Cirurgias endoscópicas são realizadas com uso de câmera de vídeo. Esse tipo de cirurgia é rotina em especialidades como cirurgia geral e ortopedia do joelho e do ombro. Entretanto, na coluna vertebral, seu uso é mais recente. A principal indicação para endoscopia de coluna é hérnia de disco lombar, embora possa ser utilizada para alguns tipos de hérnia de disco cervical ou estenose de canal lombar. Endoscopia de coluna é método menos invasivo com incisão menor que procedimentos convencionais. Dessa forma, endoscopia de coluna é alternativa à microcirurgia para hérnia de disco, considerada como padrão-ouro (técnica padrão que serve de comparação às demais). A literatura médica aponta que os resultados de cirurgias microscópicas e endoscópicas para hérnia de disco são semelhantes.

Imagem de endoscópios para cirurgia de coluna.

As técnicas endoscópicas mais utilizadas para hérnia de disco lombar são:

Abordagem interlaminar: utilizada, predominantemente, para o nível L5S1. Considera-se vantagem da via endoscópica interlaminar, o fato de que a visão anatômica da coluna é semelhante à microcirúrgica. Abordagem transforaminal: preferencialmente utilizada entre os níveis L1 a L5. Essa abordagem tem como vantagem não necessitar ressecção do ligamento amarelo e invasão do canal vertebral. Alguns cirurgiões preferem utilizar anestesia local (ao invés de anestesia geral) para cirurgias endoscópicas transforaminais lombares.


ENDOSCOPIA DE COLUNA

FAQ – Perguntas frequentes

Qual anestesia se faz para endoscopia de coluna?

As endoscopias transforaminais lombares são passíveis de serem realizadas tanto com o paciente sob anestesia geral ou sob sedação. A endoscopia interlaminar lombar é realizada sob anestesia geral. Dessa forma, a escolha do tipo de anestesia depende de cada caso e da preferência do cirurgião especialista em coluna.

Qual o tamanho do corte?

A incisão da pele na endoscopia de coluna tem aproximadamente 1 cm.

Preciso ficar internado após cirurgia endoscópica de coluna?

Depende de alguns fatores, como presença de dor, horário de término da cirurgia, preferência pessoal do cirurgião e do paciente. Dessa forma, é possível receber alta no mesmo dia ou no dia seguinte à operação.

Após cirurgia endoscópica, a hérnia de disco pode voltar?

Sim, recidivas ocorrem em até 10% dos casos em cirurgias de hérnia de disco. Entretanto, nem toda recidiva precisa ser operada.

Cirurgia por vídeo é melhor do que por microscópio?

Existem diversos estudos que comparam essas técnicas para hérnia de disco lombar. Ambas são consideradas eficazes e seguras, havendo poucas diferenças clínicas entre elas.

2 respostas
  1. José Wilson Santos Santiago
    José Wilson Santos Santiago says:

    Bom dia sou de Vitória da Conquista/bahia,estou com um pedido de cirurgia para coluna lombar,(Nervo Ciático comprimido em estado severo),tenho todos os exames(Ressonância e outro dos Membros Inferiores),gostaria de saber por quanto fica em média uma cirurgia endoscópica para esta enfermidade,a depender do valor estarei marcando consulta com Médico para execuçõa da mesma,se possivel envie resposta para e-mail acima,obrigado.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro José, infelizmente não somos autorizados pelo Conselho de Medicina e informar valores de cirurgias sem consulta médica prévia.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.