Edema nos ligamentos interespinhosos: entenda agora

Sua ressonância magnética da coluna apresentou diversos termos médicos, dentre eles edema nos ligamentos interespinhosos e gerou dúvidas sobre a gravidade do problema. Correto? Se isso aconteceu com você, esse texto será de grande valia para esclarecer esse assunto.

Inicialmente, um pouco de anatomia.

Ligamentos são estruturas anatômicas formadas por fibras elásticas e colágeno que servem para estabilização de articulações. Na coluna não é diferente. Nossa coluna possui inúmeros ligamentos, localizados em diferentes regiões, que têm em comum finalidade de estabilizar a coluna vertebral durantes diferentes movimentos que realizamos no dia a dia. Dependendo da localização e do formato do ligamento, sua ação de estabilização acontece para restringir movimentos exagerados em uma ou mais direções.

Ligamentos da parte de trás da coluna, possuem finalidade de “brecar” movimentos de flexão excessivos quando curvamos o tronco para frente. A principal função dos ligamentos interespinhosos é restringir certo tipo de movimento da região da coluna lombar.

A figura abaixo mostra a representação de alguns ligamentos da coluna lombar. Na foto é possível observar os ligamentos Interespinhoso, que ficam na parte de trás (posterior) da coluna, entre os processos espinhosos, que são projeções ósseas da vértebra.

Esses podem ser facilmente palpadas nas nossas costas, em particular, em indivíduos mais magros. Em termos populares, são aqueles carocinhos duros que são sentidos no meio das costas. O texto a seguir abordará a inflamação desse ligamento, seu significado e tratamento.

Imagem de ligamentos importantes na região da coluna lombar

Imagem de ligamentos importantes na região da coluna lombar.

Outras estruturas anatômicas da coluna

Na parte da frente da coluna, a sustentação da carga se dá pelos corpos vertebrais (peças maciças de osso) que são separadas por discos de cartilagem, que conferem mobilidade e absorção de impacto na coluna. As vértebras são “vazadas”, ou seja, possuem um orifício interior por onde passam as estruturas nervosas (nervos). Na parte de trás estão as articulações intervertebrais, que são locais onde as vértebras vizinhas se tocam e se movimentam entre si.

O que é edema e como aparece?

Edema é termo médico que descreve inflamação de alguma estrutura. Isso é caracterizado pelo acúmulo de líquido em determinado tecido do corpo humano. Diversas são as causas de edema nos ligamentos da coluna vertebral. Os mais comuns são: trauma, esforços exagerados e infecção.

Quais são as principais causas de edema no ligamento interespinhoso da coluna?

Edema nos ligamento interespinhoso da coluna pode ocorrer por diversas causas, dentre elas merecem destaque:

  • Uso excessivo da coluna lombar. Exemplo: atletas de diferentes modalidades e categorias. Motoristas que passam muitas horas do dia sentado e sujeitos a trepidação. Também são exemplo trabalhadores de escritório que passam muitas horas ininterruptas na mesma posição.
  • Processo degenerativo (desgaste) da coluna. Exemplo: espondilolistese (escorregamento) vertebral em idosos por vezes é acompanhada de edema dos ligamentos interesponhosos, bem como artrose das articulações e desgaste do disco intervertebral.
  • Trauma (pancada) nas costas. Exemplo: quedas ou acidentes com inflamação dos ligamentos interespinhosos.
  • Infecção da coluna. Em algumas situações, infecções da coluna podem levar a inflamação e dor intensa lombar. Entretanto, o quadro clínico nessas situações difere sobremaneira do edema pela outras causas acima citadas. 

Sintomas de edema no ligamento interespinhoso da coluna

Os sintomas dessa afecção são muito variáveis. Na maioria dos casos é dor lombar que leva o paciente a procurar ajuda médica.

Por outro lado essa afecção pode gerar pouco ou nenhum sintoma. Nesse caso descobre-se a afecção acidentalmente ao se fazer ressonância da coluna por outra razão. Ou seja, é comum indivíduos sem dor lombar apresentarem edema nos ligamentos em exame de ressonância magnética. 

Diagnóstico de edema do ligamento interespinhoso

O diagnóstico clínico é feito pelo médico especialista em coluna, por meio da palpação da coluna e da identificação de pontos doloroso.

 O único exame de imagens capaz de mostrar edema do ligamento supraespinhoso é a ressonância magnética. Para ser mais exato, se faz necessário cortes sagitais (de lado) em sequência STIR (com supressão de gordura). Neste caso, as áreas inflamadas (com edema) estarão esbranquiçadas, uma vez que houve acúmulo de líquido naquela região.

Imagem de ressonância magnética da coluna lombar mostrando áreas esbranquiçadas que correspondem a edema nos ligamentos interespinhosos.

Imagem de ressonância magnética da coluna lombar mostrando áreas esbranquiçadas que correspondem a edema nos ligamentos interespinhosos.

Tratamento de edema do ligamento interespinhoso

O tratamento do edema nos ligamentos supraespinhosos é clínico, ou seja, sem cirurgia e está diretamente relacionado com  sua causa.

Dado que a maioria dos casos de edema ligamentar está relacionado com sobrecarga (esforços excessivos), algum grau de redução ou mudança das atividades esportivas pode ser recomendada. Medicações analgésicas e anti inflamatórios pode ser utilizados por curtos períodos de tempo. Fisioterapia também possui papel importante no tratamento de dor lombar por edema ligamentar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *