Bico de papagaio na coluna é termo popular para formação óssea de origem degenerativa. Os bicos de papagaio, que recebem nome técnico de osteófitos, podem aparecer em diversas juntas do corpo e causar sintomas dolorosos.

O que é bico de papagaio?

Bico de papagaio é termo popular, não científico, para descrever formação óssea articular, que tem formato pequeno e curvo, semelhante ao bico da ave. Osteofitose é o nome técnico adequado para essa formação óssea.

Em qual parte da coluna podem aparecer bicos de papagaio?

Osteófitos (bicos de papagaio) podem aparecer em qualquer parte coluna – cervical, dorsal ou lombossacra. Na realidade, osteófitos podem aparecer em qualquer articulação (junta) do corpo humano.

Radiografias da coluna mostrando osteofitose (bicos de pagagaio) na coluna lombar (à esquerda) e cervical (à direita) nas setas amarelas.

Bico de papagaio na coluna dói?

Muitas vezes, o bico de papagaio faz parte do processo de envelhecimento de uma articulação. Isso significa desgaste e corrosão da cartilagem articular e inflamação local. Por esses motivos, é comum queixa de dor articular.

O que é doença discal degenerativa?

Doença discal degenerativa se refere ao envelhecimento dos discos intervertebrais. Discos jovens e saudáveis são bem hidratados e elásticos. Isso confere maior mobilidade à coluna. Ao longo dos anos, espera-se haver desidratação progressiva e enrijecimento do disco intervertebral. Isso explica menor mobilidade da coluna vertebral em pessoas mais idosas.

Qual melhor exame para ver bico de papagaio na coluna?

A maiorias dos osteófitos da coluna são visíveis em radiografias simples. Além disso, em caso de compressão de nervos, recomenda-se realização de outros exames de imagem, como ressonância magnética.

Tenho dor nas costas. Pode ser bico de papagaio?

Bicos de papagaio podem estar presentes naqueles com dor na coluna lombar, mas isso nem sempre acontece. Dor na coluna lombar pode ocorrer por diversas causas, como má postura, sedentarismo, doenças reumáticas e obesidade. Além disso, dor nas costas também pode decorrer de degeneração articular, com e formação de osteófitos ou bicos de papagaio.

Tenho dor no nervo ciático. Pode ser bico de papagaio?

Sim. Algumas vezes a formação óssea ocorre no interior do canal vertebral, de modo a comprimir nervos no interior da coluna. A consequência disse é dor intensa, irradiada para os membros inferiores ou superiores, alteração da sensibilidade e fraqueza nos braços ou nas pernas. Por outro lado, outras doenças como hérnia de disco ou espondilolistese também podem se manifestar com sintomas de compressão e dor no nervo ciático.

O que é artrose facetária na coluna?

As facetas articulares são estruturas ósseas articulares. As articulações são revestidas por fina cartilagem, que permite que vértebras deslizem suavemente umas sobre as outras. Com o passar do tempo, essa cartilagem pode estar mais áspera, reduzindo sua mobilidade e, por vezes, causando inflamação e dor. O nome dado ao desgaste ou degeneração de articulação é artrose e sua presença pode causar dor.

Bico de papagaio na coluna tem cura?

Não. Porém não há motivo para preocupação na grande maioria dos casos. Muitas pessoas apresentam esse tipo de alteração ainda jovem, sem que haja maior prejuízo à qualidade de vida.

Qual remédios para desgastes na coluna?

Algumas medicações podem ser utilizadas em casos de desgastes na coluna. Dentre elas podemos citar relaxantes musculares, analgésicos e anti-inflamatórios.

Bico de papagaio na coluna precisa de cirurgia?

Na grande maioria das vezes não há necessidade de cirurgia para bicos de papagaio na coluna. Exceções à regra são casos de compressão nervosa pela formação do bico no interior do canal vertebral, provocando sintomas neurológicos.

Hábitos posturais saudáveis podem evitar bicos de papagaio?

Parcialmente sim. É importante reforçar hábitos saudáveis para melhor qualidade de vida, como manter postura correta, atividades esportivas e fortalecimento muscular da coluna. Por outro lado, o envelhecimento normal das pessoas ao longo dos anos, geralmente, é acompanhado de degeneração articular e consequente formação osteofitária (bicos de papagaio).

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.