Fumar prejudica também a coluna

Dor nas costas

Fumar é prejudicial também para a coluna. Conheça 5 motivos importantes para evitar o tabaco e cuidar melhor da sua coluna.

• Fumar é fator de risco para osteoporose – o termo se refere à redução da massa óssea, fato que aumenta o risco de fraturas. Fumar é fator de risco de osteoporose tanto em jovens quanto em idosos. É esperado redução média de 5 a 10% da massa óssea em fumantes. Isso pois, componentes químicos do cigarro, dentre eles a nicotina, interferem na atividade do osteoblasto, que é a célula produtora de osso no organismo. Fraturas por osteoporose na coluna: entenda o problema

É esperado redução média de 5 a 10% da massa óssea em fumantes, independente da idade.

• Cigarro acelera degeneração do disco e surgimento de hérnia – fumar acelera a degeneração do disco intervertebral, tornando-o mais frágil e susceptível a lesões. Após ruptura da camada externa do disco pode ocorrer extravasamento do conteúdo central. Esse deslocamento do conteúdo central do disco é chamado de hérnia de disco.
  • Fumar aumenta a chance infecção pós cirúrgica da coluna – dessa forma, é recomendável para de fumar, pelo menos, 30 dias antes de realizar cirurgia da coluna.
  • Fumar aumenta risco de falha da cirurgia da coluna – Algumas cirurgias da coluna são feitas para solidificar duas ou mais vértebras. O nome desse tipo de procedimento é artrodese. Nela, se utiliza enxerto ósseo como ponte de ligação entre vértebras operadas. Entretanto, fumar interfere na cicatrização óssea e aumenta risco de reabsorção do enxerto ósseo, impedindo consolidação adequada. Cirurgia na coluna: perguntas frequentes
  • Tabaco é fator de risco para recorrência de hérnia de disco após cirurgia – recente estudo avaliou fatores de risco para recidiva precoce após cirurgia de hérnia de disco. Isso significa retorno dos sintomas após operação. Fumar foi apontado como fator de risco para essa complicação.