Problemas na coluna

Cervicobraquialgia: principais causas e sintomas

Cervicobraquialgia significa dor que inicia no pescoço e irradia para o braço. Os sintomas podem ser unilaterais ou bilaterais. Existem diversas causas para surgimento de cervicobraquialgia, sendo compressões nervosas na coluna as mais comuns. Entretanto, há outras condições ortopédicas e clínicas capazes de produzir sintomas semelhantes.

Como compressões no pescoço produzem dor no braço?

Os nervos dos membros superiores se originam da coluna. Cada parte do membro é suprida por um nervo específico, que confere sensibilidade e força motora. Dessa forma, nas cervicobraquialgias, os pacientes percebem dor e/ou fraqueza em locais específicos (escápula, ombro, braço, antebraço ou dedos das mãos) oriundas de problemas da coluna. Assim, o médico especialista em coluna realiza exame físico que permite formular hipóteses diagnósticas responsáveis pelo surgimento do problema.

Distribuição dos dermátomos cervicais. Cada parte do membro superior é suprida por determinada raiz nervosa.

 

Dor referida diz respeito a presença de sintomas distantes da origem do problema. Exemplo típico é compressão de nervo na região cervical seguida de dor e formigamento no braço.


Quais problemas de coluna podem causar cervicobraquialgia?

As causas mais comuns de dor cervical com irradiação para o braço são hérnia de disco e estenose (estreitamento) do canal cervical.  Além disso, causas menos frequentes são fraturas, tumores e infecções da coluna.

Sintomas

Na compressão de nervos na coluna cervical, são comuns os seguintes sintomas:

  • Dor no pescoço, escápula (popular “asa”), ombro e braço;
  • Formigamento até os dedos das mãos;
  • Sensação de choque;
  • Perda de força.

Exame físico pelo médico especialista em coluna

Faz parte da rotina de exame físico do médico especialista em coluna avaliação da sensibilidade, da motricidade (força de diferentes grupos musculares) e dos reflexos tendinosos profundos dos membros superiores e inferiores.

 

Teste de força motora do músculo bíceps braquial sob contra tração.

Cada reflexo tendinoso ocorre por ação de determinado nervo. Dessa forma, nas compressões nervosas pode haver diminuição (hiporreflexia) ou ausência (arreflexia) do reflexo. Por outro lado, lesões medulares produzem aumento dos reflexos (hiperreflexia). Para testar reflexos tendinosos, o médico utiliza martelo específico para essa finalidade.

 

Exemplo de martelo usado para teste de reflexos tendinosos profundos.

 

Exemplo de dois testes distintos de reflexos: bicipital à esquerda e tricipital à direita

 

Outra manobra importante é o Teste de Spurling. Trata-se de teste provocativo, que visa reproduzir sintomas dolorosos. Quando positivo, ocorre piora da dor e do formigamento no braço. Essa informação, portanto, é sugestiva de compressão nervosa na região cervical.

Teste de Spurling para hérnia de disco cervical.

Exames de imagem

Quando há suspeita clínica de compressão nervosa na coluna (hérnia de disco ou estenose do canal cervical), a confirmação diagnóstica é feita por meio de ressonância magnética (RM).  Entretanto, se houver contraindicação para ressonância magnética (ex. pacientes com marca-passo), pode-se utilizar tomografia computadorizada. Por fim, em algumas situações clínicas específicas pode ser indicado eletroneuromiografia, exame que avalia condução nervosa dos braços e pernas.

 

Ressonância magnética mostrando compressão nervosa (círculo amarelo).

Outras doenças causadoras de cervicobraquialgias:

Ombro doloroso

Dores no ombro frequentemente se assemelham àquelas provenientes da coluna. As causas mais comuns de dor no ombro são processos inflamatórios nos tendões (tendinites), além de inflamação da bursa (bursite).

