Cirurgia de escoliose é necessária para curvas graves. A indicação de cirurgia depende da magnitude e da localização da curva, além da idade do paciente. Na escoliose idiopática do adolescente, a cirurgia comumente é indicada para curvas maiores que 45 a 50 graus. O principal benefício da cirurgia de escoliose é prevenir problemas cardíacos e pulmonares decorrentes da deformidade da coluna, além da melhora estética.

A cirurgia mais comum para escoliose

A artrodese (fusão) trata-se da cirurgia mais comum para escoliose, para solidificar parte da coluna. Apenas as partes mais rígidas e deformadas da coluna são artrodesadas. As demais partes da coluna permanecem com movimento normal. Isso é importante no processo de reabilitação e para atividades cotidianas após a cirurgia.

Passos fundamentais na cirurgia de escoliose:

  1. Instrumentação: inicialmente, inserem-se implantes vertebrais, que serão utilizados como pontos de apoio para correção da curva. Os implantes mais utilizados são parafusos pediculares e ganchos ósseos.
  2. Correção: As vértebras deformadas são conectadas a duas hastes metálicas longas. Nesse momento, aplicam-se manobras de correção. Existem diferentes manobras para alinhar a coluna. A escolha da técnica depende do tipo e da localização da curva, além da preferência do cirurgião.
  3. Enxertia óssea: adiciona-se enxerto ósseo em toda extensão da artrodese. O enxerto ósseo servirá como ponte entre as vértebras e com o passar do tempo solidificará. O enxerto ósseo pode ser do próprio paciente, sintético ou ambos.

Parafusos pediculares utilizados na cirurgia de escoliose.

Correção de escoliose na criança

Entenda como é feita a correção de escoliose no vídeo abaixo:

Vídeo: Escoliose: desvio de coluna comum em crianças

Como é o pós operatório de cirurgia de escoliose?

Após  a correção cirúrgica, o tempo médio de internação é de 5 dias. Por volta do terceiro dia é possível caminhar. Medicações para dor são administradas para que o desconforto nas costas seja minimizado. Após 30 dias é possível voltar para escola ou trabalho. Exercícios são liberados de forma progressiva 3 meses após a cirurgia. Liberação total para todos os esportes corre 1 ano após a operação.

 

Radiografias de cirurgia de correção de escoliose torácica e lombar.


Crianças pequenas com escolioses graves

Em crianças pequenas com escolioses graves, deve-se postergar a artrodese. O motivo é evitar que o tórax não se desenvolva o suficiente e isso possa atrapalhar o funcionamento adequado dos pulmões.

Nessas situações, podem ser realizadas cirurgias de crescimento da coluna, em que não há artrodese. Os alongamentos cirúrgicos são repetidos a cada 6 meses (esse tempo é variável), até que, ao final do tratamento, o tronco esteja suficientemente desenvolvido para receber a artrodese definitiva.

Veja também:

56 respostas
  1. HELLYTON S PEREIRA
    HELLYTON S PEREIRA says:

    Boa tarde, tenho escoliose severa, antes não sentia dor, mas faz 2 anos que venho sofrendo com dificuldade de respirar, dor nas costas… Tenho 28 anos, posso fazer cirurgia? Corro risco de morte na cirurgia, por ter uma idade avançada?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Hellyton, 28 anos não é considerado idade avançada para cirurgia de escoliose, embora grande parte dos pacientes opere na fase da adolesecência.

      Responder
  2. Anna Beatriz
    Anna Beatriz says:

    oi, tenho escoliose e de um tempo para cá venho sentindo umas dores bem desconfortáveis, a questão da cirurgia me veio a mente, n sei se realmente preciso dela, mas queria saber se no periodo pós recuperação da cirurgia a mobilidade da coluna permanece a mesma de antes ou fica limitada?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Anna, no período pós operatório recente costuma haver limitação de movimento tanto por dor quanto por receio do paciente. Isso melhora ao longo do tempo. Sobre a mobilidade tardia, isso depende da extensão da artrodese. Em geral curvas torácica apenas não geram limitação, ao contrário das curvas lombares.

      Responder
  3. .
    . says:

    Olá Dr.Alberto, tenho 30 anos, em torno de 45 graus de escoliose. Já é indicativo de cirurgia? Até que idade seria limite para fazer uma cirurgia de escoliose?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa noite, 45 graus em adultos é valor numérico limite para decidir entre operar ou observar apenas. Nessa situação outros fatores devem-se levados em conta, como localização da curva, presença de dor e aparência estética.

