Estenose cervical: entenda o problema

Estenose cervical é o estreitamento do canal por onde passam nervos no interior da coluna vertebral no pescoço. Seus sintomas podem variar de acordo com a localização do problema e da gravidade da compressão. Nesse texto você irá compreender os principais tópicos sobre estenose cervical.

O que significa estenose?

Estenose é termo médico que descreve estreitamento de alguma região do corpo humano. Na coluna, o canal vertebral é a porção que abriga as estruturas neurais.

Assim, estenose cervical é condição relacionada a menor espaço para passagem de nervos no interior da coluna. Isso promove compressão dos nervos na região cervical e consequente repercussão local, braços, pernas e outros órgãos internos como bexiga e intestino.

Estenose cervical causando compressão medular.

Quais são as causas de estenose cervical?

Existem duas principais causas de estenose cervical: congênita (ou seja, que aparece desde o nascimento) ou adquirida (que acontece lentamente com a idade). Frequentemente ocorre combinação de ambas, ou seja, a pessoa nasce com o canal vertebral estreito – por onde passam os nervos da coluna – e, ao longo da vida, com o envelhecimento, ocorre aumento da compressão dos nervos.

Não há idade exata para que ocorra estenose do envelhecimento, mas essa é mais comum após 50 anos de idade. A medula espinhal é a principal estrutura nervosa do corpo humano e está localizada nas regiões cervical e dorsal. Na região lombar a medula espinhal é substituída pela cauda equina.

Veja também: Estenose do canal lombar

Quais são os sintomas de estenose cervical?

Estenose cervical pode causar sintomas variados, a depender da localização e da gravidade da compressão neurológica. Para fins didáticos, estenoses da coluna cervical podem ser divididas em dois grupos:

Estenose foraminal: nesse caso ocorre compressão de uma ou mais raízes nervosas. Os sintomas são de dor no pescoço, escápula (“asa” da parte de trás das costas) que irradia pelo braço, podendo ser acompanhada de choques, dormência ou perda de força. Os sintomas podem ser unilaterais ou bilaterais.

Estenose central: casos mais graves que cursam com compressão da medula espinhal. Nessa situação, além dos sintomas citados acima, podem levar a outras manifestações nas pernas, como perda de equilíbrio e dificuldade para caminhar, incoordenação motora fina (incapacidade de manusear objetos pequenos) e dificuldade para escrita. Além disso, pode causar problemas urinários (incontinência ou retenção urinária), disfunção sexual e intestinal.

Quais exames de imagem para diagnóstico da estenose cervical?

Os principais exames de imagem para diagnóstico de estenose cervical são radiografias e ressonância magnética. Ressonância magnética é o principal exame pois permite análise da medula espinal, raízes nervosas, discos intervertebrais e ligamentos. Radiografias são importantes para avaliação do alinhamento da coluna cervical, que deve ter curvatura do tipo lordose.

Além disso, radiografias permitem medir o tamanho dos pedículos vertebrais, que indicam se há estenose congênita ou não. Por fim, tomografia computadorizada também tem papel na avaliação de ossificação ligamentar e presença de osteófitos (bicos de papagaio) na região dos forames intervertebrais.

Quais tratamentos para estenose cervical?

O tratamento da estenose cervical depende do tipo e dos sintomas associados. Para casos de estenose foraminal, em indivíduos sem perda de força motora o tratamento conservador inclui medicamentos analgésicos e antiinflamatórios, como corticosteróides, além de anticonvulsivantes. Além disso, fisioterapia e outros tipos de estratégias conservadores podem ser empregadas.

Por outro lado, casos refratários ao tratamento conservador (ou seja, que não melhoram com as medidas acima), além de situações onde exista fraqueza motora e, principalmente, sofrimento medular – denominada mielopatia cervical espondilótica – o tratamento é predominantemente cirúrgico, uma vez que é a melhor opção para promover a descompressão direta das estruturas neurais, aliviando, os sintomas neurológicos compressivos.

Estenose cervical tem cura?

Sim. Existem tratamentos para os sintomas de estenose cervical. Os tratamentos conservadores, quando indicados, são capazes de melhorar os sintomas, ainda que persistam imagens de compressão de nervos na ressonância magnética. Por outro lado, cirurgias são capazes de ampliar o tamanho do canal vertebral, dando assim, mais espaço para os nervos no seu interior.