Além disso, degeneração articular (artrose) também pode ser causa de dor no ombro. Entretanto, é possível diferenciar dores de origem do ombro e da coluna por meio de testes específicos durante exame físico. Por fim, algumas pessoas podem ter combinação de problemas da coluna e do ombro.

Compressões de nervos periféricos

Nessas situações, ocorre compressão nervosa em pontos específicos do membro superior. Não há compressão neural na coluna. A compressão periférica mais comum é do nervo mediano na região punho, denominada “síndrome do túnel do carpo”. Além disso, outra neuropatia compressiva frequente é do nervo ulnar ao nível do cotovelo, conhecida como “síndrome do túnel cubital”, acompanhada por perda da sensibilidade do nervo anular e mínimo.

Síndrome do desfiladeiro cervicotorácico

Trata-se de problema decorrente de compressão de vasos sanguíneos e/ou nervos na região denominada canal cervicotorácico. O canal cervicotorácico é a comunicação entre a raiz do pescoço e a axila e permite passagem do plexo braquial e dos grandes vasos da região cervical ao tórax. As principais causas são costela cervical e síndrome dos escalenos (aumento anormal de volume dos músculos escalenos), que promove compressão de vasos e nervos).

Imagem do canal cervicotorácico, por onde passam vasos e nervos desde a base do pescoço ao tórax.

Durante o exame físico, a positividade do teste de Adson sugere compressão vascular no canal cervicotorácico (pulso radial se torna fraco ou ausente após realização de manobra específica).

Teste de Adson para avaliação de compressão vascular no canal cervicotorácico.

Herpes Zoster

Trata-se de causa menos frequente de cervicobraquialgia. Herpes zoster é doença causada pelo vírus Varicela zoster, caracterizada por erupção cutânea dolorosa que geralmente segue trajeto de única raiz nervosa. É mais comum em idosos e pacientes imunossuprimidos.

Neuropatia periférica

Trata-se de doença dos nervos periféricos caracterizada por dor, formigamentos e fraqueza muscular dos braços e das pernas. Acomete tanto homens quanto mulheres, geralmente após 40 anos de vida.

Pode ocorrer em decorrência de diversas causas, como diabetes mellitus ou uso de medicações crônicas (quimioterápicos, antibióticos e estatinas). Além disso, outras causas comuns são doenças reumatológicas, alcoolismo e hipotiroidismo. Não há cura para o problema e o tratamento tipicamente é feito por médico neurologista.

Infarto agudo do miocárdio

Em crises agudas de cervicobraquialgia não é raro suspeitar de infarto agudo do miocárdio (IAM). No IAM, entretanto, frequentemente também estão presentes sintomas de dor no peito, sudorese, falta de ar, taquicardia (sensação de batedeira no peito), azia e náusea. De qualquer forma, sempre que houver suspeita ou dúvida sobre IAM, deve-se procurar serviço de emergência clínica o mais rápido possível.

Dr. Alberto Gotfryd

Dr. Alberto Gotfryd é médico brasileiro referência em cirurgia de coluna vertebral. No âmbito acadêmico, possui Mestrado (2008), Doutorado (2012) e Pós Doutorado (2016) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É autor de mais de 45 publicações científicas em revistas médicas indexadas, escreveu capítulos de livros e ministrou mais de 130 aulas em congressos científicos no Brasil e no exterior.

View Comments

  • Dr estou em quadro de gravíssima dor e perda de sensibilize e força. Quero mto fazer a infiltração na c5 e c6. Mas gostaria de saber se e seguro pq um cirurgião se recusou e disse que e alto o risco de perder movimentos do nervo. Obrigada

    • Hannah, não consigo opinar especificamente no seu caso, mas de modo geral também evito infiltrações cervicais pelos mesmos motivos que seu médico apontou.

