Cirurgia de escoliose é necessária para curvas graves. A indicação de cirurgia depende da magnitude e da localização da curva, além da idade do paciente. Na escoliose idiopática do adolescente, a cirurgia comumente é indicada para curvas maiores que 45 a 50 graus com falha no tratamento clínico. O principal benefício da cirurgia de escoliose é prevenir problemas cardíacos e pulmonares decorrentes da deformidade da coluna, além da melhora estética.

A cirurgia mais comum para escoliose

A artrodese (fusão) é a cirurgia mais comum para escoliose e serve para solidificar parte da coluna. Apenas as partes mais rígidas e deformadas da coluna são artrodesadas. As demais partes da coluna permanecem com movimento normal. Isso é importante no processo de reabilitação e para atividades cotidianas após a cirurgia. Veja a seguir exemplos de curvas idiopáticas frequentes em adolescentes.

Escoliose torácica

Tipo mais frequente em adolescentes com escoliose. A parte central da coluna é mais rígida. Nesses casos a artrodese mais comum é apenas da curva torácica, de modo que a curva lombar se acomoda espontaneamente sem necessidade de fusão.


Escoliose idiopática, curva torácica. Deformidade típica e correção cirúrgica. Fonte: acervo do Dr. Alberto Gotfryd. Publicação autorizada pelo (a) paciente.

Radiografias de escoliose idiopática, curva torácica. Artrodese seletiva torácica. Fonte: acervo do Dr. Alberto Gotfryd. Publicação autorizada pelo (a) paciente.

Escoliose lombar

A parte inferior da coluna é mais rígida. Nesses casos a artrodese mais comum é apenas da curva lombar, de modo que a curva torácica se acomoda espontaneamente sem necessidade de fusão.

Deformidade típica de escoliose lombar e correção cirúrgica. Fonte: acervo do Dr. Alberto Gotfryd. Publicação autorizada pelo (a) paciente.

Radiografias de escoliose idiopática, curva lombar. Artrodese seletiva lombar. Fonte: acervo do Dr. Alberto Gotfryd. Publicação autorizada pelo (a) paciente.

Escoliose dupla (torácica e lombar)

Ambas curvas, dorsal e lombar são rígidas. Nesses casos a artrodese é feita tanto na curva lombar quanto na torácica.

 

Escoliose idiopática, dupla curva verdadeira (torácica e lombar). Deformidade típica e correção cirúrgica. Fonte: acervo do Dr. Alberto Gotfryd. Publicação autorizada pelo (a) paciente.

Radiografias de escoliose idiopática, curva torácica e lombar. Artrodese dupla (torácica e lombar). Fonte: acervo do Dr. Alberto Gotfryd. Publicação autorizada pelo (a) paciente.

 

Saiba mais: 


Indicação cirúrgica de escoliose

Ao longo das últimas décadas, alguns estudos acompanharam a história natural da escoliose idiopática em adolescentes, a fim de compreender quais curvas teriam chance de piorar ao longo do tempo e quais curvas estacionariam. Curvas acima de 45 graus em indivíduos em fase de crescimento ou curvas acima de 50 graus em adultos apresentam piora lenta e gradual durante a vida e, por isso, devem ser freadas e corrigidas definitivamente com cirurgia. Entretanto, os valores angulares para cirurgia não são iguais para todos os pacientes e podem variar de acordo com a idade óssea e localização da curva (torácica ou lombar).

Passos fundamentais na cirurgia de escoliose:

  1. Instrumentação: inicialmente, inserem-se implantes vertebrais, que serão utilizados como pontos de apoio para correção da curva. Os implantes mais utilizados são parafusos pediculares e ganchos ósseos.

  2. Correção: As vértebras deformadas são conectadas a duas hastes metálicas longas. Nesse momento, aplicam-se manobras de correção. Existem diferentes manobras para alinhar a coluna. A escolha da técnica depende do tipo e da localização da curva, além da preferência do cirurgião.

  3. Enxertia óssea: adiciona-se enxerto ósseo em toda extensão da artrodese. O enxerto ósseo servirá como ponte entre as vértebras e com o passar do tempo solidificará. O enxerto ósseo pode ser do próprio paciente, sintético ou ambos.

Parafusos pediculares utilizados na cirurgia de escoliose.




Vídeo: parafusos na coluna vertebral: quando e porque usar


Cicatriz de escoliose

É natural que pacientes tenham preocupação com a cicatriz cirúrgica da escoliose. As cirurgias de escoliose são realizadas quase sempre pela parte de trás das costas, na região central. O tamanho da cicatriz varia de acordo com cada tipo de curva: apenas torácica, apenas lombar ou ambas. A sutura da pele é feita com pontos internos (os mesmos utilizados em cirurgia plástica) que promovem melhores resultados estéticos. Além disso, no pós operatório recente, recomenda-se avaliação dermatológica especializada para orientações quanto a cremes para suavização da cicatriz.

Como é o pós operatório de cirurgia de escoliose?

