A coluna vertebral tem função de sustentação de carga, locomoção, equilíbrio e proteção dos elementos neurais (nervos). É formada, basicamente, por vértebras, discos intervertebrais, músculos e ligamentos. No interior da coluna localizam-se nervos, incluindo medula espinal e raízes nervosas. A coluna vista de frente deve ser retilínea, porém existem curvaturas naturais (fisiológicas) quando a coluna vertebral é observada de lado. Essas curvaturas são chamadas cifose (coluna torácica) e lordose (coluna cervical e coluna lombar), sendo que essa última está localizada na parte inferior das costas.

Distribuição das diferentes regiões da coluna vertebral

Fig 1. Distribuição das diferentes regiões da coluna.

Anatomia óssea da coluna

Existem 33 vértebras na coluna, que são divididas em partes ou segmentos, da seguinte forma:

  • Região cervical: 7 vértebras (C1 a C7)
  • Região torácica ou dorsal: 12 vértebras (T1 a T12 ou D1 a D12)
  • Região lombar: 5 vértebras: (L1 a L5)
  • Região sacral: 5 vértebras fundidas (S1 a S5)
  • Região coccígea: 4 vértebras fundidas

Vértebras

Vértebras são estruturas ósseas e rígidas. Existem variações anatômicas vertebrais de acordo com o segmento vertebral. Exemplo típico é a presença de massas laterais apenas em vértebras cervicais ou então processo odontóide, exclusivamente nas segundas vértebras cervicais (C2).

As principais estruturas ósseas vertebrais são ilustradas abaixo. Dentre elas, merecem destaque corpo vertebral, processo espinhoso, processo transverso, facetas articulares, pedículo e lâmina. Vértebras sacrais possuem morfologia diferente das demais regiões da coluna pois são fundidas, além de fazerem conexão com a pelve (bacia).

Fig 2. Anatomia de vértebra lombar e do disco intervertebral.

Discos intervertebrais

Discos intervertebrais são estruturas cartilaginosas, elásticas, localizadas entre os corpos vertebrais. O disco intervertebral é composto por núcleo pulposo (região central) e ânulo fibroso (periferia). Cada disco intervertebral está localizado entre duas vértebras adjacentes.

Articulações facetárias

Além dos discos, as vértebras também se comunicam por meio de pequenas articulações ósseas, chamadas de facetas articulares. Articulações vertebrais são denominadas zigoapofisárias. Entre duas vértebras adjacentes existem dois conjuntos de articulações.

Forame intervertebral

Estrutura anatômica pela qual emergem raízes nervosas e vasos sanguíneos. Trata-se de espécie de “túnel”, por onde passa o nervo espinal. Existem dois forames intervertebrais entre cada par de vértebras, sendo um de cada lado.

Ligamentos

São estrutures elásticas que conferem estabilidade à coluna. Os principais ligamentos da coluna são: longitudinal anterior e posterior, supraespinhoso, interespinhoso, amarelo e intertransverso.

Cápsula articular

Estrutura responsável por revestir cada articulação. No interior da articulação deve haver pequena quantidade de líquido sinovial.

Estruturas nervosas

No interior da coluna localizam-se medula espinal e raízes nervosas. A medula espinal está localizada nas regiões cervical e torácica. A medula espinal é responsável por coordenar membros superiores e inferiores. O final da medula espinal é denominado cone medular, que geralmente está situado na topografia de L1. Abaixo do cone medular localizam-se as raízes da cauda equina. Lesões da cauda equina também podem afetar movimento dos membros inferiores e de vísceras como bexiga e intestino.

Fig 3. Distribuição da medula espinal e das raízes nervosas na coluna.

 

Veja também:

FAQ – Perguntas Frequentes

Quais são as 5 partes da coluna vertebral? Qual é a divisão da coluna vertebral?

As regiões anatômicas da coluna vertebral são: cervical, torácica (ou dorsal), lombar, sacral e coccígea.

Quais são os ossos que constituem a coluna vertebral?

Os ossos da coluna são chamados de vértebras. Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas.

Qual é a função da coluna vertebral?

A coluna vertebral tem função de sustentação de carga, locomoção, equilíbrio e proteção dos elementos neurais (nervos).

Como chama as partes da coluna?

A coluna vertebral é composta por vértebras, discos intervertebrais, ligamentos, músculos e estruturas nervosas.

Como é uma coluna normal?

A coluna normal deve ser retilínea quando observada de frente. Porém, quando vista de lado, devem haver curvaturas normais chamadas de cifose e de lordose.

 

12 respostas
  1. Maria Aparecida Guedes
    Maria Aparecida Guedes says:

    Tenho muitas dores no quadril que vai desde o quadril até os pés. Queima .como fogo.. fiz artrodese ver quadril. Pois também tenho dores no piriforme .. mas as articulações continua com muita dores..já fui em vários médicos. Mais até hoje não tenho um diagnóstico preciso.

    Responder
  2. Yasmin A. Souza
    Yasmin A. Souza says:

    Olá. Há cerca de uns dias notei algo estranho na minha coluna. Como sou bailarina é normal lesões nos pés, quadril, joelhos etc… Entretanto, durante alguns exercícios sobrecarreguei algumas vértebras e nervos da coluna, quando dei-me por acabado percebi uma mancha roxa nas costas. No outro dia fiz um esforço excessivo nos mesmos nervos e vértebras, novamente a mancha e agora ainda mais escura. E por fim, no outro dia, quando deitei na cama senti algo nas costas e então fui até um espelho e curvei-me até ressaltar uma protuberância na coluna. Pensei que fosse algum caroço mas não sumiu durante a noite e quando acordei percebi que a protuberância, apesar de estar escondida na curvatura, pude sentir… Quando curvei-me novamente dedilhei os músculos e visto que pude sentir os ossos e a estrutura; senti o relevo da protuberância e determinei que senti o osso elevado. Quando me curvo, quando abaixo, ou ao fazer os exercícios não dói, apenas um incômodo pressionando. Gostaria de saber qual o melhor exame para fazer?! Irei providenciar um Raio-x nos próximos dias. Tenho medo devido histórico familiar, minha vó tem hérnia de disco e bico de papagaio, além de alguns problemas nas juntas, minha mãe tem escoliose, e recentemente meu pai também está com dores na coluna e nem mesmo as injeções sanaram as dores, estamos esperando o resultado dos exames. Enfim, gostaria saber de antemão o meu problema.

    Responder
  3. clevane
    clevane says:

    olá boa noite , gostei muito do conteúdo, gostaria de indicação de um travesseiro ortopédico , pois todos comum me causa dores na cervical ed consequentemente dores de cabeça leves.obrigada

    Responder
  4. Mônica Rafaela
    Mônica Rafaela says:

    Bom dia!
    Sinto dor esporadica que ocorre quando pego peso, coisa frequente no meu trabalho, acontece algumas vezes no ano. Fui ao ortopedista e o mesmo pediu um raio x da coluna, quando examinou a imagem disse que eu tinha um desvio na coluna mas que era normal,gastei meu dinheiro atoa, único proveito disso tudo foi ele ter prescrito diprospan uma injeção que ajudou com a dor, e que eu tomo sempre que ela aparece. A região que dói fica entre a região lombar e coccigea mas incomoda apenas do lado esquerdo. Tenho medo que se agrave com o tempo.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.