Hérnia de disco, pedra no rim, muscular: como diferenciar dores nas costas?

“Perdoe-me por não pular de alegria, mas minhas costas doem.” Quem sente dor nas costas com certa frequência compreende bem a lamentação de Scar, personagem do clássico infantil “O Rei Leão”. Mas, se assim como ele, você não sabe especificar a origem do problema, aqui vai uma ajudinha: VivaBem consultou especialistas que lidam com distúrbios que afetam essa região para tentar apontar hipóteses. Mas, lembre-se, não deixe de consultar um médico.

As costas, assim como a frente do tronco, são uma grande área do corpo que compreende muitas partes. Ela se estende do alto das nádegas até a base do pescoço, sendo sua altura definida pela coluna vertebral e sua largura pela caixa torácica e ombros. Nesse espaço pode-se sentir dores advindas de ossos, músculos, articulações, órgãos (rins, pulmões, pâncreas, coração, intestino) e de problemas como gases e até ruptura de aneurisma de aorta torácica.

“Na coluna, as dores podem ser divididas em cervicalgias (no alto, na cervical), dorsalgias (na dorsal, no meio das costas), e lombalgias (na lombar, parte inferior). As dores também podem ter irradiações, ou seja, na cervical, irradiam para braços e mãos, e quando lombares, no trajeto do nervo ciático, passando por glúteo, perna e indo até o pé”

Aponta Alberto Gotfryd, ortopedista e especialista em coluna pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Gotfryd continua que em se tratando de dores na altura da cervical, as causas mais comuns são estresse tensional, alterações posturais, vasculares e orgânicas, contrações e espasmos muito fortes (torcicolos) e hérnia de disco.

Confira a matéria completa no site da UOL: Hérnia de disco, pedra no rim, muscular: como diferenciar dores nas costas?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *