Síndrome do piriforme: entenda o problema

Síndrome do piriforme é diagnóstico relacionado à dor na região do músculo piriforme na região glútea ou membro inferior. O músculo está localizado próximo ao nervo ciático, motivo pelo qual o diagnóstico por vezes se confunde com problemas na coluna.

Músculo piriforme: quem é ele?

O músculo piriforme se localiza na parte posterior do quadril (região glútea) bilateralmente. Sua função é auxiliar na rotação externa e na abdução (abertura para fora) do fêmur Além dos músculos piriformes, fazem parte da rotação externa dos quadris os músculos gêmeos superior e inferior, quadrado femoral e obturador interno e externo.

O músculo piriforme (vermelho) esta situado na parte de trás do quadril, próximo ao nervo ciático (amarelo)

Veja também:

Por que o nervo ciático dói na síndrome do piriforme?

Anatomicamente, na região de trás do quadril, existe íntimo contato do músculo piriforme com o nervo ciático, que se origina da coluna e segue em direção ao membro inferior. Nessa passagem, problemas relacionados ao músculos rotadores externos do quadril podem inflamar ou comprimir o nervo ciático, ocasionando sintoma semelhantes aos da hérnia de disco.

Por isso, frequentemente, ambas suspeitas diagnósticas são levantadas em pacientes com dor glútea profunda e ciatalgia. É importante sempre descartar outras causas de ciatalgia (dor no vervo ciático), em especial, quando as dores são atípicas (não irradiam pela perna inteira).

O que causa síndrome do piriforme?

A principal hipótese para surgimento do problema é que compressões no nervo ciático pelo músculo piriforme poderiam levar a dor no trajeto do mesmo. Existem alguns fatores de risco para o aparecimento da síndrome do piriforme, tais como:

• Variação anatômica do músculo piriforme, em especial do tipo “piriforme bipartido”
  • Permanência por muito tempo sentado, como, motoristas profissionais ou executivos
  • Microtraumas de repetição em determinados tipos de modalidades atléticas
  • Trauma direto na região glútea

Sintomas

O principal sintoma é dor na nádega, que pode irradiar para a perna, que piora na posição sentada.

Exame físico na síndrome do piriforme

O principal sintoma decorrente da síndrome do piriforme é dor lombar e/ou dor nos glúteos (dor na nádega). A palpação glútea na topografia dos músculos rotadores externos pode gerar dor. Além disso, é possível de provocar os sintomas dolorosos testando a rotação interna do quadril fletido.

Nessa manobra, o estiramento do músculo pode causar dor, confirmando o diagnóstico. Em algumas situações compressões do nervo ciático pelo músculo piriforme podem causar ciática semelhante à encontrada em hérnias de disco lombares.

Exames de imagem

O exame de escolha para síndrome do piriforme é ressonância magnética do quadril. Nele é possível avaliar sinais de edema na região da musculatura rotadora externa do quadril. Com frequência, realiza-se exame conjunto da coluna lombossacra, para que se possa avaliar em conjunto possíveis compressões neurais

Tratamento da síndrome do piriforme

O tratamento da síndrome do piriforme é iminentemente conservador e visa alívio da dor. Anti-inflamatórios não hormonais e hormonais podem ser utilizados, em conjunto com exercícios fisioterápicos. Em situações excepcionais, infiltrações guiadas por imagem podem auxiliar na melhora dos sintomas.

FAQ – PERGUNTAS FREQUENTES

O que fazer para desinflamar o piriforme?

O tratamento da síndrome do siriforme é eminentemente conservador e visa alívio da dor. Anti-inflamatórios não hormonais e hormonais podem ser utilizados, em conjunto com exercícios fisioterápicos. Em algumas situações, infiltrações guiadas por imagem podem auxiliar na melhora dos sintomas

O que causa a síndrome do piriforme?

Quais os sintomas da síndrome do piriforme?

O principal sintoma é dor na nádega, que pode irradiar para a perna, que piora na s posição sentada.

Como diagnosticar síndrome do piriforme?

O exame de escolha para Síndrome do piriforme é Ressonância Magnética do quadril. Nele é possível avaliar sinais de edema na região da musculatura rotadora externa do quadril.

1. Sylvia Ruas
    Sylvia Ruas says:

Há uns 4 anos apareceu uma dificuldade inspiratoria q piorou no pós covid. Sinto um peso torácico, uma pequena dormência na coluna torácica à direita q no final do dia piora podendo causar aumento da pressão arterial. Já fui em vários médicos e ngm sabe o motivo. Os exames sg rotina, ecocardio teste ergom tc torax eco de mis todos ok! Se puder me ajudar agradeço. Fui ao ortopedista q pediu Rx de coluna tbm ok.

• Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

Olá Sylvia, com as suas informaçøes não consigo pensar e algo ortopédico que possa explicar. Mas, de qualquer forma, avaliação presencial se faz necessária no seu caso.

2. Paulo Fernandes
    Paulo Fernandes says:

Boa noite, doutor.
    O senhor atende remotamente? Tenho síndrome do piriforme, claramente com dor na parte média – externa da nadega/ quadril esquerdo ( houve uma época em que era no direito ) tudo isso tendo comecado durante a pandemia, quando passava longo tempo no computador. Os medicos consultados nao solicitaram nenhum imageamento e estou preocupado, pois historicamente tinha dores relativas a hernias lombares. Tenho 65 anos, aposentsdo, 1,90m e 98 kg e me prrocupo pois isto já está durando 3 anos, mesmo com academia 5 a 6 vezes por semana