      Responder
  4. Daiane
    Daiane says:

    Boa tarde Dr.! sou do Paraná, tenho uma filha de 10 anos com escoliose em S, segundo percebe-se no Raio-X (feito ha 6 meses atras), já a levei em 3 ortopedistas diferentes (inclusive o ultimo foi paga consulta) e dois deles falaram em cirurgia e 1 deu encaminhamento para o neurocirurgiao avalia-la (estou aguardando consulta pelo SUS), ela faz fisioterapia desde outubro e, segundo a fisioterapeuta, a regiao da coluna que estava embaixo da paleta já não está mais (o que percebe-se pois o ombro dela já está nivelado). Todos os médicos mandaram ela simplesmente se abaixar e tentar encostar a ponta dos dedos no pé, nenhum a avaliou de outra forma. o Dr. Sergio Luiz Cochinski (da consulta paga, em Ponta Grossa) disse que a curva dela tava em 70 graus pelo RX (mesmo eu falando do exame ter sido feito há 6 meses e ela estar fazendo fisioterapia desde outubro, ainda debochou perguntando onde eu me informei que fisioterapia ajuda/resolve escoliose). o que devo fazer?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Ola Daiane, fisioterapia ajuda (junto com colete) no controle da doenças em casos moderados, entre 25 e 40 graus, durante a fase de crescimento. Após 70 graus, as curvas costumam ser tratadas com cirurgia.

      Responder
    • Rosilane
      Rosilane says:

      Oi Daiane , sou de Alagoas minha filha tem escoliose é fará a cirurgia nesse mês de setembro 2021, pelo SUS .aqui e em Recife está tendo uma fila de espera onde está ocorrendo as cirurgias mais rápidas sei que é distante para você mais acredito que seria interessante você apurar as informações. já ouvi relatos de mães que passaram 5 anos na fila de espera . Minha filha ficou 6 meses esperando ,teve pessoas que passaram menos meses.boa sorte!

      Responder
  5. Maria Aulenir
    Maria Aulenir says:

    Olá tenho um filho com 5 anos com escoliose congênita grave ,levei ao médico ele disse q só poderia fazer cirurgia qd ele tivesse n máximo 12 anos e ainda falou q era muito difícil muitos n sobreviver até face adulta ,tô com o coração n mão depois q ele falou isso . queria q o Dr me desse um conselho se faço ou n essa cirurgia 😢

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Maria. Cada caso é único, mas temos pacientes operados de escoliose congênita mais novos, inclusive na idade do seu filho. Acho que vale consultar outra opinião.

      Responder
  6. Vanessa
    Vanessa says:

    Olha!! Minha mãe tem 84 anos , tem escoliose de 48 graus , e está dificultando ela respirar. Gostaria de saber se e aconselhável ela fazer a cirurgia. Ou tem outro tratamento pra melhorar a respiração?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa noite Vanessa, aos 84 anos podem haver outros fatores que limitam a respiração além da escoliose. Além disso, 48 graus é valor relativamente baixo para gerar disfunção pulmonar. Por fim, nessa idade costumo ser mais conservador nas indicacões cirúrgicas.

      Responder
  7. Fernando Costa
    Fernando Costa says:

    Boa noite, Doutor! Me chamo Fernando, na última consulta que fiz minha escoliose estava com curvatura de 68 graus sinto muito desconforto para respirar , dores nas costas e outros incômodo! Tenho 28 anos e um desejo muito grande de fazer essa cirurgia… gostaria de indicação de seu consultório quero saber a respeito da cirurgia, eu era pra ter feito quando adolescente mas ouve um contratempo que não pude fazer… obrigada

    Responder
  8. Suellen
    Suellen says:

    Tenho 26 anos e tenho 35° de escoliose esteticamente é horrível tenho depresso por conta disso , mais o médico fui insiste em RPG e não adianta eu quero fazer a cirurgia Dr .! Eu consigo fazer a cirurgia se eu quiser fazer ?

    Responder
  9. Luana
    Luana says:

    Tenho 24 anos,já fiz duas cirurgias quando eu era criança.
    Estou com uma dúvidas porque na maioria das cirurgias que eu pesquisei o médico usa “parafusos” e na minha cirurgia o médico não usou nada disso ele fez enxerto e raspagem no osso ,isso é normal ? E eu fiquei com uma corcunda literalmente. Até hj desde meus 11 anos tenho essa corcunda

    Responder
  10. Roselaine
    Roselaine says:

    Dr boa tarde, tenho 32 anos e tenho escoliose, porém ela está aumentando o grau, já está com 60 graus, cada ano aumenta um pouco, o médico me indicou cirurgia
    Porém tenho muito medo, tem alguma outra solução?

