Cirurgia na coluna: perguntas frequentes

Cirurgia na coluna serve para solucionar problemas de vértebras (osso), discos (cartilagem) ou de nervos. As cirurgias podem ser na região cervical (pescoço), dorsal (meio das costas) ou lombar (parte mais baixa da coluna).

Quais os principais motivos para cirurgias na coluna?

Os motivos mais frequentes de cirurgias na coluna são:

O que são cirurgias minimamente invasivas da coluna?

Tratam-se de alternativas às cirurgias convencionais, realizadas por meio de acessos cirúrgicos menores e menos agressivos. Geralmente são feitas com ampliação de imagens por microscópio ou câmera de vídeo. As principais vantagens de cirurgias minimamente invasivas são: menor desconforto após o procedimento, menor tempo de internação hospitalar, menor risco de infecção cirúrgica e recuperação mais rápida do que cirurgias convencionais.

Cirurgia na coluna é seguro?

Sim. A evolução das técnicas cirúrgicas e dos equipamentos de imagem, assim como a possibilidade de monitorização da atividade neurológica durante a cirurgia, trouxeram mais segurança aos procedimentos cirúrgicos na coluna. Dessa forma, cirurgias na coluna são consideradas seguras e previsíveis.

Cirurgia na coluna dói?

Cirurgias na coluna são realizada sob anestesia geral, não havendo dor durante o procedimento. A recuperação cirúrgica não costuma ser dolorosa, podendo ser bem controlada com medicações analgésicas.

Quais os benefícios de operar a coluna?

Os benefícios dependem do tipo e da indicação de cirurgia. Dessa forma, pode haver melhora da dor irradiada para os braços ou pernas, da disfunção neurológica, correção de deformidade vertebral e estabilização mecânica.

Quais os riscos de operar a coluna?

Qualquer cirurgia possui riscos. Embora pouco frequentes, na coluna pode-se citar formação de hematoma, infecção e piora neurológica.

Anestesia para cirurgia de coluna precisa ser geral? Por que?

Não obrigatoriamente, embora seja preferida na maioria dos casos. A explicação está no fato que cirurgias de coluna são delicadas e eventuais movimentações dos pacientes durante o ato operatório poderiam atrapalhar o especialista em coluna. Na anestesia geral, o paciente dorme durante todo procedimento.

O que é descompressão de nervos na coluna?

Descompressão de nervos tem por finalidade aliviar eventual pressão externa na medula espinhal ou nas raízes nervosas. Os principais sintomas de compressão nervosa são: dor irradiada para braços ou pernas, formigamento, choque e perda de força.

Para que serve artrodese da coluna?

Artrodese na coluna serve para imobilizar ou fundir definitivamente duas ou mais vértebras. Suas principais indicações são: espondilolistese (escorregamento vertebral), trauma, deformidades ou tumores vertebrais. A maioria das artrodeses de coluna são realizadas com auxílio de implantes metálicos e enxerto ósseo.

É necessário retirar parafusos (ou outros implantes metálicos) da coluna?

Não há necessidade de retirada rotineira dos implantes metálicos da coluna.

Quanto tempo ficarei internado após operar a coluna?

O tempo de internação depende do tipo de cirurgia e das condições clínicas prévias do paciente. Indivíduos hígidos submetidos a cirurgia de hérnia de disco ou estenose de canal lombar ficam 1 dia internados, enquanto pacientes submetidos a correção de escoliose podem permanecer 4 ou 5 dias no hospital.

É permitido dormir de costas após operar a coluna?

Sim, é permitido dormir na posição de sua preferência após cirurgia na coluna.

Precisa fazer fisioterapia após cirurgia de coluna?

Dependendo do motivo da cirurgia, fisioterapia pode ser necessária para acelerar a reabilitação e dar mais segurança e desenvoltura ao paciente operado. Além disso, indivíduos com compressão grave de nervos também se beneficiam de fisioterapia pós-operatória para recuperação precoce das funções neurológicas.

104 respostas
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Tayna, quanto tempo, tudo bem com vc? Tenho visto muitos problemas de coluna durante a pandemia. São vários fatores para isso. Quando puder dê uma olha nessa matéria que ajudei a escrever. O link está abaixo.
      Sobre coletes, não acredito ser o melhor caminho. Recomendo exercitar seus músculos e fazer um “colete natural”. Abraços

      Responder
  1. Daniel
    Daniel says:

    Dr Alberto, boa noite

    Aqui é Daniel, estou há alguns dias sentindo uma dor incômoda na parte da região lombar, após realizar uma sequência de exercícios físicos sem carga, apenas com o peso do meu próprio corpo. Será que isso foi capaz de machucar algum nervo ou parte da coluna devido à esse esforço físico? Devo me preocupar? Se puder me ajudarcom essa dúvida, serei eternamente grato!

