Coletes para coluna são usados no tratamento de diferentes problemas vertebrais. O presente artigo abordará as principais indicações clínicas, tipos e modelos, além do tempo médio de uso dos coletes ortopédicos para coluna vertebral.

Há indicação de colete para coluna?

Sim. Coletes têm papel importante no tratamento conservador de alguns problemas de coluna, dentre os quais podemos citar:

Coletes para fraturas da coluna

Fraturas da coluna consideradas “estáveis” podem ser tratadas sem cirurgia, com uso de coletes. O médico especialista em coluna definirá a estabilidade da lesão por meio de exames de imagem. Fratura lombares podem ser imobilizadas com coletes lombares, também conhecidos como OLS (órtese lombossacral). Fraturas torácicas (meio das costas) ou toracolombares (situadas na transição entre a coluna torácica e lombar), por sua vez, são melhor imobilizadas com colete OTLS (órtese toracolombossacral).

“Coletes ortopédico para fratura de coluna tem duas funções: alívio da dor e prevenção de deformidade”.

Coletes para fraturas da coluna devem ser utilizados preferencialmente durante o dia, quando há ação da força da gravidade sobre a coluna (ou seja, nas posições sentada ou em pé). Dessa forma não necessidade do uso de colete para fratura de coluna durante a noite ou na posição deitada.

O tempo de duração do tratamento com colete para coluna depende de cada caso. Entretanto, a maioria das fraturas da coluna consolida (cicatriza) em até 3 meses, tempo médio de utilização do colete.

Colete para tratamento de fratura lombar.

Colete para tratamento de fratura torácica.

Coletes para deformidades na coluna

Coletes são úteis para tratamento de deformidades da coluna de crianças e adolescentes. As deformidades podem ser do tipo escoliose (desvio em S) ou hipercifose (corcunda aumentada).

“Coletes para desvios na coluna devem ser utilizados apenas na fase de crescimento. São ferramentas capazes de evitar piora da deformidade”.

O médico especialista em coluna é capaz de avaliar o crescimento ósseo por meio de exame clínico e radiográfico. Radiografias da bacia são frequentemente utilizadas para determinar a quantidade de crescimento ósseo restante.

Assim, deformidades da coluna do adulto não são rotineiramente tratados com uso de coletes ou dispositivos externos”.

Existem diversos modelos de coletes para tratamento de desvios na coluna em crianças e adolescentes. A maioria dos casos pode ser tratada com coletes toracolombares, ou seja, que não incluem o pescoço. No tratamento de escoliose, os coletes são confeccionados sob medida, para promover a melhor correção possível das curvas.

São exemplos de coletes para tratamento de escoliose:

  • Colete de Boston
  • Colete de Charleston
  • Colete de Rigo Cheneau 3D

Colete para tratamento de escoliose.

Quantas horas por dias deve-se usar colete para escoliose?

No tratamento da escoliose idiopática do adolescente o tempo mínimo diário para utilização eficaz deve ser 18 horas. Além disso, exercícios específicos fazem parte do tratamento conservador de escoliose.

Quanto tempo dura o tratamento com colete para escoliose?

Não há prazo padrão e o tempo de tratamento deve ser individualizado. O tratamento de escoliose com colete deve ser interrompido na vigência de maturação esquelética, ou seja, quando termina o crescimento ósseo. O médico ortopedista especialista em coluna agendará retornos presenciais periódicos para definir a permanência ou retirada do colete.

Colete para hérnia de disco: há indicação?

Não há evidência científica que recomende uso de colete para coluna lombar para tratamento de hérnia de disco.

FAQ – Principais perguntas sobre coletes para coluna

Como usar o colete para coluna lombar?

O uso de coletes para coluna depende da indicação clínica. Coletes para fraturas, por exemplo, devem ser utilizados apenas durante o dia, enquanto coletes para deformidades devem ser utilizados por, ao menos, 18 horas por dia.

Existe colete para coluna lombar?

Sim. Coletes para a coluna lombar são denominados OLS (órtese lombossacral). Colete de “Putti” é exemplo de OLS.

Qual o melhor colete para coluna lombar?

Depende do caso. Para fraturas lombares, por exemplo, colete lombar do tipo “Putti” ou OLS (órtese lombossacral) são suficientes para a maioria dos casos.

Qual melhor colete para coluna torácica?

Para fraturas torácicas o melhor colete é o OTLS (órtese toracolombossacral), também conhecido como colete de “Jewett”.

Existe colete para crise de hérnia de disco?

Não há recomendação usual para uso de coletes no tratamento de hérnia de disco.

Colete para escoliose da criança funciona?

Sim. Estudos comprovam que uso de coletes reduzem risco de piora das curvas e, consequentemente, de cirurgia para correção de escoliose em crianças.

Coletes são indicados para má postura em adultos?

Não. Em adultos não se recomendam coletes para melhora postural. O uso é restrito a crianças em fase de crescimento.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.