Principais cirurgias da coluna cervical

Conheça as principais cirurgias e técnicas cirúrgicas mais comuns da coluna cervical.

ACDF (Discectomia e artrodese cervical anterior)

Trata-se de técnica consagrada para tratamento de hérnia cervicais com compressão medular ou radicular. É realizada por via de acesso cervical anterior (pescoço), sendo feita remoção do disco intervertebral que faz compressão nos nervos. O espaço criado é preenchido por cage (espaçador) e enxerto ósseo, podendo-se adicionar placa e parafusos.

Radiografia de artrodese cervical.

Prótese de disco cervical

Possui indicações clínicas semelhantes às da ACDF, porém contraindicada na presença de artrose avançada. A prótese de disco cervical possui mobilidade (ao contrário da ACDF que é estática). Diversos estudos clínicos, entretanto, demonstraram equivalência nos resultados cirúrgicos entre ACDF e prótese de disco cervical, sendo ambas consideradas eficazes no tratamento de afecções degenerativas cervicais.

Radiografia de prótese de disco cervical.

Foraminotomia cervical posterior

Indicada nos casos de compressão de raiz nervosa cervical na região do forame de conjugação (região anatômica de saída do nervo na coluna). É realizada por via posterior e pode ser auxiliada por magnificação de imagens (microscópio ou vídeo endoscópio). O passo principal é a desobstrução do nervo comprimido. Não há necessidade de colocação de implantes metálicos.

Foraminotomia Cervical Posterior

 

Corpectomia

Técnica utilizada quando se faz necessário a remoção de um ou mais corpos vertebrais. Exemplos são compressões medulares extensas associadas a deformidades cifóticas, trauma e tumor. Na corpectomia cervical, há substituição vertebral por cage (espaçador) metálico específico para essa finalidade, geralmente preenchido com enxerto ósseo. O sistema é estabilizado com placas e parafusos.

 

Radiografia de corpectomia cervical.

Laminoplastia

Trata-se de procedimento destinado a descompressão do canal vertebral cervical estreito. As técnicas de laminoplastia foram desenvolvidas e aprimoradas por médicos orientais, uma vez que a incidência de estreitamento do canal cervical é mais alta naquela população. A laminoplastia é realizada por via posterior e tem como vantagem não ser necessário artrodese (fusão) da coluna. Realiza-se abertura parcial da lâmina, fato que promove restauração do calibre do canal vertebral e descompressão da medula espinal.

Radiografia de laminoplastia cervical.

Laminectomia e fusão

Em algumas situações, além da descompressão medular cervical, se faz necessário estabilização mecânica por meio de artrodese. Para essa finalidade podem ser utilizados parafusos ósseos, implantados nas massas laterais (pequenas estruturas ósseas). Os parafusos são conectados por hastes longitudinais metálicas, sendo adicionado enxerto ósseo, responsável por facilitar a criação de ponte óssea entre as vértebras operadas.

Laminectomia e artrodese cervical.

57 respostas
  1. Thiago dos Santos Sousa
    Thiago dos Santos Sousa says:

    Bom dia.
    Fiz uma RMN de Cervical que evidenciou no laudo “Complexo disco-osteofitario posterior difuso de C3 a C7”, e, entre C5 C6 “efeito compreensivo sobre a face anterior do SEGMENTO MEDULAR subjacente, uncoartrose bilateral com potencial compreensivo sobre raizes bilaterais” No RX ja deu “Discreta redução de espaço C5-C6 com pequenos osteófitos”….
    Estou super preocupado pois moro no interior e só tive opinião de um Neuropsicologia (não cirurgião), só teria outras opiniões em SP ou BH. Dito isto , devo me preocupar ? Ir para um HPS grande com urgência?
    Meu convênio é da PM daqui e Bradesco Saúde Nacional.
    Obrigado desde já.