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      oi Daniel, a dor do nervo costuma irradiar para a nádega ou para a perna, diferente do que você conta. Talvez seja algo mais leve. Caso não ocorra melhora dos sintoma sugiro procurar ortopedista.

      Responder
    • Rogério de Alvarenga
      Rogério de Alvarenga says:

      Bom dia Dr Alberto! Minha esposa fez a cirurgia por câmera faz 5 dias! Depois disso ela apresentou um quadro em que suas regiões genitais parecem estar anestesiadas e nos primeiros dias ficou com muita dor de cabeça! Isso é comum? Agora querem fazer outra cirurgia no modo convencional pra tirar essa falta de sensibilidade! Me dê uma opinião por favor!

      Responder
  2. Magna
    Magna says:

    Boa tarde. Artigo maravilhoso. Ainda tenho muitas dúvidas, escoliose é algo muito novo pra mim, a minha filha de 12 anos, faz natação e balet e mesmo assim descobrimos um desvio significativo na vértebra dela. Ela reclama de dor lombar com muita frequência. Será que é possível corrigir essa escoliose? Ou ela precisará aprender a conviver com isso.?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Obrigado Magna. É difícil regredir a curva escoliótica. Muitas vezes o tratamento visa evitar piora durante o estirão de crescimento. Sobre dores, seria interessante verificar o motivo.

      Responder
  3. Andréa Luiza
    Andréa Luiza says:

    Olá, tudo bem dr.? Fiz uma cirurgia Atrodese cervical anterior um nível entre C3 e C4, há 8 anos, e desde então faço acompanhamento médico anual. Gostaria de saber se esse acompanhamento é necessário por que? Corro o risco de desenvolver alguma doença degenerativa…? Se puder me ajudar, eu agradeço muito!

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Andréa, cada médico tem sua rotina de pósoperatório. Costumo dar alta após verificar a consolidação da artrodese, que varia de acordo com o tipo de operação. Em caso de artrodese cervical, a fusão ocorre em até 1 ano após a cirurgia.

      Responder
  4. Marildes de Oliva
    Marildes de Oliva says:

    Olá Dr. Alberto!
    Me submeti a uma disectomia e artrodese a 2 meses atrás e ainda sinto muito desconforto. Dores na região cervical , braço esquerdo dormente … são sintomas que vão e vem. Raio x feito a um mês mostram cage e paraguaia no devido lugar. O mal estar pode ser indicativo de alguns complicação ?
    Grata ,

    Responder
  5. Reinaldo
    Reinaldo says:

    Olá Dr, gostei muito do conteúdo, parabéns.
    Minha dúvida é a seguinte: eu já fui diagnosticado com 2 hérnias de disco na região lombar e início de artrose. Nesta semana eu dei um mau jeito e fiquei travado, literalmente. Passei o dia todo assim, quando eu sentava não conseguia uma posição confortável e quando ia levantar novamente eu ficava travado. Já fazem 5 dias de dor intensa mesmo depois de procurar ajuda médica. O senhor me aconselha a fazer uma cirurgia ou apenas exercício de Pilates já resovem?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Obrigado Reinaldo. Pelo que entendo você está em crise de dor lombar, correto? Nesses casos não indicamos cirurgia, sendo medicações e fisioterapia minha primeira opção.

      Responder
  6. Gicelia Dorea
    Gicelia Dorea says:

    Tenho inversão da cervical e hérnia discal o meu neuro cirurgião disse que sou pré canidata a cirurgia pois já está comprimido minha médula só que eu tenho medo será que tem outro geito de aliviar a dor sem precisar de cirurgia

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Gicelia, na minha opinião a indicação De cirurgia ocorre quando dá sintomas neurológicos (Fraqueja nos braços ou pernas, dificuldade para marcha, formigamentos etc) associado à imagem de compressão da medula espinal. Inversão da lordose puramente não costuma ser valorizada para indicação de cirurgia.

      Responder
  7. Dirlania
    Dirlania says:

    Bom dia fiz cirurgia de descompressão do nervo na lombar…foi um sucesso .. passei ano muito bem .. depois certo tempo voltei a ter as msm dores com irradiação para perna, com dormência.dor n corta…será só fiosterapia msm resolve ou vou te submetida a outra cirurgia!?( Meu neuro que espera a fiosterapia mas as dores estão muito intensa.)