    Muito obrigada

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Roselaine, com 60 graus há indicação de cirurgia mesmo. Outros tratamentos não são eficazes para resolver o problema nesse estágio.

      Responder
  11. Francisco
    Francisco says:

    Olá, doutor. Aos 13 anos, eu fiz cirurgia de artrodese para corrigir a escoliose. mas eu ainda fiquei com uma deformidade estética nas costas, uma gibosidade que me impede de encostar na parede e no encosto da cadeira, é algo que me incomoda tanto no aspecto físico quanto no conforto de se sentar ou deitar no chão por conta da gibosidade, Atualmente tenho 25 anos, seria possível fazer alguma outra cirurgia para corrigir essa gibosidade que permaneceu mesmo após a artrodese?

    Responder
  12. MARIELE CORREA DA SILVA
    MARIELE CORREA DA SILVA says:

    Boa noite, tenho 56anos tenho uma escoliose bem acentuada só não sei o grau porque os médicos nunca me falaram, fui indicada para fazer cirurgia só que por vários fatores pessoais não foi possível na época. O pode me dizer se eu ainda tenho possibilidade de fazer ou seja ainda é viável?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa noite Mariele, é possível correção de escoliose aos 56. Porém é fundamental avaliar se você precisa de cirurgia atualmente.

      Responder
  13. Adylson Valdez
    Adylson Valdez says:

    Prezado dr. Gotfryd: eu e minha mãe somos portadores de escoliose severa. Eu tenho 60 anos e minha mãe 84. No meu caso, a curvatura era de 30 graus, mas, há alguns anos a curvatura aumentou mais 9 graus, e, por isso, comecei a sentir dores e ter dificuldades na caminhada; juntando-se a isso, ainda por cima tenho fibromialgia e uma lesão no menisco do joelho esquerdo. No caso de minha mãe, ela conseguiu ter uma vida normal, mas, de uns sete anos para cá começaram dores fortes no final da lombar e a escoliose (não sei qual era o grau) aumentou. Recentemente ela teve uma queda e houve uma fratura na lombar. Por causa disso, as dores pioraram e a coluna envergou tanto, que ela agora tem a postura muito torta, havendo inclusive inclinação da cervical e da cabeça. É possível nós dois nos submetermos a cirurgia de coluna para corrigir a escoliose? Muito obrigado.

    Responder
  14. Ezequiel
    Ezequiel says:

    Olá, tenho 25 anos e uma escoliose de 20º na coluna. Se eu quiser, eu posso optar por fazer uma cirurgia para corrigir essa distorção, tenho vergonha das minhas costas, e por conta disso eu me sinto altamente desconfortável para andar sem camisa, e sem fala que essa curvatura atrapalha em alguns exercícios na academia.

    Responder
  15. Nilson
    Nilson says:

    Ola, fui indicado pelo meu medico a fazer a cirurgia, queria saber se existe cirurgia que nao necessita de pinos nas costas Ate por que ele me disse que eu iria fazendo eu teria uma vida normal e poderia praticar esporte como futebol etc

    Responder
  16. Rafaela de Souza Santos
    Rafaela de Souza Santos says:

    Ola, fiz cirurgia de escoliose. A minha é congênita.
    Mas fiquei com o lado esquerdo muito rígido, duro, e o lado direito ainda está com a cifose e fundo, sinto muita agonia pois parece que sinto só os ferros no lado esquerdo

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Andersom, curvas leves após a maturidade de crescimento possuem baixo risco de progressão. Dessa forma não requerem tratamento específico.

      Responder
  17. vanessa
    vanessa says:

    dr eu cai de corpo todo o chao, e agora minha coluna ta doendo, tenhp 15 anos fiz a cirurgia correçao de escoliose com 10 anos, eu to c muito medo acha q eu devo ir no meu medico? raio x e etc pra ele avaliar?

    Responder
  18. Rafael
    Rafael says:

    Boa noite Dr Alberto tenho um filho PC com 16 anos e o ortopedista ja solicitou exames pré-operatorios para ele. Tenho muito receio quanto ao pós operatorio. Como disse ele e PC e tem o cognitivo afetado (nao respode a comandos básicos) tenho receio que ele sinta dor nas costas(devido a fase de crescimento não sei se ha interferencia), quanto a recuperação no geral, faz fisioterapia e nunca utilizou o colete.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Rafael, a cirurgia para correção de escoliose em PC não é pequena, mas traz benefícios para o futuro, Sei que a decisão náo é fácil, pois também envolve riscos.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.