    Responder
  2. Célia Cristina Santos caramujo
    Célia Cristina Santos caramujo says:

    Boa tarde gostaria de falar sobre meu caso, por estou com hérnia no pescoço e na qual me bloqueia a o pescoço e me apanha o braço a fico sem força com dormência. Os médicos não querem querem me operar. não posso trabalhar vivo com constantes crises muito dolorosas tenho 52 anos de será que pode me dar sua opinião? Obrigado

    Responder
  3. Higor silva
    Higor silva says:

    Olá boa noite, fiz uma cirurgia com a Técnica corpectomia na vértebra c6 e c7, a mais de um ano e deu tudo certo graça a Deus, só que gostaria de uma opinião, se eu poderia voltar a praticar esporte de bike onde posso envolver em possíveis acidente.
    Obrigado

    Responder
  4. Juliana barros
    Juliana barros says:

    Olá, qual seria a cirurgia indicada para pessoas que não tem mais o líquido entre as espinhas da coluna serviçal? Exite alguma cirurgia que faça essas duas espinhas não ficarem se esfregando uma na outra causando tanta dor já que não tem mais líquido entre elas ?

    Responder
  5. Neto
    Neto says:

    Dr vou fazer uma cirurgia na cervical c1 e c2, estou preocupado por que me disseram que essa cirurgia, fazem um corte na parte de trás da cabeça até as costas e verdade? Aonde é o corte?

    Responder
  6. Caio Freitas
    Caio Freitas says:

    Pequena protusão discal focal póstero-mediana em C4-C5, com pequeno foco de rotura das fibras do anel fibroso em situação paramediana esquerda, tocando suavemente a face ventral do saco dural neste nível. O que significa isso Doutor ?
    Protusão discal focal póstero-mediana de base larga em C5-C6 determinando importante indentação sobre o saco dural e tocado a face ventral da medula neste nível. O que significa isso Doutor ?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caio, os laudos de ressonância sem contacto clínico valem pouco, ainda mais um descricões inespecíficas como as aqui aprsentadas.

      Responder
  7. Ana Cristina Pereira Mendes
    Ana Cristina Pereira Mendes says:

    Coluna vertebral evidenciando sinais de espondilodiscoartropatia multsegmentar caracterizados por osteofitose marginal, desidratação parcial de alguns discos intervertebrais, apresentando discopatia em C4-C5 e C5-C6, está última comprimindo a face ventar do saco Dural determinando impressão sobre aspecto anterior da medula, sem alteração de sinal da mesma.

    Inversão da lordose cervical fisiológica no plano sagital ao decúbito no nível de C4 a C6.
    Minha pergunta é com base a sua esperiencia que tipo de cirurgia eu devo fazer? E quais os tipos de risco? Pois o meu médico disse que eu tenho que operar com urgência devido as dores e dormência que eu venho centindo.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Ana, infelizmente não é possível indicar cirurgia baseado apenas em laudo de exames. Isso seria um grande equivoco. Antes de mais nada vem a conversa, o exame físico, os testes neurológicos e etc. Os exames de imagem são apenas a informação final.

      Responder
  8. Fabia
    Fabia says:

    Olá dr. Alberto.
    O sr. trabalha com a Notre Dame? Há aproximadamente 1 ano comecei a sentir muita dor na região da coluna.. Tempos depois, após inúmeros exames, descobriu-se hérnias de disco na cervical (pequenas protusões) na C3, C4, C5, C6, C7 e na torácica D5 e D6. Em 2018 sofri um acidente de carro estava no banco de trás sem o cinto de segurança e bati fortemente a cabeça no teto, senti muita dor na hora.. mas como depois passou.. pensei que estivesse tudo bem.. Minha pergunta é.. existe a possibilidade de operação no meu caso? Posso mostrar os exames que fiz.. Pergunto isso porque já faz muito tempo e a dor não melhora.. não é insuportável.. mas é constante.. e não sei se algum dia vai passar de vez.. Às vezes tenho sensação de calor/frio nos braços (principalmente o esquerdo).. esses dias tive tontura.. Muito esquisita essas sensações..
    Aguardo seus comentários.
    Um abraço,
    Fabia

    Responder
  9. Fabia
    Fabia says:

    Olá Dr. Alberto. Obrigada pelo retorno. O sr. trabalha com a Notre Dame? Poderíamos marcar uma consulta. É que gostaria de voltar a correr.. não sei se com essas hérnias de disco, eu poderia..
    Atte,
    Fabia

    Responder
  10. Fabia
    Fabia says:

    Olá Dr. Alberto. Obrigada pelo retorno. O sr. trabalha com a Notre Dame? Poderíamos marcar uma consulta. É que gostaria de voltar a correr.. não sei se com essa problema eu poderia..
    Atte,
    Fabia

    Responder
  11. Dulce Pinto
    Dulce Pinto says:

