tratar disfunção respiratória (falta de ar);
  • Prevenir ou tratar dor nas costas;
  • Melhorar estética e qualidade de vida.

estudo científicos que relatam superioridade de exercícios específicos em relação a outras terapias para Escoliose Idiopática do Adolescente.

 

Exemplo de exercício ativo para correção de Escoliose Idiopática do Adolescente.

Quem tem escoliose pode praticar esporte?

Sim. A prática de atividade esportiva confere flexibilidade, força, equilíbrio e coordenação, além de influenciar positivamente no aspecto psicológico e social da criança. Entretanto, é importante ressaltar que a atividade esportiva não é tratamento para escoliose.

Qual é o melhor exercício para escoliose?

Ainda não existe consenso sobre isso, mas esportes que exigem muita flexibilidade – como ginástica rítmica e ballet – podem ser prejudiciais para quem tem escoliose. Alguns estudos mostraram aumento casos de escoliose nessa população. O melhor esporte é aquele que a criança se identifica.

Veja também:

Autora: Débora Pinheiro – Fisioterapeuta.

Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Supervisora do Curso de Fisioterapia Musculoesquelética da Santa Casa de São Paulo nas áreas de Coluna e Trauma Ortopédico.

Professora do Curso de Pós-graduação nas Afecções da Coluna Vertebral da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Formação no método Internacional de tratamento da escoliose – SEAS (Scientific Exercise Approach to Scoliosis).

3 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.