O cóccix representa as últimas peças ósseas da coluna vertebral. Trata-se de região rodeada de músculos e ligamentos, além de terminações nervosas, estruturas que podem inflamar por diferentes motivos. A inflamação do cóccix é conhecida como coccigodínia ou coccidínea.

O que é e onde fica o cóccix?

O cóccix é o último osso da coluna. Tratam-se de três a cinco peças ósseas, localizadas logo abaixo do sacro.

O cóccix é a última peça óssea da coluna

O cóccix é a última peça óssea da coluna, logo abaixo do sacro. Nesse desenho, o cóccix está representado na cor verde.

O que é coccigodínea ou coccidinea?

As últimas peças da coluna, que são rodeadas por ligamentos e músculos podem inflamar e causar dor local. Essa condição ocorre por diferentes causas e é chamada coccigodínea ou coccidínea, condição que dificulta tarefas básicas do dia a dia, em especial, quando na posição sentada.

Quais os principais sintomas de coccix inflamado?

O principal sintoma da coccidínea é dor no final da coluna. A dor pode ser lancinante e irradiar para o sacro ou nádegas. Alguns pacientes possuem dor lombar associada. A se localiza perto do ânus e, geralmente, piora na posição sentada. Em alguns casos, pode haver dor mesmo em pé ou deitado. Frequentemente, a dor ocasionada pelo cóccix inflamado se assemelha às de origem proctológica, devido à proximidade entre o cóccix e o reto.

Por que ocorre inflamação do cóccix?

As principais causas de inflamação no cóccix são trauma agudo (como queda sentado), ou o fato de permanecer por longos períodos sentado, principalmente em superfícies rígidas como chão, madeira ou plástico. Outra causa frequente de coccigodínea é instabilidade mecânica entre o sacro e o cóccix. Isso se deve por afrouxamento ligamentar em torno dessas estruturas ósseas, fazendo com que o cóccix se movimente mais do que o normal. Ao longo do tempo, essa instabilidade mecânica provoca inflamação dessa região.

Radiografias do sacro e do cóccix

Radiografias do sacro e do cóccix mostrando diferente mobilidade do cóccix nas posições sentada e em pé.

Quais outros diagnósticos podem dar sintomas semelhantes ao cóccix inflamado?

Os principais diagnósticos diferenciais (outras doenças que causam sintoma semelhantes) são:

Exames de imagem

Os exames de imagem para diagnóstico de coccigodínea incluem radiografias na posição sentada e em pé, pelas quais é possível identificar mobilidade exagerada nessa região. Além disso, ressonância magnética é útil para identificação de edema no cóccix. Em casos de trauma com suspeita de fratura, tomografia computadorizada pode ser necessária para avaliação óssea.

Imagem de ressonância magnética que evidencia inflamação óssea no cóccix (seta vermelha).

Imagem de ressonância magnética que evidencia inflamação óssea no cóccix (seta vermelha).

O que é cisto pilonidal? Os sintomas são parecidos com inflamação no coccix?

Cisto pilonidal, como o nome diz, está relacionado com formação cística originada de “pelo encravado” na região do cóccix. O cisto pilonidal, frequentemente, está associado a infecção local, gerando dor, aumento de volume, vermelhidão e coleção de pus ou sangue. O tratamento do cisto pilonidal é feito por meio de drenagem e remoção cirúrgica, feito por médico cirurgião.

Quais tratamentos para cóccix inflamado?

Na coccigodinea, o tratamento pode ser feito de diferentes maneiras. A primeira medida para melhorar a inflamação é retirar a pressão sobre o coccix.

Isso significa permanecer menos tempo na posição sentada, evitar sentar-se em superfícies rígidas como madeira, chão ou plástico duro. Além disso, pacientes com dor no cóccix podem utilizar almofadas ortopédicas (semelhantes às utilizadas no tratamento de hemorroidas) e compressas mornas costumam ajudar.

Exemplo de almofadas para tratamento de coccigodínea. Observe haver abertura central para acomodação do cóccix.

Do ponto de vista medicamentoso, analgésicos e anti inflamatórios são importantes no controle da dor. Fisioterapia e tratamento por ondas de choque podem ser recomendadas. Casos crônicos podem se beneficiar de infiltração local com corticosteroides e anestésicos. O efeito da infiltração no cóccix pode permanecer por longo período. Por fim, alguns casos podem se beneficiar da ressecção cirúrgica do cóccix (coccigectomia). O procedimento é realizado sob anestesia geral em regime hospitalar e está indicado em caso refratários ao tratamento conservador.

FAQ – Perguntas frequentes

O que é o cóccix e onde fica?

O cóccix é o último osso da coluna. Tratam-se de três a cinco peças ósseas, localizadas logo abaixo do sacro.

Por que o cóccix dói?

As principais causas de inflamação no cóccix são trauma agudo (como queda sentado) ou traumas de repetição (indivíduos que ficam longo tempo sentados). Outra causa frequente de coccigodínea é instabilidade mecânica entre o sacro e o cóccix.

O cóccix pode deformar?

Os pacientes, por vezes, têm a sensação de que ter cóccix torto, cóccix crescido ou cóccix alto. A deformidade do coccix ocorrer na vigência de fratura do cóccix que cicatrizou em posição torta (o termo técnico para isso é consolidação viciosa)

Dor no cóccix qual remédio tomar?

Do ponto de vista medicamentoso, analgésicos e anti inflamatórios são importantes no controle da dor.

Quais outras opções para controle da dor no cóccix?

É possível realizar infiltração local no cóccix para melhora dos sintomas. Poucos casos necessitam de cirurgia para remoção óssea do cóccix.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.