    Responder
  8. Veridiana
    Veridiana says:

    Olá Dr. Essa foi a mensagem desesperada da minha mãe hoje:
    Eu tenho q tomar decisão..4 vértebras .operar ou não .encher de parafusos .degenerativo. Se eu Viver muito. ??? Como será?? Eu vou ser uma inválida.
    Dr. Lhe pergunto é arriscado uma cirurgia?
    Ela tem passado dias e noites com dor . Sentada ou deitada não fica. Só alivia em pé 😕

    Responder
  9. Deise
    Deise says:

    Boa tarde , Dr Alberto , acompanho seus estudos sobre descompressão medular causado por hérnia de disco . Tenho um grande amigo que já estava com os sintomas agravados , enfraquecimento dos membros ,formigamento .. Acontece que já fazem duas semanas que se submeteu a intervenção cirúrgica aqui no Rio de Janeiro , e ainda não houve melhora , pelo contrário agravamento dos sintomas , o que está o deixando apreensivo .,pois já é uma pessoa idosa de 74 anos . É normal a recuperação se dar dessa forma , li algumas coisas sobre esses casos , que a melhora se dá em alguns dias ,após a cirurgia e estamos apreensivos . Qual sua opinião sobre o pós operatório desses casos ( claro q entendo q cada caso é ímpar , e depende muito de cada organismo ,entendo isso ) mas de forma geral como se dá ..
    Agradeço se possível o senhor puder responder ,pois a angústia nós toma devido a não termos mto o que fazer ou ajudar .
    Obrigada

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Deise, de modo geral, piora neurológica não são esperadas após cirurgias da coluna. Sugiro conversar com o cirurgião que realizou o procedimento para que possa explicar sobre sua recuperação.

      Responder
  10. Higor silva
    Higor silva says:

    Olá Dr, gostaria de saber uma sugestão, se posso voltar a praticar atividades de esporte radical de bike,mais especificamente downhill, depois de ter feito uma cirurgia de atrodese na vértebra c6 é c7?

    Responder
  11. Raphael
    Raphael says:

    Boa noite Doutor Alberto. Primeiramente, obrigado pelo artigo de extrema qualidade e clareza de conteúdo.

    Doutor, estou com indicação de cirurgia na cervical especificamente no segmento c4-c5. Meu caso é uma compressão leve da medula porém tenho fortes dores no ombro esquerdo e com muitos formigamentos na extensão do braço.

    Tenho 37 anos, sou ativo, prático atividades físicas mas a minha profissão envolve esforço repetitivo no computador. E tenho outros problemas decorrentes disso. Estou extremamente insegura quanto a cirurgia. A técnica que o médico me indicou foi a substituição do disco doente por um artificial. A minha pergunta é: essa cirurgia tem grau de risco elevado? Pelos meus sintomas vale o risco/benefício? Corro risco de ter sequelas e ficar inválido de alguma forma?

    Muito obrigado pela atenção.

    Responder
      • Raphael
        Raphael says:

        Muito obrigado Dr Alberto pelos esclarecimentos. Estudei um pouco mais sobre a cirurgia em si e já me sinto mais seguro quanto ao procedimento. Poderia me tirar uma outra dúvida?

        Estou com uma atrofia importante na musculatura do ombro e braço esquerdos. Essa atrofia como meu médico esclareceu é decorrente da compressão na cervical. Minha dúvida é? Após a liberação do nervo pela artroplastia eu consigo recuperar a massa muscular perdida com exercícios físicos? Ou o dano causado (atrofia) já não tem mais reversão?

        Muito obrigado mais uma vez.

        Responder
  12. Claudia
    Claudia says:

    Boa noite!
    Tudo bem? Doutor, minha mãe está com fratura na l1 com compressao no cone medular e raiz de esquina, porém só sente dor ao ficar muito tempo na mesma posição. O neuro me disse que é cirúrgico pois ela perderia todos os movimentos abaixo do quadril. Seria mesmo necessário a cirurgia pois ela já tem 69 anos. Obrigada

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Claudia, difícil opinar nessa situação sem examinar o paciente. Pela idade em si, não vejo maiores problemas caso seja necessário cirurgia.

      Responder
  13. Breno
    Breno says:

    após a cirurgia o paciente ainda pode apresentar alguma ma formação ,ou seja sua postura ainda ser corregida por completo pode haver casos ? se haver tem que fazer cirurgia novamente

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Breno, depende da gravidade do caso. Não maior parte deles, a correção é satisfatória e não necessita ser refeita ou completada.