      • Adorei muito sua orientacao.moro no RJ. CAMPOGRANADE BAIRRO SAO CLAUDIO RUA LAPLACE 362 CEP 23080340

          • Moro fora do Brasil e estou com essa dor no ombro, braço esquerdo e o formigamento. Qual anti-inflamatório é mais recomendado? Estou usando torcilax mas não está resolvendo

          • Olá,eu tenho sentido muito dor no ombro que se erradia para o braço e pulso, além da fraqueza muscular.E uma dor incapacitante.Sera que trata da coluna?

        • Sinto muitas dores nas costas,na coluna e na perna do lado esquerdo principalmente que faço qualquer movimento com o pescoço ou se levanto o braço esquerdo.estou preocupado sem saber o que é

      • Dr. Que matéria maravilhosa e útil. Estou sentindo dores no pescoço, nos ombros e no braço direito que se estende até a mão. Lendo a sua matéria pude entender que possa estar havendo uma compressão da coluna cervical. Muito obrigada doutor.

      • Boa noite, Dr.! Dói-me a coluna parte baixa e dores na articulação do ombro esquerdo. O que pode ser e tratar?

      • Olá Dr Gotfryd, tenho grande admiração pelo seu trabalho. Semana que vem farei artrodese c4/c5/c6 devido a hérnias que causam mielopatia. Tenho 45 anos, sou obeso imc 35, e faço controle medicamentoso de hipertensão. Essas condições me fazem ser considerado paciente de risco para esse tipo de cirugia ?

    • Dr bom dia, estou com muita dor na nuca, dói mais quando vou dormir. Sinto dormência nas mãos e principalmente nos dedos mindinhos. Trabalho no computadores grande parte do dia. Não sabia por onde começar, neuro ou ortopedista. Consegui consulta com ortopedista que me pediu uma ressonância com sedação, pois a normal não consigo fazer. Não estou conseguindo nenhum lugar que faça a ressonância sedada. Esse realmente é o melhor exame, ressonância da cervical. Não tenho dor no pescoço. Obrigada...

  • Bom dia Dr fiz um exame aonde a analíse pequenos osteófitos marginais esparsos.
    alteração do sinal do corpo de D2 , sugerindo lipossubstituição da medular óssea ou hemangioma.
    alterações degenerativas iniciais das articulações interapofisárias e uncovertebrais ,
    desidratração e leve redução dos espaço discais difusamente , pouco mais proeminenteno nível C4,-C5 eC5-C6 com irregularidades corticais e alterções gordurosas dos platôs vertebrais apostos.
    nível -C4-C5 a C6-C7 pequeno complêxo disco-osteofitário posterior impressionando a face ventral do saco dural e determindo discreto estreitamento do diâmetro ântero posterior do canal vertebral nestes nível ,além de discreto estreitamento do recesso inferior neuroforaminal bilateral no nível C6-C7.
    Esse e o resultado porém estou apto para trabalhar , tem alguma sugestão para aliviar as minhas dores ,pois cada dia esta dificil para levantar da cama e só tenho 47 anos de idada e 28 anos de INSS que não serve para nada , só serve se você estiver literalmente em cima de uma cama. no momento estou desempregado e tenho ainda de fazer exame adimissional para passar e conseguir um novo emprego.
    Mas se tem algo ou alguma dica para melhorar as dores e essa queimação que fica nos lugas aonde esta com dor eu agradeço.
    Abraços e obrigado João

    • Prezado João, seu laudo descreve alterações degenerativas, que podem causar dor no pescoço. Recomendo procurar médico ortopedista e fisioterapeuta especialistas em coluna para planejarem programa de reabilitação para você. Abraços

      • Boa tarde Doutor Alberto suas colocações e seu trabalho são fenomenal, sou especialista em coluna vertebral, Quiropraxia Clinica e Acupuntura, os pacientes trazem relatos de dores relacionado ao plexo braquial, e trabalhamos focado em restaurar a função desses pacientes e posteriormente alinhado com o apoio Médico para traçar resultados positivos... Tenha uma boa tarde..

    • Acho ótimo quando os médicos falam em reabilitação, só não entendo como reabilitar sem emprego para pagar! Estou na mesma situação que a sua, e o jeito foi trabalhar como comprador de aplicativo, ou seja, fazendo compras em supermercados e levando na casa dos clientes, com isso chego a pegar até 30 kg em cada entrega, e logo após fico trémula, com muita dor de cabeça e pescoço. A um mês, após efetuar uma entrega, sentei para almoçar, quando perdi parcialmente a visão do lado esquerdo por 40 minutos. Tenho 53 anos, 32 de trabalho comprovados e 25 de INSS pagos. Me desculpe Dr. Alberto, apenas não resistir em comentar a situação.

  • Doutor bom dia, tem mais ou menos 10 anos que venho fazendo eletromiografia das mãos e os médicos disseram que tenho que operar, porque tenho túnel do carpo, tem 4.meses que sentim um choque muito grande no pescoço , não podia encher nem.um músculo do corpo que vinha o cheque. E sinto essa dormência do ombro ponta dos dedos , o braço inteiro formiga, e não tenho força na mão pra nada , não consigo abrir uma garrafa e nem jogar agora pra lavar um banheiro, vou limpar o bumbum e vem o choque na mão, não sei mas o que fazer, e meu pescoço agora doe o tempo todo.

    • Boa noite Eliane, casos como e seu precisar ser cuidadosamente examinados pois diagnósticos de compressão de nervo na coluna cervical ou no punho por vezes geram confusão mesmo. Sugiro ser avaliada por médico ortopedista especialista em coluna.

  • Olá boa noite Dr, sinto uma dor na zona central da coluna, mais especificamente aquele osso todo que vem do pescoço até cá abaixo, irradiando a dor para os ossos abaixo do ombro. Já fiz medicaçao para a coluna e coloco diclofenac mas a dor continua lá. O que poderá ser? Obrigada

      • Bom dia, sinto dores no pescoço devido a postura no trabalho, fico com a cabeça baixa por muito tempo, sinto muita dor no ombro direito tbem as vezes alivia quando ergo o braço e ele estrala, as vezes sinto um formigamento nas mãos, qual diagnóstico poderia ser?

        • Olá Isabela, suas queixas são bastante comuns e podem corresponder a diferentes diagnósticos. Recomendo passar com especalista para ser examinada.

  • Dr.,há 2 meses comecei a sentir dores muito fortes na escápula, irradiando para o braço esquerdo e provocando formigamento até os dedos da mão. Não carrego peso com o braço esquerdo em razão de orientação do mastologista, após passar por mastectomia radical há 18 anos. Depois que as crises de dores começaram, utilizei analgésicos, relaxante muscular, anti- inflamatórios, emplastro, gel, passei por técnica de medicina chinesa (ventosas), reflexologia podal, mas nada adiantou.
    Existe alguma orientação diferente para fazer? Tenho consulta médica marcada, mas gostaria de saber o que posso fazer para amenizar a dor porque está bastante forte e até perco noites de sono, pois acordo de madrugada com a dor e não consigo voltar a dormir.

  • Olá Dr. Gostaria de saber o que está acontecendo comigo, muitas dores nas costas, em baixo da axilas, fisgada acima do peito.. pescoço duro e muitas vezes falta de ar. Fui no ortopedista ele ok formou que e devido mal postura e mamas grandes. Isso proceder mesmo Dr.? Estou preucupada., Vou fazer mamografia semana que vêm...

    • Tatiana, acho importante ser avaliada por clínico geral inicialmente (pode ser em PS) para depois ter avaliação ortopédica detalhada.

  • Boa tarde, Dr. Alberto. Ontem minha mãe acordou com um pouco de dor na região da nuca, hoje ela achou que acordaria melhor, porém deu uma piorada e já pela manhã ela sentiu uma dor na região esquerda da nuca e que descia um pouco para escapula e atingia o braço até a região do cotovelo.

