Dor no pescoço e nas costas são sintomas frequentes. Para muitos, é queixa comum logo ao acordar, fato que gera dúvidas sobre travesseiro ou colchão. Nesse texto, apresentaremos como a literatura médica atual pode auxiliar na escolha do travesseiro e, dessa forma, minimizar dores nas costas.

Afinal, para que serve o travesseiro?

Travesseiros têm por objetivo manter a coluna em posição neutra, alinhando o pescoço com o resto do tronco. Também podem ser usados em outras regiões do corpo, como na lombar ou entre as pernas. Entretanto, algumas pessoas preferem dormir sem travesseiro, fato que não é considerado um problema, em especial, na posição de barriga para baixo.

A regra básica para travesseiro é que ele deva manter o pescoço reto (paralelo à cama), em vez de dobrado para baixo ou para cima.

O que causa dor no pescoço à noite?

Maus hábitos durante o dia podem ocasionar dor no pescoço (coluna cervical) ou dor nas costas (coluna dorsal) à noite. Postura viciosa durante o trabalho é uma delas, como hábito de olhar para baixo constantemente no computador ou celular.

Além disso, dormir em posições de flexão anterior (queixo próximo ao tórax) ou inclinação lateral do pescoço podem piorar o problema, uma vez que mantém a musculatura demasiadamente esticada.

O que causa dor no pescoço pela manhã?

Além da musculatura, dor na coluna pela manhã pode ser sintoma de desgaste articular ou espondilose (artrose na coluna vertebral). Tipicamente, dor de espondilose melhora ao longo dia e volta a piorar à noite.

Como escolher e usar melhor o travesseiro?

Travesseiros podem ser feitos a partir de diferentes materiais, como poliéster, látex ou plumas sintéticas. Existe ainda, variações em relação à densidade, às dimensões e à temperatura (absorção de calor durante a noite) do travesseiro. Essa combinação de fatores é importante na sua escolha. Por outro lado, o preço do produto não tem relação direta com a sensação de dormir bem ou ter boa noite de sono.

É importante ressaltar que não há “o melhor travesseiro” e sim, melhores maneiras de usar o travesseiro.

Regras básicas para uso do travesseiro:

  • Se você dorme barriga para cima: o travesseiro deve preencher o espaço natural entre sua cabeça e ombros (não abaixo dos ombros).

Exemplo do uso de travesseiro sob a cabeça na posição de barriga para cima.

  • Se você dorme barriga para baixo: nessa posição recomenda-se optar por travesseiro baixo (menos volumoso). De barriga para baixo, travesseiros altos podem provocar extensão cervical excessiva.
  • Se você dorme de lado: o travesseiro deve ter altura suficiente para preencher o espaço entre o colchão e sua orelha. Essa posição permite uso travesseiros mais grossos. Além disso, usar travesseiro entre as pernas pode promover maior conforto para os quadris e para coluna lombar.

Exemplo de uso de travesseiro sob a cabeça na posição de lado.

Exemplo de uso de travesseiro entre as pernas na posição de lado.

FAQ – Perguntas frequentes

Preciso usar travesseiro para dormir?

Isso depende da posição. Quando na posição de lado ou de barriga para cima, travesseiros ajudam a alinhar o pescoço com o resto da coluna. Entretanto, algumas pessoas estão acostumadas a dormir sem travesseiro, fato que não é considerado problema

Qual o melhor travesseiro para dormir?

A escolha do travesseiro deve levar em conta, além do material, o tamanho, a densidade e a temperatura do material. Não há “travesseiro ideal” para todas as pessoas. Alguns estudos, entretanto, apontam vantagem do uso de travesseiros de látex para pessoas com artrose cervical e dor crônica.

Qual tamanho ideal do travesseiro?

O tamanho do travesseiro depende do tipo corpóreo de cada um (longilíneos ou brevilíneos), além da posição de dormir. Na posição de lado podem ser usados travesseiros mais grossos do que nas posições de barriga para cima ou para baixo.

Com quantos travesseiros devo dormir?

Depende da posição e do hábito de cada indivíduo. Na posição de lado, por exemplo, pode-se usar um travesseiro embaixo da cabeça, um entre as pernas, além de terceiro para apoiar o braço (abraçando-o).

Posso dormir sem travesseiro?

Sim. Essa é opção pessoal de algumas pessoas, mais comumente, aqueles que preferem dormir de barriga para baixo.

 

 

2 respostas
  1. Maria
    Maria says:

    Obrigada, Dr. Interessante. Meu caso é que tenho artrose na coluna lombar e acho q na cervical e dorsal tb. mas nao pude fazer a ressonância da cervical pq tenho aparelho ortodôntico e tatuagem colorida e área sensível.
    Bom, sempre tenho essa dúvida do travesseiro pq desconfio q foi ele a casua ou o desencadeante principal de meu problemas na cervical (rígida e com pontos de dor, fisgadas)
    Ainda sofro para achar o travesseiro pq eu durmo tanto de barriga para cima quanto de lado.
    Nao sei qual travesseiro usar pois ja ocorreu de usar um de látex, dormindo de barriga para cima e acordei com um travamento forte na cervical em q fiquei mais de uma semana com dor e área sensível (torciolo).

    O q uso hj me causa dor na cervical se uso tanto de lado qnto de barriga pra cima.
    Nao sei o q fazer. Como ja passei muita dor , nao dá pra ficr “testando”. Vai q acordo toda doída, travada e sem poder me.mexer!
    Faço coisas domésticas, pq nao posso pagar empregada e tenho certeza q serviço doméstico q me lesou.
    Qual a validade de um travesseiro?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Maria, entendo que o travesseiro tenha parcela parcial apenas nos sintomas cervicais. Procure observar suas atitudes durante o dia (postura, uso de computador, celulares, alongamentos, esportes e etc).

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.