      Responder
  14. Ursula santana
    Ursula santana says:

    Boa noite, gostaria de saber se após 20 anos de operação na coluna cervical c1 e c2 posso ter sequelas, estou tendo muita dor no pescoço cabeça e braços sinto como se o nervo puxa-se quando estendo roupas no varal e ainda usando esforço mas a parte superior do corpo sinto dormência na parte inferior da cabeça ,no pescoço e braço isso é normal apps 20 anos??

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Ursula, artrodese C1C2 pode trazer algumas limitações definitivas de movimento, em especial para rotação lateral do pescoço.

      Responder
  15. MARCOS AMADEU
    MARCOS AMADEU says:

    Gostaria de deixar registrado neste espaço minhas impressões e meus melhores agradecimentos ao Dr. Alberto Gotfryd e sua equipe. Antes de tudo, porém, quero me desculpar se me alongar em demasia nesses propósitos, mas, considero necessário.
    Antes de encontrar o Dr. Alberto, eu, com dores intensas e muita dificuldade de locomoção, provocados por uma espondilolistese da coluna lombar, já havia passado em consulta por cinco outros médicos, que prefiro não citar os nomes, dos quais destacarei só a conduta de um deles, apenas para mostrar os extremos que distinguem o mau médico do bom médico pelos quais passei. A consulta mais decepcionante pela qual passei foi com um neurocirurgião vinculado ao conceituado Hospital Sirio Libanês, que de cima de sua elevadíssima autoavaliação, diagnosticou que eu não tinha nada, que só praticar natação bastaria para resolver todas as minhas dores. Sem sequer me fazer um exame físico, afirmou que as dores que eu dizia sentir não poderiam ser produzidas pela estenose de canal medular, herniações e artroses, revelados pelo exame de ressonância, além de outros absurdos que sustentou. Enfim, um desastre de consulta, que, por óbvio, trouxe-me muita insegurança. Será que eu padecia de outros problemas, ainda a descobrir, pois estava eu diante de alguém que se julgava um “medalhão”? Não convencido consultei dois outros médicos que me indicaram o caminho da cirurgia e que não acreditavam que houvesse qualquer outra solução. Um deles descartou qualquer outra saída e sendo bem verdadeiro relatou a forma tradicional que faria uma eventual intervenção (cirurgia aberta) e seus inconvenientes para recuperação. Alertou-me, também, que embora ele não realizasse, existiam já em uso por outros profissionais, técnicas cirúrgicas menos invasivas, que até então eu desconhecia. Mas, julgava ele que a cirurgia aberta não seria de todo ruim. A partir dessa informação passei, então, a pesquisar por cirurgiões que realizassem técnicas menos invasivas. Seguindo uma indicação de uma fisioterapeuta conhecida, procurei no GOOGLE, informações sobre o médico que ela me recomendou, Dr. Alberto Gotfryd. Pois bem, tive uma gratíssima surpresa, Dr. Alberto é um médico com mestrado, doutorado e pós-doutorado. Encontrei na internet, de sua autoria, várias publicações de artigos, lives, vídeos e palestras proferidas em congressos, que me permitiram: primeiro – entender o meu problema; segundo – entender a necessidade do procedimento cirúrgico e; terceiro, entender as vantagens das técnicas menos invasivas que ele com demonstrada proficiência dominava. E aqui abro um primeiro parêntesis para PARABENIZAR o Dr. Alberto pelos brilhantes e dedicados trabalhos que disponibilizou neste espaço livre da rede mundial, contribuindo para que todos pudessem se esclarecer. Não é difícil perceber a imensa entrega e dedicação necessária para publicar e manter conteúdo científico tão volumoso e profundo em uma linguagem acessível ao homem comum. E o Dr. Alberto o fez brilhantemente, o que facilitou muito minha decisão e, certamente, facilitará a de outras pessoas que como eu padeçam de doenças da coluna.
    Continuando minha narrativa, já com um acúmulo de informações obtidas na Internet, marquei uma consulta com o Dr. Alberto. Esperava eu, que já conto com 70 anos de idade, que fosse encontrar no Dr. Alberto um senhor de meia idade, carrancudo, um outro “medalhão”. NÃO!!! Longe disso. Ao contrário, encontrei um médico simpático, agradável e extremamente disponível a esclarecer minhas dúvidas. A propósito, foi a segunda vez que além de verificar meus exames um médico me examinava fisicamente. Examinou-me minuciosamente, como nenhum dos outros médicos que me referi acima o fizera. Ao fim, sugeriu um procedimento cirúrgico denominada ARTRODESE, nos níveis de L4-L5, que poderia ser realizada valendo-se de uma técnica minimamente invasiva, que me permitiria menores riscos cirúrgicos e mais rápida e tranquila recuperação.
    Bem, depois de tanta informação tive a absoluta certeza de que estaria em excelentes e confiáveis mãos para solucionar cirurgicamente meus problemas da coluna. Marquei e por fim me submeti no dia 01/04/2021 à cirurgia com o Dr. Alberto e sua equipe no Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Tudo transcorreu conforme previsto, sem nenhum desvio. E aqui abro um segundo parêntesis para PARABENIZAR toda a equipe, a começar pela Mariane, responsável pela logística, os assistentes Dr. Fernando e Dr. Pedro Henrique e o anestesista Dr. Sergio. Todos, sem exceção, extremamente, gentis e dedicados, deixaram-me seguro, muito à vontade para realizar a outrora temida cirurgia de coluna. No dia seguinte já estava caminhando, sem sondas ou drenos, já iniciando um processo de recuperação.
    Hoje, 08/04/2021, em que pese terem transcorrido apenas sete dias, permito-me afirmar que a cirurgia foi um sucesso. Não sinto mais nenhuma dor relativa aos problemas que me levaram à cirurgia. Passei, hoje, em consulta com Dr. Alberto, que efetuou a troca dos curativos e verificou que está tudo caminhando positivamente, para uma recuperação plena, conforme, inicialmente, previu-se.
    Fiz questão de dar esse longo depoimento, no intuito de auxiliar pessoas que como eu, carentes de boas informações, passem a acreditar que cirurgia de coluna não é nenhum bicho-papão. Na dúvida, consulte o Dr. Alberto Gotfryd.
    Por fim, quero registrar meus maiores agradecimentos a toda equipe comandada pelo Dr. Alberto pela excelência de tratamento que me foi dedicado. Muitíssimo Obrigado!

    Responder
  16. Laís dos Santos
    Laís dos Santos says:

    Olá Boa noite, me chamo Laís tenho 22 anos. Fui Diagnosticada com neurofibromatose tipo 1 e tbm com escoliose a qual já atingiu o grau máximo de curvatura, assim comprimindo minha medula, os médicos descartaram qualquer possibilidade de fazer a cirurgia da coluna, mas gostaria de saber a opinião de outro especialista, se puder me responder, ficarei muito grata!! Aguardo sua resposta..

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Lais, casos de neurofibromatose avançada sempre são desafiadores, e as cirurgias envolvem riscos. Caso os benefícios da cirurgias sejam maiores que os eventuais riscos, pode ser indicada algum tipo de intervenção.

      Responder
  17. THIAGO NASCIMENTO DIAS
    THIAGO NASCIMENTO DIAS says:

    Olá! Tenho hiper cifose de 95 graus e senti dores na região torácica a algum tempo atrás. Hoje a dor melhorou , porém o doutor que viu meus exames demonstrou preocupação com uma possível progressão da curvatura que parece ter ocorrido nos últimos 10 anos. Ele recomendou operar, mas essa é uma decisão difícil, pois já tenho 35 anos. Meu medo caso eu não opere é a curvatura progredir e eu sentir muitas dores ao envelhecer. Já tentei fazer fisioterapia sem resultados significativos. Será que devo operar?

    Responder
  18. Paulo Luciano
    Paulo Luciano says:

    Olá doutor parabéns pela publicação tenho 30 anos
    7 meses atrás fui submetido a uma artrodese t12 L4 depois de recuperado nunca fui de sentir dor que não passasse com um rápido repouso porém a 18 dias fui tentar abrir uma porta que estava emperrada e depois disso comecei a sentir um desconto nas costas as vezes um pouco intenso as vezes assintomático que não sei exatamente onde é pôs tive sequelas (dormência) será que pode ter havido alguma complicação? estou preocupado

    Responder
  19. Rosario Dembe
    Rosario Dembe says:

    Olá doutor eu perdi os movimentos das pernas há 3 anos sou cadeirante o meu neorocirugião quer que eu opere, porque a tomografia mostrou que o problema está na coluna cervical, os meus músculos da perna contraem involuntariamente e a muita espasticidade , da muita dor, não tenho muita sensibilidade nas pernas e o braço dói e principalmente quando espiro e por vezes treme. Faço fisioterapia a 1 ano mais o meu quadro não alterou muito.
    Depois da cirurgia e com a ajuda da fisioterapia será que poço voltar a caminhar?