    Ela disse que não sente nenhuma dor no ombro, não tem formigamento e nem sensação de choque ou queimação, que a dor é só do lado esquerdo do pescoço, também na região perto da escapula esquerda e no braço esquerdo até no máximo a linha do cotovelo (dói o musculo do braço).

    Será que isso pode ser cervicobraquialgia ? Ela já teve desfiladeiro torácico uma vez, mas tratou com remédios e não teve mais este problema.

    • Os sintomas são sugestivos de cervicobraquialgia. Sugiro avaliação ortopédica destelhada para entender a origem do seu problema.

  • Olá Dr Boa noite! Há 1 mês atrás acordei com fortes dores na escapula("asa") doía todo lado direito e seguia para ombro, as axilas, debaixo do braço, cotovelo e dedos, também dormência e fraqueza muscular. As dores são como se houvesse algo inflamado nessa região, fiquei muito nervosa, pois a mama direita e acima dela também doía, fui as pressas ao médico e fiz exames na mama e graças à Deus não deu nada. Depois comecei com fortes dores na lombar, que não conseguia andar e nem me virar. Estou a base de anti-flamatorios e analgésicos. Minha cidade é no interior do estado do Rio e difícil ter ortopedista pelo sus. Poderia me indicar um tratamento. O médico que fiz exame das mamas, disse que pelos meus sintomas seria cervicobraquialgia. Desde já obrigada pela atenção. Que Deus te abençoe.

    • Fernanda, seu caso merece avaliação de médico especialista em coluna. Pode ser ortopedista ou neurocirurgião. Não é possível passar tratamentos sem avaliacão médica. Abs

    • Fernanda, tenho a mesma coisa que você de 5 meses para cá. Não posso tomar anti inflamatórios ou analgésicos porque sobe muito minha pressão, portanto as dores eram terríveis e caminhava pela casa a noite toda. De repente me veio uma luz de colocar bolsa de água quente.. foi o que melhoraram as dores. Vou à um ortopedista, graças ao Dr deste site. Obrigada! Me ajudou muito. Já fui até em cardiologista, ginecologista, clínico geral.. fiz vários raios e ultrassom. Abraços

  • Estou com dor do pescoço e desse pelo braço até o cutuvelo.a dor fica bem no tialxinho do braço.e o médico me passou duas enjecao no hospital.e passou.mais uma enjecao e comprimido.aliviou.mas a dor tá voltando de novo.mandou fazer um ultrassom.

    • Antonia, seu caso merece avaliação de médico especialista em coluna. Pode ser ortopedista ou neurocirurgião. abs

  • Bom dia Dr.!
    Estou com uma queimação no rosto e está passando para o braço.
    Tenho problemas na minjs coluna,pode ser da coluna?
    Obrigada!!

    • Bom dia, problemas de coluna não costumam dar queimação no rosto. Sugiro procurar pronto atendimento cínico.

Recent Posts

Retificação da lordose cervical: entenda o problema

A coluna vertebral vista de lado possui curvaturas naturais. Dentre elas, a lordose cervical possui…

1 mês ago

Estenose cervical: entenda o problema

Estenose cervical é o estreitamento do canal por onde passam nervos no interior da coluna…

1 mês ago

Fratura pode tirar Yuri Alberto do Paulista; especialistas explicam lesão

Confira a matéria completa com a participação do Dr. Alberto Gotfryd no portal da UOL.…

2 meses ago

Hemangioma na coluna: o que é, sintomas e tratamento

Hemangioma na coluna é considerado como uma lesão que geralmente não evolui para um quadro…

2 meses ago

Lordose é curvatura normal da coluna: entenda

Lordose é termo médico para um tipo de curvatura da coluna observada de lado. É…

3 meses ago

Doença de Scheuermann: o que é, diagnóstico e tratamento

Doença de Scheuermann também conhecida comumente como cifose de Scheuermann, é uma condição que atinge…

3 meses ago