Após  a correção cirúrgica, o tempo médio de internação é de 5 dias. Por volta do terceiro dia é possível caminhar. Medicações para dor são administradas para que o desconforto nas costas seja minimizado. Após 30 dias é possível voltar para escola ou trabalho. Exercícios são liberados de forma progressiva 3 meses após a cirurgia. Liberação total para todos os esportes ocorre 1 ano após a operação.


Esportes após cirurgia de escoliose

É possível praticar esportes após cirurgia de escoliose, inclusive em nível competitivo. Existem diversos exemplos mundiais de atletas que foram submetidos a cirurgia de escoliose e retornaram a competições profissionais, inclusive com participações em olimpíadas. É importante destacar que o tipo de curva (torácica ou lombar) e o nível da artrodese possuem papel importantes na flexibilidade pós-operatória e, consequentemente, no rendimento para certas modalidades esportivas. Esportes recreacionais, por sua vez, são recomendados de rotina após cirurgias de escoliose. Para todos os casos deve-se respeitar o período de maturação do enxerto ósseo que é de aproximadamente seis meses para a maioria dos casos.

Exemplos de atletas profissionais que foram submetidos a cirurgia de escoliose e continuaram a competir: 1. Jessica Ashwood (Natação); 2. Ashlyn Fiorilli (Natação); 3. Kyra Condie (Escalada); 4. Mikey Jacobsen (Basquete); 5. Madilyn Cole (Volley). Fonte: domínio público.


Escoliose congênita

As deformidades congênitas ocorrem por pequeno defeito vertebral que ocorre ainda no período gestacional. As vértebras podem se desenvolver parcialmente (hemivértebras) ou serem grudadas (barras ósseas). As escolioses congênitas possuem maior probabilidade de piorarem ao longo do tempo. Casos progressivos são tratados com cirurgias.

Escoliose congênita por hemivértebra lombar. Cirurgia de ressecção de hemivértebra e artrodese curta. Fonte: acervo do Dr. Alberto Gotfryd. Publicação autorizada pelo (a) paciente.



Crianças pequenas com escolioses graves

Quando presentes em crianças menores que 10 anos de idade, escolioses são denominadas de início precoce. Algumas escolioses de início precoce pioram e se tornam graves, apesar do tratamento conservador com gesso ou colete. Em crianças pequenas com escolioses graves, deve-se postergar a artrodese. O motivo é evitar que o tórax não se desenvolva o suficiente e isso possa atrapalhar o funcionamento adequado dos pulmões.

Nesse tipo de escoliose, podem ser realizadas cirurgias de crescimento da coluna, em que não há artrodese. Os alongamentos cirúrgicos são repetidos a cada 6 meses (esse tempo é variável), até que, ao final do tratamento, o tronco esteja suficientemente desenvolvido para receber a artrodese definitiva.

Radiografias de escoliose de início precoce. Sistema de crescimento (growing rod). Fonte: acervo do Dr. Alberto Gotfryd. Publicação autorizada pelo (a) paciente.

Veja também:

 

Vídeo: pós operatório de Escoliose idiopática

Dr. Alberto Gotfryd

Dr. Alberto Gotfryd é médico brasileiro referência em cirurgia de coluna vertebral. No âmbito acadêmico, possui Mestrado (2008), Doutorado (2012) e Pós Doutorado (2016) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É autor de mais de 45 publicações científicas em revistas médicas indexadas, escreveu capítulos de livros e ministrou mais de 130 aulas em congressos científicos no Brasil e no exterior.

View Comments

    • Olá Géssica, caso exista indicação de cirurgia, o próximo passo deve ser realizar avaliação clínica pré operatória.

  • Boa tarde, tenho escoliose severa, antes não sentia dor, mas faz 2 anos que venho sofrendo com dificuldade de respirar, dor nas costas... Tenho 28 anos, posso fazer cirurgia? Corro risco de morte na cirurgia, por ter uma idade avançada?

    • Hellyton, 28 anos não é considerado idade avançada para cirurgia de escoliose, embora grande parte dos pacientes opere na fase da adolesecência.

  • oi, tenho escoliose e de um tempo para cá venho sentindo umas dores bem desconfortáveis, a questão da cirurgia me veio a mente, n sei se realmente preciso dela, mas queria saber se no periodo pós recuperação da cirurgia a mobilidade da coluna permanece a mesma de antes ou fica limitada?

    • Olá Anna, no período pós operatório recente costuma haver limitação de movimento tanto por dor quanto por receio do paciente. Isso melhora ao longo do tempo. Sobre a mobilidade tardia, isso depende da extensão da artrodese. Em geral curvas torácica apenas não geram limitação, ao contrário das curvas lombares.

  • Olá Dr.Alberto, tenho 30 anos, em torno de 45 graus de escoliose. Já é indicativo de cirurgia? Até que idade seria limite para fazer uma cirurgia de escoliose?

    • Boa noite, 45 graus em adultos é valor numérico limite para decidir entre operar ou observar apenas. Nessa situação outros fatores devem-se levados em conta, como localização da curva, presença de dor e aparência estética.

    • Infelizmente a Conselho de Medicina não permite informar valores sem avaliação prévia.

  • Boa tarde Dr.! sou do Paraná, tenho uma filha de 10 anos com escoliose em S, segundo percebe-se no Raio-X (feito ha 6 meses atras), já a levei em 3 ortopedistas diferentes (inclusive o ultimo foi paga consulta) e dois deles falaram em cirurgia e 1 deu encaminhamento para o neurocirurgiao avalia-la (estou aguardando consulta pelo SUS), ela faz fisioterapia desde outubro e, segundo a fisioterapeuta, a regiao da coluna que estava embaixo da paleta já não está mais (o que percebe-se pois o ombro dela já está nivelado). Todos os médicos mandaram ela simplesmente se abaixar e tentar encostar a ponta dos dedos no pé, nenhum a avaliou de outra forma. o Dr. Sergio Luiz Cochinski (da consulta paga, em Ponta Grossa) disse que a curva dela tava em 70 graus pelo RX (mesmo eu falando do exame ter sido feito há 6 meses e ela estar fazendo fisioterapia desde outubro, ainda debochou perguntando onde eu me informei que fisioterapia ajuda/resolve escoliose). o que devo fazer?

    • Ola Daiane, fisioterapia ajuda (junto com colete) no controle da doenças em casos moderados, entre 25 e 40 graus, durante a fase de crescimento. Após 70 graus, as curvas costumam ser tratadas com cirurgia.

    • Oi Daiane , sou de Alagoas minha filha tem escoliose é fará a cirurgia nesse mês de setembro 2021, pelo SUS .aqui e em Recife está tendo uma fila de espera onde está ocorrendo as cirurgias mais rápidas sei que é distante para você mais acredito que seria interessante você apurar as informações. já ouvi relatos de mães que passaram 5 anos na fila de espera . Minha filha ficou 6 meses esperando ,teve pessoas que passaram menos meses.boa sorte!

  • Olá tenho um filho com 5 anos com escoliose congênita grave ,levei ao médico ele disse q só poderia fazer cirurgia qd ele tivesse n máximo 12 anos e ainda falou q era muito difícil muitos n sobreviver até face adulta ,tô com o coração n mão depois q ele falou isso . queria q o Dr me desse um conselho se faço ou n essa cirurgia 😢

    • OLá Maria. Cada caso é único, mas temos pacientes operados de escoliose congênita mais novos, inclusive na idade do seu filho. Acho que vale consultar outra opinião.

  • Olha!! Minha mãe tem 84 anos , tem escoliose de 48 graus , e está dificultando ela respirar. Gostaria de saber se e aconselhável ela fazer a cirurgia. Ou tem outro tratamento pra melhorar a respiração?

    • Boa noite Vanessa, aos 84 anos podem haver outros fatores que limitam a respiração além da escoliose. Além disso, 48 graus é valor relativamente baixo para gerar disfunção pulmonar. Por fim, nessa idade costumo ser mais conservador nas indicacões cirúrgicas.

  • Boa noite, Doutor! Me chamo Fernando, na última consulta que fiz minha escoliose estava com curvatura de 68 graus sinto muito desconforto para respirar , dores nas costas e outros incômodo! Tenho 28 anos e um desejo muito grande de fazer essa cirurgia... gostaria de indicação de seu consultório quero saber a respeito da cirurgia, eu era pra ter feito quando adolescente mas ouve um contratempo que não pude fazer... obrigada

    • Boa tarde Fernando, venha para conversarmos sobre o assunto. Tel: 11 2151 8709 ou 2151 9205. Abs

  • Tenho 26 anos e tenho 35° de escoliose esteticamente é horrível tenho depresso por conta disso , mais o médico fui insiste em RPG e não adianta eu quero fazer a cirurgia Dr .! Eu consigo fazer a cirurgia se eu quiser fazer ?

Recent Posts

Retificação da lordose cervical: entenda o problema

A coluna vertebral vista de lado possui curvaturas naturais. Dentre elas, a lordose cervical possui…

1 mês ago

Estenose cervical: entenda o problema

Estenose cervical é o estreitamento do canal por onde passam nervos no interior da coluna…

1 mês ago

Fratura pode tirar Yuri Alberto do Paulista; especialistas explicam lesão

Confira a matéria completa com a participação do Dr. Alberto Gotfryd no portal da UOL.…

2 meses ago

Hemangioma na coluna: o que é, sintomas e tratamento

Hemangioma na coluna é considerado como uma lesão que geralmente não evolui para um quadro…

2 meses ago

Lordose é curvatura normal da coluna: entenda

Lordose é termo médico para um tipo de curvatura da coluna observada de lado. É…

3 meses ago

Doença de Scheuermann: o que é, diagnóstico e tratamento

Doença de Scheuermann também conhecida comumente como cifose de Scheuermann, é uma condição que atinge…

3 meses ago