    Responder
  20. Fernando Coelho
    Fernando Coelho says:

    Doutor, tenho a seguinte dúvida, fui submetido a uma dissectomia da l5S1 em novembro de 2019, meu maior incomodo antes da cirurgia era fisgadas na perna esquerda, mais fores na lateral da perna, 11 meses após a cirurgia os sintomas começaram a voltar, também na perna esquerda mas em lugares diferentes, fisgadas, agulhadas, agora 2 anos após a cirurgia, estão de forma crônica, todos os dias incomodando. Venho pesquisando bastante, e vejo que pode ser que a hernia tenha voltado, pode ser também uma fibrose epidural, e não vejo ninguém falando em segunda cirurgia, só medicação como pregabalina e estimulador de medula, e não tenho interesse em ficar usando estimulador de medula e medicação controlada pelo resto da vida, acredito que o senhor seja um médico totalmente diferente, por isso vou ir consultar com o senhor assim que possível. Esse problema trás ansiedade, preocupação com o futuro, baixa autoestima.

    Responder
  21. Edilaine Bompani
    Edilaine Bompani says:

    Olá
    Dr
    Muito explicativo seu conteúdo.
    Estou a 3 meses com dor crônica, não passa, não melhora, irradia para a perna, formigamento, dores nas nadegas que descem para perna e pé direito. Não consigo ficar em pé ou andar por mais de 10 minutos. O médico me passou medicamentos para tentar melhorar os nervos, mas não aguento de dor. Seria caso de cirurgia?

    Responder
  22. Rachel
    Rachel says:

    Olá Dr.,
    Minha avó acabou de passar por uma cirurgia da lombar, foram colocados parafusos. Ocorre que ela perdeu completamente as forças nas pernas. Tem sensibilidade mas não consegue mais ficar em pé.
    É normal que isso aconteça?
    Ela conseguirá voltar a andar?
    Obrigada

    Responder
    • Rachel
      Rachel says:

      Percebemos que o médico ficou surpreso com completa falta de força que ela apresentou.
      Ele indicou fisioterapia imediatamente.
      Mas estamos bem preocupados com o prognóstico.

      Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Rachel, infelizmente não consigo opinar no caso da sua avó apenas com seu relato. O medico dela poderá explicar melhor o que houve.

      Responder
  23. Dorilei Paim Pinto
    Dorilei Paim Pinto says:

    Boa tarde

    Entao , teno dores terriveis, fiz exames tomogrfias e constou qe tenho 3 vertebras deslocadas uma quebada nos moles , cistos (Tailov ) que sabemos no adianta oprar. Em tempos em tempos tomo ingeções deDEX- CITONOERIN . Cada vez pior. as vezs se estende p a perna..
    Que o sr. me diz ?

    Obrigada

    *Dorislei

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      É comum sentir a pele anestesiada em volta da cicatriz. Isso não tem gravidade. Muitas vezes melhora com o tempo, mas já vi casos em que isso ficou em definitivo. Entretanto, não traz nenhum prejuízo funcional.

      Responder
  24. cipriano
    cipriano says:

    boa noite dor.alberto muito obrigado pelas boas informasoes moro na bahia tem 2 hernia de disco uma e astruza as vezes tenho muita dificudade de andar o fazer colquer atividade muita dor na perna direita estou pra operar trabalho de pedreiro um cirugiao mim falau que depois da ciruria nao vou poder fezer esse trabalho mais o outro falou que posso ficar com um dedo da mao ou pe esquesido tenho 39 anos pesso 90 kg sera que tenho esses perigos ? to com medo de operar . muito obrigado

    Responder
  25. Vitor
    Vitor says:

    Muito obrigado pela informação,
    Eu fui operado 2 vezes l4,l5 S1 ,l3 e descompressão de uma raiz nervosa ao lado da L5 que estava cálcionada devido as infiltrações, já lá vão 8 meses e continuo a ter dor horrível no cóccix não consigo andar de carro dor no pé direito nádega e perna, impossível de me deitar de barriga para baixo . Resumindo e concluindo 2 operações privadas e o médico acha que é normal devido ao nervo ter estado comprimido muito tempo. Eu não acho normal dai perguntar ao Dr. Alberto o que acha disto muito obrigado.

    Responder
  26. Milton
    Milton says:

    Bom dia Dr. Alberto Gotfryd

    Minha esposa tem 60 anos e necessita fazer cirurgia na coluna cervical, minha pergunta é:
    É possível fazer essa cirurgia pelo SUS, aí na sua clínica. Quanto seria mais ou menos o custo dessa cirurgia para que eu possa ter ideia de valor.
    Grato por sua atenção.
    Milton

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Milton, sem dúvidas há diversos hospitais que fazem cirurgia de coluna pelo SUS. Sobre sua outra pergunta, sobre cirurgia particular, infelizmente não somos autorizados pelo CRM a informar qualquer valor sem consulta médica. E avaliação detalhada do caso.