    Dr. Alberto, fui operada em Setembro de 2020 as C4-C5 e C5-C6 para retirar uma hérnia, colocaram cage para correção. As dores, o formigueiro voltaram e constantemente, fiz nova RM e o relatório diz: “Em C3-C4 nota-se uma protusão posterior do disco, que oblitera o espaço subaracnoideu adjacente e contacta a medula espinhal.
    Os buracos de conjugação estão permeáveis.
    Em C4-C5 e C5-C6 nota-se a presença de material artrodese nos espaços intersomáticos, que condicionam discretos artefactos de suscetibilidade magnética. Coexiste nestes níveis osteofitose somática posterior, particularmente evidente em C5-C6, onde contacta a vertente lateral direita da medula espinal, moldando-a, podendo condicionar compromisso da raiz C6 direita e ligeira uncartrose, mantendo os buracos de conjugação calibre normal.
    Em C6-C7 identifica-se uma hérnia posterior paramediana esquerda do disco, que molda a vertente adjacente da medula espinhal e condiciona provável compressão da raiz C7 esquerda. Os buracos de conjugação estão patentes.”
    Pode-me dar a sua opinião por favor, terei de ser submetida a nova cirurgia?
    Muito agradecida desde já.
    Dulce Pinto

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Dulce, seria interessante examinar vc presencialmente e reavaliar seus exames de imagem para responder essa pergunta.

      Responder
  12. Elisabete
    Elisabete says:

    Bom dia Dr. Alberto ,o meu caso tem alterações degenerativas dos contornos dos corpos vertebrais em C4,. C5, C6 e C7, com discartrose e uncartrose , obliterando os buracos de conjugação e estando em compressão radicular. É grave ? Pode provocar tonturas ? Grata pela atenção dispensada

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Monyck, inversão da lordose cervical pode ser consequência da dor ou mesmo desvio postural. Não acredito que seja boa indicação para cirurgia.

      Responder
  13. Bruno
    Bruno says:

    Dr. Tenho artrite grave a doença me afetou muito, estou com o problema na cervical os médicos falaram que é preciso fazer cirurgia, mais além desse problema apareceu, outra infermidade, no coração tenho que troca a válvula queria saber um conselho seu.

    Responder
  14. Patricia
    Patricia says:

    Boa tarde Dr.

    Meu exame de ressonância apontou compressao de C5 e C6 do saco dural e medula.
    Apenas esta alteração.
    Sinto dor nos 2 dedos direitos e braço.
    É indicativo de cirurgia?

    Obrigada

    Responder
  15. Roberto
    Roberto says:

    Olá Dr Alberto, estou com encaminhamento para autorização do plano de saúde para cirurgia . ( artrose facetária à direita em C4-C5 e C5-C6, determinam estreitamentos dos
    brames de conjugação correspondentes, predominando em C4-C5 onde há
    inais de pinçamento do segmento intraforaminal da raiz direita de C5). Esta raiando para o braço com formigamento constante nos dedos médio ao polegar, e o braço quando viro a xaneça para trás, é como se céu estou segurando um cabo de energia. Será que com fisioterapia de tração terei melhoras sem a cirurgia? Obrigado.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Roberto, apesar da sua descrição ter sido bastante completa, seria necessário realizar testes neurológicos para responder essa sua pergunta.

      Responder
  16. Erikson Nogueira
    Erikson Nogueira says:

    Olá dr Gotfryd, parabéns pelo seu trabalho! Seus vídeos me ajudaram a decidir pela cirurgia que fiz a um mês de hérnia cervical com mielopatia em C5/C6 artrodese com cage auto bloqueante eC4/C5 artroplastia tudo por via anterior. Comecei a fisio 15 dias após a cirurgia depois que retirei os pontos, e na terceira sessao de fisio, comecei a sentir dores (que até então não tinha). Pergunto: é normal iniciar a fisioterapia tão cedo? porque será que comecei a sentir dores após a fisio? Um abraço

    Responder
  17. Jadir Costa
    Jadir Costa says:

    Boa noite!
    Terei que fazer uma cirurgia na vértebra C2 para descomprimir a lesão que pode me deixar tetraplégico e no respiradouro artificial…
    O risco disso acontecer é grande dr.gotfyd?
    Estou apavorado e sem esperança, por favor me dê uma luz?
    Obrigado.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *