Problemas na coluna

Sacroileíte: inflamação da articulação sacroilíaca

Sacroileíte é termo usado para inflamação em uma ou ambas articulações sacroilíacas, local de comunicação entre a coluna vertebral e a bacia. O problema pode ocorrer por diferentes motivos e é tipicamente acompanhado de dor e rigidez lombar, dor nas nádegas e, eventualmente, dor irradiada para os membros inferiores.

As articulações sacroilíacas conectam a bacia e a coluna.

O que causa sacroileíte?

  • Doenças inflamatórias: alguns tipos de doenças inflamatórias articulares como a espondilite anquilosante e a artrite psoriática promovem inflamação das articulações sacroilíacas;
  • Trauma: fraturas da pelve (geralmente por traumatismos de alta energia, como acidentes automobilísticos ou queda de altura) podem danificar as articulações sacroilíacas;
  • Gravidez: as articulações sacroilíacas podem afrouxar e se acomodar à medida que cresce o bebê. Além disso, o aumento de peso da gestante associado à mudança da postura e da marcha podem sobrecarregar as articulações;
  • Infecção: casos raros de infecção podem lesar as articulações sacroilíacas.

Quais os sintomas de sacroileíte?

O sintoma mais comum é dor lombar baixa e dor nas nádegas, acompanhando de sensação de enrijecimento da região lombar. Além disso, pode haver irradiação para as pernas (lombociatalgia), semelhante ao observado em compressões nervosas, como na hérnia de disco lombar. A dor pode aparecer mesmo em repouso, tipicamente à noite, porém pode ser agravada por:

  • Ficar muito tempo na mesma posição;
  • Correr;
  • Subir escadas;
  • Carregar peso;
  • Esforços físicos em geral.

Veja também:

Qual médico trata sacroileíte?

Sacroileítes são frequentemente tratadas por médicos reumatologistas e ortopedistas especialistas em coluna.

Qual o CID de sacroileíte?

Sacroileíte: CID M46.1

Quais exames são necessários para diagnóstico de sacroileíte?

Apesar de radiografias simples serem capazes de mostrar alterações das articulações sacroilíacas, o exame de eleição é ressonância magnética. Além disso, quando se diagnostica sacroileíte sem causa evidente, deve-se realizar investigação mais detalhada, em busca de possíveis doenças reumatológicas, como espondilite anquilosante.

Ressonância magnética mostrando inflamação das articulações sacroilíacas (setas brancas e pretas).

Qual tratamento para sacroileíte?

Infiltração da articulação sacroilíaca com corticóide.

Os tratamentos para sacroileíte variam de acordo com a causa e a intensidade do problema. Dessa forma, são opções frequentes:

  • Medicações (analgésicos, miorrelaxantes e antiinflamatórios);
  • Fisioterapia e exercícios;
  • Infiltrações da articulação sacroilíaca com corticosteróides;
  • Ablação articular por radiofrequência;

Em casos de distúrbio reumatológico, o tratamento deve incluir medicações específicas para a doença causadora do problema.

 

Dr. Alberto Gotfryd

Dr. Alberto Gotfryd é médico brasileiro referência em cirurgia de coluna vertebral. No âmbito acadêmico, possui Mestrado (2008), Doutorado (2012) e Pós Doutorado (2016) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É autor de mais de 45 publicações científicas em revistas médicas indexadas, escreveu capítulos de livros e ministrou mais de 130 aulas em congressos científicos no Brasil e no exterior.

View Comments

  • Boa tarde Dra. A lesão da articulação sacroilíaca pode deixar uma perna mais curta que a outra?

    • Caro Thiago, depende da lesão. Em casos de traumatismo grave da bacia (por exemplo, acidentes automobilísticos ou queda de altura) pode haver lesão da sacroilíaca com encurtamento do membro inferior. Por outro lado, lesões inflamatórias da articulação sacroilíacas não costumam ter essa relação. Obrigado pela pergunta.

        • Dr. Obrigada por esclarecer.
          Só uma dúvida para ir ao especialista, ela pode ser confundida com a região do rim? Quando massageio a região, melhoro.

          • Priscila, geralmente é possível diferenciar de origem renal e da coluna durante o exame físico.

  • Olá fiz uma cintilografia e controu que estou com inflamação degenerativa na articulação sacroilíaca?
    Tem cura por ser degenerativa?

    • Luciane, degeneração articular ocorre com o passar dos anos e realmente não tem cura. Porém, sintomas dolorosos podem ser controlados com tratamentos. Obrigado pelo comentário.

    • Caro Paulo, para opinar sobre determinado caso se faz preciso examinar o paciente e, após isso, analisar os exames de imagem. Venha em consulta quando possível. Abs

    • Paulo, não é comum cirurgia para sacroileíte. Por outro lado, infiltrações podem ajudar bastante nos sintomas. Você já fez algum tratamento? Abraços

  • Dr eu tive uma fratura estavel de ramo púbico, ficou doendo muito quando recebi alta dos hospital, pois sofri um acidente de trânsito. Não vejo diferença de tamanhos entre os membros inferiores, pelo contrário o lado da batida ( lado esquerdo) a perna é mais longa. Como saber se a lesão da articulação sacroilíaca pós traumática encurtou o membro inferior?

  • Dr. Fui diagnosticado após ressonância com uma esclerose leve na articulação direita sacroilíaca seria a mesma coisa que sacroileíte ??

    • Caro Alexandre, o diagnóstico de sacroileíte é clínico (feito por meio de testes pelo médico) além das imagens. Assim, o fato isolado de esclerose na articulação não é suficiente para definir o diagnóstico.

      • Dr. ao voltar no ortopedista ele considera sim que posso estar com a sacroileíte, sou corredor amador a 5 anos, existe a possibilidade de um sacroileíte desenvolver por anos de corrida ou somente mesmo por um problema genético de processo inflamatório ? Minha dor é grau leve moderado, estou parado a 4 meses sem correr e a dor continua igual, alguns dias doem outros não....Devo procurar um medico reumatologista ?

  • Boa tarde Dr. Tive uma fratura sem desvios no ramo púbico superior esquerdo após um acidente de trânsito, como saber se essa fratura causou uma lesão na articulação sacroilica? Apesar do membro inferior do lado esquerdo ser um pouco maior do lado direito, ou seja a perna esquerda é maior que a direita pouca coisa. Como saber se a perna esquerda ( lado da fratura ) encurtou? Obrigado.

    • Caro Thiago, no seu caso, exames de imagem como podem auxiliar a detectar presença de lesão traumática da articulação sacroilíaca.

  • Bom dia Dr. Tenho um filho que está sem poder firmar os pés no chão pq dói a região lombar e o quadril. Hoje ele tem 12 anos, mas na época ele tinha 10, quando sofreu um acidente grave jogando futebol. Na época fizemos todos os exames que os médicos pediram e deu tudo normal, chegou a ficar na cadeira de rodas por 3 meses. Essa semana que passou acordou sem poder andar. Está usando novamente a cadeira. Fomos ao médico e vamos fazer a ressonância da bacia. Dr. Os médicos tratavam antes como lombalgia.

    • Olá Deise, nesse caso deve haver minucioso exame físico e análise de imagens para detectar o problema. Nessa idade não é comum haver dor crônica nas lombar.

  • Ola, sofri um acidente de moto onde fraturou o sacro, hoje sinto os mesmo sintomas faz uns 2 meses, estava tudo tranquilo, agora nao consigo nais firmar os pes no chão e sinto muitas dores ate o tornozelo

  • Bom dia Doutor.
    Tenho 39 anos e fui diagnosticado com sacroileíte. Apos o tratamento posso voltar a praticar exercícios normalmente como correr, jogar bola, fazer crossfit ou não tem cura e tenho que conviver com essa dor?

    • Gustavo, após melhora dos sintomas é possível retomar atividades habituais. Seu diagnóstico foi confirmado por ressonância?

    • Olá Dr Alberto,tudo bem?
      Tenho sacroelite,estou fazendo tratamento a três meses tive apenas uma melhora ..
      Não consigo trabalhar, ficar sentada ou em pé por muito tempo !
      Fiz o uso de Arcoxia,tramadol e dexa citoneurin ..
      Poderia me dar a sua opinião, por gentileza 🙏

      • Camila, nos casos de sacroileíte é importante diagnosticar possíveis causas, como doenças reumatológicas ou distúrbios mecânicos. Além disso, controle da dor pode ser feito com medicações orais, intramusculares ou Infiltracao local guiada por imagens.

        • Obrigada Dr Alberto ..essas infiltrações são feitas com anestesia, pois eu fiz 4 aplicações e quase morri decanta dor 😱
          Na verdade eu moro no Japão estou muito sem saber oque fazer ..
          Pois o médico tem me tratado apenas com tramadol !
          Já não sei mais oque fazer 😌

        • Obrigada Dr Alberto pela atenção..
          Essas infiltrações são feitas com anestesia ,fiz 4 aplicações e quase morri 😵
          Na verdade eu moro no Japão ele está me tratando apenas com o tramadol agora , eu já não sei mais oque fazer 😌

Recent Posts

Retificação da lordose cervical: entenda o problema

A coluna vertebral vista de lado possui curvaturas naturais. Dentre elas, a lordose cervical possui…

1 mês ago

Estenose cervical: entenda o problema

Estenose cervical é o estreitamento do canal por onde passam nervos no interior da coluna…

1 mês ago

Fratura pode tirar Yuri Alberto do Paulista; especialistas explicam lesão

Confira a matéria completa com a participação do Dr. Alberto Gotfryd no portal da UOL.…

2 meses ago

Hemangioma na coluna: o que é, sintomas e tratamento

Hemangioma na coluna é considerado como uma lesão que geralmente não evolui para um quadro…

3 meses ago

Lordose é curvatura normal da coluna: entenda

Lordose é termo médico para um tipo de curvatura da coluna observada de lado. É…

3 meses ago

Doença de Scheuermann: o que é, diagnóstico e tratamento

Doença de Scheuermann também conhecida comumente como cifose de Scheuermann, é uma condição que atinge…

3 meses ago