      Responder
  27. Nadia Almeida de Souza
    Nadia Almeida de Souza says:

    Boa tarde Dr!
    Meu filho tem 2 anos e descobrimos que ele tem escoliose congênita de 35 graus.
    O médico nos orientou que não tem o que ser feito, que por ser congênita colete, natação, fisioterapia, nada tem efeito!
    E que a cirurgia em escoliose congênita é muito arriscada em ter complicações neurológicas, que pode até parar de andar, que não é recomendado!
    Que a única coisa que temos que fazer é rezar para a curva não ter progressão!
    É isso mesmo?
    Se ela mantiver nesse grau e nunca aumentar quais são as consequências para meu filho?
    Já acompanhou algum caso assim?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Nadia, o tratamento de escoliose congênita depende do tipo de curva e da progressão. Algumas são observadas, outras são operadas cedo e em algumas situações coletes auxiliam nas curvas adjacentes (compensatórias).

      Responder
  28. Marco Gonçalves
    Marco Gonçalves says:

    Bom dia, dia 29 de abrir de 2021 foi operado a coluna nod discos L4 L5 e levei 2 proteses e 6 parafusos, ja passou este tempo todo, mas estou pior do que antes ser operado. Ja me queixei várias vezes ao meu medico, mas so me passa comprimidos deferentes e para esperar. Nao sei o que faça… diz para fazer edromassagem, mas não tenho dinheiro e hoje em dia temos que pagar tudo, tenho 37 anos e parece que a minha vida profissional ja acabou, pois não consigo fazer nada, a mínima que faço, afectam me logo na anca e perna direita, e fica dormente. Comprimentos

    Responder
  29. DIEGO
    DIEGO says:

    Fiz cirugicos na coluna torácica de tumor intramedular , gostaria de saber quanto tempo pra meu organismo voltar a sentir as coisas tipo o coco e o xixi . Pois estou usando frauda e sonda .

    Responder
  30. Agenor leal santos
    Agenor leal santos says:

    Boa-noite dr. Alberto;
    Fiz cirugia a 2 anos ,um tumor maligno na coluna, já fiz várias seções de fisioterpias, para voltar a caminhar direito, mas dos joelhos para baixo sinto amortecimento, dificuldade para mudar os passos.
    Qual seria a sugestão que o sr daria nesse caso?
    Se atendido ficarei grato.

    Responder
  31. Ag
    Ag says:

    Ocorreu tudo bem, pos cirurgia, fiz muitas sessões de fisioterpias, para voltar andar normal. Mas sinto dos joelho para baixo amortecido,pesso orientação o que devo fazer.
    Obrigado Deus abençoe.

    Responder
  32. Anabela Pereira
    Anabela Pereira says:

    Dr. Alvert
    Bom dia, comi vai o Dr.
    Estive a ler o seu conteúdo em relação a operação a coluna lombar. Eu ja fiz vários exames em relação a isso, o medico que me tem seguido, depois de carios tratamentos, continuo com dores entanto ele falou comugo para se fazer operação. Para ser sincera estou6com receio. Ajude me em relação a isso. Muito obrigado.

    Responder
  33. Josefa Rejane pereira
    Josefa Rejane pereira says:

    Fiz uma cirurgia pra retirada de um nódulo benigno,e depois de dez anos ele voltou , gostaria de saber se precisa operar,por estou com problema no Intestino , na bexiga e nas pernas, mas o meu que fazer um acompanhamento ,mas cada dia estou pior,o que fazer?

    Responder
  34. Adryelle
    Adryelle says:

    Boa noite Dr . Eu sofri um grave acidente 2014
    Por arma branca atingiu minha medula mas não cortou ,só foi uma compreensão , mas eu não ando perfeitamente ando com auxílio de moletas .mas eu ando jogando as pernas ,e não sinto muito as Minhas perna pedir um pouco da sensibilidade da cintura pra baixo .o nível da lesão foi L2 L5 , eu queria saber se eu posso fazer uma cirurgia pra eu voltar andar sem as molestas meu sonho Dr 😓 tenho 24 anos quero muito que você me respondam grata!!!

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa noite Adryelle, pelo que vc conta sua lesão é antiga. Infelizmente não há ainda na Medicina maneira de regenerar lesões medulares traumáticas com cirurgias.

