Discopatia degenerativa: desgaste do disco da coluna

Discopatia degenerativa é a degeneração do disco intervertebral, que é a peça de cartilagem que separa vértebras na coluna. Seus sintomas são variáveis, assim como seus tratamentos.

Os discos intervertebrais são peças arredondadas de cartilagem que separam as vértebras na coluna. Os discos saudáveis são ricos em água, fato que o confere elasticidade e resistência. Existem discos intervertebrais em toda a coluna vertebral (cervical, torácica e lombar). Os discos são maiores na região lombar e menores na região cervical.

O disco intervertebral é composto por núcleo pulposo e ânulo fibroso. O ânulo fibroso é a parte externa do disco e o núcleo pulposo do disco intervertebral, a interna.

O que é discopatia degenerativa?

O nome dado ao envelhecimento do disco intervertebral é discopatia degenerativa. É uma condição da coluna pode ocorrer em qualquer parte da mesma e em qualquer idade, embora seja mais frequente após 40 anos de idade. Na discopatia degenerativa ocorre desidratação (perda de água) do interior do disco. Esse processo é lento e pode levar décadas para ocorrer.

Desenho ilustrativo das diferentes etapas da degeneração do disco intervertebral.

Por que os discos envelhecem?

Existem diversas causas para o envelhecimento dos discos. O mais comum e esperado deles é a idade avançada. Doença degenerativa discal é rara em crianças e adolescentes, porém é comum em idosos. Fatores genéticos são reconhecidos como causas do problema. Desvios da coluna como escoliose podem promover desgaste precoce do disco. Hábitos inadequados de vida, como carregamento excessivo de peso, permanecia por longos períodos na posição sentado (como motoristas), obesidade e uso de tabaco também são fatores de risco, podendo causar envelhecimento precoce dos discos intervertebrais.

Quais os principais sintomas da degeneração do disco intervertebral?

Os principais sintomas da discopatia degenerativa são dores nas costas que afeta as atividades do dia a dia, piorando a qualidade de vida. Em alguns casos pode ocorrer crise de dor lombar na ocasião de fissura do anel fibroso externo disco. Discopatia pode predispor extravasamento do núcleo do disco (hérnia de disco) podem ocorrer sintomas de compressão de nervos como dor no braço ou perna, formigamentos e choques.

Exames de imagem

Os exames de imagem mais usados para diagnosticar o problema são radiografias e ressonância magnética. Radiografia da coluna é feita como primeiro exame de imagem em pessoas com dor nas costas e são capazes de mostrar desvios da coluna, como escoliose, assim como colapso do disco, ou redução da sua altura. Ressonância magnética é exame mais completo, que mostra desidratação do disco, que aparece mais escuro. Além disso, é possível avaliar fissuras no anel discal externo e herniações.

Exame de ressonância magnética da coluna lombossacra. Nas setas amarela é possível identificar desgaste do disco que aparece enegrecido, além de fissura do disco intervertebral, que aparece como pequena mancha branca.

Tratamentos para discopatia degenerativa

O tratamento da discopatia degenerativo é fundamentalmente conservador, ou seja, sem cirurgia.

• Tratamentos conservadores: O tratamento da discopatia degenerativa deve começar com medidas conservadoras, como mudança de hábitos de vida, exercícios de fortalecimento muscular, fisioterapia e medicações, que podem ser sistêmicas ou mesmo infiltrações na coluna. A grande maioria dos casos responde bem ao tratamento conservador (melhora da dor nas costas).
  • Cirurgia para discopatia degenerativa: Com menos frequência, cirurgia pode ser recomendada para discopatia degenerativa. Esse tipo de tratamento é considerado apenas na falha do tratamento clínico. Nesse caso, a modalidade depende do problema principal (compressão de nervos ou dor nas costas) e pode incluir cirurgias de descompressão neural ou fusão (artrodese).

FAQ – Perguntas Frequentes

O que é discopatia degenerativa?

Quem tem discopatia degenerativa pode trabalhar?

Sim, é possível trabalhar e ter vida ativa mesmo na presença de discopatia degenerativa.

Discopatia degenerativa é grave?

Discopatia degenerativa da coluna não é condição grave e é tratada de forma não cirurgia na grande maioria dos casos.

Qual a diferença entre discopatia degenerativa e hérnia de disco?

Discopatia degenerativa é o desgaste do disco (perda de água do seu interior). Hérnia de disco é o deslocamento da cartilagem discal.

Beber água previne desidratação do disco intervertebral?

Não há nenhuma evidência de que beber água ajude a prevenir ou tratar a desidratação discal.