      Responder
  35. Gilmar mareto
    Gilmar mareto says:

    Sofro des 2015, Espondilodiscopatia degenerativa em L4 L5.
    Hérnia de disco póstero-mediana de base larga em L4 L5. Ja fiz fisioterapia e todos travamentos meu médico ortopedista recomendou, sem resultado nenhum, agora qualquer esforço fico todo travado sem consegui anda sem ajuda, ai toma medicação melhora pouco ai consigo anda dificuldade, mais muita dor, como tratamento no esta sendo eficaz, meu médico recomendou cirurgia, e mim passou encaminhamento para neurocirurgião. Neste contexto a cirurgia seria opção para ter melhora minha situação?

    Responder
      • Adilson
        Adilson says:

        Olá Dr.
        Sou o Adilson estou com hipercifose já a muito tempo, nasci e estou crescendo numa comunidade tradicional… Os meus pais sempre me deram medicamentos naturais para curar a minha cifose, e só foi perca de tempo, porque quanto mais tempo passou, mais a deformidade aumentou e hoje luto com uma hipercifose 😭

        O q o Dotor recomendaria pra mim??

        Responder
  36. Adilson
    Adilson says:

    Olá Dr.
    Sou o Adilson estou com hipercifose já a muito tempo, nasci e estou crescendo numa comunidade tradicional… Os meus pais sempre me deram medicamentos naturais para curar a minha cifose, e só foi perca de tempo, porque quanto mais tempo passou, mais a deformidade aumentou e hoje luto com uma hipercifose 😭

    O q o Dotor recomendaria pra mim??

    Responder
  37. Ana Freitas
    Ana Freitas says:

    Olá, doutor.
    Eu passei por duas cirurgias em 2018
    A primeira deu errado as peças soltaram,está foi feita 6/9 segunda foi feita 23/11. Operei da cervical pela frente,desde então conforme o que eu como ,a comida parece que se esconde do lado do corte. Comprimido não pode ser de gel. Quase morri sufocada por causa desse problema que está ocorrendo.
    Isso é normal doutor? Outra coisa não posso mais vomitar,quase morro de tanta dor na garganta do lado do corte . Parece que tem alguma coisa solta tipo uma ponta.

    Responder
  38. GIORGIO NEVES DE SOUZA
    GIORGIO NEVES DE SOUZA says:

    Boa noite doutor !
    A um ano tive dores fortes no nervo ciático, mas com medicação melhorou, só que até hj a panturrilha e a parte debaixo do pé estão dormentes e formigando, além de dores fortes na lombar , um ortopedista quer me encaminhar pro INSS e pra um cirurgião pra uma eventual cirurgia, pra descompressão do nervo, só cirurgia resolve ?

    Responder
  39. Joanilson Cardenal
    Joanilson Cardenal says:

    Olá dr Alberto estou em dúvida tenho 25 anos de idade é tenho 5 extrusão na coluna e o desgaste degenerativo e o médico me disse que é necessário fazer cirurgia mas estou com medo de fazer . Será que devo fazer ou não ?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Joanilson, se o paciente não está convicto sobre a cirurgia e não exista risco nuerológco em não fazer, costumo recomendar aguardar.

      Responder
  40. Juliana
    Juliana says:

    Olá Dr. Gotfryd, trato desde criança (pés, joelhos varo, escoliose). Tenho 40a, 52o torácica com escapula D aladissima, 34o lombar deformando meu lado E. Meu caso não seria minimamente invasiva? Seria Artrodese? E toda?(torácica e lombar)? A cirurgia CORRIGE essa deformidade inicial? E TIRA DOR? Vejo em internet MUITAS pessoas não recomendando, reclamando de dor que sente repuxar, que PO é em média 9 meses TOTALMENTE LIMITANTE E EXTREMAMENTE DOLOROSO… procuro pesquisar o que os MÉDICOS dizem e não é como as PESSOAS relatam. Qual realidade de uma cirurgia toraco-lombar? Na questão que venho questionando? Penso em operar para impedir o avanço da deformidade e o aumento do ângulo de coob e melhorar a questão de ter dor em ficar no mesmo posicionamento. Faço Pilates e fisioterapia. Obrigada pela atenção e PARABÉNS pelos excelentes conteúdos. Os seus são os melhores e mais explicativos. Admiro sua competência e estou certa que é um ótimo cirurgião

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Juliana, agradeço pelos elogios. Cirurgia de escoliose em adultos podem ser mais difíceis que em crianças e adolescentes. A cirurgia melhora as deformidades mas n˜ia zera totalmente. Esse não é o objetivo e é importante o paciente ter essa noção.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *